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[JAM-GM8] Bitoria no Boken

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Mensagem por Jois Gama em Ter 21 Jul 2020, 15:17

Bitoria no Boken
ビトリアの冒険

O QUE É


Jogo conceitual dividido em duas partes, criado para o concurso "Relembrando bons tempos com GM8".

IMAGENS


[JAM-GM8] Bitoria no Boken Ms-dos11
[JAM-GM8] Bitoria no Boken Famico10

LINKS



Executáveis (Google Drive)
Arquivos do Projeto (Google Drive)


OBS: Tudo que é preciso saber sobre o jogo está contido dentro de suas pastas. Revelar mais informações aqui poderia prejudicar a experiência.


Última edição por Super Games em Qua 22 Jul 2020, 13:57, editado 3 vez(es)

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Mensagem por vinians em Ter 21 Jul 2020, 18:10

Olá como vai ? 
Gostei muito do seu jogo, cheguei até o final mas não vou dar expoiler. Não sei se você se baseou em outro jogo do NES mas se não foi um fan game a idéia ficou bem original.
Não achei nenhum bug de programação. 
(não é review, apenas comentario)
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Mensagem por Mr.Rafael em Qua 22 Jul 2020, 16:05

Esse jogo está muito bom mesmo!

É uma ideia tão simples, tão pequena... e mesmo assim tão bem executada. Acho que foi uma das coisas mais criativas que já vi por aqui. A forma como a história é contada é muito bem-feita. Assim como o vinians, também não quero dar spoiler nenhum. Mas a sensação é mais ou menos como ler um livro enquanto aprecia uma paisagem. E tudo que ocorre ao seu redor sempre bate exatamente com o que está escrito, como se uma coisa descrevesse a outra.

A qualidade visual dos dois jogos está excelente, o que reflete muito bem a experiência da história que você está tentando contar. Até a forma como você organizou a distribuição do jogo é bem-feita. É simples, mas quando você tenta "entrar" na história, dá um senso de acreditável. Por exemplo: teclado em um NES? Sim, existe, e se chama Family BASIC!

As músicas também estão excelentes. O mistério em torno do jogo se envolve muito bem graças a música. Elas passam uma boa sensação de mistério em torno do jogo. É uma experiência similar a encontrar algo muito obscuro ou raro. Você sabe compor músicas de um jeito que envolve muito bem o ambiente ao seu redor. Estou desacreditado, cara, mas não surpreso, principalmente depois de ter ouvido outras músicas suas. Você é um ótimo compositor!

É impressionante ver até onde você chegou, Super Games. Você foi o primeiro a ter me dado as boas-vindas no fórum no meu primeiro tópico postado, e agora eu que te parabenizo, por ter conseguido criar um jogo tão agradável e cativante. feliz3

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Mensagem por Mr.Rafael em Sab 25 Jul 2020, 08:28

Lamento o post duplo, mas tive que vim aqui avisar que o jogo NÃO consta como inscrito no tópico do concurso. Por favor, coloquem ele lá!

E o do Multi-Temporal também.

o/
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[JAM-GM8] Bitoria no Boken Empty Re: [JAM-GM8] Bitoria no Boken

Mensagem por dharrison em Sab 25 Jul 2020, 08:30

Tranquilo Mr.Rafael, obrigado por avisar sorrindo

Eu procurei nas sessões mas não tinha encontrado esse tópico
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[JAM-GM8] Bitoria no Boken Empty Re: [JAM-GM8] Bitoria no Boken

Mensagem por Diemorth em Dom 09 Ago 2020, 19:31

⚙ - Mecânica / Programação / Fluidez / Jogabilidade (27/30)

🔼 - Pontos positivos:

  • Livre de bugs
  • Menu bem implementado assim como as cutscenes
  • Interação feita com passwords funciona relativamente bem e mantém o interesse no jogo
  • Linearidade da dificuldade do jogo bem implementada
  • Mecânicas em alguns momentos são combinadas

▶ - Poderia ser melhorado:

  • Caixa da colisão da personagem está pegando área extra
  • Punição muito alta ao falhar no fim do nível
  • As coisas demoram de aparecer no cenário o que pode confundir o jogador


A programação parece limpa, não tive problemas com bugs, as coisas parecem funcionar bem. Tive problemas para encontrar a primeira palavra(estava na minha frente o tempo todo naquele arquivo), mas realmente o jogo fica muito intuitivo depois dela. Realmente adorei a interação intercalada entre 'os jogos'.

Usar um 'sistema de terminal' para fazer essas interações foi algo inesperado para mim. Ainda assim a execução desse puzzle foi bem feita. Quanto a personagem, gostei da maneira que foram apresentadas as mecânicas, foi realmente bem linear, dá para sentir uma progressão da dificuldade.

De certa forma, antes das 'aranhas' o jogo fica bastante resumido em andar em linha reta e teleportar quando chegar no portal, mas acaba familiarizando a gente em como jogar o jogo e ainda assim temos a motivação de tentar descobrir a continuação.

Apesar de alguns puzzles acabarem ficando repetitivos, a curiosidade em continuar o jogo de palavras me prendeu durante todo o jogo então, a quantidade de conteúdo pareceu boa, inclusive, com a base do que se tem já programado é possível fazer algo mais extenso sem problemas.

