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Ler váriavel do bloco de notas e usá-la
+4
NPH
Gonçalves
Magritte
Marcelo_mares
8 participantes
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Re: Ler váriavel do bloco de notas e usá-la
O Gonçalves tem razão cara, quebre a sua cabeça, eu até tenho uma engine prontinha que resolveria seu problema, mas ordem de colaborador é ordem e não irei descumpri-la.
É meio de se fazer, mas vai ser se der resultado.
É meio de se fazer, mas vai ser se der resultado.
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Re: Ler váriavel do bloco de notas e usá-la
Que preconceito com INIs é esse Marcelo? Para fazer a gestão de variáveis, é muito mais simples e eficaz usando .ini. Se o problema for a extensão do arquivo, você pode simplesmente usar INIs com a extensão .txt. O resultado vai ser o mesmo.
Re: Ler váriavel do bloco de notas e usá-la
Eu já quebrei muito a cabeça no gamemaker por anos, e não é porque vc quer que eu devo quebrar. Alguém pode criar uma engine pra mim?
Re: Ler váriavel do bloco de notas e usá-la
Olha, inis são arquivos de texto, com uma extensão diferente.Marcelo_mares escreveu:Não servem, pois as inis deveriam ser carregadas do bloco de notas mesmo.
Se o que você quer é só atualizar o valor de uma variável, é muito mais simples usar inis. Sério. Dá pra abrir usando o bloco de notar e mudar o valor da variável "na unha", dá pra fazer o jogo fazer isso.Marcelo_mares escreveu:eu poderia atualizar sempre o jogo, editando as variáveis no bloco de notas.
Isso não é atualizar o jogo. Atualizar o jogo é criar novas fases, novos códigos, mudar alguma coisa na jogabilidade. Se fosse o caso, aí é melhor usar .txts mesmo. Meu jogo genérico faz isso, dê uma olhada na minha assinatura.
Dá mesmo pra gravar com outra extensão e o arquivo ser reconhecido como ini? Dessa eu não sabia.Willy escreveu:Que preconceito com INIs é esse Marcelo? Para fazer a gestão de variáveis, é muito mais simples e eficaz usando .ini. Se o problema for a extensão do arquivo, você pode simplesmente usar INIs com a extensão .txt. O resultado vai ser o mesmo.
Cara, essa atitude faz exatamente o oposto do que você quer. Agora ninguém vai criar a engine pra você. Me desculpe, mas te deixa parecendo um menininho mimado. A gente sabe que você não é, então me ajude a te ajudar. Leia de novo os tutoriais do Willy, tente fazer por sua conta e, se der errado, poste os códigos que usou e o erro que aconteceu.Marcelo_mares escreveu:Eu já quebrei muito a cabeça no gamemaker por anos, e não é porque vc quer que eu devo quebrar. Alguém pode criar uma engine pra mim?
Se não entender como funcionam as inis, pode postar aqui ou no próprio tutorial a sua dúvida.
Ah, e antes que você pergunte, dá pra fazer com texto tudo o que dá pra fazer com inis. Só que inis são mais fáceis de usar, a estrutura já está prontinha, basta pegar e levar. Pra fazer a mesma coisa com arquivos de texto, é uma chatura de ficar definindo textos-padrão, comparando linha-por-linha, é uma inhaca, vai por mim.
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Re: Ler váriavel do bloco de notas e usá-la
Um arquivo INI é um arquivo de texto, assim como os arquivos html, xml, js, bat e muitos outros. Você pode lê-los no GM do mesmo jeito que lê um arquivo txt.
A diferença entre as funções file_text_read_string e ini_read_string é que a primeira lê a linha atual (você pode mudar) e a segunda procura no arquivo inteiro uma string com colchetes ( '[' e ']' ), então ele continua lendo até achar a seção (uma string que você escolhe), depois ele acha o igual ( '=' ) e pega a palavra que vem depois disso e termina num espaço.
Exemplo de INI:
Você só precisará ler assim: minha_senha = ini_read_string('conta', 'senha', 'teressa')
Resumindo:
Gravar uma variável:
A diferença entre as funções file_text_read_string e ini_read_string é que a primeira lê a linha atual (você pode mudar) e a segunda procura no arquivo inteiro uma string com colchetes ( '[' e ']' ), então ele continua lendo até achar a seção (uma string que você escolhe), depois ele acha o igual ( '=' ) e pega a palavra que vem depois disso e termina num espaço.
Exemplo de INI:
- Código:
[conta]
login=Pedro
senha=naotin
Você só precisará ler assim: minha_senha = ini_read_string('conta', 'senha', 'teressa')
Resumindo:
Gravar uma variável:
- Código:
ini_open('arquivo.ini')
ini_write_string('conta', 'email', 'a@b.c')
ini_close()
- Código:
ini_open('arquivo.ini')
email = ini_read_string('conta', 'email', 'não definido')
ini_close()
show_message(email)
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
Re: Ler váriavel do bloco de notas e usá-la
Só complementando:
Se existe um arquivo chamado texto.txt e tiver a estrutura de um .ini, para o Game Maker ele é um .ini.
Se existe um arquivo chamado texto.txt e tiver a estrutura de um .ini, para o Game Maker ele é um .ini.
Gabreel- Data de inscrição : 02/10/2009
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