GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» player não consegue andar
por lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33

» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22

» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31

» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23

» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49

» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58

» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36

» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36

» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33

» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51

» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28

» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18

» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08

» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10

» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16

» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40

» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01

» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45

» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34

» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28

» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48

» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54

» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14

» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50


[resolvido] Método retornar vetor ou aceitar lista

2 participantes

Ir para baixo

[resolvido] Método retornar vetor ou aceitar lista Empty [resolvido] Método retornar vetor ou aceitar lista

Mensagem por saim Seg 14 Set 2020, 08:06

Falei muito pra chegar na pergunta, se quiser pode pular isso aqui.:

Como é a sintaxe pra entrar com uma lista (como argumento) ou sair com um vetor (como retorno), em um método?


Última edição por saim em Seg 21 Set 2020, 16:21, editado 1 vez(es)
saim
saim

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios : [resolvido] Método retornar vetor ou aceitar lista Empty

Medalhas x 1 Tutoriais x 6 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 3

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[resolvido] Método retornar vetor ou aceitar lista Empty Re: [resolvido] Método retornar vetor ou aceitar lista

Mensagem por Willy Seg 14 Set 2020, 09:46

O C# dispõe muitos recursos pra trabalhar com listas. O que você precisa é de um método que retorne um vetor (não sei se você ta chamando a lista de vetor (como muitos chamam o array) ou se está falando de um Vector2 / Vector3) e receba uma lista como parâmetro de entrada. De todo modo, você só precisa dar um return no objeto que você quer retornar que seja do mesmo tipo que foi especificado na construção do seu método.

Seria algo parecido com isso:

Código:
public Vetor GetVetorByList<T>(List<T> lista){
lista =  lista.OrderBy(a => Guid.NewGuid()).ToList(); // Embaralhar
// Sua lógica/magia aqui
return _vetorCriado;
}

Sobre o embaralhar:

Qualquer coisa, mostre o código que você fez onde você não consegue retornar o que deseja pra vermos o que está sendo feito de errado. Abraços!
Willy
Willy

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : C + B + A + A
Data de inscrição : 08/06/2009
Reputação : 264
Número de Mensagens : 1890
Prêmios : [resolvido] Método retornar vetor ou aceitar lista Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 2 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 1 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://willy-gmbr.blogspot.com/

Super Games e saim gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

[resolvido] Método retornar vetor ou aceitar lista Empty Re: [resolvido] Método retornar vetor ou aceitar lista

Mensagem por saim Seg 14 Set 2020, 11:23

Willy escreveu:não sei se você ta chamando a lista de vetor (como muitos chamam o array) ou se está falando de um Vector2 / Vector3
Estou chamando o array de vetor (estou fazendo um curso online, o instrutor só usa o termo "vetor"...)
Willy escreveu:
Código:
public Vetor GetVetorByList<T>(List<T> lista){
lista =  lista.OrderBy(a => Guid.NewGuid()).ToList(); // Embaralhar
// Sua lógica/magia aqui
return _vetorCriado;
}
Ainda não cheguei na aula que ensina essa sintaxe, embora já tenha visto algo parecido nessas minhas buscas. Como o "algo parecido" foi colocado como um método ineficiente, não dei bola. Mas o seu código é só parecido, não é igual, então peço detalhes. O que está acontecendo aí e como se lê cada pedaço dessa linha? Se entendi um pouco, a variável "lista" é a list dada como argumento, que fica embaralhada ao final da primeira linha de código.
Especificamente, eu venho lendo o "=>" como uma seta, mas pode ser "igual ou maior", também.
Nesse "return _vetorCriado;", o código pode retornar uma matriz preenchida? Ou funcionaria só dentro do contexto de interpretar "vetor" como Vector2/Vector3?

Willy escreveu:
Sobre o embaralhar:
Não sei o que é um lambda e não conhecia o conceito do Guid. Me fale mais sobre eles...
Você disse que o Guid é alfanumérico e praticamente único. Perguntas:
- Estou acostumado a ordenar as coisas por padrões numéricos. O Unity é capaz de usar strings pra isso, então?
- "praticamente único" significa que é gerado aleatoriamente a cada vez que é chamado?

Willy escreveu:Qualquer coisa, mostre o código que você fez onde você não consegue retornar o que deseja pra vermos o que está sendo feito de errado. Abraços!
Na verdade, já consegui o que queria, mas sem entrar com a List como argumento, então o código ESTÁ funcionando... mas seu exemplo foi fundamental pra duas coisas: me mostrar a sintaxe que eu queria e me ensinar um método mais eficiente. Vou mostrar o método que estou usando:

Código:
public List<string> primeiralista()
{
 List<string> minhalista1 = new List<string>();
 List<string> minhalista2 = new List<string>();
 int i;
 for (i = 0; i < 2; i++)
 {
 minhalista1.Add("A");
 }
 for (i = 0; i < 2; i++)
 {
 minhalista1.Add("D");
 }
 for (i = 0; i < 2; i++)
 {
 minhalista1.Add("M");
 }
 for (i = 0; i < 2; i++)
 {
 minhalista1.Add("V");
 }
 // embaralha a lista
 while (minhalista1.Count > 0)
 {
 i = Random.Range(0, minhalista1.Count); //índice
 minhalista2.Add(minhalista1[i]);
 minhalista1.RemoveAt(i);
 }
 return minhalista2;
}
(no jogo funcionando, a lista terá 100 elementos, os 2 elementos de cada tipo serão, na verdade, 25)
Aí, eu queria encerrar o código método (estou me forçando a falar como o professor) antes de embaralhar e jogar a lista criada num segundo método, mas não conseguia usar a sintaxe correta pra isso, então fiz tudo num só.
Como pra mim tanto faz usar lists ou matrizes vetores, pensei em algum método semelhante que retornasse o vetor preenchido.

Aproveitando: Eu deveria dar um jeito de eliminar a minhalista1 da memória ou isso é feito automaticamente, ao encerrar o método?


EDIT: Na verdade, não consegui implementar seu código... Como eu só queria embaralhar e testar como colocar a lista como argumento, fiz da seguinte forma:
Código:
public List<string> embaralha<T>(List<T> lista)
 {
 lista = lista.OrderBy(a => Guid.NewGuid()).ToList(); // Embaralhar
 return lista;
 }
Isso me deu os seguintes erros:
Assets\Resources\Scripts\Inicializa.cs(81,17): error CS1061: 'List' does not contain a definition for 'OrderBy' and no accessible extension method 'OrderBy' accepting a first argument of type 'List' could be found (are you missing a using directive or an assembly reference?)
e
Assets\Resources\Scripts\Inicializa.cs(82,10): error CS0029: Cannot implicitly convert type 'System.Collections.Generic.List' to 'System.Collections.Generic.List'

Até consegui fazer funcionar aqui, mas se puder me contar porque não deu certo, vai ser massa.
Pra funcionar, fiz o seguinte:
Código:
public List<string> embaralha(List<string> listaentra)
 {
 int i;
 List<string> listasai = new List<string>();
 while (listaentra.Count > 0)
        {
 i = Random.Range(0, listaentra.Count); //índice
 listasai.Add(listaentra[i]);
 listaentra.RemoveAt(i);
        }
 return listasai;
 }
saim
saim

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios : [resolvido] Método retornar vetor ou aceitar lista Empty

Medalhas x 1 Tutoriais x 6 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 3

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Super Games gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

[resolvido] Método retornar vetor ou aceitar lista Empty Re: [resolvido] Método retornar vetor ou aceitar lista

Mensagem por Willy Ter 15 Set 2020, 19:38

Perdoe-me pela demora, o mundo corporativo não é fácil. tonto

Bom, vamos dar uma destrinchada nesse code maluco ai. Razz

Corrigindo pra sua necessidade, a declaração do seu método deve ser assim:
Código:
public List<string> EmbaralharLista(List<string> listaParaEmbaralhar){
Primeiro, declaramos o método como publico e definimos que o tipo do retorno desse método deve ser uma lista de strings.
Em seguida, definimos o nome do método (EmbaralharLista) e definimos os parâmetros de entrada, que no caso, é a lista de string que você quer embaralhar conforme você mesmo disse:
saim escreveu:Se entendi um pouco, a variável "lista" é a list dada como argumento, que fica embaralhada ao final da primeira linha de código.
Ué, cadê o raio do T?:
A linha seguinte, onde está o orderBy está errada. rsrs
Não era necessário retornar uma nova lista pra ela mesma, então bastaria remover o "lista =". O correto era estar assim:
Código:
return listaParaEmbaralhar.OrderBy(a => Guid.NewGuid()).ToList();
Aqui, já adianto suas duas perguntas sobre o "=>" e o "lambda". O lambda é uma maneira de criar uma "função" como parâmetro. Que??? Bom, eu não sei explicar bonitinho isso, na verdade, nem eu sei dizer a definição disso, então fica ai a dica de estudo (o uso de lambda é extremamente útil e é muito usado). De todo modo, você consegue "identificar" um lambda com a seta (=>) que você mencionou. Mas tome cuidado, => não é a mesma coisa que >= , portanto, fique esperto!
Perguntas:
- Estou acostumado a ordenar as coisas por padrões numéricos. O Unity é capaz de usar strings pra isso, então?
- "praticamente único" significa que é gerado aleatoriamente a cada vez que é chamado?
Ouid, ele tem essa carinha aqui ó: E9BEC635-3999-4F63-A0C9-1C81EE18CE41
Ele tem esse padrão de caracteres e traços. Essa combinação é gerada aleatoriamente e é quase impossível de gerar o mesma combinação mais de uma vez, por isso ela é dita como "quase única".
E sim, você pode ordenar por strings, inteiros, guids ou criar suas próprias regras de ordenação.

