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[RESOLVIDO]Atirar para onde eu aperto

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[RESOLVIDO]Atirar para onde eu aperto Empty [RESOLVIDO]Atirar para onde eu aperto

Mensagem por Paulomm32 Qui 01 Abr 2021, 22:47

[RESOLVIDO]Quero que o meu personagem atire para onde eu indico com as setinhas do teclado, mas eu não sou bom com códigos de create então preciso de ajuda.


Última edição por Paulomm32 em Dom 04 Abr 2021, 16:09, editado 2 vez(es)
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[RESOLVIDO]Atirar para onde eu aperto Empty Re: [RESOLVIDO]Atirar para onde eu aperto

Mensagem por NPH Qui 01 Abr 2021, 23:48

@Paulomm32 escreveu:Quero que o meu personagem atire para onde eu indico com as setinhas do teclado...
Se for um jogo top-down (visão de cima) onde você não tem uma rotação suave ou apontando pro mouse, não é muito difícil:
Step Event:
Código:
//aqui ele pegara os pressionamentos das setas e convertendo em 0 (nenhuma tecla ou ambas pressionadas) ou 1 e -1 (uma tecla de cada vez)
var inh,inv;
inh=keyboard_check(vk_right)-keyboard_check(vk_left);
inv=keyboard_check(vk_down)-keyboard_check(vk_up);
//aqui ira converter as teclas na direcao que voce estiver apertando
if abs(inh)!=0 or abs(inv)!=0 //se alguma tecla for pressionada
{
  direction=point_direction(x,y,x+inh,y+inv); //muda a direcao de acordo
}
//aqui seria onde voce atiraria
if keyboard_check_pressed(ord("X"))
{
  var bala=instance_create_depth(x,y,0,obj_bala); //cria a bala
  bala.direction=direction; //define a direcao dela
  bala.speed=6; //define a velocidade dela.
}
@Paulomm32 escreveu:mas eu não sou bom com códigos de create então preciso de ajuda.
não seja por isso, todos nós aqui da GMBR já passamos por isso xD
Enfim esse código é bem cru mesmo, só pra você ter uma noção, dá pra melhorar e muito, mas vamos devagar, pois GM assim como qualquer outra IDE tem uma curva de aprendizado!
Flws!
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[RESOLVIDO]Atirar para onde eu aperto Empty Re: [RESOLVIDO]Atirar para onde eu aperto

Mensagem por Paulomm32 Sex 02 Abr 2021, 00:37

Cara muito obrigado pela ajuda, mas pelo o que eu entendi dos códigos, ele mira em uma direção e depois atira com outra tecla, tem como fazer ele já atirar para onde eu miro? ex: aperto a tecla para baixo e o tiro já sai para baixo.
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Mensagem por NPH Sex 02 Abr 2021, 16:57

@Paulomm32 escreveu:Cara muito obrigado pela ajuda, mas pelo o que eu entendi dos códigos, ele mira em uma direção e depois atira com outra tecla, tem como fazer ele já atirar para onde eu miro? ex: aperto a tecla para baixo e o tiro já sai para baixo.
Tem sim e é mais fácil, mas depende de 1 fator: Se vai ficar atirando sempre que pressionar ou se vai dar apenas um tiro cada vez que pressionar tal tecla...
Nesse caso, irá mudar apenas o nome da função onde keyboard_check(tecla) vai executar o tempo todo o pressionamento e keyboard_check_pressed ou _released que ira executar em um único frame até soltar (_released) ou pressionar(_pressed) tais teclas:
Exemplo:
Código:
if keyboard_check(vk_up) //atirar pra cima
{
    var ins=instance_create_depth(x,y,0,obj_bala); //cria a var "ins" e pega o id da instancia da bala
    ins.direction=90; //muda a direcao pra 90 graus dessa instancia da bala (90 no direction e para cima!)
}
E vai indo, é só completar com as outras teclas left, down e right e ir mudando as direções de 90 em 90.
Flws!
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Mensagem por Paulomm32 Sex 02 Abr 2021, 19:09

Muito obrigado cara, vlw msm
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Mensagem por NPH Sex 02 Abr 2021, 20:36

@Paulomm32 escreveu:Muito obrigado cara, vlw msm
Por nada cara, ajudo sempre que eu saiba como ajudar Razz
Só não esqueça marcar como "RESOLVIDO" pra algum admin ou mod fechar o tópico Happy
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