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Ver se a um buraco/vala - Jogo de Plataforma

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Mensagem por gabrielsch Dom 26 Set 2010, 06:13

Então tenho um inimigo e queria que quando ele estivesse na ponta de um objeto nesse caso seria o chao, ele visse se tem uma buraco/vala depois daquele objeto ou seja se tiver uma area livre ali, se sim ele pular para algum lugar, o que gostaria de fazer pode ser representado com uma simples imagem:Ver se a um buraco/vala - Jogo de Plataforma Semttulo2ll

Pls, respondam o tópico, muitas vezes os tópicos que eu crio na madruga de manha somem ¬¬
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Mensagem por Super Games Dom 26 Set 2010, 09:25

Não entendi direito o que você quer.
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Mensagem por CRP-Max Dom 26 Set 2010, 10:21

Na beira de um buraco, você pode colocar um objeto para ele colidir, dai você cria o pulo na direção que você quiser...
Desta forma você vai indicar se ele pode ou não pular e coisa assim, caso queira que ele esteja seguindo o player, basta verificar o y do player, se for maior ele só desce a plataforma se for menor ele pula em cima dela...
Acho isso mais fácil e pratico do que gerar um código.

Espero que isso ajude. Rolling Eyes
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Mensagem por SIGILOSO Dom 26 Set 2010, 11:02

CRP-Max says:
Na beira de um buraco, você pode colocar um objeto para ele colidir, dai você cria o pulo na direção que você quiser...
Desta forma você vai indicar se ele pode ou não pular e coisa assim, caso queira que ele esteja seguindo o player, basta verificar o y do player, se for maior ele só desce a plataforma se for menor ele pula em cima dela...
Acho isso mais fácil e pratico do que gerar um código.

Espero que isso ajude. Rolling Eyes

Já tinha feito exatamente dessa forma a IA dos inimigos de um projeto meu, mas por ter que adicionar sempre os objetos na beira dos buracos, acabei desistindo, msm que possa ser funcional.
Eu tinha um código bem simples pra isso, que PODE funcionar:
Código:
if not collision_point(x,y+sprite_height/2,solido) and y>player.y
o inimigo pula
Ou seja, ele vai detectar se está na beirada do chão, caso esteja, ele irá ver se está abaixo do player, se estiver, ele pula!
Mas não garanto que vá funcionar, se não der, tente fazer a partir desse código Happy
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Mensagem por gabrielsch Dom 26 Set 2010, 18:39

Já tinha feito exatamente dessa forma a IA dos inimigos de um projeto meu, mas por ter que adicionar sempre os objetos na beira dos buracos, acabei desistindo, msm que possa ser funcional.
Eu tinha um código bem simples pra isso, que PODE funcionar:
Código:
if not collision_point(x,y+sprite_height/2,solido) and y>player.y
o inimigo pula
Ou seja, ele vai detectar se está na beirada do chão, caso esteja, ele irá ver se está abaixo do player, se estiver, ele pula!
Mas não garanto que vá funcionar, se não der, tente fazer a partir desse código Happy
afro[/color]

No codigo:
Código:
if not collision_point(x,y+sprite_height/2,solido) and y>player.y
o inimigo pula
O que seria o "solido", explica um pouquinho mais sobre o codigo.
gabrielsch
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Mensagem por PedroX Dom 26 Set 2010, 18:44

if (place_free(x+20,y+5) or place_free(x-20,y+5)) and
!place_free(x,y+1)
{vspeed-=15}

Coloca no STEP...


_________________


Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

Aprenda a calcular a velocidade de suas animações


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Mensagem por SIGILOSO Dom 26 Set 2010, 18:55

gabrielsck says:
O que seria o "solido", explica um pouquinho mais sobre o codigo.
"solido" é o nome do objeto que vc usa como chão, paredes...
Usando esse código, o inimigo vai ter como "saber" quando está na beira de um buraco. Como?

Repare.... if not collision_point(x,y,sprite...
Agora, veja a imagem:
Ver se a um buraco/vala - Jogo de Plataforma 338f5a512b
Ou seja, quando ele nao está colidindo com o eixo X, significa que ele está na beirada da plataforma Happy

Lembrando que pra isso, as sprites devem estar centralizadas.
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