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script gerador de campo de visão

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script gerador de campo de visão Empty script gerador de campo de visão

Mensagem por reddragon Ter 09 Set 2008, 22:56

bom galera eu chamei esses script desse jeito porque foi o modo q eu usei ele mas o u nome certo não sei qual seria.

esse script eu usei para fazer a IA do jogo Gerra 100 noção

/*
//campo de visao
//
//identifica se o outro obj esta perto, pela distancia e angulação da área que você define
//
//créditos para RedDragon e para GMBR
//
// https://gmbr.forumeiros.com/forum.htm
//
//campo_de_visao(segundo_obj,direção,amplitude,distancia)
// SEGUNDO_OBJ = cerá o obj que o script identificara se esta dentro da área definida
// DIREÇÃO = a direção central do campo de visão
// AMPLITUDE = é a área em graus do campo de visão
// DISTANCIA = é o alcance da área do campo de visão
*/


direcao_do_inimigo = point_direction(x,y,argument0.x,argument0.y)

if distance_to_point(argument0.x,argument0.y) < argument3{

if
direcao_do_inimigo >= argument1 - (argument2/2) and direcao_do_inimigo <= argument1 + (argument2/2){
return
true}else{

if
direcao_do_inimigo <= argument1 - (360 - (argument2/2)) and argument1 >= (360 - (argument2/2)){
return
true}else{

if
direcao_do_inimigo >= argument1 + (360 - (argument2/2)) and argument1 <= (argument2/2){
return
true}else{return false}

}}}else{return
false}
campo_de_visao(segundo_obj,direção,amplitude,distancia)
SEGUNDO_OBJ = cerá o obj que o script identificara se esta dentro da área definida
DIREÇÃO = a direção central do campo de visão
AMPLITUDE = é a área em graus do campo de visão
DISTANCIA = é o alcance da área do campo de visão

modo de usar:

com dois obj com nomes exemplos player e inimigo e no obj inimigo no vento creat crie um var chamada vendo = false agora no evento step você adiciona esse comando:

Código:
vendo = campo_de_visao(player,direction,90,200)

com isso você obterá.

script gerador de campo de visão Imagem10

e apos o player entrar no campo de visão, se você quiser que o inimigo fique direcionado para o player e só adiciona um comando no evento step, como esse:

Código:
vendo = campo_de_visao(player,direction,90,200)

if vendo = true{direction = direcao_do_inimigo}

que seu evento inimigo vai ficar apontado para o evento player somente quando o player estiver dento da área de visão.

obs.: para que o script de certo e necessário que os dois objs tenha mascaras selecionadas.

edit: novo arquivo para download o anterior estava errado.
download arquivo campo_de_visao.gml

aproveite, duvidas, pergunte neste tópico.


Última edição por reddragon em Qua 10 Set 2008, 13:12, editado 2 vez(es)
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script gerador de campo de visão Empty Re: script gerador de campo de visão

Mensagem por Volstagg Ter 09 Set 2008, 23:51

Uou! Muito bem pensado!
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Mensagem por Convidad Qua 10 Set 2008, 00:07

Parabéns mesmo reddragon! O código está muito inteligente. Sendo um script, eu digo também que é um tutorial de IA e um dos melhores daqui porque ele mostra a "mecânica" da coisa toda.
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script gerador de campo de visão Empty Re: script gerador de campo de visão

Mensagem por Kabeção Qua 10 Set 2008, 14:57

Ó, bem legal isso ae!
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script gerador de campo de visão Empty Re: script gerador de campo de visão

Mensagem por cabritox Dom 16 Nov 2008, 13:07

super lega... mas eu to querendo saber ccomo vc fez esse script ???
vc tem como me explicar como fazer ?
um dia o kabeção me deu umas dicas mais eu num entendi nadinha ! Sad
cabritox
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script gerador de campo de visão Empty Re: script gerador de campo de visão

Mensagem por cabritox Dom 16 Nov 2008, 13:09

super lega... mas eu to querendo saber ccomo vc fez esse script ???
vc tem como me explicar como fazer ?
um dia o kabeção me deu umas dicas mais eu num entendi nadinha ! Sad
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script gerador de campo de visão Empty Re: script gerador de campo de visão

Mensagem por Gianfranco Dom 16 Nov 2008, 13:56

Da pra usar esse script com a versao lite?
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