GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» player não consegue andar
por lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33

» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22

» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31

» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23

» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49

» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58

» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36

» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36

» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33

» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51

» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28

» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18

» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08

» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10

» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16

» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40

» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01

» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45

» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34

» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28

» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48

» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54

» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14

» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50


Um sistema de textos diferente

+10
Phillipe
rodrigo1434
Janx
Guardiani
gambit
Kabeção
Froidz
Volstagg
GMBR
Hyden
14 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Um sistema de textos diferente Empty Um sistema de textos diferente

Mensagem por Convidad Sáb 16 Ago 2008, 21:25

Há no Game Maker um sistema de textos bem interessante que é o texto de sprites. Esse sistema nos possibilita criar a nossa própria fonte através de um desenho (pode ser até no paint mesmo!), e se você reparar bem, vai notá-lo em quase todos os jogos que conhece.


Um sistema de textos diferente Banner12

Vamos ver alguns exemplos desses textos? Olha só:

Um sistema de textos diferente Exempl11

Os textos ficam muito mais legais que fontes tradicionais, sem falar que é possível "estilizar" a fonte com a quantidade de efeitos e cores que quiser.

Um sistema de textos diferente Exeplo10



Criando fontes a partir de desenhos


Um pouquinho do sistema ASCII:

Quando pressionamos uma tecla qualquer, estamos enviando ao sistema operacional um código correspondente à tecla pressionada. Esse código vai apontar para uma tabela onde se encontram todos os caracteres de um determinado idioma ou de uma determinada região.

Graças à esse sistema é possível alterar as configurações do teclado baseando-se na região, sem ter que alterar os caracteres de uma fonte, ou reproduzir fontes diferentes para cada idioma. Entre esses caracteres, temos os tipos: comum, especial, particular e operadores. Mas isso é um pouco mais chato, e vamos deixar isso de lado por enquanto...

O importante por hora, é que a gente conheça e entenda essa "tabela", que respeita uma ordem sequencial de caracteres chamada "American Standard Code for Information Interchange" ou "ASCII" (pronuncia-se "éski").

A sequência de caracteres ASCII usa 7 ou 8 bits para representar 128 ou 256 caracteres. O ASCII padrão utiliza 7 bits para representar todas as letras maiúsculas, minúsculas, números de 0 a 9 e alguns caracteres especiais (¢ = centavo de dólar, £ = libra, ¥ = Iene, $ = Cifrão, etc.).

A grande maioria dos processadores atuais também reconhecem o padrão "ASCII Alto", que é composto pelo oitavo bit da sequência, criado especialmente para caracteres orientais e muito doidos (esqueci qual era a palavra para "não-latinos"). Esse sistema também é conhecido por Unicode e abrange todos os idiomas do mundo!!!


Definindo quais caracteres vamos usar:

Abra o "Mapa de Caracteres": ele está no menu "Iniciar -> Programas -> Acessórios -> Ferramentas do Sistema". Você também pode abrir a caixa de executar pelo atalho "Winkey R" (Winkey é o boicote da Microsoft no teclado, ele fica no meio das teclas Ctrl e Alt, do lado esquerdo) e digitar "charmap" (sem aspas).

Um sistema de textos diferente Tabela10

Selecione a caixa "Modo de exibição avançado" e na lista de Conjunto de Caracteres selecione a opção "Unicode". A tabela começa com o caractere "!" (exclamação). O limite da tabela é o que vamos decidir agora, pois não haveria necessidade de desenhar todas as letras minúsculas se usásse-mos somente maiúsculas no nosso game.

Da mesma forma, não haveria necessidade de desenhar letras se usásse-mos só os números. Mas é importante consolidar em nossas mentes como funciona essa tabela, porque infelismente não é possível "saltar" caracteres a menos que o fizésse-mos por substituição (o que tornaria digitar um texto uma tarefa complicada).

Aqui eu fiz só uns exemplos de fontes seguindo a ordem da tabela:

Um sistema de textos diferente Estilo10

Um sistema de textos diferente Estilo11

Um sistema de textos diferente Estilo13

Um sistema de textos diferente Estilo14

Um sistema de textos diferente Estilo15

Um sistema de textos diferente Estilo16

Criando a fonte:

O próximo passo depois de definir quais caracteres vamos usar é definir o tamanho da nossa fonte. Nos exemplos eu defini as dimensões: 20 pixels de largura por 30 pixels de altura. É claro que isso vai depender muito do
que será escrito com ela e do estilo do jogo, então cabe à você definir o tamanho ideal.


Um sistema de textos diferente Banner12

Agora nós vamos desenhar cada caractere (ou apenas modificar alguma fonte) respeitando o tamanho escolhido. Se cada caractere tem 20x30 pixels, a cada 20 pixels à direita (largura) deve haver um caractere correspondente à ordem da tabela ASCII, e a cada 30 pixels abaixo (altura) pode ou não haver uma nova sequência que complementa a de cima:

Um sistema de textos diferente Criand10

No Photoshop há um recurso bem útil e vai auxiliar bastante no trabalho: as guias. Elas são demarcadores de posição e vão nos orientar pela tela de pintura, então o que vamos fazer é posicioná-las a cada 20 pixels na altura (é o contrário, porque elas são transversais à seleção) e a cada 30 pixels na largura. Para usá-las, basta ativar a régua (o atalho é "Ctrl R", em qualquer versão), clicar na mesma e arrastar para a tela de pintura. Automaticamente a guia virá para a posição que você definir.


Mas se você acha isso complicado, "clique aqui" para baixar as actions do Photoshop que fazem as demarcações automaticamente. Essas actions criam gabaritos para fontes com caracteres "10x15", "20x30" e "30x50" pixels com apenas um clique e funcionam em qualquer versão do Photoshop a partir da 7. As guias já vão está lá prontinhas, é só se orientar por elas.

O tutorial de actions pode ser lido "clicando aqui"



Carregando e usando as fontes no Game Maker

O Game Maker vai reconhecer cada caractere da nova fonte como uma subimagem de uma sprite. Portanto o nosso próximo passo será transformar esses "strips" (conjunto de várias imagens organizadas em uma única imagem) em sprites animadas.

1 - Crie uma nova sprite no Game Maker e logo em seguida abra o Sprite Editor (clique no botão "Edit Sprite").

2 - No Sprite Editor, vá até o menu "File -> Create from strip" e abra o strip da fonte previamente salva.

3 - Defina a quantidade de subimagens de acordo com a quantidade de caracteres de sua fonte. Informe ao Game Maker também as dimensões dos caracteres e em quantas colunas horizontais e verticais estão organisados:


Um sistema de textos diferente Carreg10

Quando confirmar, sua sprite será criada e terá o número de sub-imagens equivalente à quantidade de caracteres da fonte.

4 - Agora, devemos informar ao Game Maker que a sprite será usada como uma fonte pela função:

font_add_sprite(sprite,inicio,proporcional,espaçamento)

Essa função adiciona uma nova fonte através de uma sprite, para ser usada pelos eventos draw. Agora é só usar a fonte a vontade!!!

O primeiro argumento da função informa qual será a sprite usada para a nova fonte.

O segundo arqumento (início) informa qual é o primeiro caractere que usamos da tabela ASCII. Esse arqumento é um número (keymap do teclado) mas você pode usar a função ord() que retorna esse keymap pra gente! Ex: ord('!')

O argumento "proporcional" indica se o tamanho da fonte é relativo à cada caractere (cada caractere tem seu tamanho próprio) com true ou se a boundig box deve ser utilizada para definí-los (false).

O espaçamento não tem segredo. É a distância entre um caractere e outro.

Exemplo usando um dos strips nos exemplos:

Código:
draw_set_font(spr_fonte_01,ord('!'),true,8);

Espero que tenham gostado. É bem fácil não é mesmo?! Até mais!!!


Um sistema de textos diferente Banner12
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Um sistema de textos diferente Empty Re: Um sistema de textos diferente

Mensagem por Hyden Sáb 16 Ago 2008, 21:41

Muito bom (está tudo bem explicado), tenho certeza que será muito útil. Valeu mesmo, por mais um excelente tutorial brendan^^

Flws
Hyden
Hyden

Data de inscrição : 11/07/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 35
Prêmios : Um sistema de textos diferente Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Um sistema de textos diferente Empty Re: Um sistema de textos diferente

Mensagem por GMBR Sáb 16 Ago 2008, 21:52

Concordo com o Hyden, os melhores e mais bem explicados tutoriais o brendan consegue fazer, perfeito!
avatar
GMBR

Data de inscrição : 26/02/2008
Reputação : 6
Número de Mensagens : 352
Prêmios : Um sistema de textos diferente Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

https://gmbr.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Um sistema de textos diferente Empty Re: Um sistema de textos diferente

Mensagem por Volstagg Sáb 16 Ago 2008, 21:53

brendan é o melhor pra fazer tutoriais! cheers
Volstagg
Volstagg

Data de inscrição : 16/05/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 353
Prêmios : Um sistema de textos diferente Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Um sistema de textos diferente Empty Re: Um sistema de textos diferente

Mensagem por Convidad Sáb 16 Ago 2008, 22:05

Putz! Valeu mesmo galera! Espero que os tutoriais ajudem a todos!!!
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Um sistema de textos diferente Empty Re: Um sistema de textos diferente

Mensagem por Froidz Sáb 16 Ago 2008, 22:08

ótimo tuto cara, mas pra que colocar o banner do site três vezes no mesmo tópico? oO
Froidz
Froidz

Data de inscrição : 03/08/2008
Reputação : 4
Número de Mensagens : 1053
Prêmios : Um sistema de textos diferente Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Um sistema de textos diferente Empty Re: Um sistema de textos diferente

Mensagem por Convidad Sáb 16 Ago 2008, 22:09

:oops: Eu acabei me acostumando!! Very Happy
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Um sistema de textos diferente Empty Re: Um sistema de textos diferente

Mensagem por Kabeção Dom 17 Ago 2008, 13:49

Eu já uso isso a algum tempo.
Eu fiz todos os 256 caracteres do nada.
Foi um trabalho cansativo, mas o jogo fica muito mais estiloso. Smile

Ótimo turorial, você explica todo mesmo. Shocked
Kabeção
Kabeção

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 08/06/2008
Reputação : 100
Número de Mensagens : 2314
Prêmios : Um sistema de textos diferente Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 7 Moedas x 0

Ouro x 3 Prata x 0 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://blackcapapps.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Um sistema de textos diferente Empty Re: Um sistema de textos diferente

Mensagem por gambit Dom 17 Ago 2008, 16:29

não conseguir faze as letra ficam todas pretas e não com a cores,
eu coloquei no evento draw

draw_set_font(font_add_sprite(sprite0,ord('!'),1,10))
draw_text(x,y,'abcdefg')
gambit
gambit

Data de inscrição : 22/06/2008
Reputação : 8
Número de Mensagens : 162
Prêmios : Um sistema de textos diferente Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://ssqt.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Um sistema de textos diferente Empty Re: Um sistema de textos diferente

Mensagem por Convidad Dom 17 Ago 2008, 17:58

Tutorial muito legal kra! Parabéns!
Eu uso isso no Keyboad Destroyer 2, foi o sistema mais rápido e leve q achei!!

Att,
Evandro Gomes
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Um sistema de textos diferente Empty Re: Um sistema de textos diferente

Mensagem por Guardiani Dom 17 Ago 2008, 19:44

Muito bom e util o tuto!

Valew!!
Guardiani
Guardiani

Data de inscrição : 07/08/2008
Reputação : 1
Número de Mensagens : 31
Prêmios : Um sistema de textos diferente Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Um sistema de textos diferente Empty Re: Um sistema de textos diferente

Mensagem por Janx Dom 17 Ago 2008, 19:47

ptz mto legal!

so presisa ter paciencia para fazer todas essas letras!!!
xDD
Janx
Janx

Data de inscrição : 24/05/2008
Reputação : 14
Número de Mensagens : 2417
Prêmios : Um sistema de textos diferente Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 2 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Um sistema de textos diferente Empty Re: Um sistema de textos diferente

Mensagem por rodrigo1434 Dom 17 Ago 2008, 20:15

gambit escreveu:não conseguir faze as letra ficam todas pretas e não com a cores,
eu coloquei no evento draw

draw_set_font(font_add_sprite(sprite0,ord('!'),1,10))
draw_text(x,y,'abcdefg')

tente colocar antes

draw_set_color(c_white)
lol!
rodrigo1434
rodrigo1434

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 25/04/2008
Reputação : 5
Número de Mensagens : 324
Prêmios : Um sistema de textos diferente Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://brasilgame.forumbrasil.net

Ir para o topo Ir para baixo

Um sistema de textos diferente Empty Re: Um sistema de textos diferente

Mensagem por gambit Sáb 23 Ago 2008, 20:33

tente colocar antes

draw_set_color(c_white)
lol!

funcionou
gambit
gambit

Data de inscrição : 22/06/2008
Reputação : 8
Número de Mensagens : 162
Prêmios : Um sistema de textos diferente Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://ssqt.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Um sistema de textos diferente Empty Re: Um sistema de textos diferente

Mensagem por Phillipe Dom 24 Ago 2008, 13:36

Pode ficar bastante legal uma fonte caracteristica do jogo!Vlw brendan! cheers
Phillipe
Phillipe

Data de inscrição : 15/07/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 324
Prêmios : Um sistema de textos diferente Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Um sistema de textos diferente Empty Re: Um sistema de textos diferente

Mensagem por Gusba Qui 25 Set 2008, 18:43

tem como eu fazer fontes para usar no windowns?
Gusba
Gusba

Data de inscrição : 03/08/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 1156
Prêmios : Um sistema de textos diferente Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://www.ciganospictures.hd1.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Um sistema de textos diferente Empty Re: Um sistema de textos diferente

Mensagem por extremsx Qui 25 Set 2008, 19:59

Sim existe programas pra fazer fontes não lembro o nome.
mas achei isso

http://ryan.com.br/mtk_fontes.htm <-- um minu tuto sobre como criar

http://baixaki.ig.com.br/busca/TrueType.htm <-- para mais coisas aqui

http://www.inexistentman.net/2008/04/15/crie-suas-proprias-fontes-online/ <-- criador online (comentarios) la tem o link pro site
extremsx
extremsx

Data de inscrição : 17/09/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 39
Prêmios : Um sistema de textos diferente Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Um sistema de textos diferente Empty Re: Um sistema de textos diferente

Mensagem por kyubi Qui 29 Jan 2009, 16:46

Helloading - gostaria de saber de vc se voçê já passou por isso:

criei as fontes no ano passado com seu tutorial mas não tinha prestado atenção no uso da RAM que vai incrementando de 1 a 1 na memoria, ate estourar minha carga de ram e travar.
quando tirei as fontes que fiz a partir de seu tutorial simplesmente parou de carregar a ram!

porque isso esta acontecendo meu amigo desenvolvedor?
voçê já passou por isso?

Eu não gostaria de retirar a fonte pois me deu um trabalhão pra faze-las e meu jogo ficou muito bonito com elas ....até hit combo esta sendo gerado com efeito de luz para embeleza-lo ao extremo.

OBS: caso pergunte....tirei TUDO das rom e desativei tudo e só deixei as fontes ...e mesmo assim continua.....que lama!!

se alguem tiver conhecimento poderia me dar um help,

ficaria muito agradecido.
kyubi
kyubi

Data de inscrição : 06/09/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 19
Prêmios : Um sistema de textos diferente Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Um sistema de textos diferente Empty Re: Um sistema de textos diferente

Mensagem por kyubi Qui 29 Jan 2009, 16:53

no DRAW do meu personagem esta assim:


//meu sprite
draw_sprite_ext(sprite_index,image_index,x,y-z,fac,image_yscale,image_angle,image_blend,image_alpha)

//barra de life
draw_healthbar(x,y,x+100,y+10,hp,c_red,c_yellow,c_yellow,0,1,1);

//fonte de texto criada
font_add_sprite(FONTE,ord('!'),1,10)
draw_set_color(c_white)
draw_set_font(FONTE)
draw_text(view_xview[0]+15,view_yview[0]+20,' SCORE ' + string(score));

draw_text(view_xview[0]+15,view_yview[0]+60,' VIDAS : ' + string(lives));

existe algum erro aqui??
kyubi
kyubi

Data de inscrição : 06/09/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 19
Prêmios : Um sistema de textos diferente Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Um sistema de textos diferente Empty Re: Um sistema de textos diferente

Mensagem por Janx Qui 29 Jan 2009, 17:23

kyubi,
tente nao fazer posts duplos.

acredito q o erro seja:

font_add_sprite(FONTE,ord('!'),1,10)

pois esta sempre adicionando o sprite.
ja q é um evento q acontece muitas veses.

Tente por no create.


FLW!
Janx
Janx

Data de inscrição : 24/05/2008
Reputação : 14
Número de Mensagens : 2417
Prêmios : Um sistema de textos diferente Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 2 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Um sistema de textos diferente Empty Re: Um sistema de textos diferente

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos