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Passar de Fases
3 participantes
Página 1 de 1
Passar de Fases
Bom pessoal, gostaria de fazer o seguinte:
1) Em uma room terá várias portas, mas somente a 1° porta esta destrancada;
2) Quando ele entrar nessa fase e coletar o score e chegar no final ele terá que voltar na room das fases;
3) Com esse score que ele coletou na fase anterior, ele pode ser gastada para liberar a próxima fase;
4) Depois de ter gastado esse score, ele não pode gastar mais nessa fase.
5) A passagem de fase será com a colisão com o personagem e a fase, no caso das fases trancadas ele mostra uma informação dizendo que ela esta trancada e o valor de score que deve ser gasto para destrancar.
Já tentei bastante aqui, e deu diversos erros como, mesmo que eu coleto o número de score, ele continua trancado a assim tendo que gastar de novo para entrar na fase e o outro é que mesmo não tendo os pontos necessários ele fica gastando até o infinito.
1) Em uma room terá várias portas, mas somente a 1° porta esta destrancada;
2) Quando ele entrar nessa fase e coletar o score e chegar no final ele terá que voltar na room das fases;
3) Com esse score que ele coletou na fase anterior, ele pode ser gastada para liberar a próxima fase;
4) Depois de ter gastado esse score, ele não pode gastar mais nessa fase.
5) A passagem de fase será com a colisão com o personagem e a fase, no caso das fases trancadas ele mostra uma informação dizendo que ela esta trancada e o valor de score que deve ser gasto para destrancar.
Já tentei bastante aqui, e deu diversos erros como, mesmo que eu coleto o número de score, ele continua trancado a assim tendo que gastar de novo para entrar na fase e o outro é que mesmo não tendo os pontos necessários ele fica gastando até o infinito.
Mestre Rá- Data de inscrição : 26/11/2011
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Re: Passar de Fases
Bom dia Mestre Rá,
Estou percebendo que não só esta como algumas dúvidas anteriores estão envolvendo variáveis. Sugiro que de uma estudada nesse assunto pois vai lhe abrir novos horizontes no GM.
Mas voltando a sua pergunta.
1) Em uma room terá várias portas, mas somente a 1° porta esta destrancada;
Coloque um teste em cada porta que fara o seguinte:
Se a variável aberta=false e score>= qnt 1000 (exemplo) dai score-=1000 aberto=true
Isso deve destravar a porta e a variável aberto=true vai evitar que isso torne a ocorrer (a primeira porta pode ficar destravada ou ter um custo de 0)
2) Quando ele entrar nessa fase e coletar o score e chegar no final ele terá que voltar na room das fases;
Basta usar no final da faze uma função "room_goto(faze desejada)"
3) Com esse score que ele coletou na fase anterior, ele pode ser gastada para liberar a próxima fase;
Ver explicação 1)
4) Depois de ter gastado esse score, ele não pode gastar mais nessa fase.
Ver explicação 1)
5) A passagem de fase será com a colisão com o personagem e a fase, no caso das fases trancadas ele mostra uma informação dizendo que ela esta trancada e o valor de score que deve ser gasto para destrancar.
Sugiro fazer com o apertar de um botão cara, melhor que um contato. Assim dá para passar por ela se quiser escolher outra porta.
Para mostrar o custo para liberar e se ela está ou não livre basta usar sprites tipo:
Coloque um sprite com o valor do custo e se ela está trancada faça o sprite de uma porta trancada e se não ela aberta.
Desculpe por não fazer os códigos, estou em época de folha de pagamento e não tenho muito tempo.
Espero ter ajudado, e qualquer dúvida basta perguntar. Não esqueça também de verificar outras formas com os demais membros do fórum.
Abraços!!
Estou percebendo que não só esta como algumas dúvidas anteriores estão envolvendo variáveis. Sugiro que de uma estudada nesse assunto pois vai lhe abrir novos horizontes no GM.
Mas voltando a sua pergunta.
1) Em uma room terá várias portas, mas somente a 1° porta esta destrancada;
Coloque um teste em cada porta que fara o seguinte:
Se a variável aberta=false e score>= qnt 1000 (exemplo) dai score-=1000 aberto=true
Isso deve destravar a porta e a variável aberto=true vai evitar que isso torne a ocorrer (a primeira porta pode ficar destravada ou ter um custo de 0)
2) Quando ele entrar nessa fase e coletar o score e chegar no final ele terá que voltar na room das fases;
Basta usar no final da faze uma função "room_goto(faze desejada)"
3) Com esse score que ele coletou na fase anterior, ele pode ser gastada para liberar a próxima fase;
Ver explicação 1)
4) Depois de ter gastado esse score, ele não pode gastar mais nessa fase.
Ver explicação 1)
5) A passagem de fase será com a colisão com o personagem e a fase, no caso das fases trancadas ele mostra uma informação dizendo que ela esta trancada e o valor de score que deve ser gasto para destrancar.
Sugiro fazer com o apertar de um botão cara, melhor que um contato. Assim dá para passar por ela se quiser escolher outra porta.
Para mostrar o custo para liberar e se ela está ou não livre basta usar sprites tipo:
Coloque um sprite com o valor do custo e se ela está trancada faça o sprite de uma porta trancada e se não ela aberta.
Desculpe por não fazer os códigos, estou em época de folha de pagamento e não tenho muito tempo.
Espero ter ajudado, e qualquer dúvida basta perguntar. Não esqueça também de verificar outras formas com os demais membros do fórum.
Abraços!!
Mateus O de Andrade- Games Ranking :
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Re: Passar de Fases
Valeu cara, assim na questão de estudar eu faço isso, aprendi bastante coisas, e sempre baixo várias engines e até baixei o manual, mas ainda sou muito fraco nessa questão de variáveis. Mas valeu pela explicação entendi a sua programação. Apesar que já fiz isso que você falou, a única diferença foi a variável.
Mestre Rá- Data de inscrição : 26/11/2011
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Re: Passar de Fases
Já fiz aqui, mas o mesmo problema persiste, mesmo depois de ter gastado o score necessário, tenho que gastar de novo depois que passo de fase.
Mestre Rá- Data de inscrição : 26/11/2011
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Re: Passar de Fases
Não basta somente criar a variável tem que criar um evento
- Código:
if aberta=false and score>=1000
{
Executa o código que você quer
}
Mateus O de Andrade- Games Ranking :
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Re: Passar de Fases
cara, voce pode criar instancias de portas e armazena-los em variaveis globais, assim fica mais facil manipular. ex:
no create event do objControle
No step do objControle
Ps: usei nomes de objetos fictícios, atenção ao editar o código se for usa-los
[edit]marque a room em que suas portas estao como persistent, acho que isso vai funcionar!
no create event do objControle
- Código:
global.porta[1]=instance_create(100,100,objPorta)
with(global.porta[1]){
score_to=0//pontos precisos para abrir
aberta=true//se a porta esta aberta
}
global.porta[2]=instance_create(200,100,objPorta)
with(global.porta[2){
score_to=100//pontos precisos para abrir
aberta=false//se a porta esta aberta
}
No step do objControle
- Código:
for(i=0; i<numero_de_portas; i+=1){//MUDE O numero_de_portas
if(point_distance(objPlayer.x,objPlayer.y,global.porta[i].x,global.porta[i].y)<50 && keyboard_check(vk_space)){
if(global.porta[i].aberta=false){//se a porta mais proxima do player estiver fechada
if(global.porta[i].score_to=0){global.porta[i].aberta=true}else{
if(score>0){score-=1 global.porta[i].score_to-=1}
}
}
}
Ps: usei nomes de objetos fictícios, atenção ao editar o código se for usa-los
[edit]marque a room em que suas portas estao como persistent, acho que isso vai funcionar!
Re: Passar de Fases
Eu fiz isso:Mateus O de Andrade escreveu:Não basta somente criar a variável tem que criar um evento
- Código:
if aberta=false and score>=1000
{
Executa o código que você quer
}
No Create:
variablel destrancado =0
Na colisão com a porta de fase coloquei:
test score value: 100, larger than;
start of a block;
variablel destrancado =1;
set score -100 relative;
different room: room2;
end of a block;
else;
test score value: 100, larger than, not;
start of a block;
variablel destrancado =1;
set score 0 relative;
end of a block;
Posso estar sendo chato agora, mas mesmo assim não estou conseguindo, já fiz uma série de testes e não conseguir fazer com que depois da porta for destrancada ela não gasta mais os pontos.
