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campo de visão
4 participantes
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campo de visão
eu estou tentando criar um campo de visão para o meu personagem, onde tudo que esteja fora dele fique preto, mas não achei nada sobre isso no google.;-;
kuramalixo- Data de inscrição : 13/12/2020
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Plataformas :- Game Maker Studio 2.0
Re: campo de visão
O jogo é 2d, 3d? Qual o ângulo da câmera no game? 360 graus? Isométrico?
polosam, Vaziu e kuramalixo gostam desta mensagem
Re: campo de visão
Creio que ele esteja falando de Iluminação Dinamica.
Ralphed- Data de inscrição : 18/08/2010
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Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 1.4
- Game Maker Studio 2.0
- Godot
- Outros
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Re: campo de visão
estilo RPG, de cima saca?! estilo Zelda:a link to the pastDJM_JM escreveu:O jogo é 2d, 3d? Qual o ângulo da câmera no game? 360 graus? Isométrico?
kuramalixo- Data de inscrição : 13/12/2020
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Plataformas :- Game Maker Studio 2.0
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Re: campo de visão
Você pode tentar o seguinte, tu pode criar um objeto e no evento create colocar:
No evento Draw:
No círculo de iluminação coloquei as posições player.x e player.y, você deve trocar pro seu objeto player. (Obs: não coloquei, mas é bom checar se player existe antes de usar).
Dai é só colocar esse objeto nas rooms que quer que fique com o efeito. Lembrando que ele considera o uso de câmeras e você deve também colocar em um layer acima dos demais objetos ou trocar o depth.
Até o/
- Código:
// Tamanho da câmera
ww = camera_get_view_width(view_camera[0]);
hh = camera_get_view_height(view_camera[0]);
// Posição da camera
cam_x = camera_get_view_x(view_camera[0]);
cam_y = camera_get_view_y(view_camera[0]);
// Cria surface
surface_escuro = surface_create(ww, hh);
No evento Draw:
- Código:
// Se a surface não existe, recria ela
if !surface_exists(surface_escuro)
{
surface_escuro = surface_create(ww, hh);
}
else
{
// Pega as posições da camera
cam_x = camera_get_view_x(view_camera[0]);
cam_y = camera_get_view_y(view_camera[0]);
// Desenha na surface
surface_set_target(surface_escuro);
draw_clear_alpha(0, 1);
// Parte escura
draw_rectangle_colour(0, 0, ww, hh, c_white, c_white, c_white, c_white, 0);
// Circulo de iluminação
draw_circle_colour(player.x - cam_x, player.y - cam_y, 32, 0, 0, 0);
surface_reset_target();
// Desenha a surface na tela
gpu_set_blendmode(bm_subtract);
draw_surface(surface_escuro, cam_x, cam_y);
gpu_set_blendmode(bm_normal);
}
No círculo de iluminação coloquei as posições player.x e player.y, você deve trocar pro seu objeto player. (Obs: não coloquei, mas é bom checar se player existe antes de usar).
Dai é só colocar esse objeto nas rooms que quer que fique com o efeito. Lembrando que ele considera o uso de câmeras e você deve também colocar em um layer acima dos demais objetos ou trocar o depth.
Até o/
kuramalixo gosta desta mensagem
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