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Não encontro solução !

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Mensagem por Zero. Qua 01 Set 2010, 13:41

Gente , o GM aqui em casa ta mto estranho.
EX: eu to jogando hoje, subo em cima da plataforma, ai anda pula e tudo mais. ( até ai tudo certo ) ..
mas amanhã qndo eu pulo em cima da plataforma, da algum bug, tipo ele fica dando uns "saltinhos" pra trás,
o GM ta se modificando sozinho sem eu mexer *-*
Preciso de alguem com bom conhecimento sobre GML para mi ajudar !
Gratoo Desde já !
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Mensagem por †Ceifador Qua 01 Set 2010, 13:43

Acho improvável. Deve ser algum erro que ocorre em uma situação específica, por exemplo se o personagem colide em tal direção e etc.
Se possível mostre o código pro pessoal poder analisar.
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Mensagem por diegorodriguesc Qua 01 Set 2010, 13:47

Olha amigo, eu não sei exatamente o que está acontecendo, más pelo que intendi o seu jogo de plataforma está dando BUG de dar saltinhos.
Isso acontece se você estiver usando uma mascara mal feita.

Se não estiver usando mascara o problema é com a colisão com a plataforma.
- Tente corrigir a colisao com a plataforma

Se não for isso explique melhor,

Até mais.
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Mensagem por Zero. Qua 01 Set 2010, 13:57

Naum é nada disso.
Naum é a colisao tb, pq o script de colisão q uso em uma das plataformas ( a qual qndo o player pula em cima n da esses saltinho ), é o mesmo q uso na q da o bug! =X
Mas o pior probloma inexplicavel nem esse, é um q naum posso explicar so mostrando a engine =X
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Mensagem por †Ceifador Qua 01 Set 2010, 14:06

Pense no seguinte, qualquer ponto da programação do seu personagem, bloco ou etc pode estar gerando esse erro, mas pode ser que ele não ocorra sempre, apenas quando alguma condição (variável, posição, velocidade) esteja num determinado valor.
Tente rodar o jogo no modo debug e observar atentamente as variáveis locais do objeto pra notar quais são os valores e condições no exato momento que o erro ocorre, já fixei muitos erros dessa maneira.
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Mensagem por Zero. Qua 01 Set 2010, 14:12

Olha so cara,
naum sei usar o modo debug, mas até ontem eu testei o jogo do começo ao fim e tava tudo ok, ai desliguei o PC ai hoje pela manhã eu fui testar de nove mas ai ja estava com esse problema
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Mensagem por †Ceifador Qua 01 Set 2010, 14:17

O modo debug é o "play" vermelho na barra de ferramentas, logo ao lado do verde. E volto a dizer, esqueça isso de ontem estava ok e hoje deu erro porque isso não existe em programação. Ontem não deu erro porque o que gera o erro não aconteceu, simplesmente, e pode ser que você jogue muito e não aconteça, depende de quais e quantos fatores são necessários pra que ele ocorra.
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Mensagem por Zero. Qua 01 Set 2010, 14:23

Olha vc pode dizer q isso naum existe, mas existe, acontecia o msm com o RMVX estava fazendo um RPG ai no outro dia os Scripts tava modificados e n pegavam ou ate deletavam Eqps itens e talz , dava um erro q tinha q deletar o link dos sprites la ( o icone ) e colacar outro q estivesse funcionando, e eu to achando q tem aver com o caso de desligar o pc de veiz *--* =/
talvez mas.. ceifador posso te mandar os projetos via pm pq sao 2 ( um nunca teve bug so esse dos saltinhos *-* ) e ou ourto ta com bugs q naumn consigo resolver ... Posso te passar ai vc mi diz oq tava errado oks ?
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Mensagem por †Ceifador Qua 01 Set 2010, 14:33

Primeiro, se há algum comprometimento do código certamente não é por misticismo, ou o sistema operacional está com falhas ou o programa tem erros na gravação do arquivo editável. Em condições "normais" não há como haver isso que você afirma, seria o mesmo que eu postar isto agora e amanhã ter uma receita de torta no lugar desse texto.
Se desejar pode enviar sim os arquivos que farei o possível pra detectar as falhas.
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Mensagem por Zero. Qua 01 Set 2010, 14:34

Okay esperando o Upload aqui a cabar e te passo...
Espero q seja rapido pq to sem tempo ..

EDIT ---
Pronto esta enviada a MP .
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Mensagem por †Ceifador Qua 01 Set 2010, 15:08

Já recebi e já encontrei o erro do "pulinho". Repare que na colisão do objeto player com o objeto bloco (o de grama) você tem uma ação acima do piece of code que aqui pra mim aparece como unknow action (provavelmente você fez o jogo em uma versão mais antiga do GM), enquanto que no caso do wall essa ação estava por último, ou seja, não executa na ordem correta!
Simplesmente passe a ação pra cima como no outro que funciona ok e o problema estará resolvido.
Agora há um detalhe, seu projeto está mal organizado e com vários conflitos de nome nos recursos, além da falta de máscaras na colisão do personagem (ele chega a ficar pendurado pelo nariz no canto do bloco!).
Comece entrando no menu Scripts > Check Resource Names e veja todos os conflitos de nome pra poder resolvê-los. Em seguida reveja as máscaras de colisão de seus objetos, lembrando que nem sempre é necessário usar o "precise collision".

O outro jogo ainda não analisei, quando estiver ok eu volto a postar.

Edit
No outro jogo os erros são que algumas ações que dependem de outras condições como a existência de uma determinada instância precisam de uma verificação pra evitar que sejam executadas caso a tal instância ou etc não exista no jogo, dae o "unknow objeto.x".
O outro erro é porque está programado num evento Step (contínuo), logo se o random cair no valor estipulado irá criar tantas instâncias quanto forem possíveis até que altere novamente, e com um Step alto em 1 segundo pode criar centenas de instâncias.
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Mensagem por Zero. Qua 01 Set 2010, 15:29

Faz um favor ! ?
Upa e mi passa eles alterados pra mi ajudar e i diz onde vc mudou eles *-*
Pq num sei mto bem oq vc disse no 2° jogo n *-*
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Mensagem por †Ceifador Qua 01 Set 2010, 15:37

Upar 4MB só pra isso é bobagem. É muito simples, você não disse que as vezes dá um erro de "unknow objeto.x", é porque você não adicionou um if pra ver se esse objeto existe antes de tentar ler a posição x dele.
No segundo caso é porque está em um evento Step, que roda contínuamente, então se o random dá 8 por exemplo e você tem um if variável > 0 and variável < 10 irá criar uma instância a cada step até que o valor saia dessa faixa, por isso cria um monte e não um só como seria o correto.
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Mensagem por Zero. Qua 01 Set 2010, 15:45

Ainda n entendo,
faz o seguinte manda os codigos prontos e onde devo colokar ai eu dou uma olhada q eu entendo melhor ok ?
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Mensagem por †Ceifador Qua 01 Set 2010, 15:51

Se esforce um pouco mais, a solução está ai, basta ler com atenção.
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Mensagem por Zero. Qua 01 Set 2010, 16:55

AJUDA AEW COMO RESOLVER OS DOS RANDOMS ?
DEVO POR AONDE ? AO INVES DE STEP EU PONHO AONDE ???
CARA EU JA TENTEI EM VARIOS LOCAIS >. AFF
JA COLOKEI EM END STEP< BEGIN STEP< STEP ( COM MODIFICAÇÂO NO SCRIPT )
CREATE< ALARM< AFF AJUDA !
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Mensagem por primz Qua 01 Set 2010, 18:14

explica isso melhor nao da para entender sua duvida
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Mensagem por Zero. Qui 02 Set 2010, 07:07

