Entrar
Últimos assuntos
» Alguém aí quer um tutorial?por Raffxz Ontem à(s) 17:48
» [TUTORIAL][2D] Como Criar Exports Para o Tiled Map Editor
por TRFN Ontem à(s) 09:54
» [Vídeo] Tutorial jogo de plataforma completo com o GameMaker
por TRFN Ontem à(s) 09:52
» EvoluShip (DevLog)
por JOZ. Sex 05 Ago 2022, 21:57
» Aulas particulares. Alguém?
por Pit Bull Seg 01 Ago 2022, 15:41
» Ajuda menu interativo
por Y0hh Ter 26 Jul 2022, 15:43
» Dúvida de programação
por Y0hh Ter 26 Jul 2022, 15:39
» como fazer parguntas e aceitar respostas escritas pelo player
por Y0hh Ter 26 Jul 2022, 15:36
» Block Room
por Joton Dom 24 Jul 2022, 20:29
» Beyond the Storm - Um remake não-oficial de Tyrian! (Devlog)
por leo150250 Qui 21 Jul 2022, 13:35
» [Mini Evento] Mini Jam Musical #2
por Diemorth Ter 21 Jun 2022, 15:29
» Moth-Kubit Grimes RPG 2D
por theguitarmester Ter 21 Jun 2022, 11:11
» Kingdom And Slaves
por theguitarmester Seg 20 Jun 2022, 11:40
» Como fazer o texto no draw_gui seguir o player pela room?
por Willy Ter 07 Jun 2022, 14:09
» Achar o valor da variável de uma instância
por Asutsuo Qui 26 Maio 2022, 16:17
» Prof Hero - Animação 2D
por efraim leonardo Qua 25 Maio 2022, 19:45
» grappling hook
por gabrielsantos Seg 23 Maio 2022, 22:37
» Endless Fire
por Wallace_ank Qui 12 Maio 2022, 14:08
» alguém entende movimento de nave ?
por chinogamo Sex 06 Maio 2022, 23:59
» [Tutorial] Básico ao avançado - Movimentação avançada 2D
por chinogamo Qua 04 Maio 2022, 18:44
» Criação de Game MMORPG
por GabrielXavier Qua 04 Maio 2022, 16:51
» tenho uma duvida
por chinogamo Dom 01 Maio 2022, 10:32
» [Mini Evento] Mini Jam de Arte #3
por Diemorth Dom 24 Abr 2022, 22:44
» Flupye Ranch (#LD50)
por JOZ. Sex 22 Abr 2022, 12:59
» [Mini Evento] Mini Jam de Roteiros #2
por Diemorth Seg 18 Abr 2022, 15:33
tenho uma duvida
2 participantes
Página 1 de 1
tenho uma duvida
gente eu tenho uma certa duvida sobre esse código de colisão do game maker
repeat(abs(velh))
{
if(place_meeting(x + sign(velh),y,obj_solid))
{
velh = 0
}
x += sign(velh)
}
tipo eu tenho uma noção do que ele faz mas fico muito confuso sobre essa logica, coisas envolvendo números me deixa confuso kkkk, mas oque me deixa em duvida é tipo, por oque eu entendo desse código o repeat(abs(velh)) serve pra verificar se o player esta em movimento(me corrijam se eu estiver errado), mas esse abs eu não entendo como funciona nessa logica, eu sei que o abs retorna uma valor absoluto, eu tentei sem o abs e ele anda pra frente e pra baixo, so que ele não anda pra esquerda e nem pra cima, porque isso acontece e pq o abs faz ele funcionar normalmente? se alguém sabe por favor me ajuda kkkk
repeat(abs(velh))
{
if(place_meeting(x + sign(velh),y,obj_solid))
{
velh = 0
}
x += sign(velh)
}
tipo eu tenho uma noção do que ele faz mas fico muito confuso sobre essa logica, coisas envolvendo números me deixa confuso kkkk, mas oque me deixa em duvida é tipo, por oque eu entendo desse código o repeat(abs(velh)) serve pra verificar se o player esta em movimento(me corrijam se eu estiver errado), mas esse abs eu não entendo como funciona nessa logica, eu sei que o abs retorna uma valor absoluto, eu tentei sem o abs e ele anda pra frente e pra baixo, so que ele não anda pra esquerda e nem pra cima, porque isso acontece e pq o abs faz ele funcionar normalmente? se alguém sabe por favor me ajuda kkkk
chinogamo- Games Ranking :
Data de inscrição : 28/04/2022
Reputação : 0
Número de Mensagens : 6
Prêmios :x 0
x 0
x 0
x 0
x 0
x 0
x 0
x 0
x 0
Re: tenho uma duvida
Boa noite!
Ontem mesmo eu estava fazendo um tutorial sobre isso, irei acabar hoje mesmo, muita conhicidencia kkkkk
Amanhã vou postar o tutorial completo, falta pouca coisa, aproveito e respondo sua pergunta.
Mas já adiantando, você está confundindo as coisas kkkk, esse "ABS" é sim pra retornar absoluto, mas dentro do "repeat" ele está servindo apenas como um gatilho, caso a velocidade seja 0, ele repete 0 vezes o código abaixo, caso seja 1 ou -1, ele repete uma vez o código abaixo,
Se a velocidade for 100, ele vai repetir 100 vezes o código verificando se nos próximos 100 pixel tem colisão, se houver o obj_solid 80 pixels a frente, ele se move só 80 pixels, ao invés de 100
Se você não entendeu direito amanhã bem cedo o tutorial vai estar pronto (por volta de 3AM) e explico com detalhes
O sign(x) serve pra limitar o valor em -1, 0 e 1
Ontem mesmo eu estava fazendo um tutorial sobre isso, irei acabar hoje mesmo, muita conhicidencia kkkkk
Amanhã vou postar o tutorial completo, falta pouca coisa, aproveito e respondo sua pergunta.
Mas já adiantando, você está confundindo as coisas kkkk, esse "ABS" é sim pra retornar absoluto, mas dentro do "repeat" ele está servindo apenas como um gatilho, caso a velocidade seja 0, ele repete 0 vezes o código abaixo, caso seja 1 ou -1, ele repete uma vez o código abaixo,
Se a velocidade for 100, ele vai repetir 100 vezes o código verificando se nos próximos 100 pixel tem colisão, se houver o obj_solid 80 pixels a frente, ele se move só 80 pixels, ao invés de 100
Se você não entendeu direito amanhã bem cedo o tutorial vai estar pronto (por volta de 3AM) e explico com detalhes
O sign(x) serve pra limitar o valor em -1, 0 e 1
Bruno_Ribeiro- Games Ranking :
Notas recebidas : A
Data de inscrição : 11/03/2022
Reputação : 6
Número de Mensagens : 31
Prêmios :x 0
x 0
x 0
x 0
x 1
x 0
x 0
x 0
x 0
Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 1.4
- Game Maker Studio 2.0
- Unity
- C#
- Godot
- RPG Maker
chinogamo gosta desta mensagem
Re: tenho uma duvida
valeu
chinogamo- Games Ranking :
Data de inscrição : 28/04/2022
Reputação : 0
Número de Mensagens : 6
Prêmios :x 0
x 0
x 0
x 0
x 0
x 0
x 0
x 0
x 0

» judem estadando error no meu gm
» Tenho uma Sujestão
» Tenho 2 eniges q fiz!
» tenho uma pergunta
» tenho algum fa?
» Tenho uma Sujestão
» Tenho 2 eniges q fiz!
» tenho uma pergunta
» tenho algum fa?
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|