GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por Ralphed Ontem à(s) 18:28

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16


[RESOLVIDO]Atirar para onde eu aperto

2 participantes

Ir para baixo

[RESOLVIDO]Atirar para onde eu aperto Empty [RESOLVIDO]Atirar para onde eu aperto

Mensagem por Paulomm32 Qui 01 Abr 2021, 22:47

[RESOLVIDO]Quero que o meu personagem atire para onde eu indico com as setinhas do teclado, mas eu não sou bom com códigos de create então preciso de ajuda.


Última edição por Paulomm32 em Dom 04 Abr 2021, 16:09, editado 2 vez(es)
Paulomm32
Paulomm32

Data de inscrição : 13/07/2020
Reputação : 0
Número de Mensagens : 46
Prêmios : [RESOLVIDO]Atirar para onde eu aperto Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0


Ir para o topo Ir para baixo

[RESOLVIDO]Atirar para onde eu aperto Empty Re: [RESOLVIDO]Atirar para onde eu aperto

Mensagem por NPH Qui 01 Abr 2021, 23:48

Paulomm32 escreveu:Quero que o meu personagem atire para onde eu indico com as setinhas do teclado...
Se for um jogo top-down (visão de cima) onde você não tem uma rotação suave ou apontando pro mouse, não é muito difícil:
Step Event:
Código:
//aqui ele pegara os pressionamentos das setas e convertendo em 0 (nenhuma tecla ou ambas pressionadas) ou 1 e -1 (uma tecla de cada vez)
var inh,inv;
inh=keyboard_check(vk_right)-keyboard_check(vk_left);
inv=keyboard_check(vk_down)-keyboard_check(vk_up);
//aqui ira converter as teclas na direcao que voce estiver apertando
if abs(inh)!=0 or abs(inv)!=0 //se alguma tecla for pressionada
{
  direction=point_direction(x,y,x+inh,y+inv); //muda a direcao de acordo
}
//aqui seria onde voce atiraria
if keyboard_check_pressed(ord("X"))
{
  var bala=instance_create_depth(x,y,0,obj_bala); //cria a bala
  bala.direction=direction; //define a direcao dela
  bala.speed=6; //define a velocidade dela.
}
Paulomm32 escreveu:mas eu não sou bom com códigos de create então preciso de ajuda.
não seja por isso, todos nós aqui da GMBR já passamos por isso xD
Enfim esse código é bem cru mesmo, só pra você ter uma noção, dá pra melhorar e muito, mas vamos devagar, pois GM assim como qualquer outra IDE tem uma curva de aprendizado!
Flws!
NPH
NPH

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B
Data de inscrição : 28/11/2010
Reputação : 58
Número de Mensagens : 504
Prêmios : [RESOLVIDO]Atirar para onde eu aperto Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0


Paulomm32 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

[RESOLVIDO]Atirar para onde eu aperto Empty Re: [RESOLVIDO]Atirar para onde eu aperto

Mensagem por Paulomm32 Sex 02 Abr 2021, 00:37

Cara muito obrigado pela ajuda, mas pelo o que eu entendi dos códigos, ele mira em uma direção e depois atira com outra tecla, tem como fazer ele já atirar para onde eu miro? ex: aperto a tecla para baixo e o tiro já sai para baixo.
Paulomm32
Paulomm32

Data de inscrição : 13/07/2020
Reputação : 0
Número de Mensagens : 46
Prêmios : [RESOLVIDO]Atirar para onde eu aperto Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0


Ir para o topo Ir para baixo

[RESOLVIDO]Atirar para onde eu aperto Empty Re: [RESOLVIDO]Atirar para onde eu aperto

Mensagem por NPH Sex 02 Abr 2021, 16:57

Paulomm32 escreveu:Cara muito obrigado pela ajuda, mas pelo o que eu entendi dos códigos, ele mira em uma direção e depois atira com outra tecla, tem como fazer ele já atirar para onde eu miro? ex: aperto a tecla para baixo e o tiro já sai para baixo.
Tem sim e é mais fácil, mas depende de 1 fator: Se vai ficar atirando sempre que pressionar ou se vai dar apenas um tiro cada vez que pressionar tal tecla...
Nesse caso, irá mudar apenas o nome da função onde keyboard_check(tecla) vai executar o tempo todo o pressionamento e keyboard_check_pressed ou _released que ira executar em um único frame até soltar (_released) ou pressionar(_pressed) tais teclas:
Exemplo:
Código:
if keyboard_check(vk_up) //atirar pra cima
{
    var ins=instance_create_depth(x,y,0,obj_bala); //cria a var "ins" e pega o id da instancia da bala
    ins.direction=90; //muda a direcao pra 90 graus dessa instancia da bala (90 no direction e para cima!)
}
E vai indo, é só completar com as outras teclas left, down e right e ir mudando as direções de 90 em 90.
Flws!
NPH
NPH

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B
Data de inscrição : 28/11/2010
Reputação : 58
Número de Mensagens : 504
Prêmios : [RESOLVIDO]Atirar para onde eu aperto Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0


Paulomm32 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

[RESOLVIDO]Atirar para onde eu aperto Empty Re: [RESOLVIDO]Atirar para onde eu aperto

Mensagem por Paulomm32 Sex 02 Abr 2021, 19:09

Muito obrigado cara, vlw msm
Paulomm32
Paulomm32

Data de inscrição : 13/07/2020
Reputação : 0
Número de Mensagens : 46
Prêmios : [RESOLVIDO]Atirar para onde eu aperto Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0


NPH gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

[RESOLVIDO]Atirar para onde eu aperto Empty Re: [RESOLVIDO]Atirar para onde eu aperto

Mensagem por NPH Sex 02 Abr 2021, 20:36

Paulomm32 escreveu:Muito obrigado cara, vlw msm
Por nada cara, ajudo sempre que eu saiba como ajudar Razz
Só não esqueça marcar como "RESOLVIDO" pra algum admin ou mod fechar o tópico Happy
NPH
NPH

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B
Data de inscrição : 28/11/2010
Reputação : 58
Número de Mensagens : 504
Prêmios : [RESOLVIDO]Atirar para onde eu aperto Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0


Ir para o topo Ir para baixo

[RESOLVIDO]Atirar para onde eu aperto Empty Re: [RESOLVIDO]Atirar para onde eu aperto

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos