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Problema na administração de memória ao realizar c

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Problema na administração de memória ao realizar c Empty Problema na administração de memória ao realizar c

Mensagem por theokof98 em Ter 26 Maio 2020, 12:15

Bom dia pessoal! Estou com um problema na administração de memória ao realizar carregamento de áudio no meu jogo.

Estou utilizando no create de um objeto a função:

Código:
som_ataque = sound_add ('sounds\ataques\ataque_1.wav',0,1)

Dessa forma, armazeno um determinado áudio do diretório do jogo em uma variável local.

Está funcionando muito bem, contudo, este objeto em questão que carrega o áudio aparece diversas vezes no jogo e com o tempo a memória do jogos fica sobrecarregada e o jogo começa a travar e áudio a falhar.
Gostaria de saber como faço para deletar esse áudio depois que deleto o objeto e assim “desafogar” a memória do meu jogo, já que só uso esse som enquanto ele está ativo.

Já tentei usas as função:

Código:
if sound_exists (som_ataque) {sound_delete(som_ataque)}
ou
Código:
if variable_local_exists (som_ataque) {sound_delete (som_ataque)}

Mas o jogo diz que o som não existe.

Tentei também a função sound_discard e nada.

Tem alguma forma de apagar esse som e a variável da memoria?
Para otimizar a velocidade do jogo.
Estou fazendo algo errado?
Agradeço desde já!
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Problema na administração de memória ao realizar c Empty Re: Problema na administração de memória ao realizar c

Mensagem por vinians em Ter 26 Maio 2020, 12:28

Olá amigo!
Uma das maneiras de resolver esse problema é:
-Coloque eese objeto apenas na primeira room
-Marque ele como "persistent"
-Voce pode colocar em uma variavel global
assim:
Código:

global.som_ataque = sound_add ('sounds\ataques\ataque_1.wav',0,1);
depois use essa variavel pra dar play no som.
Código:

audio_play_sound(global.som_ataque, 100, false);

Problema resolvido!

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Problema na administração de memória ao realizar c Empty Re: Problema na administração de memória ao realizar c

Mensagem por theokof98 em Ter 26 Maio 2020, 13:07

na verdade, a variável precisa local, pois existem vários do mesmo objeto em uma room, e em algumas condições posso ter que fazer ele para com o som. Se o som fica em uma variável como global, todos os objetos que estão reproduzindo o audio param de reproduzir e não somente o que eu quero.

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Problema na administração de memória ao realizar c Empty Re: Problema na administração de memória ao realizar c

Mensagem por TRFN em Ter 26 Maio 2020, 13:27

Ao invés de adicionar o audio em tempo de execução, você pode adiciona-los na inicialização do game e só dar play com sound_play quando for requisitado. O Peso na memória pode ser porque você carrega os mesmos arquivos repetidas vezes.

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Problema na administração de memória ao realizar c Empty Re: Problema na administração de memória ao realizar c

Mensagem por theokof98 em Ter 26 Maio 2020, 19:44

TRFN tentei adicionar os audios no inicio do jogo, não adianta, pq esses audios ficam armazenado na memoria e chega uma ponto que o jogo fica lento.
O ideal é adicionar aos poucos e a media que não for mais usando eles, remove-los da memória.
Mas não estou conseguindo fazer essa remoção.
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Mensagem por vinians em Ter 26 Maio 2020, 19:53

Amigo, você não precisa ler o som toda vez que for tocar. Após ler o som na memoria, você pode usar play_sound() e usar a referencia retornada pela função sound_add. Por isso eu te dei a ideia das variáveis globais. Primeiro você carrega todos os sons e armazena as referencias em variaveis. Depois você apenas "toca" o som usando essas referencias.

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Mensagem por theokof98 em Qui 28 Maio 2020, 12:23

O problema é que os audios adicionado pela função sound_add ficam armazenado na memoria RAM do computador. Se você adicionar um numero muito grande de sons através dessa função o jogo fica lento, que é o que estava acontecendo com o meu jogo.

Pelo o que eu pesquise o ideal é adicionar e remover os sons a media que precisa usa-los.
Estou tentado fazer isso através da função sound_delete, mas não estou conseguindo.
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Mensagem por vinians em Qui 28 Maio 2020, 12:36

Entendi. Esse é um problema que nunca tinha sido relatado, mas você já tentou, armazenar todas referencias em uma ds_list ? Assim você pode liberar todos os sons quando necessário, porque fica facil de iterar na ds_list e librar o som sem precisar criar um monte de variaveis.

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Mensagem por theokof98 em Qui 28 Maio 2020, 12:51

Não tenho familiaridade com ds_list, vou dar uma estudada sobre e tentar usar.
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