Mestre Rá- Data de inscrição : 26/11/2011
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Re: Passar de Fases
EU escreveu:[edit]marque a room em que suas portas estao como persistent, acho que isso vai funcionar!
Re: Passar de Fases
Isso vai fazer com que as portas passem de fase junto, não resolve o problema.
Mestre Rá- Data de inscrição : 26/11/2011
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Re: Passar de Fases
eu disse pra marcar a room como persistent, nao os objetos.
mais voce pode guardar as informaçoes das portas em um objeto controle persistent, assim, em todas as rooms que voce estiver voce podera usar as informaçoes das portas.
mais voce pode guardar as informaçoes das portas em um objeto controle persistent, assim, em todas as rooms que voce estiver voce podera usar as informaçoes das portas.
Re: Passar de Fases
Mestre Rá escreveu:Na colisão com a porta de fase coloquei:
test score value: 100, larger than;
start of a block;
variablel destrancado =1;
set score -100 relative;
different room: room2;
end of a block;
else;
test score value: 100, larger than, not;
start of a block;
variablel destrancado =1;
set score 0 relative;
end of a block;
Junto do primeiro test score coloque um test de variável para saber se destrancado está true.
E no else, ao inves de test score, teste se a variável destrancado está true e dai é só mandar para a outra sala.
apague tudo que está abaixo do test score (no caso o variablel destrancado =1 e set score 0 relative;.)
E se MESMO assim não der certo é só mandar seu arquivo que eu dou um jeito
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Re: Passar de Fases
http://www.4shared.com/file/cKcZxIcBce/Teste.html?
Está aí cara, preciso de sua ajuda mais uma vez
Está aí cara, preciso de sua ajuda mais uma vez
Mestre Rá- Data de inscrição : 26/11/2011
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Re: Passar de Fases
Cara, resolvi espero que você entenda.....tenho que correr amanhã me conta o que deu!!! uahsuahsuasa
http://www.4shared.com/file/e1lt9CQece/Teste.html?
http://www.4shared.com/file/e1lt9CQece/Teste.html?
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Re: Passar de Fases
Valeu cara com isso entendi como funciona.
Mestre Rá- Data de inscrição : 26/11/2011
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Re: Passar de Fases
Que bom que funcionou, mas só tem um porem, esse método que você está usando tem que ser adaptado pois se você tiver 50 portas, as 50 vão abrir pois essa variavel aberta é para todas as portas.
Sugiro que de uma estudada no assunto que o Isaque Onix expôs em seu tópico. Isso se não forem muitas portas, mas o conhecimento ainda sim é valido, uma arma a mais no seu arsenal de programador.
Sugiro que de uma estudada no assunto que o Isaque Onix expôs em seu tópico. Isso se não forem muitas portas, mas o conhecimento ainda sim é valido, uma arma a mais no seu arsenal de programador.
Mateus O de Andrade- Games Ranking :
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Re: Passar de Fases
pois e, as veses os comentarios sao ignorados so porque teem uma pilha de codigos e o dono do topico tem que estudar um pouco pra se adaptar, mais, de boa.
de qualquer forma, dexo aqui minha engine, assim podes estudar para projetos futuros.
https://www.dropbox.com/sh/xrqqlfdmb5k9fot/AAANgJKhnoMCpa0vjLTB3vJYa (PROCURE POR engine de portas dinamicas.gmk)
de qualquer forma, dexo aqui minha engine, assim podes estudar para projetos futuros.
https://www.dropbox.com/sh/xrqqlfdmb5k9fot/AAANgJKhnoMCpa0vjLTB3vJYa (PROCURE POR engine de portas dinamicas.gmk)
Mateus O de Andrade escreveu:Sugiro que de uma estudada no assunto que o Isaque Onix expôs em seu tópico. Isso se não forem muitas portas, mas o conhecimento ainda sim é valido, uma arma a mais no seu arsenal de programador.
Re: Passar de Fases
Muito obrigado pela ajuda pessoal.
Mestre Rá- Data de inscrição : 26/11/2011
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