So quem pode explicar melhor é o ceifador mas, é assim.
Um evento q acontece em uma criatura qndo ela come um alimento esta no evento step , quando essa criatura coer esse alimento ela gera outra com 80% de ser ela msm e 5% de ser criatura 2 , 5% de ser criatura 3, 5% de ser criatura 4 e 5% de ser criatura 5.
Mas como esta no evento step, ao inves de criar apenas uma criatura, cria o tanto qnto possivel ate o ramdom deixar de ser >0 e <80 (algo assim)
e esse é o codigo q uso para esse evento :

obj_zoe for event step

if (alimento = true){
chance=irandom(100)

if chance>=0 and chance<=80
instance_create(x,y,obj_zoe)

if chance>80 and chance<=85
instance_create(x,y,Obj_Protocell)

if chance>85 and chance<=90
instance_create(x,y,obj_gnatozoe)

if chance>90 and chance<=95
instance_create(x,y,obj_shellzoe)

if chance>95 and chance<=100
instance_create(x,y,obj_natanzoe)
alimento=false
}
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Mensagem por †Ceifador Qui 02 Set 2010, 09:08

kiklin123 escreveu:AJUDA AEW COMO RESOLVER OS DOS RANDOMS ?
DEVO POR AONDE ? AO INVES DE STEP EU PONHO AONDE ???
CARA EU JA TENTEI EM VARIOS LOCAIS >. AFF
JA COLOKEI EM END STEP< BEGIN STEP< STEP ( COM MODIFICAÇÂO NO SCRIPT )
CREATE< ALARM< AFF AJUDA !
Pra alguem que programou essas engines complexas você está se comportando muito imaturamente. Você estava a vários posts nesse tópico sem ter idéia do que ocorria com seu jogo, então alguem veio e apontou a falha, e agora você se desespera e faz apelos pra que deem a solução mastigada e pronta pro copy > paste?
Mas como esta no evento step, ao inves de criar apenas uma criatura, cria o tanto qnto possivel ate o ramdom deixar de ser
Ai esta, você já identificou o erro, e conhece as propriedades do evento, então que tal se concentrar mais no porque das coisas ao invés de correr pro forum? Eu não diria isso a alguem que está visivelmente começando, mas vejo você a altura do que programou nessas engines, e se não for capaz de encontrar o caminho com a luz que te deram daqui a 2 ou 3 dias talvez estará novamente diante de uma dificuldade e não saberá lidar com ela, ficará dependente da ajuda de terceiros.

Vou tentar te indicar o caminho mais uma vez, mas espero sinceramente que não deixe de batalhar pra encontrar a solução, só assim irá evoluir plenamente.
Estamos falando do evento Step, tudo nele é contínuo, amenos que usemos algo pra limitar sua atuação. É possível usar uma variável de controle, basicamente algo que diz:

Evento Create:
cria = true;

Evento Step:
if condição
{ if cria = true
{ cria = false; instance_create...; alarm[0] = 5; }}

Evento Alarm[0]
cria = true;

Resumindo, a variável "cria" limita a ação do Step ao virar false, então é executado apenas 1 vez o instance_create e o alarm, que servirá pra retornar a variável pra true e então recomeça o ciclo.
†Ceifador
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Mensagem por Zero. Qui 02 Set 2010, 19:14

Um entendi !
eu estava a um mês tentando resolver isso o Super Games disse q ia resolver e nada ai postei outro topico ! =X
Vlw eu ja tinha feito de tudo mas o meu erro foi q eu n pensei em um alarm.
e eu so pensava q a variavel q faz criar a criatura aciona qndo ele come
ou seja qndo ele comer ele gera outra criatura =X
entaum eu pensava q dava pra resolver o problema so com essa variavel *--*
e ainda acho ! kk' VLW MSM AGORA VOU PENSAR MAIS EM ALARMS PRA RESOLVER ESTE TIPO DE PROBLEMA MAS O OUTRO PROBLE?
os de q da o bug Unknow variable x ?
sabe resolver ?
eu acho bem dificiul achar uma solução facil !
acho q deveria mudar o sistema *----*
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