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pedido de tutorial sobre posicionamento de objetos
4 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
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pedido de tutorial sobre posicionamento de objetos
Olá! eu gostaria de fazer um pedido de tutorial sobre distância e posicionamento de objetos, ou seja há casos em que para criar um objeto é necessario criar um conjunto de obejetos que farão parte de um corpo de personagem, em que é necessário haver uma certa precisão no posicionamento ena distância destas partes que são objetos separados.
Bom isso é tudo sou leigo no assunto e gostaria de saber mais sobre isso! Se poderem por favor ajudem!
Bom isso é tudo sou leigo no assunto e gostaria de saber mais sobre isso! Se poderem por favor ajudem!
Última edição por ruben.23 em Sex 27 Set 2013, 18:36, editado 1 vez(es)
ruben.23- Data de inscrição : 29/05/2013
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Re: pedido de tutorial sobre posicionamento de objetos
Se eu entendi direito, você quer um tutorial sobre joints. É como se fosse um daqueles inimigos gigantes de Castlevania em 2D, onde cada parte do corpo dele é um objeto que se move sozinho, mas dá a impressão de ter o movimento "anatômico". É isso mesmo?
Se não é isso, talvez você queira algo no estilo da armadura do Megaman X, que parece ter vários objetos (mas nesse caso, não são necessariamente objetos). Teria como você exemplificar melhor?
Abraços!
GameMakerTutoriais- Data de inscrição : 29/01/2011
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Re: pedido de tutorial sobre posicionamento de objetos
Sim tem sim, o melhor exemplo é o seguinte, uma nave que possui peças que são trocadas quando estão desgastadas, as peças seriam cada uma um objeto com uma vida útil e que devem estar dentro da nave que é ouro objeto. é difícil colocar dois objetos juntos, pois se ponho na room eles juntos, quando rodo o jogo eles aparecem em outros lugares, acho que deve haver algo que possa dar precisão ao posicionamento dos objetos mais ainda não sei, esse exemplo que vc citou parece ser isso, mas num tenho certeza!
ruben.23- Data de inscrição : 29/05/2013
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Re: pedido de tutorial sobre posicionamento de objetos
Existem alguns truques para evitar problemas de alinhamento.
Ao colocar o código abaixo no Step:
Se o Step do objeto nave for executado depois do dele, então a nave ficará sempre um pouco mais a frente. Para arrumar isso, você pode colocar o código no evento End Step. Assim você garante que o objeto vai ficar na posição da nave antes de o sprite ser desenhado.
Lembre-se da ordem dos eventos repetitivos:
Begin Step
Alarmes
Teclado e mouse
Step (aqui a nave muda de posição)
Colisões
End Step (aqui o objeto fica na posição certa)
Draw (aqui ambos são desenhados na posição correta)
Animation End
A sua dúvida está mais relacionada com distâncias. Você pode então colocar os objetos na Room e colocar no Evento Create da nave:
Faz de conta que está assim:
Nave
x = 10
y = 20
Asa
x = 5
y = 25
Então terá que colocar no End Step da Asa:
Até mais!
Ao colocar o código abaixo no Step:
- Código:
x = objNave.x;
y = objNave.y+20;
Se o Step do objeto nave for executado depois do dele, então a nave ficará sempre um pouco mais a frente. Para arrumar isso, você pode colocar o código no evento End Step. Assim você garante que o objeto vai ficar na posição da nave antes de o sprite ser desenhado.
Lembre-se da ordem dos eventos repetitivos:
Begin Step
Alarmes
Teclado e mouse
Step (aqui a nave muda de posição)
Colisões
End Step (aqui o objeto fica na posição certa)
Draw (aqui ambos são desenhados na posição correta)
Animation End
A sua dúvida está mais relacionada com distâncias. Você pode então colocar os objetos na Room e colocar no Evento Create da nave:
- Código:
show_message(x);
show_message(y);
show_message(peca1.x);
show_message(peca1.y);
show_message(asa.x);
show_message(asa.y);
Faz de conta que está assim:
Nave
x = 10
y = 20
Asa
x = 5
y = 25
Então terá que colocar no End Step da Asa:
- Código:
x = Nave.x - 5;
y = Nave.y + 5;
Até mais!
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
Re: pedido de tutorial sobre posicionamento de objetos
O que você quer é posicionar um objeto sobre outro, certo?
O importante é ter a referencia dele desde os sprites assim como mostra esta imagem.
Note a posição da cruz, isso indica o x e o y destas imagens.
Caso você coloque no End Step do objeto corpo este comando:
Pode se fazer algo como x+10, y +20 como o PedroX indicou... Mas neste caso você teria que testar varias vezes até acertar, por isso acho mais pratico criar as sprites já com essa referencia.
O importante é ter a referencia dele desde os sprites assim como mostra esta imagem.
Note a posição da cruz, isso indica o x e o y destas imagens.
Caso você coloque no End Step do objeto corpo este comando:
- Código:
instance_create(x,y,obj_cabeça)
Pode se fazer algo como x+10, y +20 como o PedroX indicou... Mas neste caso você teria que testar varias vezes até acertar, por isso acho mais pratico criar as sprites já com essa referencia.
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Re: pedido de tutorial sobre posicionamento de objetos
Este tópico já foi rezolvido, agradeço a todos que responderam!
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ruben.23- Data de inscrição : 29/05/2013
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