GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Conectar-se

Esqueci minha senha

Últimos assuntos
» como fazer o player atacar e depois voltar para o sprite parado.
por makgamer Sex 09 Abr 2021, 11:00

» Inimigo Seguir o Player e Uma coisa a mais...
por makgamer Sex 09 Abr 2021, 10:11

» Ponto de origem da bala
por Paulomm32 Ter 06 Abr 2021, 10:56

» [Resolvido]Alterar o ponto de origem da bala na sprite.
por Capote Ter 06 Abr 2021, 07:36

» Tiro não sai pelo cano da arma
por Capote Seg 05 Abr 2021, 07:30

» [Curso de GML] Aula 5 - A declaração FOR
por VectorthecrocodileBR Dom 04 Abr 2021, 23:52

» [Curso de GML] Aula 3 - As Declarações IF, IF/ELSE e SWITCH
por VectorthecrocodileBR Dom 04 Abr 2021, 17:18

» Tiro não sai pelo cano da arma
por Paulomm32 Dom 04 Abr 2021, 14:08

» Como faço efeito digitação
por makgamer Sab 03 Abr 2021, 23:36

» [RESOLVIDO]Fazer o personagem virar quando o mouse chega a 90 graus
por Paulomm32 Sab 03 Abr 2021, 13:28

» [RESOLVIDO]Atirar para onde eu aperto
por NPH Sex 02 Abr 2021, 20:36

» resolução do texto
por NPH Sex 02 Abr 2021, 16:45

» Novidade interessante!!! Update do GMS 2
por Mr.Rafael Qui 01 Abr 2021, 16:02

» Gerador de QRCODE Game maker Studio e GM 8
por TRFN Seg 29 Mar 2021, 23:36

» Olá, Me chamo Ausiane!
por TRFN Seg 29 Mar 2021, 23:28

» Como que eu faço para fazer time rewind no gamemaker
por Mr.Rafael Ter 23 Mar 2021, 16:35

» 0.1 + 0.2 == 0.3 = False???
por Ralphed Ter 23 Mar 2021, 11:33

» Esse é seu primeiro contato com programação de jogos?
por Ausiane Seg 22 Mar 2021, 08:34

» Estou encontrando problema no meu dano
por Sagastico Sab 20 Mar 2021, 21:48

» Instancias ID
por NPH Sab 20 Mar 2021, 18:55

» como eu faço um sistema de recorde?
por um cara ai Sab 20 Mar 2021, 15:53

» Como que eu faço para fazer o tempo parar no gamemaker?
por NPH Ter 16 Mar 2021, 21:19

» [Resolvido] Click de inventario
por PaladinoMaluko Sab 13 Mar 2021, 18:29

» Raliza Software - Hyperball
por tito76 Qua 10 Mar 2021, 03:40

» Draw Set Color local
por divin sphere Ter 09 Mar 2021, 20:36


[Resolvido]Alterar o ponto de origem da bala na sprite.

Ir em baixo

[Resolvido]Alterar o ponto de origem da bala na sprite. Empty [Resolvido]Alterar o ponto de origem da bala na sprite.

Mensagem por Capote Seg 05 Abr 2021, 07:49

Estou tentando fazer um projeto como um jogo de tiro com câmera isométrica, a sprite da arma fica no player, e a origem da bala precisa ficar como o diagrama da imagem anexada sugere. Estou a alguns dias tentando formular uma equação que consiga relacionar o ângulo do player com a origem da bala utilizando plano cartesiano, mas ainda não consegui, achei que vindo a este fórum poderia achar alguma ajuda.


https://drive.google.com/file/d/1Bp1PFu5Qb9VF3UJpcJHyHpgoQXbpeDX1/view?usp=drivesdk
Descrição da imagem:
OG= Origem objeto, no caso a origem da bala
A seta representa o player e o ângulo
esquerda = 0º
cima = 90º
direita = 180º
baixo = 270º

Acabei anotando isso aqui também:(A = ângulo)
0º{x=-1;y= 1;}
90º{x=1;y= 1;}
180º{x=1;y= -1;}
270º{x=-1;y= -1;}

a <= 90 {x<=0;y>=0;}
a > 90 {x>=0;y<=0;}

Acho que estas últimas duas podem estar erradas.


Última edição por Capote em Ter 06 Abr 2021, 07:38, editado 1 vez(es)
Capote
Capote

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 04/04/2021
Reputação : 0
Número de Mensagens : 3
Prêmios : [Resolvido]Alterar o ponto de origem da bala na sprite. Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker Studio 2.0


Ver perfil do usuário

Capote gosta desta mensagem

Voltar ao Topo Ir em baixo

[Resolvido]Alterar o ponto de origem da bala na sprite. Empty Re: [Resolvido]Alterar o ponto de origem da bala na sprite.

Mensagem por NPH Seg 05 Abr 2021, 21:08

pode se usar o lengthdir_x(distancia,angulo) e lengthdir_y(distancia,angulo) para calcular os pontos onde um objeto pode se basear, um exemplo que uso em meu projeto recente onde a nave atira pela ponta do sprite sempre, não importa o ângulo que deixo em direction:
Código:
//End Step Event
px=x+lengthdir_x(pd,pa+direction);
py=y+lengthdir_y(pd,pa+direction);
Note que usei o End Step pois ele fará o cálculo depois de executar o que é preciso no Step, assim não fica fora de sincronia e sempre que atiro as balas sempre saem do mesmo ponto xy do objeto Very Happy
Flws!
[EDIT]
Pode-se usar isso com um "offset" tipo, se direction=0 fazer você ir pra cima por exemplo, pode usar um offset nas funções:
Código:
pontox=x+lengthdir_x(distancia,direction+45);
pontoy=y+lengthdir_y(distancia,direction+45);
NPH
NPH

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B
Data de inscrição : 28/11/2010
Reputação : 39
Número de Mensagens : 483
Prêmios : [Resolvido]Alterar o ponto de origem da bala na sprite. Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0


Ver perfil do usuário

Capote gosta desta mensagem

Voltar ao Topo Ir em baixo

[Resolvido]Alterar o ponto de origem da bala na sprite. Empty Re: [Resolvido]Alterar o ponto de origem da bala na sprite.

Mensagem por Capote Ter 06 Abr 2021, 07:36

Obrigado, funcionou Very Happy
Capote
Capote

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 04/04/2021
Reputação : 0
Número de Mensagens : 3
Prêmios : [Resolvido]Alterar o ponto de origem da bala na sprite. Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker Studio 2.0


Ver perfil do usuário

NPH gosta desta mensagem

Voltar ao Topo Ir em baixo

[Resolvido]Alterar o ponto de origem da bala na sprite. Empty Re: [Resolvido]Alterar o ponto de origem da bala na sprite.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum