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Achar o valor da variável de uma instância
2 participantes
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Achar o valor da variável de uma instância
Digamos que eu tenha um player e 5 quadrados coloridos

esses quadrados recebem cores aleatórias em seus creates
eu queria que quando o player colidisse com um desses
quadrados a cor dele mudasse pra cor do quadrado em que
ele está colidindo.
por isso tentei dessa forma:
mas dessa forma o player fica de uma cor aleatória ao invés da cor do quadrado

por isso eu queria saber se tem uma forma simples de verificar o valor da váriavel cor do objeto quadrado
que está colidindo comigo, se possível, sem o uso de váriaveis globais.
saber nisso vai me ajudar em muitos projetos que eu tenho.

esses quadrados recebem cores aleatórias em seus creates
eu queria que quando o player colidisse com um desses
quadrados a cor dele mudasse pra cor do quadrado em que
ele está colidindo.
por isso tentei dessa forma:
- Código:
if place_meeting(x, y, obj_quadrado)
{image_blend=obj_quadrado.cor}
else
{image_blend=c_white}
mas dessa forma o player fica de uma cor aleatória ao invés da cor do quadrado


por isso eu queria saber se tem uma forma simples de verificar o valor da váriavel cor do objeto quadrado
que está colidindo comigo, se possível, sem o uso de váriaveis globais.
saber nisso vai me ajudar em muitos projetos que eu tenho.

Asutsuo- Data de inscrição : 05/02/2022
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Re: Achar o valor da variável de uma instância
O jogo sabe qual o objeto colidido (a menos que você esteja colidindo com mais de um objeto ao mesmo tempo, o que pode gerar alguma confusão).
No game maker tem o evento de colisão e no evento de colisão existe a variável "other", que é a identificação do objeto colidido.
Então, se alterar um pouquinho o seu código e colocar ele no evento de colisão, deve resolver:
No game maker tem o evento de colisão e no evento de colisão existe a variável "other", que é a identificação do objeto colidido.
Então, se alterar um pouquinho o seu código e colocar ele no evento de colisão, deve resolver:
- Código:
image_blend=other.cor;
//note que sendo o evento já é a colisão, então não precisa verificar se ela ocorreu
- Código:
if !place_meeting(x, y, obj_quadrado) //a exclamação inverte o retorno do teste, então teremos "true" se NÃO houver colisão
{image_blend=c_white}
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Asutsuo gosta desta mensagem
Re: Achar o valor da variável de uma instância
valeu cara, me ajudou mundo, vou escrever "Saim" na minha lista de nomes importantes, aliás, você explica muito bem, orgulhe-se disso

Asutsuo- Data de inscrição : 05/02/2022
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