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pedido de tutorial sobre posicionamento de objetos

4 participantes

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pedido de tutorial sobre posicionamento de objetos Empty pedido de tutorial sobre posicionamento de objetos

Mensagem por ruben.23 Ter 03 Set 2013, 14:15

Olá! eu gostaria de fazer um pedido de tutorial sobre distância e posicionamento de objetos, ou seja há casos em que para criar um objeto é necessario criar um conjunto de obejetos que farão parte de um corpo de personagem, em que é necessário haver uma certa precisão no posicionamento ena distância destas partes que são objetos separados.
Bom isso é tudo sou leigo no assunto e gostaria de saber mais sobre isso! Se poderem por favor ajudem!


Última edição por ruben.23 em Sex 27 Set 2013, 18:36, editado 1 vez(es)
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pedido de tutorial sobre posicionamento de objetos Empty Re: pedido de tutorial sobre posicionamento de objetos

Mensagem por GameMakerTutoriais Ter 03 Set 2013, 14:24



Se eu entendi direito, você quer um tutorial sobre joints. É como se fosse um daqueles inimigos gigantes de Castlevania em 2D, onde cada parte do corpo dele é um objeto que se move sozinho, mas dá a impressão de ter o movimento "anatômico". É isso mesmo?

Se não é isso, talvez você queira algo no estilo da armadura do Megaman X, que parece ter vários objetos (mas nesse caso, não são necessariamente objetos). Teria como você exemplificar melhor?

Abraços!
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pedido de tutorial sobre posicionamento de objetos Empty Re: pedido de tutorial sobre posicionamento de objetos

Mensagem por ruben.23 Ter 03 Set 2013, 16:46

Sim tem sim, o melhor exemplo é o seguinte, uma nave que possui peças que são trocadas quando estão desgastadas, as peças seriam cada uma um objeto com uma vida útil e que devem estar dentro da nave que é ouro objeto. é difícil colocar dois objetos juntos, pois se ponho na room eles juntos, quando rodo o jogo eles aparecem em outros lugares, acho que deve haver algo que possa dar precisão ao posicionamento dos objetos mais ainda não sei, esse exemplo que vc citou parece ser isso, mas num tenho certeza!
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pedido de tutorial sobre posicionamento de objetos Empty Re: pedido de tutorial sobre posicionamento de objetos

Mensagem por PedroX Ter 03 Set 2013, 17:03

Existem alguns truques para evitar problemas de alinhamento.

Ao colocar o código abaixo no Step:
Código:
x = objNave.x;
y = objNave.y+20;
Ele sempre ficará 20 px abaixo da nave. Só que há um problema: você verá que ele fica meio atrasado em relação à nave.

Se o Step do objeto nave for executado depois do dele, então a nave ficará sempre um pouco mais a frente. Para arrumar isso, você pode colocar o código no evento End Step. Assim você garante que o objeto vai ficar na posição da nave antes de o sprite ser desenhado.

Lembre-se da ordem dos eventos repetitivos:

Begin Step
Alarmes
Teclado e mouse
Step (aqui a nave muda de posição)
Colisões
End Step (aqui o objeto fica na posição certa)
Draw (aqui ambos são desenhados na posição correta)
Animation End

A sua dúvida está mais relacionada com distâncias. Você pode então colocar os objetos na Room e colocar no Evento Create da nave:

Código:
show_message(x);
show_message(y);
show_message(peca1.x);
show_message(peca1.y);
show_message(asa.x);
show_message(asa.y);
Então você poderá fazer pequenas contas para saber quanto terá que somar ou diminuir no código.

Faz de conta que está assim:

Nave

x = 10
y = 20

Asa

x = 5
y = 25

Então terá que colocar no End Step da Asa:

Código:
x = Nave.x - 5;
y = Nave.y + 5;
Se possível, farei um tutorial.

Até mais!

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Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
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pedido de tutorial sobre posicionamento de objetos Empty Re: pedido de tutorial sobre posicionamento de objetos

Mensagem por CRP-Max Ter 03 Set 2013, 17:23

O que você quer é posicionar um objeto sobre outro, certo?
O importante é ter a referencia dele desde os sprites assim como mostra esta imagem.
pedido de tutorial sobre posicionamento de objetos Corpo
Note a posição da cruz, isso indica o x e o y destas imagens.
Caso você coloque no End Step do objeto corpo este comando:
Código:
instance_create(x,y,obj_cabeça)
A posição das cruzes serão usadas como referencia de x e y.
Pode se fazer algo como x+10, y +20 como o PedroX indicou... Mas neste caso você teria que testar varias vezes até acertar, por isso acho mais pratico criar as sprites já com essa referencia.
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pedido de tutorial sobre posicionamento de objetos Empty Re: pedido de tutorial sobre posicionamento de objetos

Mensagem por ruben.23 Ter 03 Set 2013, 18:46

Este tópico já foi rezolvido, agradeço a todos que responderam!
Moderadores já podem trancar este tópico!off-topic 
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pedido de tutorial sobre posicionamento de objetos Empty Re: pedido de tutorial sobre posicionamento de objetos

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