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Problema com ID do objeto [RESOLVIDO]

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Mensagem por marcin_w_ Dom 14 Jun 2020, 13:44

Eu criei o título do tópico mais ou menos com o que acredito ser a solução para o problema que vou apresentar, como sempre é uma dúvida simples mas que me assombra. Vou tentar ser minimalista. Tenho objetos inimigos e cada um deles tem os braços e as pernas colocados separadamente (outro objeto). Como faço para padronizar a colocação dos braços e pernas nesses multiplos objetos inimigos sem que eles sejam criados apenas em um dos objetos que é o que geralmente acontece.....

por exemplo, quando o inimigo morre...muda a animacao da perna (que é outro objeto) mas como faço para definir que aquela perna morre naquele momento pq a variavel vida do objeto onde ela esta grudada é menor que 1?

existem algumas soluções analógicas pra isso....tipo criar um objeto que colide com o corpo pernas e braços e esse objeto invisivel em colisao com os 3 muda o estado para morto, mas nao eh isso que eu quero.....eu quero que cada objeto inimigo crie suas proprias pernas e braços.


Última edição por marcin_w_ em Qua 17 Jun 2020, 16:45, editado 1 vez(es)
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Problema com ID do objeto [RESOLVIDO] Empty Re: Problema com ID do objeto [RESOLVIDO]

Mensagem por theguitarmester Dom 14 Jun 2020, 19:47

faz o objeto principal do inimigo (sei lá, o corpo/cabeça) ter conhecimento de suas partes, e daí quando fazer a ação de morrer, avisar pra esses objetos que ele morreu, algo assim (código lógico):

Ao inimigo iniciar no jogo, ele cria as intancias das partes dele e deixa salvo:
// variaveis que o corpo do inimigo possui ao iniciar:
Código:
corpo = this;
bracoEsq = criarIntancia(bracoObj);
bracoDir = criarIntancia(bracoObj);
pernaEsq = criarIntancia(perna);
pernaDir = criarIntancia(perna);

//Ao morrer
Código:
if (vida < 0 && morto = false) {
morto = true;
bracoDir.morto = true;
bracoEsq.morto = true;
pernaDir.morto = true;
pernaEsq.morto = true;
}

algo assim, ao invés de tu alterar uma variável nos membros, poderia chamar uma função como "morri()";
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Mensagem por Willy Seg 15 Jun 2020, 17:47

Como o theguitarmester sugeriu, faça com que o objeto principal saiba da existência dos outros objetos. Sempre que você instancia um objeto utilizando o instance_create, o id desse objeto é retornado. Dessa forma, no create do seu inimigo, você pode ter algo semelhante a isto:
Código:

_bracos = instance_create(x,y, obj_bracos);
_pernas = instance_create(x,y, obj_pernas);

Com os ids guardados, você pode fazer o que bem entender com os braços e pernas a partir do corpo (objeto principal).
Por exemplo, pra destruir estes objetos em um evento de colisão com um tiro (obj_corpo):
Código:

with(_bracos)
{
  // Aplique sua lógica de destruição aqui.
}
with(_pernas )
{
   // Aplique sua lógica de destruição aqui.
}

Lembre-se: Nunca utilize o nome do objeto pra tomar uma ação!
Código:

with(obj_perna)
{
// Código é executado para TODOS os obj_perna presentes na room.
}

with(_pernas)
{
// Código é executado APENAS para uma instancia específica.
}

Obs.: Já fazem alguns anos que não mexo com Game Maker, então não lembro muito bem da sintaxe dele. Pode ter código errado ai em cima. Problema com ID do objeto [RESOLVIDO] 916736
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Mensagem por marcin_w_ Ter 16 Jun 2020, 10:07

Funcionou perfeitamente, como eu tinha algumas atribuições de x e y...de posicionamento das pernas eu criei uma variavel que define o inimigo mais próximo do obj perna como "meunimigo" assim a perna reconhece onde deve se posicionar. obrigado. problema resolvido!
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