Aproveitando: Eu deveria dar um jeito de eliminar a minhalista1 da memória ou isso é feito automaticamente, ao encerrar o método?
Hm... Não posso te afirmar, mas acredito que o GarbageCollector faça isso automaticamente pra você. De todo modo, não se preocupe com isso.

Quanto a sua tentativa de aplicar o código e os erros disparados:

'List' does not contain a definition for 'OrderBy'
Este erro acontece porque provavelmente você não importou o linq, o grande trunfo do c# pra manipular dados. Basta colocar isso lá em cima, junto com os demais usings:
Código:
using System.Linq;

Bom, eu acho que essa reposta ficou foi é confusa pra caramba. scratch
Então fiz um pequeno projetinho de console pra que você rode e veja a magia acontecendo. Basta abrir seu visual studio ou editor preferido, colocar o código e rodar:
Embaralhador Quântico :

Em caso de dúvidas, é só falar.
Se desejar, podemos fazer uma call pelo Discord e eu te ajudo a implementar isso. sorrindo2

[Edit]
Ah, você fez várias perguntas. Provavelmente eu esqueci de responder algumas, então pode puxar minha orelha e dizer "pô Willy, e isso aqui?" bravo
Willy
Willy

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : C + B + A + A
Data de inscrição : 08/06/2009
Reputação : 264
Número de Mensagens : 1890
Prêmios : [resolvido] Método retornar vetor ou aceitar lista Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 2 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 1 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://willy-gmbr.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

[resolvido] Método retornar vetor ou aceitar lista Empty Re: [resolvido] Método retornar vetor ou aceitar lista

Mensagem por saim Qua 16 Set 2020, 08:17

Hehehe. Acho que está tudo respondido, sim. Falta testar, mas isso vai demorar um pouquinho (mundo corporativo, etc.)

Mas tem uma resposta que eu vou pedir pra elaborar. Ou melhor, vou elaborar e pedir pra dizer se está certo. É a leitura do código. Vamos lá:
Código:
return listaParaEmbaralhar.OrderBy(a => Guid.NewGuid()).ToList();
Lê-se:
return é pra retornar
listaParaEmbaralhar a lista entrada como argumento
OrderBy organizada da seguinte forma:
a ??? pega a lista ??? (aproveitando, poderia ser outra variável ou "a" é parte da sintaxe?)
=>  seguindo essa orientação aqui:
Guid.NewGuid usa uma ordem aleatória
ToList(); e faz uma lista, novinha, com o resultado

E assim que testar, vou ter minha lista embaralhada de um jeito mais eficiente.
Agora me conta outra coisa... se eu quisesse retornar um vetor uma matriz ao invés de uma lista, seria possível? Não quero, mas estou curioso.
saim
saim

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios : [resolvido] Método retornar vetor ou aceitar lista Empty

Medalhas x 1 Tutoriais x 6 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 3

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[resolvido] Método retornar vetor ou aceitar lista Empty Re: [resolvido] Método retornar vetor ou aceitar lista

Mensagem por Willy Qua 16 Set 2020, 08:59

Mas tem uma resposta que eu vou pedir pra elaborar. Ou melhor, vou elaborar e pedir pra dizer se está certo. É a leitura do código. Vamos lá:
Ahhh, você estava literalmente falando da leitura. What a Face

Bom, vamos lá:
return é pra retornar
listaParaEmbaralhar a lista entrada como argumento
Até aqui ta beleza!

OrderBy organizada da seguinte forma:
a ??? pega a lista ??? (aproveitando, poderia ser outra variável ou "a" é parte da sintaxe?)
Sim, o OrderBy orderna em ordem crescente. Se desejar, pode usar o OrderByDescending que faz a ordenação decrescente.

Como você disse, sim, a nomenclatura pode (e deveria, pelas boas práticas) ser outra. Normalmente, utiliza-se um nome que representa o conteúdo da lista. Por exemplo, imagine uma lista de carros:
Código:
_listaDeCarros.OrderBy(carro => carro.cor);
Já utilizou foreach ou ao menos um laço for? Bom, o que o lambda faz é basicamente isso, um foreach. No caso do OrderBy, é um laço apenas pra saber qual propriedade ele deve se basear pra fazer a ordenação, mas existem casos em que eu quero trocar os valores de uma lista. Por exemplo:
Código:
_listaCarrosParaPintarDePreto.Foreach(carro => carro.cor = "preto");
Ignore o foreach. É apenas pra demonstrar o lambda. Também poderia ser usado em um Select, que é bem bacana. Smile

=>  seguindo essa orientação aqui:
Guid.NewGuid usa uma ordem aleatória
Se sua lista tem 5 itens, então serão 5 Guids gerados. Como eles são aleatórios, a ordenação consegue se basear neles.
Código:
ToList(); e faz uma lista, novinha, com o resultado
Quando você usa o OrderBy, ele retorna uma implementação de IOrderedList (se não me engano), então usamos o ToList pra voltar ao tipo que queremos.

Agora me conta outra coisa... se eu quisesse retornar um vetor uma matriz ao invés de uma lista, seria possível? Não quero, mas estou curioso.
Sim! Da mesma forma que temos o ToList, temos também o ToArray. Só mude o tipo de retorno e é sucesso.
Willy
Willy

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : C + B + A + A
Data de inscrição : 08/06/2009
Reputação : 264
Número de Mensagens : 1890
Prêmios : [resolvido] Método retornar vetor ou aceitar lista Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 2 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 1 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://willy-gmbr.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

[resolvido] Método retornar vetor ou aceitar lista Empty Re: [resolvido] Método retornar vetor ou aceitar lista

Mensagem por saim Qua 16 Set 2020, 18:49

Show de bola, Willy!
MUITO obrigado mesmo!

Eu já ia dar o assunto como encerrado, mas...
Assets\Resources\Scripts\Inicializa.cs(77,43): error CS0103: The name 'Guid' does not exist in the current context
Sim, eu incluí o "using System.Linq;", no começo... na verdade, vou te mostrar o código todo, pro caso do problema ser em outro lugar. Mas num spoiler, porque chega de textão, né?
não repare a falta de constância nos comentários:
saim
saim

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios : [resolvido] Método retornar vetor ou aceitar lista Empty

Medalhas x 1 Tutoriais x 6 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 3

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[resolvido] Método retornar vetor ou aceitar lista Empty Re: [resolvido] Método retornar vetor ou aceitar lista

Mensagem por Willy Qua 16 Set 2020, 20:26

Sempre que você tiver um erro do tipo "does not exist in the current context", verifique se todos os imports necessários foram feitos. Para o Guid funcionar, você precisa importar o System. Portanto, basta adicionar lá no topo:
Código:
using System;

Se você estiver usando o VisualStudio, se você clicar sobre o erro e apertar "Ctrl" + ".", o VS irá recomendar possíveis soluções para seu erro. Uma delas é a importação da biblioteca, o que é uma mão na roda![resolvido] Método retornar vetor ou aceitar lista Guid10
Willy
Willy

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : C + B + A + A
Data de inscrição : 08/06/2009
Reputação : 264
Número de Mensagens : 1890
Prêmios : [resolvido] Método retornar vetor ou aceitar lista Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 2 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 1 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://willy-gmbr.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

[resolvido] Método retornar vetor ou aceitar lista Empty Re: [resolvido] Método retornar vetor ou aceitar lista

Mensagem por saim Seg 21 Set 2020, 16:18

Entendi. É que lááá em cima, você tinha dito pra usar o System.Linq; nem me passou pela cabeça que pra usar o .Linq eu precisaria, antes, estar usando o System; sem.Linq.

No mais, tudo certinho! MUITO obrigado!!!
saim
saim

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios : [resolvido] Método retornar vetor ou aceitar lista Empty

Medalhas x 1 Tutoriais x 6 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 3

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Willy gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

[resolvido] Método retornar vetor ou aceitar lista Empty Re: [resolvido] Método retornar vetor ou aceitar lista

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos