Entrar
Últimos assuntos
» player não consegue andarpor lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33
» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22
» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31
» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23
» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49
» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58
» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36
» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36
» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33
» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51
» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28
» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18
» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08
» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10
» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16
» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40
» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01
» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45
» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34
» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28
» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48
» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54
» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14
» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50
script gerador de campo de visão
5 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Exemplos :: Game Maker (engines)
Página 1 de 1
script gerador de campo de visão
bom galera eu chamei esses script desse jeito porque foi o modo q eu usei ele mas o u nome certo não sei qual seria.
esse script eu usei para fazer a IA do jogo Gerra 100 noção
campo_de_visao(segundo_obj,direção,amplitude,distancia)
SEGUNDO_OBJ = cerá o obj que o script identificara se esta dentro da área definida
DIREÇÃO = a direção central do campo de visão
AMPLITUDE = é a área em graus do campo de visão
DISTANCIA = é o alcance da área do campo de visão
modo de usar:
com dois obj com nomes exemplos player e inimigo e no obj inimigo no vento creat crie um var chamada vendo = false agora no evento step você adiciona esse comando:
com isso você obterá.
e apos o player entrar no campo de visão, se você quiser que o inimigo fique direcionado para o player e só adiciona um comando no evento step, como esse:
que seu evento inimigo vai ficar apontado para o evento player somente quando o player estiver dento da área de visão.
obs.: para que o script de certo e necessário que os dois objs tenha mascaras selecionadas.
edit: novo arquivo para download o anterior estava errado.
download arquivo campo_de_visao.gml
aproveite, duvidas, pergunte neste tópico.
esse script eu usei para fazer a IA do jogo Gerra 100 noção
/* //campo de visao // //identifica se o outro obj esta perto, pela distancia e angulação da área que você define // //créditos para RedDragon e para GMBR // // https://gmbr.forumeiros.com/forum.htm // //campo_de_visao(segundo_obj,direção,amplitude,distancia) // SEGUNDO_OBJ = cerá o obj que o script identificara se esta dentro da área definida // DIREÇÃO = a direção central do campo de visão // AMPLITUDE = é a área em graus do campo de visão // DISTANCIA = é o alcance da área do campo de visão */ direcao_do_inimigo = point_direction(x,y,argument0.x,argument0.y) if distance_to_point(argument0.x,argument0.y) < argument3{ if direcao_do_inimigo >= argument1 - (argument2/2) and direcao_do_inimigo <= argument1 + (argument2/2){ return true}else{ if direcao_do_inimigo <= argument1 - (360 - (argument2/2)) and argument1 >= (360 - (argument2/2)){ return true}else{ if direcao_do_inimigo >= argument1 + (360 - (argument2/2)) and argument1 <= (argument2/2){ return true}else{return false} }}}else{return false} |
SEGUNDO_OBJ = cerá o obj que o script identificara se esta dentro da área definida
DIREÇÃO = a direção central do campo de visão
AMPLITUDE = é a área em graus do campo de visão
DISTANCIA = é o alcance da área do campo de visão
modo de usar:
com dois obj com nomes exemplos player e inimigo e no obj inimigo no vento creat crie um var chamada vendo = false agora no evento step você adiciona esse comando:
- Código:
vendo = campo_de_visao(player,direction,90,200)
com isso você obterá.
e apos o player entrar no campo de visão, se você quiser que o inimigo fique direcionado para o player e só adiciona um comando no evento step, como esse:
- Código:
vendo = campo_de_visao(player,direction,90,200)
if vendo = true{direction = direcao_do_inimigo}
que seu evento inimigo vai ficar apontado para o evento player somente quando o player estiver dento da área de visão.
obs.: para que o script de certo e necessário que os dois objs tenha mascaras selecionadas.
edit: novo arquivo para download o anterior estava errado.
download arquivo campo_de_visao.gml
aproveite, duvidas, pergunte neste tópico.
Última edição por reddragon em Qua 10 Set 2008, 13:12, editado 2 vez(es)
reddragon- Data de inscrição : 19/03/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 267
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: script gerador de campo de visão
Uou! Muito bem pensado!
Volstagg- Data de inscrição : 16/05/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 353
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: script gerador de campo de visão
Parabéns mesmo reddragon! O código está muito inteligente. Sendo um script, eu digo também que é um tutorial de IA e um dos melhores daqui porque ele mostra a "mecânica" da coisa toda.
Convidad- Convidado
Re: script gerador de campo de visão
super lega... mas eu to querendo saber ccomo vc fez esse script ???
vc tem como me explicar como fazer ?
um dia o kabeção me deu umas dicas mais eu num entendi nadinha !
vc tem como me explicar como fazer ?
um dia o kabeção me deu umas dicas mais eu num entendi nadinha !
cabritox- Data de inscrição : 27/09/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 82
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: script gerador de campo de visão
super lega... mas eu to querendo saber ccomo vc fez esse script ???
vc tem como me explicar como fazer ?
um dia o kabeção me deu umas dicas mais eu num entendi nadinha !
vc tem como me explicar como fazer ?
um dia o kabeção me deu umas dicas mais eu num entendi nadinha !
cabritox- Data de inscrição : 27/09/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 82
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: script gerador de campo de visão
Da pra usar esse script com a versao lite?
Gianfranco- Data de inscrição : 24/07/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 143
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Tópicos semelhantes
» campo de visão
» Como fazer um campo de visão
» [Resolvido]Movimentasão do campo de visão da room.
» [Script]Script de conversão de formato de texto ANSI <--> UTF-8
» [engin] Gerador de cpf
» Como fazer um campo de visão
» [Resolvido]Movimentasão do campo de visão da room.
» [Script]Script de conversão de formato de texto ANSI <--> UTF-8
» [engin] Gerador de cpf
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Exemplos :: Game Maker (engines)
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos