Entrar
Últimos assuntos
» player não consegue andarpor lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33
» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22
» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31
» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23
» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49
» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58
» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36
» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36
» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33
» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51
» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28
» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18
» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08
» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10
» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16
» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40
» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01
» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45
» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34
» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28
» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48
» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54
» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14
» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50
[TUTORIAL][3D] Como Fazer Alguma Coisa no Blender
3 participantes
Página 1 de 1
[TUTORIAL][3D] Como Fazer Alguma Coisa no Blender
Tutorial de Como Fazer Alguma Coisa no Blender
Introdução
O Blender é um software de modelagem 3D gratuito e open-source.Não entendo muito de modelagem 3D, mas é sempre bom conhecer e aprender a usar uma ferramenta dessas, mesmo que seja apenas o básico. Meu uso geralmente se resumiria mais a aprender alguns atalhos e aplicar texturas. Embora existam um monte de tutoriais já disponíveis por aí, eu queria que tivesse algo mais objetivo. Um tutorial que fosse menos como um curso e mais como um "guia passo-a-passo".
Sendo assim, este tutorial é destinado a mim mesmo. Se de repente eu esquecer de como usar o Blender, esse tutorial me ensinará agressivamente a como aprender a usar de novo.
Iniciando
A primeira coisa é baixar o Blender. Você pode encontrá-lo clicando neste link.Para criar um novo projeto, utilize a opção "File > New > General". Todo novo projeto do Blender inclui um cubo como referência.
Observe as abas presentes lá no topo da barra de tarefas. Todo projeto começa na aba "Layout". Mas para mexer nesse cubo, precisamos ir para a aba "Modeling". Lá, nós poderemos modificar as faces, arestas e vértices dele.
Observe, no canto superior esquerdo da tela, abaixo das opções da barra de ferramentas, estes botões aqui:
Estes botões alternam a seleção de vértices, arestas e faces. Você notará pela exibição do modelo na tela. Você pode selecionar cada uma das partes desses modelos usando estes botões. Para selecionar múltiplas partes, clique enquanto pressiona a tecla Shift.
Para manipular uma destas partes selecionadas, você pode clicar com o botão direito na área do projeto. Várias opções aparecerão ali:
O que cada uma delas faz? Sei lá, testa cada uma delas aí e descubra você mesmo.
Texturas
Observe, no canto direito da tela, esta barra de ferramentas aqui:
Não há nada mais básico em modelagem 3D do que aprender como aplicar uma textura. E é isso que vamos fazer agora. Vá naquela última opção, a "Material Properties". Lá, você deverá encontrar uma série de opções envolvendo o uso de materiais, cores e texturas do modelo 3D.
E onde está a opção de textura? Bom... ela está na opção "Base Color". Clique no botão do lado direito desta opção e você deverá encontrar uma série de opções de textura ali. Como vou aplicar uma imagem, selecionarei "Image Texture".
Pronto. Com isso, a barra colorida foi substituída por um seletor de imagens. Clique no botão "Open" e procure pelo arquivo de imagem. Para este tutorial, eu usei esta aqui:
Os tutoriais mais básicos de como iniciar geralmente usam uma imagem só, mas achei legal ensinar com um texture atlas/spritesheet.
Ao selecionar esta imagem, nossa textura já estará definida. Mas ela não vai aparecer ainda. Para resolver isso, observe, no canto superior direito da tela, próximo ao controle de coordenadas, estes botões aqui:
Se você clicar no botão selecionado na imagem acima, você já deverá conseguir ver o cubo com a textura aplicada nele.
Como você pode ver, o cubo está todo turvo e desfigurado. Vamos resolver isso já. Começando pela textura turva: vá em "Material Properties" e veja a opção abaixo do seletor de imagem. Ela provavelmente está como "Linear". Altere para "Closest" e a textura será corrigida.
Para corrigir os lados da textura, vamos precisar avançar para outra área do Blender. Por enquanto, fizemos tudo dentro da aba "Modeling", mas agora, vamos para a aba "UV Editing".
UV Mapping
Seja bem-vindo a área de UV Mapping. Você deverá encontrar isso aqui:Não, os botões para ver as texturas não sumiram, é só a tela que ficou pequena demais e não sobrou espaço para eles aparecerem. Para corrigir isso, é só redimensionar os espaços.
Preste atenção na área esquerda. É lá onde vamos corrigir esta textura. Cada face deste cubo possui uma área de textura, mapeada através de um quadrilátero. Você pode mover cada vértice individualmente, do jeito que você quiser. Se precisar de uma coordenada específica, vá em "View" e ative a opçào "Sidebar".
Daí, é só ir ajustando as texturas, uma por uma. Deve ter alguma maneira de acelerar isso aí, mas só sei fazer desse jeito mesmo. ¯\_(ツ)_/¯.
Ah, um detalhe: as coordenadas do UV Mapping não são em pixels, mas em porcentagens! Os valores variam entre 0% (0.0) a 100% (1.0). Exceder qualquer um destes valores criará alguns efeitos interessantes na textura, como um loop. Basta entender como eles funcionam e você conseguirá bons resultados com isso.
Se a textura não ficar na posição correta, você também pode selecionar todos os vértices e rotacioná-los. Para corrigir os lados desse cubo, eu fui na opção de rotacionar, pressionei a tecla R e ao invés de usar o mouse, digitei diretamente o ângulo (não tem caixa de texto, é só digitar qualquer número ali mesmo) e fui corrigindo os lados.
Outra opção bem útil para mexer nisso aí é "desembrulhando" a textura. Para isso, clique com o botão direito na área do modelo 3D e selecione "UV Unwrap Faces > Unwrap".
Nesse caso, eu não precisei usar isso. Mesmo assim, é bom conhecer essa opção.
Resultado
Depois de ter feito todo esse tutorial, este é o resultado final:
Conseguimos, enfim, baixar o Blender e fazer alguma coisa usando ele!
Este tutorial é um mero "guia passo-a-passo". O intuito foi mais para ensinar a como começar a usar o Blender mesmo. Espero que ajude em alguma coisa.
o/
Mr.Rafael- Games Ranking :
Notas recebidas : A-C-B-A-A
Data de inscrição : 05/10/2010
Reputação : 94
Número de Mensagens : 502
Prêmios :
x 0 x 2 x 0
x 1 x 1 x 3
x 0 x 0 x 0
Super Games e polosam gostam desta mensagem
Re: [TUTORIAL][3D] Como Fazer Alguma Coisa no Blender
Bem bacana! bem escrito e ilustrado, algo que ajuda bastante a seguir.
Hoje e ontem eu olhei de novo bastante tutos de Blender, esse canal é muito bom:
Hoje e ontem eu olhei de novo bastante tutos de Blender, esse canal é muito bom:
Re: [TUTORIAL][3D] Como Fazer Alguma Coisa no Blender
Mr. Rafael escreveu:Se de repente eu esquecer de como usar o Blender, esse tutorial me ensinará agressivamente a como aprender a usar de novo.
Isso que da mexer só as vezes. Sempre tenho que revisitar o básico.
Boa ideia, só faltou um pouco de modelagem em si, que tu "larga a mão" e manda fuçar, mas texturizar o cubo já foi o bastante pra começar a conversa.
Tópicos semelhantes
» [RESOLVIDO] Se o arquivo não existtir, fazer alguma coisa
» Se estiver em uma room e ao clicar com o botão esquerdo no objeto, fazer alguma coisa.
» [RESOLVIDO]Se o player tiver menos de trinta pontos, fazer alguma coisa?
» [Resolvido] Como dizer, em codigo, que alguma coisa é relativa?
» Tutorial Blender como modelar uma tartaruga
» Se estiver em uma room e ao clicar com o botão esquerdo no objeto, fazer alguma coisa.
» [RESOLVIDO]Se o player tiver menos de trinta pontos, fazer alguma coisa?
» [Resolvido] Como dizer, em codigo, que alguma coisa é relativa?
» Tutorial Blender como modelar uma tartaruga
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos