GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18

» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30

» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por Ralphed Qui 18 Abr 2024, 18:28

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39


Inteligencia Artificial do Inimigo

+4
juao230
itallo
ieu
KaiqueBlaze
8 participantes

Ir para baixo

Inteligencia Artificial do Inimigo Empty Inteligencia Artificial do Inimigo

Mensagem por KaiqueBlaze Dom 15 Nov 2009, 13:20

Programadores do GMBR Forumeiros:
Estou precisando de ajuda na criação de inimigos quero saber como fazer eles se movimentarem de um lado para o outro trocando de sprites por Ex.:"Orochimaru anda para a esquerda e aparece um sprite de Orochimaru correndo para a esquerda." outra coisa que tambem quero saber como fazer eles atacarem quando o jogador estiver numa distancia maior de 30cm do inimigo.
!!!Obrigado aqueles que me ajudarem!!!
Tópico movido para Iniciante & Intermediário > Perguntas & respostas
avatar
KaiqueBlaze

Data de inscrição : 15/11/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 20
Prêmios : Inteligencia Artificial do Inimigo Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Inteligencia Artificial do Inimigo Empty Re: Inteligencia Artificial do Inimigo

Mensagem por ieu Dom 15 Nov 2009, 14:10

acho que isso pode ajudar
espero ter ajudado
vlw
ieu
ieu

Data de inscrição : 26/09/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 122
Prêmios : Inteligencia Artificial do Inimigo Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Inteligencia Artificial do Inimigo Empty Re: Inteligencia Artificial do Inimigo

Mensagem por KaiqueBlaze Dom 15 Nov 2009, 15:30

Bom, mais ou menos! Sua engine é meio complicado para mim, mais com o tempo eu vou começar a entender. E se possivel poderia me ajudar com algo mais simples?
Mais do mesmo jeito "Obrigado".
avatar
KaiqueBlaze

Data de inscrição : 15/11/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 20
Prêmios : Inteligencia Artificial do Inimigo Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Inteligencia Artificial do Inimigo Empty Re: Inteligencia Artificial do Inimigo

Mensagem por itallo Dom 15 Nov 2009, 16:17

create:
Código:
pv = true
atack = false

step:
Código:

if pv = true{dire = random(10); alarm[0] = 10; pv = false}// vai fazer um random da direção

if dire >4{direc = 1} //por direc = 1 (esquerda)
if dire <6{direc = 2} //por direc = 2 (direita)

if direc = 1
{
hspeed = -4
sprite_index = "sprite dele andando para esquerda"
}

if direc = 2
{
sprite_index = "sprite dele andando para direita"
hspeed = 4
}

if distance_to_object(player) < 300 and distance_to_object(player) > 45  /*se estiver a menos de 300 pixels do player*/
{/*identificar para que lado o player ta*/
if player.x < self.x
{
direc = 1
}
if player.x > self.x
{
direc = 2
}
}

if distance_to_object(player) > 45
{
atack = false
}
if distance_to_object(player) > 300
{
pv = true
}

if distance_to_object(player) < 45 /* se estiver a menos de 45 pixels do player
{
hspeed = 0 // parar de andar
pv = false
alarm[0] = 100
atack = true
script_execute(atacar)
}

alarm[0]:
Código:

pv = true

abra o spoiler para ver o script de atacar
Spoiler:


ARRUMEI Very Happy


Última edição por oBKo em Dom 15 Nov 2009, 17:42, editado 1 vez(es)
itallo
itallo

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : B - D
Data de inscrição : 26/08/2009
Reputação : 12
Número de Mensagens : 970
Prêmios : Inteligencia Artificial do Inimigo Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Inteligencia Artificial do Inimigo Empty Re: Inteligencia Artificial do Inimigo

Mensagem por KaiqueBlaze Dom 15 Nov 2009, 17:05

Esta aparecendo isso cara, O que eu faço?
Código:
FATAL ERROR in
action number 1
of  Step Event
for object inimigo:

