TUTO] como fazer um SUPER GAME de zombie [comentem por favor{PARTE 1}

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TUTO] como fazer um SUPER GAME de zombie [comentem por favor{PARTE 1}

Mensagem por uriel.56 em Sex 17 Dez 2010, 12:17

GM 8 PRO!

Bem galera o TÍTULO JA DIZ TUDO PARTE 1

Irei ensinar a criar um SUPER GAME de Zombie!

NIVEL DE DIFICULDE _ intermediario
Numero de partes _ Indetermindado

como o tuto ta muito grande botei em um spoiler

Spoiler:




Primeiro crie 4 sprites

1 - spr_player = será o jogador
2 - spr_zombie = será um zombie
3 - spr_mira = será a mira

4 - sprite 1 = será o tiro da pistola

Agora crie 7 objetos

1 - obj_player = será o jogador
2 - obj_zombie = será um zombie

3 - o_tir_pis = tiros
4 - o_tir_sho = tiros
5 - o_tir_uzi = tiros
6 - o_tir_ak = tiros
7 - o_tir_rif = tiros

no ''obj_zombie''

coloque no EVENTO STEP

Código:
if instance_exists(obj_player)
{
  if distance_to_object(obj_player)<200 && player_seen=1
  {
  direction=point_direction(x,y,obj_player.x,obj_player.y)
  image_angle=direction
  speed=5 //velocidade que você quizer
  }
 
  if distance_to_object(obj_player)<150 // Distancia q você quer
  {
  player_seen=1
  alarm[0]=60
  }
 
  if player_seen=0  // se o zombie ñ tiver vendo o player, velocidade igual a 0
  { speed=0 }         
}

Bem e no CREATE

Código:
if distance_to_object(obj_player) < 100
{ player_seen=1 } else { player_seen=0 }

E no ALARM [0]

Código:
if distance_to_object(obj_player)>100
{ player_seen=0 }

PRONTO!!!! acabamos com o ''obj_zombie''

e agorama passamos para o ''obj_player''

e no evento STEP

Código:

if keyboard_check(vk_up) and place_free(x,y-5) {y+=-5}        //TODOS OS MOVIMENTOS DO PLAYER
if keyboard_check(vk_down) and place_free(x,y+5) {y+=5}
if keyboard_check(vk_left) and place_free(x-5,y) {x+=-5}
if keyboard_check(vk_right) and place_free(x+5,y+5) {x+=5}

image_angle=point_direction(x,y,mouse_x,mouse_y)                      //MIRA


Depois bote no evento CREATE a função SET MOUSE (na ABA EXTRAS)

e coloque ''spr_mira'' e ''don't show mouse''

e ainda no evento CREATE

bote o código


Código:
//variávaies
pas=false //variável de pausa
arm=0 //arma 0
tir_pis=12 //12 tiros carregados na pistola
car_pis=36 //36 tiros de pistola guardados
tir_sho=12 //12 tiros carregados na shotgun
car_sho=0 //36 tiros de shotgun guardados
tir_uzi=50 //30 tiros carregados na uzi
car_uzi=150 //60 tiros de uzi guardados
tir_ak=60 //60 tiros carregados na ak-47
car_ak=120 //120 tiros de ak-47 guardados
tir_rif=5 //60 tiros carregados na rifle
car_rif=10 //120 tiros de rifle guardados

E no alarm [0] Coloque a função SET VARIABLE

com

- VARIABLE = pas
- Value = false

e no evento GLOB LEFT BOTTON > mouse/global mouse/ glob left botton

Coloque a função Test variable

com

VARIABLE = pas
Value = false
operation = equal to

e ainda no glob left botton

coloque a função START BLOCK

e dentro do bloco

coloque
Código:
//Arma 0: Pistola
if arm = 0
{
//checar se tem tiros
if tir_pis > 0
{
//Variável de pausa
pas=true
//16 é a distancia que a bala vai sair do jogador
instance_create(x+cos(degtorad(image_angle))*16,y-sin(degtorad(image_angle))*16,o_tir_pis)
//reduzir um tiro
tir_pis+=-1
//tempo entre um tiro e outro
alarm[0]=15
}
//caso não hajam tiros
else
{
if car_pis>0
{
//recarga
pas=true
car_pis+=-12
tir_pis+=12
//tempo de recarga
alarm[0]=25
}
}
}

e adicione outro código com

Código:
//Arma 1: Shotgun
if arm = 1
{
if tir_sho > 0
{
pas=true
instance_create(x+cos(degtorad(image_angle))*16,y-sin(degtorad(image_angle))*16,o_tir_sho)
instance_create(x+cos(degtorad(image_angle))*16,y-sin(degtorad(image_angle))*16,o_tir_sho)
instance_create(x+cos(degtorad(image_angle))*16,y-sin(degtorad(image_angle))*16,o_tir_sho)
instance_create(x+cos(degtorad(image_angle))*16,y-sin(degtorad(image_angle))*16,o_tir_sho)
instance_create(x+cos(degtorad(image_angle))*16,y-sin(degtorad(image_angle))*16,o_tir_sho)
tir_sho+=-1
alarm[0]=30
}
else
{
if car_sho>0
{
pas=true
car_sho+=-12
tir_sho+=12
alarm[0]=40
}
}
}

e mais outro código com

Código:
//Arma 2: Uzi
if arm = 2
{
if tir_uzi > 0
{
pas=true
instance_create(x+cos(degtorad(image_angle))*16,y-sin(degtorad(image_angle))*16,o_tir_uzi)
tir_uzi+=-1
alarm[0]=2
}
else
{
if car_uzi>0
{
pas=true
car_uzi+=-50
tir_uzi+=50
alarm[0]=30
}
}
}

Mais um

Código:
//Arma 3: AK-47
if arm = 3
{
if tir_ak > 0
{
pas=true
instance_create(x+cos(degtorad(image_angle))*16,y-sin(degtorad(image_angle))*16,o_tir_ak)
tir_ak+=-1
alarm[0]=4
}
else
{
if car_ak>0
{
pas=true
car_ak+=-60
tir_ak+=60
alarm[0]=40
}
}
}

e um ultimo código

Código:
//Arma 4:  Rifle
if arm = 4
{
if tir_rif > 0
{
pas=true
instance_create(x+cos(degtorad(image_angle))*16,y-sin(degtorad(image_angle))*16,o_tir_rif)
tir_rif+=-1
alarm[0]=50
}
else
{
if car_rif>0
{
pas=true
car_rif+=-5
tir_rif+=5
alarm[0]=50
}
}
}

e coloque a função END BLOCK

e no evento GLOB RIGHT BOTTON

coloque
Código:
if arm < 4 {arm+=1} else {arm=0}

PRONTO acabamos com o bendito obj_player

no o_tir_pis bote no evento CREATE

Código:

direction=obj_player.image_angle+random_range(-2.5,2.5)
speed=10

e se quiser colocar um som, pode botar aki no evento CREATE

e no evento outside room

bote DESTROY INSTANCE

FAÇA OS MESMOS COMANDOS NOS OUTROS TIROS (o_tir_sho, o_tir_uzi e etc....[SÓ COM OS TIROS])

APENAS MUDE OS CÓDIGOS

no o_tir_sho o código do create é

Código:
direction=obj_player.image_angle+random_range(-10,10)
speed=10+random_range(-2,2)

no o_tir_uzi
Código:

direction=obj_player.image_angle+random_range(-7.5,7.5)
speed=10

no o_tir_ak
Código:

direction=obj_player.image_angle+random_range(-5,5)
speed=15

e no o_tir_rif

Código:

direction=obj_player.image_angle
speed=25

pronto... Sleep eu... agora vou descansar tonto

comentem por favor galera.... AHHH pale só lembrando.... eu juntei várias engines e formei o tuto.. E ESSA É A PARTE 1!! depois eu lanço a parte 2!

Sleep



DIGAM SE DEU ERRO OU ALGUMA COISA

MEUS CRÉDITOS PARA A ENGINE DE JOZ. chamada engine de armas! lol!


Última edição por uriel.56 em Sex 17 Dez 2010, 12:30, editado 1 vez(es)

uriel.56

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Re: TUTO] como fazer um SUPER GAME de zombie [comentem por favor{PARTE 1}

Mensagem por Gonçalves em Sex 17 Dez 2010, 12:22

Foi você quem criou? Por sinal está bom... Mas está em inglês, você criou para uma comunidade lá de fora né?

Até.

Gonçalves

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Re: TUTO] como fazer um SUPER GAME de zombie [comentem por favor{PARTE 1}

Mensagem por M.F-Sasuke em Sex 17 Dez 2010, 12:24

Po cara num tem como passar essa Tuto po GM LITE não?
Se puder agradeço.

M.F-Sasuke

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Re: TUTO] como fazer um SUPER GAME de zombie [comentem por favor{PARTE 1}

Mensagem por uriel.56 em Sex 17 Dez 2010, 12:25

é pode até ser.... mais ñ botei em ingles os comentários...

vou ver se eu lançõ logo a parte 2

EDIT

Ñ CARA Ñ TEM COMO (pelo menos eu acho) pois são poucos os códigos q pegam na versão lite É UMA PENA

E é sim, como eu falei no final do tópic, é uma mistura de minha engine com a sua


Última edição por uriel.56 em Sex 17 Dez 2010, 12:28, editado 1 vez(es)

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Re: TUTO] como fazer um SUPER GAME de zombie [comentem por favor{PARTE 1}

Mensagem por JOZ. em Sex 17 Dez 2010, 12:27

Ei esse é meu Engine de Armas!

Pode usar mais eu só queria avisar que fui eu fiz a parte das armas

Da próxima vez dê credito aos autores das engines.

JOZ.

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Re: TUTO] como fazer um SUPER GAME de zombie [comentem por favor{PARTE 1}

Mensagem por uriel.56 em Sex 17 Dez 2010, 12:31

pronto cara editei!!! Razz foi mals, é q eu ñ lembrava mais de quem era e nem o nome!

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Re: TUTO] como fazer um SUPER GAME de zombie [comentem por favor{PARTE 1}

Mensagem por SIGILOSO em Sex 17 Dez 2010, 12:39

uriel.56 says:
pronto cara editei!!! foi mals, é q eu ñ lembrava mais de quem era e nem o nome!
Isso não é desculpa, se nao lembrasse o nome pelo menos deveria ter dito que pertencia a algum usuário do forum. u.u
E acho que faltam mais explicações nos códigos, pois você apenas disse pra que servem as variáveis, e não como os códigos funcionam.
afro

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Re: TUTO] como fazer um SUPER GAME de zombie [comentem por favor{PARTE 1}

Mensagem por uriel.56 em Sex 17 Dez 2010, 12:42

na parte dois vou deixar mais explicadinho! VLW PELOS COMENTARIOS!! Very Happy


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Re: TUTO] como fazer um SUPER GAME de zombie [comentem por favor{PARTE 1}

Mensagem por M.F-Sasuke em Sex 17 Dez 2010, 20:10

Po cara qndo eu mando ele atira aparece:


___________________________________________
ERROR in
action number 1
of Mouse Event for Glob Left Button
for object obj_player:

Error in expression:equal to
position 1: Unknown variable equal


M.F-Sasuke

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Re: TUTO] como fazer um SUPER GAME de zombie [comentem por favor{PARTE 1}

Mensagem por M.F-Sasuke em Seg 20 Dez 2010, 13:25

Mto bom seu tuto me ajudou mto, mas qnd vai sair a Parte 2?

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Re: TUTO] como fazer um SUPER GAME de zombie [comentem por favor{PARTE 1}

Mensagem por uriel.56 em Seg 20 Dez 2010, 13:33

ñ sei ainda... e o erro, vê se vc fez o tuto como segue ai acima

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Re: TUTO] como fazer um SUPER GAME de zombie [comentem por favor{PARTE 1}

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