Nesse ponto gostaria de fazer uma crítica a colisão da personagem/inimigos, acaba que em alguns momentos com esses inimigos parece que nós não vamos colidir e acabamos perdendo uma vida. Essa colisão poderia ser mais precisa ou melhor ajustada. Outro ponto negativo, é que se você morre no fim do level, acaba voltando para o início e isso é uma punição um pouco pesada em alguns níveis, um sistema de checkpoints simples ajudaria.

A complexidade da implementação do plataformer é relativamente baixa, mas considerando todas as mecânicas de teleporte, inimigos, caixas, mais o sistema de texto/passwords, deixa no mínimo com uma complexidade mediana.

Uma observação, na tela 'final', game over é geralmente associado à derrota, mesmo que aqui seja o fim do jogo de uma maneira positiva, acaba soando mal e gera um pouco de confusão, não chega a afetar o jogo, mas é um detalhe que seria interessante trocar. O sistema de password é burlável, isso não é um ponto que afeta a experiência de quem joga, mas novamente, é um detalhe que pode ser bom ajustar.

_____________

🎨 - Gráficos / Design / Harmonia Visual (25/30)

🔼 - Pontos positivos:

  • O jogo conseguiu ser interessante antes mesmo de abrir ele
  • Todos os detalhes com os arquivos fora do jogo foram muito bem feitos, são plausíveis e realmente parecem da época
  • Arte simples, mas harmônica e entrega tudo que o jogador precisa saber
  • O cenário muda conforme jogamos
  • A arte no terminal também foi uma boa adição

▶ - Poderia ser melhorado:

  • Falta um pouco mais de animações
  • Os inimigos estão com uma arte muito destoante do resto
  • A chuva acabou ficando com um pouco de noise


Muito bem apresentado, o contexto de .nes famicom combinou muito bem com a arte do jogo, todo o cuidado de contextualizar com os arquivos nas pastas, os ícones, até o 'post' do reddit, tudo isso foram detalhes muito interessantes e bem colocados. O arquivo '.nes' e o '.bat' mesmo com o seu conteúdo “suspeito”.

O terminal no fim das contas ficou perfeitamente plausível, assim como a capa do jogo.

A arte do menu está bem simples, mas condizente com títulos da época dá para ver que teve bastante pesquisa envolvida. A arte do jogo está bem simples, mas novamente, condizente com o console, as cores apesar de não serem as mesmas funcionam bem e até melhor do que se usasse a paleta original.

Poderia haver mais trabalho(ou buscar algo mais bem trabalhado) em alguns detalhes, como a água, os inimigos, e no background, mais algumas animações também ajudaria bastante. Creio que o ponto que talvez tenha mais incomodado tenham sido os inimigos, eles estão com uma arte que destoa bastante do resto. Ainda assim há um bom contraste e consegue-se compreender tudo.

A chuva é outro ponto à ser citado, ela foi uma boa variação para a gameplay, também para o ambiente, possivelmente daria para chegar em um resultado melhor usando sprites como partículas, ainda assim é uma variação interessante.

[/b]
_____________


🎧 - Efeitos Sonoros e Sons de Fundo (13/15)


🔼 - Pontos positivos:


  • Música com o loop bem ajustado
  • Efeitos condizentes com o jogo
  • Música específica para tela de game over
  • Efeitos sonoros em praticamente todos os lugares necessários


▶ - Poderia ser melhorado:


  • O menu não tem música
  • O som da chuva ficou alto
  • Faltam alguns efeitos sonoros relevantes


Eu senti muita falta de uma música no menu, mas a melodia durante o jogo ficou bem agradável, joguei por muito tempo ouvindo em loop e não cansei, a música não loopa de uma maneira brusca o que é bom.

Temos também alguns efeitos sonoros, estão bons, novamente, condizentes com o console da época, poderia haver um som ao coletar o item de fim de nível e um som ao tocar o inimigo. O som da chuva acabou ficando um pouco alto, mas como é em poucos níveis, não chega a ser tão irritante.

_____________


💡 - Criatividade e Originalidade (20/25)


Em quesito de criatividade esse jogo não tem como ser questionado, os puzzles fora do jogo foram realmente uma maneira muito boa de adicionar algo único para o projeto, quanto a originalidade, a ideia de fazer a viagem no tempo entre dois jogos, eles estando interligados foi muito boa, gostei da maneira com que a ideia foi executada, poderia ser interessante ter alguma mecânica do tipo com a personagem, isso com certeza daria mais valor ainda ao contexto dos jogos estarem separados pelo tempo.

Pena nem todos os assets terem sido feitos por você, ainda assim, o resultado está muito bom para o tempo disponível.

Considerações Sobre os Editáveis:
Algumas partes, por exemplo, as palavras, tanto no terminal, quanto algumas telas dentro do jogo poderiam ser construídas de maneira mais efetiva usando código com a fonte respectiva.

Um jogo assim tem um público muito específico, jogadores mais casuais desistiriam mais fácil.

Realmente uma grande submissão do “Supagemu”.


- Resultado -
« 85 / 100 »


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