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inimigo se alto movimentar(ajuda)

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inimigo se alto movimentar(ajuda) Empty inimigo se alto movimentar(ajuda)

Mensagem por peixoto Seg 13 Dez 2010, 09:28

Ola, queria msaber como fazer para que o inimigo com pistola fique se alto movimentando e por exemplo, se ele for para cima ele vire a sprite(q esta virada para direita) para cima, se for para baixo ele vire a sprite para baixo, como no cs 2d os boots sempre fazem isto
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inimigo se alto movimentar(ajuda) Empty Re: inimigo se alto movimentar(ajuda)

Mensagem por reddragon Seg 13 Dez 2010, 10:58

no obj inimigo coloque o seguinte:

evento create:
Código:
alar[0] = 30 + randon(60)

pode usar outro alarm caso você já esteja usando o 0
varie a vontade 30 e 60 para mudar o tempo do movimento:

evento alarm0:
Código:
alar[0] = 30 + randon(60)//recarrega o alarm

direction = floor(3,99) * 90
image_angle = direction

eu fiz faz muito tempo um script para jogos TD que gera um campo de visão para os inimigos da uma olhada lá.

http://www.gamemakerbrasil.com/engines-f12/script-gerador-de-campo-de-visao-t850.htm

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inimigo se alto movimentar(ajuda) Empty Re: inimigo se alto movimentar(ajuda)

Mensagem por Super Games Seg 13 Dez 2010, 12:35

reddragon escreveu:no obj inimigo coloque o seguinte:

evento create:
Código:
alar[0] = 30 + randon(60)

pode usar outro alarm caso você já esteja usando o 0
varie a vontade 30 e 60 para mudar o tempo do movimento:

evento alarm0:
Código:
alar[0] = 30 + randon(60)//recarrega o alarm

direction = floor(3,99) * 90
image_angle = direction

eu fiz faz muito tempo um script para jogos TD que gera um campo de visão para os inimigos da uma olhada lá.

http://www.gamemakerbrasil.com/engines-f12/script-gerador-de-campo-de-visao-t850.htm


Alar?Não seria Alarm?
Pois isto pode dar errado(Eu acho.

Tópico:
Você quer que ele atire toda hora, sem parar?
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inimigo se alto movimentar(ajuda) Empty Re: inimigo se alto movimentar(ajuda)

Mensagem por peixoto Seg 13 Dez 2010, 15:47

Deu este erro:
Código:
FATAL ERROR in
action number 3
of Alarm Event for alarm 0
for object object14:

COMPILATION ERROR in code action
Error in code at line 1:
  alarm[0][0][0] = 30 + random(60)//recarrega o alarm
          ^
at position 9: Assignment operator expected.
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inimigo se alto movimentar(ajuda) Empty Re: inimigo se alto movimentar(ajuda)

Mensagem por JOZ. Seg 13 Dez 2010, 15:50

Você percebeu que você colocou:
Código:
alarm[0][0][0] = 30 + random(60)//recarrega o alarm

ao invés de:
Código:
alarm[0] = 30 + random(60)//recarrega o alarm
JOZ.
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inimigo se alto movimentar(ajuda) Empty Re: inimigo se alto movimentar(ajuda)

Mensagem por peixoto Ter 14 Dez 2010, 09:03

Bem, eu coloquei os codigos e acertei uns erros, mas o inimigo contunua parado, queria que ele se alto movimenta-se para cima baixo direita e esquerda girasndo sua sprite(que esta virada para direita) enquando anda , ex: ele vai pra cima e gira a sprite para cima, vai para baixo gira a sprite para baixo, vira para direita e a sprite vai pra direita, mas que ele se alto movimente tambem como um tipo de rota pre-definida
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inimigo se alto movimentar(ajuda) Empty Re: inimigo se alto movimentar(ajuda)

Mensagem por reddragon Ter 14 Dez 2010, 12:11

peixoto desculpa ia mas na presa agente acaba esquecendo alguma coisa:

eu esquesi de sortiar a direção que ele vai andar nessa linha:

Código:
direction = floor(3,99) * 90

troca por essa e estará resolvido:

Código:
direction = floor(random(4)) * 90

ainda no modo aleatório para o cara andar é só você colocar uma speed e esta tudo certo.
Código:
speed = //velocidade que você quiser

agora para a rota pré definida é um pouco mais complicado mas da pra fazer.


evento create:
Código:
alarm[0] = 1
passo = 1
numero_passo = 4
direcao = 0


no evento alarm0
Código:
switch(passo){
    case 1 :
        direcao = 0
        direction = direcao * 90
        image_angle = direction
        speed = 4
        alarm[0] = 20
    break
    case 2 :
        direcao = 1
        direction = direcao * 90
        image_angle = direction
        speed = 4
        alarm[0] = 20
    break
    case 3 :
        direcao = 2
        direction = direcao * 90
        image_angle = direction
        speed = 4
        alarm[0] = 20
    break
    case 4 :
        direcao = 3
        direction = direcao * 90
        image_angle = direction
        speed = 4
        alarm[0] = 20
    break
}

if passo >= numero_passo{ //limitado de passo
    passo = 1
}else{
    passo += 1
}

bom essa é uma rota programada entretendo existem coisas a ser observadas.

a distancia que o obj vai percorrer em cada passo é o resultado da seguinte formula:

distancia_percorrida = tempo_colocado_no_alarm * speed

então para alterar a distancia que o obj vai percorrer no passo é só alterar a speed e (ou) o tempo atribuindo ao alarm.

a direção que o obj vai andar e calculada nessa linha

direction = direcao * 90

como direcao tem 4 valores possíveis: 0, 1, 2 e 3 respectivamente direita, cima, esquerda e baixo. direction pode ter somente 4 valores: 0, 90, 180, 270.

nessa movimentação que eu fiz como exemplo o obj anda em um quadrado primeiro para direita, depois para cima, depois para esquerda, e por ultimo para baixo recomeçando depois do ponto de partida. essa programação só tem 4 passos mais pode ter o quanto você quiser é só mudar o valor numero de passo:

numero_passo = //quantos passos você quiser

e para configurar esse novo passo é só adicionar ele dentro do switch(passo), olhe esse exemplo:

Código:
numero_passo = 5

Código:
switch(passo){
    case 1 :
        direcao = 0
        direction = direcao * 90
        image_angle = direction
        speed = 4
        alarm[0] = 20
    break
    case 2 :
        direcao = 1
        direction = direcao * 90
        image_angle = direction
        speed = 4
        alarm[0] = 20
    break
    case 3 :
        direcao = 2
        direction = direcao * 90
        image_angle = direction
        speed = 4
        alarm[0] = 20
    break
    case 4 :
        direcao = 3
        direction = direcao * 90
        image_angle = direction
        speed = 4
        alarm[0] = 20
    break
    case 5 :
        direcao = 2
        direction = direcao * 90
        image_angle = direction
        speed = 0
        alarm[0] = 20
    break
}

if passo >= numero_passo{ //limitado de passo
    passo = 1
}else{
    passo += 1
}

teste a vontade e veja os relutados.

espero que tenha ajudado.
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inimigo se alto movimentar(ajuda) Empty Re: inimigo se alto movimentar(ajuda)

Mensagem por peixoto Qua 15 Dez 2010, 18:44

reddragon escreveu:peixoto desculpa ia mas na presa agente acaba esquecendo alguma coisa:

eu esquesi de sortiar a direção que ele vai andar nessa linha:

Código:
direction = floor(3,99) * 90

troca por essa e estará resolvido:

Código:
direction = floor(random(4)) * 90

ainda no modo aleatório para o cara andar é só você colocar uma speed e esta tudo certo.
Código:
speed = //velocidade que você quiser

agora para a rota pré definida é um pouco mais complicado mas da pra fazer.


evento create:
Código:
alarm[0] = 1
passo = 1
numero_passo = 4
direcao = 0


no evento alarm0
Código:
switch(passo){
    case 1 :
        direcao = 0
        direction = direcao * 90
        image_angle = direction
        speed = 4
        alarm[0] = 20
    break
    case 2 :
        direcao = 1
        direction = direcao * 90
        image_angle = direction
        speed = 4
        alarm[0] = 20
    break
    case 3 :
        direcao = 2
        direction = direcao * 90
        image_angle = direction
        speed = 4
        alarm[0] = 20
    break
    case 4 :
        direcao = 3
        direction = direcao * 90
        image_angle = direction
        speed = 4
        alarm[0] = 20
    break
}

if passo >= numero_passo{ //limitado de passo
    passo = 1
}else{
    passo += 1
}

bom essa é uma rota programada entretendo existem coisas a ser observadas.

a distancia que o obj vai percorrer em cada passo é o resultado da seguinte formula:

distancia_percorrida = tempo_colocado_no_alarm * speed

então para alterar a distancia que o obj vai percorrer no passo é só alterar a speed e (ou) o tempo atribuindo ao alarm.

a direção que o obj vai andar e calculada nessa linha

direction = direcao * 90

como direcao tem 4 valores possíveis: 0, 1, 2 e 3 respectivamente direita, cima, esquerda e baixo. direction pode ter somente 4 valores: 0, 90, 180, 270.

nessa movimentação que eu fiz como exemplo o obj anda em um quadrado primeiro para direita, depois para cima, depois para esquerda, e por ultimo para baixo recomeçando depois do ponto de partida. essa programação só tem 4 passos mais pode ter o quanto você quiser é só mudar o valor numero de passo:

numero_passo = //quantos passos você quiser

e para configurar esse novo passo é só adicionar ele dentro do switch(passo), olhe esse exemplo:

Código:
numero_passo = 5

Código:
switch(passo){
    case 1 :
        direcao = 0
        direction = direcao * 90
        image_angle = direction
        speed = 4
        alarm[0] = 20
    break
    case 2 :
        direcao = 1
        direction = direcao * 90
        image_angle = direction
        speed = 4
        alarm[0] = 20
    break
    case 3 :
        direcao = 2
        direction = direcao * 90
        image_angle = direction
        speed = 4
        alarm[0] = 20
    break
    case 4 :
        direcao = 3
        direction = direcao * 90
        image_angle = direction
        speed = 4
        alarm[0] = 20
    break
    case 5 :
        direcao = 2
        direction = direcao * 90
        image_angle = direction
        speed = 0
        alarm[0] = 20
    break
}

if passo >= numero_passo{ //limitado de passo
    passo = 1
}else{
    passo += 1
}

teste a vontade e veja os relutados.

espero que tenha ajudado.

Me desculpe atasanar vc dnovo mas... tentei colocar o movimento aleatorio como vc disse, o personagem so se move quando ele ta pertgo do player, mas se estiver longe ou atras de uma parede, ele continua no lugar e mirando para o player, foi algo de errado que eu fiz? eu ajeitei como vc disse! desculpe fazer vc perder seu tempo p-recioso mais isto faria meu jogo ficar super show(a e para os curiosos, meu jogo se chama: cs 1.5d Happy)
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inimigo se alto movimentar(ajuda) Empty Re: inimigo se alto movimentar(ajuda)

Mensagem por reddragon Qui 16 Dez 2010, 00:47

peixoto não se preocupe com meu tempo estou aqui pra ajudar e se não estiver ajudando ai sim estarei desperdiçando meu tempo.

só para garantir estou recolocando o script corrigido.

evento create:
Código:
alarm[0] = 30 + randon(60)

evento alarm0:
Código:
alarm[0] = 30 + randon(60)//recarrega o alarm

direction = floor(random(4)) * 90
image_angle = direction

peixoto é o seguinte provavelmente você tem mais código do que somente o que eu te passei então com certeza você tem um script de inteligência artificial e é provavelmente nele o defeito como você não colocou ele no post não tem muito o que eu fazer entretanto vou deixar meu email se você quiser que eu de uma olhada só me mandar

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inimigo se alto movimentar(ajuda) Empty Re: inimigo se alto movimentar(ajuda)

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