COMPILATION ERROR in code action
Error in code at line 45:
  }

at position 2: Symbol } expected.
avatar
KaiqueBlaze

Data de inscrição : 15/11/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 20
Prêmios : Inteligencia Artificial do Inimigo Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Inteligencia Artificial do Inimigo Empty Re: Inteligencia Artificial do Inimigo

Mensagem por ieu Dom 15 Nov 2009, 17:32

coloca outra chave( } ) no fim do codigo e ve se funciona Very Happy
ieu
ieu

Data de inscrição : 26/09/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 122
Prêmios : Inteligencia Artificial do Inimigo Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Inteligencia Artificial do Inimigo Empty Re: Inteligencia Artificial do Inimigo

Mensagem por juao230 Qui 07 Jan 2010, 15:57

Essa engine do naruto ta muito boa. Very Happy
juao230
juao230

Data de inscrição : 17/12/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 217
Prêmios : Inteligencia Artificial do Inimigo Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Inteligencia Artificial do Inimigo Empty Re: Inteligencia Artificial do Inimigo

Mensagem por loupa Sex 02 Abr 2010, 17:43

tipo para ele fazer amsi dois movimentos
ai qual seria a posição

exemplo:
if dire >4{direc = 1} //por direc = 1 (esquerda)
if dire <6{direc = 2} //por direc = 2 (direita)
if dire >que numero vai aqui{direc = 3} //por direc = 3 (cima)
if dire
loupa
loupa

Data de inscrição : 30/03/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 65
Prêmios : Inteligencia Artificial do Inimigo Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Inteligencia Artificial do Inimigo Empty Re: Inteligencia Artificial do Inimigo

Mensagem por loupa Sex 02 Abr 2010, 18:15

e outro erro que ta aparecendo é esse:

ERROR in
action number 1
of Step Event
for object obj_inimigo:

Trying to execute non-existing script.
loupa
loupa

Data de inscrição : 30/03/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 65
Prêmios : Inteligencia Artificial do Inimigo Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Inteligencia Artificial do Inimigo Empty Re: Inteligencia Artificial do Inimigo

Mensagem por romulo_rla Sáb 30 Out 2010, 17:40

loupa, você não criou o script ainda.
Faça isso:

na aba esquerda do game maker va em scripts e crie um novo script e cole isso:

if atack = true
{
image_speed = 0.25
sprite_index = "nome da sprite dele atacando"
}
romulo_rla
romulo_rla

Data de inscrição : 02/09/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 45
Prêmios : Inteligencia Artificial do Inimigo Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://www.zoomdicas.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Inteligencia Artificial do Inimigo Empty Re: Inteligencia Artificial do Inimigo

Mensagem por caradealho Sáb 30 Out 2010, 18:01

Ótimas dicas, vou testar no meu.
caradealho
caradealho

Data de inscrição : 28/10/2010
Reputação : 3
Número de Mensagens : 164
Prêmios : Inteligencia Artificial do Inimigo Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://caradealho.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Inteligencia Artificial do Inimigo Empty Re: Inteligencia Artificial do Inimigo

Mensagem por Shadow10 Dom 19 Dez 2010, 13:47

Eu tenho uma ideia, mas não sei fazer o script e se alguám aí poder entender e postar do jeito certo e em gml.
Aqui vai um possível step pro inimigo:

Código:
se existir blocos em x.posição{
inimigo encontra a x.posição e deixa uma bomba lá
} se não {
se já existir uma bomba lá{
inimigo muda a y.posição pra se esconder atras de um bloco
}
}

A mesma coisa faria com y, é só trocar.
Mas não sei os comandos pra fazer isso.
AJUDAAAAAAA!!! nervoso
Shadow10
Shadow10

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 07/11/2010
Reputação : 19
Número de Mensagens : 429
Prêmios : Inteligencia Artificial do Inimigo Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Inteligencia Artificial do Inimigo Empty Re: Inteligencia Artificial do Inimigo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos