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[Script] Inclinação de rampa· ࣒ ҇

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Mensagem por Gabreel Dom 14 Nov 2010, 01:19

Nome: Inclinação da rampa
Descrição: Achar a inclinação da rampa atravéz do angulo formado pela hipotenusa e o cateto adjascente.
PS: Só funciona em rampas convencionais que estão na direction 270.
Script: acha_angle(h,w)
Código:

/*    Por ·ßiel    */ // Obrigado pelo uso, créditos requiridos
/* O script acha o angle  */ // Versão 1.0
/*  De suas rampas  */

/*      Uso        */
/* acha_angle(h,w)  */ //W = Largura da rampa (sprite_weight); H = Altura da rampa (sprite_height);
cateto1 = argument0; //cateto oposto ao angulo que você quer achar. coloque: sprite_height
cateto2 = argument1; //cateto adjascente ao angulo que você quer achar. coloque: sprite_width

hipotenusa = sqrt(sqr(cateto1) + sqr(cateto2)); //Calculando a hipotenusa atoa.. :D

soluciona = arctan(cateto1/cateto2) //Pra falar a verdade não pra que significa, mais nas minhas tentativas foi o que deu certo :D

return radtodeg(soluciona); // Háhá .. isso significa: soluciona * 180 (soma dos angulos do triangulo) / 3.1415926535897931 (valor de PI)

Modo de uso:
Quando a rampa for \
STEP
Código:
acha_angle(sprite_width,sprite_height)*-1
Quando a rampa for /
STEP
Código:
acha_angle(sprite_width,sprite_height)

Testado e aprovado...

POR FAVOR, UM APELO, CRÉDITOS MIM;

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rampa - [Script] Inclinação de rampa· ࣒ ҇ Empty Re: [Script] Inclinação de rampa· ࣒ ҇

Mensagem por Grotle Dom 14 Nov 2010, 01:39

Eu nâo testei, mas deve ser muito útil, pelo que eu vi no script...
Como eu sou um mero mortal, algumas coisinhas do código eu nâo entendi, mas deu pra sacar a lógica. Pena que o script só sirva para rampas convencionais. Se servisse para qualquer inclinaçâo ia ser incrível, ajudaria muita gente que quer fazer jogos de plataforma mais avançados.
Parabéns pelo script, bem feito, organizado e pequeno!
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Mensagem por Luca$ Seg 22 Nov 2010, 14:04

Legal
só nao sei como usar isso Rolling Eyes
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Mensagem por JOZ. Qua 24 Nov 2010, 10:51

Qual desse ângulos que esse script acha?

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Mensagem por kelvindeth Qua 08 Dez 2010, 21:29

Olá biel... Desculpa a pergunta.. mais não consegui fazer ele subir não.. ja tentei com a rampa solida ou não...

a linha de script é pra ser coloca onde ? no player com a rampa... não entendi.. =/
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Mensagem por Anderson3d Seg 20 Dez 2010, 01:32

sim colocaremos os créditos mas explique melhor o uso no step pq ninguém entendeu.
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Mensagem por Henrique_GJ Seg 20 Dez 2010, 09:45

acho que é pra colocar "acha_angle(sprite_width,sprite_height)" em direction

o resto é com vc =D

tipo não daria certo usar so isso se for o que eu entendi, vc teria que utilizar mais codigos que variam dependendo do jogo, mas é mujito simples, acho que esse script, na pergunta do joz, acha o angulo1
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Mensagem por PedroX Seg 20 Dez 2010, 12:05

gente, esse script acha o angulo...

voce usa assim:

colisao com a rampa:

direction=acha_angle(sprite_height,sprite_width)
speed=2

É mais ou menos assim...

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Mensagem por Gabreel Sex 14 Jan 2011, 03:04

O_o.. MAlz por não responder... HAUhauH
To mei inativo... Gente .. o script apenas acha a inclinação da rampa.. para isso ele acha o angulo 1, já que ele precisa encontrar a abertura, que é o que determina a inclinação... é mais ou menos como o pedro falou...
Vou fazer um exemplo ai:

Código:
direction=acha_angle(other.sprite_height,other.sprite_width)
if(keyboard_check(vk_right)){speed=2}
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Mensagem por Anderson3d Sex 14 Jan 2011, 10:23

blz coloquei o script na colisao com a rampa e deu certo.
Mas como trabalhar isso com gravidade? o player pulando e tudo mais?
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Mensagem por Gabreel Sex 14 Jan 2011, 15:45

Olha anderson.. eu fiz esse script para estudar para um conteudo de prova (caia hipotenusa, seno, cosseno, etc), eu não pensei em fazer um script completo, para subida e descida de rampas.. mais se a gente for analisar, isso facilita, pois vc sabe pra onde vai subir...

Tou fazendo um joguinho aqui.. vou por rampas, e provavelmente usarei esse script.. Se eu ampliar o scrpit, vou postar aqui sem nenhum problema... Rampas não são o meu forte... O_O

direction=acha_angle(other.sprite_height,other.sprite_width)
if(keyboard_check(vk_right)){speed=2}
if(keyboard_check(vk_left)){speed-=2} (a descida :S)

Bom, não sei se vai dar certo.. vou fazer a rampa aki no meu jogo e lhe conto os resultados.. Vou tentar por a gravidade normal e ir arrumando conforme for dando certo xD
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