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pulo esquerdo e direito(duvida)

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Mensagem por peixoto Seg 13 Set 2010, 11:09

Ola, como eu fasso para quando eu pular e apertar seta direita ele vire uma sprite de pulo direito
e quando fizer o oposto(apertar pulo e esquerda) ele vire sprite pulo esquerda

ps: ja tenho ambas as sprites agora so falta isto
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Mensagem por Mr. Kaleb Seg 13 Set 2010, 13:10

posta a engine pra nois da uma olhada
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Mensagem por GuiEdu Seg 13 Set 2010, 13:48

crie ( no create) uma variável chamada lado com valor = 1, ou o que achar mais bonito...
daí põe assim (no step):
Código:
if keyboard_check(vk_right) {lado = 1}
if keyboard_check(vk_left) {lado = 0}

e depois crie uma linha assim (ainda no step):
Código:
if keyboard_check(vk_right) and lado = 1
{hspeed = 7 ; sprite_index = player_direita}
if keyboard_check(vk_left) and lado = 0
{hspeed = -7 ; sprite_index = player_esquerda}

PS: substitua os nomes das sprites e velocidade pela qual vc quiser Happy
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Mensagem por peixoto Seg 13 Set 2010, 19:03

não deu certo o personagem continua indo para frente

para especificar eu quero que o personagem pule va para direita e depois que ele cair e colidir com o chão ele pare
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Mensagem por vitor_liminha123 Seg 13 Set 2010, 19:41

Põe assim:
Se quando pular, sprite_index=direita {sprite index=pulo_direita vspeed-=(o valor)}
sprite_index=esquerda {sprite index=pulo_esquerda vspeed-=(o valor)}
E na colisão com o chão:
sprite_index=pulo_direita {sprite index=direita vspeed=0}
sprite_index=pulo_esquerda {sprite index=esquerda vspeed=0}
Espero ter ajudado!!!
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Mensagem por peixoto Seg 13 Set 2010, 20:27

continua dando erros
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Mensagem por victor_aco Seg 13 Set 2010, 20:29

Pensando na lógica

Vamos precisar de duas variáveis. Uma para saber o lado do player e outra pra saber se ele ta no ar ou no chão.
Depois devemos verificar as situações possíveis e ir alterando o sprite.

Programando

Vá no player e coloque

no CREATE:
Código:
direita=true
noar=false

na Colisão com o chão:
Código:
noar=false //quando encostar no chao ele não ta no ar (óbvio)

Vai la no seu código de gravidade e coloca junto com o código (posta o código de gravidade para eu te falar onde):
Código:
noar=true

No evento de mover para direita:
Código:
direita=true

No evento de mover para esquerda:
Código:
direita=false

Agora vamos fazer os srpites se alterarem de acordo com os valores das variáveis.
Colque no STEP:
Código:
if noar=true //se ele estiver pulando
{
if direita = true then sprite_index = spr_pulodireita //se ele tiver pra direita coloca sprite de pulo pra direita
if direita = false then sprite_index = spr_puloesquerda //se ele tiver pra esquerda coloca sprite de pulo pra esquerda
}
else //caso ele não esteja no ar
{
if direita = true then sprite_index = spr_paradodireita //se ele tiver pra direita coloca sprite dele parado pra direita
if direita = false then sprite_index = spr_paradoesquerda //se ele tiver pra esquerda coloca sprite dele parado pra esquerda
}

Existem outras maneiras de fazer isso mas essa foi a que me veio na cabeça primeiro.
Tente pegar a lógica ta programação pra não precisar de ajuda nos próximos problemas que surgirem.
Te +

OBS: Se você colar esse último código no GM fica mais fácil pra você entender.
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Mensagem por peixoto Seg 13 Set 2010, 20:41

vou desistir pois 3 pessoas que tentaram ajudar não conseguiram
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Mensagem por kraptus Seg 13 Set 2010, 21:18

faz assim
deixa o nome do objeto como obj_player
ponha a sprite dele andando pra direita com o nome de andando_direita
ponha a sprite dele andando pra esquerda como andando_esquerda
o nome dele para do pra direita de parada_direita
e o nome dele para do pra esquerda de parada_esquerda

no create do obj_player coloca esse codigo :
direita=true
esquerda=false

no step ponha esses dois codigos

if place_free(x,y+2){gravity=1}
else
gravity=0

if vspeed>12 {vspeed=12}



if (keyboard_check_pressed(ord("X")))
{
if !place_free(x,y+2){vspeed=-17}
}



e esse

//Direita
{
if keyboard_check(vk_right)
{

sprite_index=andando_direita
image_speed=0.30

if place_free(x+6,y){x+=6}
direita=true
esquerda=false
}


if keyboard_check(vk_left)
{
esquerda=true
direita=false

sprite_index=andando_esquerda
image_speed=0.30

if place_free(x-6,y){x-=6}

}
}

no event keyboard ponha um (no key) e nele ponha esse codigo

if direita=true{
sprite_index=parada_direita

}
if esquerda=true{
sprite_index=parada_esquerda
}


ponha esse codigo na colisao do player com o chão

move_contact_solid(direction,12)
speed=0


bom e isso espero ter ajudado

lembrando que para o player pular e a letra X.
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