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pulo esquerdo e direito(duvida)
+2
Mr. Kaleb
peixoto
6 participantes
Página 1 de 1
pulo esquerdo e direito(duvida)
Ola, como eu fasso para quando eu pular e apertar seta direita ele vire uma sprite de pulo direito
e quando fizer o oposto(apertar pulo e esquerda) ele vire sprite pulo esquerda
ps: ja tenho ambas as sprites agora so falta isto
e quando fizer o oposto(apertar pulo e esquerda) ele vire sprite pulo esquerda
ps: ja tenho ambas as sprites agora so falta isto
peixoto- Games Ranking :
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Re: pulo esquerdo e direito(duvida)
posta a engine pra nois da uma olhada
Mr. Kaleb- Games Ranking :
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Re: pulo esquerdo e direito(duvida)
crie ( no create) uma variável chamada lado com valor = 1, ou o que achar mais bonito...
daí põe assim (no step):
e depois crie uma linha assim (ainda no step):
PS: substitua os nomes das sprites e velocidade pela qual vc quiser
daí põe assim (no step):
- Código:
if keyboard_check(vk_right) {lado = 1}
if keyboard_check(vk_left) {lado = 0}
e depois crie uma linha assim (ainda no step):
- Código:
if keyboard_check(vk_right) and lado = 1
{hspeed = 7 ; sprite_index = player_direita}
if keyboard_check(vk_left) and lado = 0
{hspeed = -7 ; sprite_index = player_esquerda}
PS: substitua os nomes das sprites e velocidade pela qual vc quiser
GuiEdu- Data de inscrição : 04/06/2010
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Re: pulo esquerdo e direito(duvida)
não deu certo o personagem continua indo para frente
para especificar eu quero que o personagem pule va para direita e depois que ele cair e colidir com o chão ele pare
para especificar eu quero que o personagem pule va para direita e depois que ele cair e colidir com o chão ele pare
peixoto- Games Ranking :
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Re: pulo esquerdo e direito(duvida)
Põe assim:
Se quando pular, sprite_index=direita {sprite index=pulo_direita vspeed-=(o valor)}
sprite_index=esquerda {sprite index=pulo_esquerda vspeed-=(o valor)}
E na colisão com o chão:
sprite_index=pulo_direita {sprite index=direita vspeed=0}
sprite_index=pulo_esquerda {sprite index=esquerda vspeed=0}
Espero ter ajudado!!!
Se quando pular, sprite_index=direita {sprite index=pulo_direita vspeed-=(o valor)}
sprite_index=esquerda {sprite index=pulo_esquerda vspeed-=(o valor)}
E na colisão com o chão:
sprite_index=pulo_direita {sprite index=direita vspeed=0}
sprite_index=pulo_esquerda {sprite index=esquerda vspeed=0}
Espero ter ajudado!!!
Re: pulo esquerdo e direito(duvida)
continua dando erros
peixoto- Games Ranking :
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Re: pulo esquerdo e direito(duvida)
Pensando na lógica
Vamos precisar de duas variáveis. Uma para saber o lado do player e outra pra saber se ele ta no ar ou no chão.
Depois devemos verificar as situações possíveis e ir alterando o sprite.
Programando
Vá no player e coloque
no CREATE:
- Código:
direita=true
noar=false
na Colisão com o chão:
- Código:
noar=false //quando encostar no chao ele não ta no ar (óbvio)
Vai la no seu código de gravidade e coloca junto com o código (posta o código de gravidade para eu te falar onde):
- Código:
noar=true
No evento de mover para direita:
- Código:
direita=true
No evento de mover para esquerda:
- Código:
direita=false
Agora vamos fazer os srpites se alterarem de acordo com os valores das variáveis.
Colque no STEP:
- Código:
if noar=true //se ele estiver pulando
{
if direita = true then sprite_index = spr_pulodireita //se ele tiver pra direita coloca sprite de pulo pra direita
if direita = false then sprite_index = spr_puloesquerda //se ele tiver pra esquerda coloca sprite de pulo pra esquerda
}
else //caso ele não esteja no ar
{
if direita = true then sprite_index = spr_paradodireita //se ele tiver pra direita coloca sprite dele parado pra direita
if direita = false then sprite_index = spr_paradoesquerda //se ele tiver pra esquerda coloca sprite dele parado pra esquerda
}
Existem outras maneiras de fazer isso mas essa foi a que me veio na cabeça primeiro.
Tente pegar a lógica ta programação pra não precisar de ajuda nos próximos problemas que surgirem.
Te +
OBS: Se você colar esse último código no GM fica mais fácil pra você entender.
victor_aco- Data de inscrição : 25/03/2010
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Re: pulo esquerdo e direito(duvida)
vou desistir pois 3 pessoas que tentaram ajudar não conseguiram
peixoto- Games Ranking :
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Re: pulo esquerdo e direito(duvida)
faz assim
deixa o nome do objeto como obj_player
ponha a sprite dele andando pra direita com o nome de andando_direita
ponha a sprite dele andando pra esquerda como andando_esquerda
o nome dele para do pra direita de parada_direita
e o nome dele para do pra esquerda de parada_esquerda
no create do obj_player coloca esse codigo :
direita=true
esquerda=false
no step ponha esses dois codigos
if place_free(x,y+2){gravity=1}
else
gravity=0
if vspeed>12 {vspeed=12}
if (keyboard_check_pressed(ord("X")))
{
if !place_free(x,y+2){vspeed=-17}
}
e esse
//Direita
{
if keyboard_check(vk_right)
{
sprite_index=andando_direita
image_speed=0.30
if place_free(x+6,y){x+=6}
direita=true
esquerda=false
}
if keyboard_check(vk_left)
{
esquerda=true
direita=false
sprite_index=andando_esquerda
image_speed=0.30
if place_free(x-6,y){x-=6}
}
}
no event keyboard ponha um (no key) e nele ponha esse codigo
if direita=true{
sprite_index=parada_direita
}
if esquerda=true{
sprite_index=parada_esquerda
}
ponha esse codigo na colisao do player com o chão
move_contact_solid(direction,12)
speed=0
bom e isso espero ter ajudado
lembrando que para o player pular e a letra X.
deixa o nome do objeto como obj_player
ponha a sprite dele andando pra direita com o nome de andando_direita
ponha a sprite dele andando pra esquerda como andando_esquerda
o nome dele para do pra direita de parada_direita
e o nome dele para do pra esquerda de parada_esquerda
no create do obj_player coloca esse codigo :
direita=true
esquerda=false
no step ponha esses dois codigos
if place_free(x,y+2){gravity=1}
else
gravity=0
if vspeed>12 {vspeed=12}
if (keyboard_check_pressed(ord("X")))
{
if !place_free(x,y+2){vspeed=-17}
}
e esse
//Direita
{
if keyboard_check(vk_right)
{
sprite_index=andando_direita
image_speed=0.30
if place_free(x+6,y){x+=6}
direita=true
esquerda=false
}
if keyboard_check(vk_left)
{
esquerda=true
direita=false
sprite_index=andando_esquerda
image_speed=0.30
if place_free(x-6,y){x-=6}
}
}
no event keyboard ponha um (no key) e nele ponha esse codigo
if direita=true{
sprite_index=parada_direita
}
if esquerda=true{
sprite_index=parada_esquerda
}
ponha esse codigo na colisao do player com o chão
move_contact_solid(direction,12)
speed=0
bom e isso espero ter ajudado
lembrando que para o player pular e a letra X.
kraptus- Data de inscrição : 01/06/2010
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