GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Conectar-se

Esqueci minha senha

Últimos assuntos
» Problema no contato
por NPH Ontem à(s) 17:22

» iniciar audio/musica junto com a sala
por NPH Qua 12 Maio 2021, 17:09

» mudar de room(cena) quando fosse colidido
por NPH Ter 11 Maio 2021, 22:15

» criar obj aonde o mouse foi clicado
por Felipe_Cardoso Ter 11 Maio 2021, 11:36

» Contrato freelancer Android
por TS Seg 10 Maio 2021, 00:57

» sprite sumir quando ele fosse colidido
por Felipe_Cardoso Dom 09 Maio 2021, 20:00

» bug limite de objetos na room
por Raffxz Dom 09 Maio 2021, 15:54

» sprite aparecer e sumir quando clicado mouse
por Felipe_Cardoso Sex 07 Maio 2021, 22:15

» troca de armas
por Raffxz Sex 07 Maio 2021, 20:55

» olá,me chamo Eliane
por TRFN Qui 06 Maio 2021, 15:19

» [update 03] Triangle Fly 2: Infinity
por NPH Ter 04 Maio 2021, 18:37

» pulo como flappy bird
por TRFN Seg 03 Maio 2021, 14:46

» Game Maker 1.4 criar arquivo .zip
por TRFN Seg 03 Maio 2021, 14:36

» imagem do grupo nao carrega
por TRFN Seg 03 Maio 2021, 14:32

» [Resolvido]sistema de trocar de arma
por Raffxz Dom 02 Maio 2021, 18:41

» como posso fazer uma seleção de personagens?
por RoGamenatico Qui 29 Abr 2021, 12:53

» Como que eu faço para fazer o tempo parar no gamemaker?
por RoGamenatico Qui 29 Abr 2021, 12:02

» Village Builder
por DJM_JM Qui 29 Abr 2021, 06:12

» Player "entrando" dentro de Bloco sólido!
por bhreno Qua 28 Abr 2021, 10:23

» Inimigo Seguir o Player e Uma coisa a mais...
por makgamer Ter 27 Abr 2021, 22:39

» Engine gmk Donkey Kong Country.
por Roberto M F Ter 20 Abr 2021, 02:36

» Ponto de origem da bala
por DJM_JM Qua 14 Abr 2021, 14:34

» como fazer o player atacar e depois voltar para o sprite parado.
por makgamer Sex 09 Abr 2021, 11:00

» [Resolvido]Alterar o ponto de origem da bala na sprite.
por Capote Ter 06 Abr 2021, 07:36

» Tiro não sai pelo cano da arma
por Capote Seg 05 Abr 2021, 07:30


Aceder a uma DLL

Ir em baixo

Aceder a uma DLL Empty Aceder a uma DLL

Mensagem por Natch Sex 31 Jul 2009, 18:59

boas...
Pela informação que eu tenho uma DLL é uma biblioteca...

O que eu queria saber é como incluir no nosso código GML, uma DLL e como aceder a essa DLL
Eu também acho que muita gente tem essa duvida...
Natch
Natch

Data de inscrição : 05/06/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 501
Prêmios : Aceder a uma DLL Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ver perfil do usuário http://studionatch.com.sapo.pt/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Aceder a uma DLL Empty Re: Aceder a uma DLL

Mensagem por vinians Sex 31 Jul 2009, 20:06

E ai amigo blz?
É o seguinte, uma DLL como você disse é uma biblioteca de códigos, que pode ser acessada por qualquer linguagem hoje em dia. Pra acessar no GM geralmente ela vem com um readme.txt explicando como usar e um script de inicialização que prepara o GM pra usá-la. Vou te mostrar um exemplo hipotético de uma DLL que fosse usada pra minimizar uma janela, como uma que eu fiz.
Nome da DLL: XCreator.dll
Nome da Função: SCMinimize()

Declaração no GM: (Evento CREATE de algum objeto inicializador)
Código:

global.tbMinimize = external_define('XCreator.dll', 'tsMinimize', dll_cdecl, ty_real, 1, ty_real);
Script de Acesso:Adicionar um SCRIPT e colocar o nome de TSMinimize
Código:

return external_call(global.tbMinimize, argument0);
Para usar a DLL:
Código:

TSMinimize();
Viu são 2 passos necessarios:
1-Inicialização usando external_define()
2-Criacao do Script de acesso usnado external_call()
Geralmente o auto da DLL já disponibiliza um arquivo gml que você deve importar pro seu game e um arquivo de ajuda. Dai é so usar a função.
Qualquer duvida, posta ai!
T+


Última edição por vinians em Sex 31 Jul 2009, 22:12, editado 2 vez(es)

_________________

Games e Engines ? Aqui!
Siga-me no Twiter @vinians
Alguns dos meus jogos
Também crio músicas para jogos
Meu blog sobre assuntos diversos
* Leia as Regras do Fórum
vinians
vinians

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B-C-A-C
Data de inscrição : 18/09/2008
Reputação : 87
Número de Mensagens : 2713
Prêmios : Aceder a uma DLL Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 2 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 1 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Construct 2
  • Java
  • C#
  • Javascript
  • C ou C++
  • Outros


Ver perfil do usuário https://vinians.itch.io

Voltar ao Topo Ir em baixo

Aceder a uma DLL Empty Re: Aceder a uma DLL

Mensagem por Gusba Sex 31 Jul 2009, 21:47

Cara, acho que ali em external_define, tu tem que defini o nome da função no segundo argumento e não a variavel usada para retorno
Gusba
Gusba

Data de inscrição : 03/08/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 1156
Prêmios : Aceder a uma DLL Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ver perfil do usuário http://www.ciganospictures.hd1.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Aceder a uma DLL Empty Re: Aceder a uma DLL

Mensagem por vinians Sex 31 Jul 2009, 22:13

@Gusba escreveu:Cara, acho que ali em external_define, tu tem que defini o nome da função no segundo argumento e não a variavel usada para retorno
Tem razão, inverti na hora de digitar, pior que peguei do meu proprio projeto...
Fixed!

_________________

Games e Engines ? Aqui!
Siga-me no Twiter @vinians
Alguns dos meus jogos
Também crio músicas para jogos
Meu blog sobre assuntos diversos
* Leia as Regras do Fórum
vinians
vinians

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B-C-A-C
Data de inscrição : 18/09/2008
Reputação : 87
Número de Mensagens : 2713
Prêmios : Aceder a uma DLL Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 2 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 1 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Construct 2
  • Java
  • C#
  • Javascript
  • C ou C++
  • Outros


Ver perfil do usuário https://vinians.itch.io

Voltar ao Topo Ir em baixo

Aceder a uma DLL Empty Re: Aceder a uma DLL

Mensagem por Natch Sab 01 Ago 2009, 12:01

hum...
Obrigada pela informação...
valeu...
Natch
Natch

Data de inscrição : 05/06/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 501
Prêmios : Aceder a uma DLL Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ver perfil do usuário http://studionatch.com.sapo.pt/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Aceder a uma DLL Empty Re: Aceder a uma DLL

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum