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tenho uma duvida

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tenho uma duvida  Empty tenho uma duvida

Mensagem por chinogamo Qui 28 Abr 2022, 18:11

gente eu tenho uma certa duvida sobre esse código de colisão do game maker

repeat(abs(velh))
{

if(place_meeting(x + sign(velh),y,obj_solid))
{

velh = 0


}


x += sign(velh)

}

tipo eu tenho uma noção do que ele faz mas fico muito confuso sobre essa logica, coisas envolvendo números me deixa confuso kkkk, mas oque me deixa em duvida é tipo, por oque eu entendo desse código o repeat(abs(velh)) serve pra verificar se o player esta em movimento(me corrijam se eu estiver errado), mas esse abs eu não entendo como funciona nessa logica, eu sei que o abs retorna uma valor absoluto, eu tentei sem o abs e ele anda pra frente e pra baixo, so que ele não anda pra esquerda e nem pra cima, porque isso acontece e pq o abs faz ele funcionar normalmente? se alguém sabe por favor me ajuda kkkk
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tenho uma duvida  Empty Re: tenho uma duvida

Mensagem por Bruno_Ribeiro Qui 28 Abr 2022, 22:21

Boa noite!
Ontem mesmo eu estava fazendo um tutorial sobre isso, irei acabar hoje mesmo, muita conhicidencia kkkkk
Amanhã vou postar o tutorial completo, falta pouca coisa, aproveito e respondo sua pergunta.
Mas já adiantando, você está confundindo as coisas kkkk, esse "ABS" é sim pra retornar absoluto, mas dentro do "repeat" ele está servindo apenas como um gatilho, caso a velocidade seja 0, ele repete 0 vezes o código abaixo, caso seja 1 ou -1, ele repete uma vez o código abaixo,
Se a velocidade for 100, ele vai repetir 100 vezes o código verificando se nos próximos 100 pixel tem colisão, se houver o obj_solid 80 pixels a frente, ele se move só 80 pixels, ao invés de 100

Se você não entendeu direito amanhã bem cedo o tutorial vai estar pronto (por volta de 3AM) e explico com detalhes

O sign(x) serve pra limitar o valor em -1, 0 e 1
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Mensagem por chinogamo Dom 01 Maio 2022, 10:32

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