Entrar
Últimos assuntos
» player não consegue andarpor lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33
» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22
» Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31
» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23
» Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49
» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58
» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36
» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36
» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33
» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51
» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28
» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18
» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08
» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10
» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16
» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40
» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01
» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45
» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34
» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28
» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48
» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54
» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14
» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50
3D no GM - Parte 1
+3
PedroX
Natch
KJr
7 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
3D no GM - Parte 1
Modo 3D - Inicialização
Todo projeto do GM, é iniciado em modo 2D, o padrão, por isso, a primeira coisa a fazer, é iniciar o modo 3D. Como ?!
Pra facilitar a organização do código nos tutoriais, vamos criar um script, ini_3D, que irá inicializar o modo 3D (no seu projeto você faz como quiser, só que criando scripts fica mais fácil de saber onde está o quê):
Neste script deve estar o seguinte código:
Vamos analisar o código linha a linha.
d3d_start() inicia o modo 3D, assim como, se você precisar, d3d_end() vai retornar ao modo 2D.
Em um mundo tridimensional, o que está mais longe da sua visão, aparenta ser menor do que realmente é. Pra obter esse efeito, definimos d3d_set_perspective(true) .
Também no mundo real, em 3D, se um objeto está atrás de uma parede, por exemplo, não conseguimos vê-lo. Pra isso, definimos d3d_set_hidden(true).
Em d3d_set_lightning(false), d3d_set_culling(false) e d3d_set_shading(false) desativamos alguns efeitos, que só iam atrapalhar, por enquanto, porém são necessários na inicialização.
O que está muito longe da visão, não pode ser visto. No GM, o que está muito longe irá sumir numa "neblina", cujas propriedades são definidas em d3d_set_fog(true,c_white,1,1024). Não é tão importante comentar os argumentos dessa função agora, você pode descobrir sozinho, olhando o Help do GM. ;D
Para que serve texture_set_interpolation, eu não sei exatamente, o que posso dizer é que ao definir true, você está ativando a interpolação linear, seja lá pra que isso sirva. É algo como preencher os espaços vazios com uma cor padrão, mas eu não sei explicar direito.
Uma vez que temos o código de inicialização do modo 3D, temos que executar o script ini_3D em algum lugar. Onde?!
Vocês devem ter reparado, que acima eu vinha usando a palavra "visão" pra me referir ao olho de quem observa o mundo. Vamos então criar essa “visão”.
Crie um novo objeto, o obj_cam, que será a representação de uma câmera que observa o mundo. No evento Create do obj_cam, execute o script ini_3D, que havíamos criado.
A câmera precisa de uma definição de "para onde irá olhar". Para tal, criemos o script dra_camera, que será executado no evento Draw do obj_cam. Este script deve conter o seguinte código:
A função d3d_set_projection define a visão ou a projeção.
Os valores xf,yf,zf definem o ponto de onde a câmera olha. Os valores xt,yt,zt definem o ponto para onde a câmera olha. Os últimos três valores definem qual lado é "pra cima", no caso Z é o eixo que representa "pra cima" no jogo, depois falarei com mais detalhes disso.
Se você colocar um obj_cam numa room e rodar o jogo agora, não verá nada, apenas a cor de fundo da sua room. Também, o que você esperava, não há nada pra ser visto.
Então, pra encerrar esta primeira aula, vamos criar algo simples pra ser visto. Explicações virão depois, só faremos isso porque sabemos do poder de uma imagem.
Crie um objeto, obj_floors, e no evento Draw deste objeto, coloque um Execute Code com este código:
Onde está background0 e background1, coloque dois backgrounds quaisquer de sua preferência que você importe para o seu jogo.
Agora sim, coloque um obj_floors na sua room e rode o jogo. ;)
Se eu disse tudo corretamente e você fez tudo o que eu disse, você vai ver um piso e um teto, ou um céu : e um paralelepípedo vermelho-flutuante-irregular.
Ainda não é muita coisa, mas já dá pra ter uma idéia, esta aula é conceitual, sem exemplos, só com as definições iniciais pra o mundo 3D. ;)
Todo projeto do GM, é iniciado em modo 2D, o padrão, por isso, a primeira coisa a fazer, é iniciar o modo 3D. Como ?!
Pra facilitar a organização do código nos tutoriais, vamos criar um script, ini_3D, que irá inicializar o modo 3D (no seu projeto você faz como quiser, só que criando scripts fica mais fácil de saber onde está o quê):
Neste script deve estar o seguinte código:
- Código:
d3d_start();
d3d_set_perspective(true);
d3d_set_hidden(true);
d3d_set_lighting(false);
draw_set_color(c_white);
d3d_set_fog(true,c_white,1,1024);
d3d_set_culling(false);
d3d_set_shading(false);
texture_set_interpolation(true);
Vamos analisar o código linha a linha.
d3d_start() inicia o modo 3D, assim como, se você precisar, d3d_end() vai retornar ao modo 2D.
Em um mundo tridimensional, o que está mais longe da sua visão, aparenta ser menor do que realmente é. Pra obter esse efeito, definimos d3d_set_perspective(true) .
Também no mundo real, em 3D, se um objeto está atrás de uma parede, por exemplo, não conseguimos vê-lo. Pra isso, definimos d3d_set_hidden(true).
Em d3d_set_lightning(false), d3d_set_culling(false) e d3d_set_shading(false) desativamos alguns efeitos, que só iam atrapalhar, por enquanto, porém são necessários na inicialização.
O que está muito longe da visão, não pode ser visto. No GM, o que está muito longe irá sumir numa "neblina", cujas propriedades são definidas em d3d_set_fog(true,c_white,1,1024). Não é tão importante comentar os argumentos dessa função agora, você pode descobrir sozinho, olhando o Help do GM. ;D
Para que serve texture_set_interpolation, eu não sei exatamente, o que posso dizer é que ao definir true, você está ativando a interpolação linear, seja lá pra que isso sirva. É algo como preencher os espaços vazios com uma cor padrão, mas eu não sei explicar direito.
Uma vez que temos o código de inicialização do modo 3D, temos que executar o script ini_3D em algum lugar. Onde?!
Vocês devem ter reparado, que acima eu vinha usando a palavra "visão" pra me referir ao olho de quem observa o mundo. Vamos então criar essa “visão”.
Crie um novo objeto, o obj_cam, que será a representação de uma câmera que observa o mundo. No evento Create do obj_cam, execute o script ini_3D, que havíamos criado.
A câmera precisa de uma definição de "para onde irá olhar". Para tal, criemos o script dra_camera, que será executado no evento Draw do obj_cam. Este script deve conter o seguinte código:
- Código:
xf = x;
yf = y;
zf = 64;
xt = xf+64;
yt = yf+64;
zt = 64;
d3d_set_projection(xf,yf,zf, xt,yt,zt, 0,0,1);
A função d3d_set_projection define a visão ou a projeção.
Os valores xf,yf,zf definem o ponto de onde a câmera olha. Os valores xt,yt,zt definem o ponto para onde a câmera olha. Os últimos três valores definem qual lado é "pra cima", no caso Z é o eixo que representa "pra cima" no jogo, depois falarei com mais detalhes disso.
Se você colocar um obj_cam numa room e rodar o jogo agora, não verá nada, apenas a cor de fundo da sua room. Também, o que você esperava, não há nada pra ser visto.
Então, pra encerrar esta primeira aula, vamos criar algo simples pra ser visto. Explicações virão depois, só faremos isso porque sabemos do poder de uma imagem.
Crie um objeto, obj_floors, e no evento Draw deste objeto, coloque um Execute Code com este código:
- Código:
text_floor = background_get_texture(background0)
text_ceil = background_get_texture(background1)
d3d_draw_floor(-4096,-4096,0, 4096,4096,0, text_floor, 1,1)
d3d_draw_floor(-4096,-4096,256, 4096,4096,256, text_ceil, 1,1)
draw_set_color(c_red)
d3d_draw_block(obj_cam.x+160,obj_cam.y+180,64,obj_cam.x+180,obj_cam.y+120,84,
-1,1,1)
draw_set_color(c_white)
Onde está background0 e background1, coloque dois backgrounds quaisquer de sua preferência que você importe para o seu jogo.
Agora sim, coloque um obj_floors na sua room e rode o jogo. ;)
Se eu disse tudo corretamente e você fez tudo o que eu disse, você vai ver um piso e um teto, ou um céu : e um paralelepípedo vermelho-flutuante-irregular.
Ainda não é muita coisa, mas já dá pra ter uma idéia, esta aula é conceitual, sem exemplos, só com as definições iniciais pra o mundo 3D. ;)
KJr- Games Ranking :
Notas recebidas : B
Reputação : 0
Número de Mensagens : 38
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: 3D no GM - Parte 1
Funcionou, gostei do tutourial…
Vou acompanhar os outros…
Nao, só em Pro.
ouvi dizer que "d3d_start();" só funciona em Pro.
Natch escreveu:Nao, só em Pro.
ouvi dizer que "d3d_start();" só funciona em Pro.
_____________________________________________Brevemente em www.studionatch.com
realmente e inpossivel usar isso em gm free mas eu fiz untuto de como fazer um jogo 3d no game maker lite
Ae Pedro isso so funciona no PRO mais você pode baixar o CRACK DLJS ele não da bug igual ao DRXJ
AlexandreCR- Data de inscrição : 07/11/2009
Número de Mensagens : 88
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
isso me contra regras cracks são ilegais
lukinhas- Data de inscrição : 05/12/2008
Número de Mensagens : 91
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
KKKK, dessa vez prestou e eu mudei a cor do tijolo para verde kkkkk muito legal!
VanGogh- Data de inscrição : 30/08/2013
Número de Mensagens : 2
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Gente! Eu tirei o parelelepípedo!Legal, demais!
VanGogh- Data de inscrição : 30/08/2013
Número de Mensagens : 2
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0