GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» player não consegue andar
por lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33

» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22

» Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31

» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23

» Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49

» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58

» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36

» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36

» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33

» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51

» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28

» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18

» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08

» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10

» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16

» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40

» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01

» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45

» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34

» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28

» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48

» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54

» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14

» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50


Barra de EXP Para Level

5 participantes

Ir para baixo

barra de vida - Barra de EXP Para Level Empty Barra de EXP Para Level

Mensagem por galavernaa Sáb 12 Jan 2013, 14:01

Falae pessoal , eu aqui de novo , o motivo de eu perguntar tanto talvez seja minha vontade de aprender , por tanto me desculpe caso eu seja um belo de um noob!
Bom , hoje queria perguntar como fazer por exemplo para cada nível você precisa de uma quantidade de xp para passar , até aí tudo bem , mas tem uma barrinha de XP
como posso fazer para o maximo dela não ser 100 e se o maximo for por exemplo 1000 ela só esteja 100% cheia quando eu estiver em 1000 de xp??
Eu tentei fazer algo assim no create :
global.xp.max=1000
não funcionou , por favor ajudem se possível , obrigado e tenha um bom dia!
galavernaa
galavernaa

Data de inscrição : 20/12/2012
Reputação : 1
Número de Mensagens : 97
Prêmios : barra de vida - Barra de EXP Para Level Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

barra de vida - Barra de EXP Para Level Empty Re: Barra de EXP Para Level

Mensagem por The Wizard Sáb 12 Jan 2013, 14:14

Veja mais tutoriais assim você irá melhorar, você terá que fazer algo mais ou menos assim:
Código:
if xp=1000
{passa de nível}
o esquema é ess mas você tem que mostrar os codes que está usando senão não temos como ajuda-lo :/
The Wizard
The Wizard

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B
Data de inscrição : 24/03/2010
Reputação : 17
Número de Mensagens : 1129
Prêmios : barra de vida - Barra de EXP Para Level Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

barra de vida - Barra de EXP Para Level Empty Re: Barra de EXP Para Level

Mensagem por galavernaa Sáb 12 Jan 2013, 14:43

The Wizard escreveu:Veja mais tutoriais assim você irá melhorar, você terá que fazer algo mais ou menos assim:
Código:
if xp=1000
{passa de nível}
o esquema é ess mas você tem que mostrar os codes que está usando senão não temos como ajuda-lo :/
Disso eu sei , não é isso! Eu estou dizendo para fazer no draw_healthbar o maximo da xp ser 1000 por que a barrinha de xp que é uma healthbar fica enteira cheia quando a variavél é 100!
galavernaa
galavernaa

Data de inscrição : 20/12/2012
Reputação : 1
Número de Mensagens : 97
Prêmios : barra de vida - Barra de EXP Para Level Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

barra de vida - Barra de EXP Para Level Empty Re: Barra de EXP Para Level

Mensagem por KinKing Sáb 12 Jan 2013, 14:51

Use global.xpMax = 1000 no "create" ou onde for, e global.xpAtual/10 para o "amount" da draw_healthbar. Sendo que esse /10 é, claro, dividido por 10. Mas é 10 é porque a xp máxima (1000) dividida por 10 = 100(%)

Então se sua global.xpMax for 2000, seria global.xpAtual/20.
Se for 3600, seria /36.
KinKing
KinKing

Data de inscrição : 29/05/2008
Reputação : 16
Número de Mensagens : 422
Prêmios : barra de vida - Barra de EXP Para Level Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://felipejoys.webnode.com

Ir para o topo Ir para baixo

barra de vida - Barra de EXP Para Level Empty Re: Barra de EXP Para Level

Mensagem por galavernaa Sáb 12 Jan 2013, 15:28

#KinKing
Tá , entendi o que você quer dizer , mas os números de exp que será preciso não serão tão simples , e serão 99 lvs , como posso fazer de uma forma mais simples ??No nível 1 precisa de 60 de xp , no 2 precisa de 67 e aí fica meio complicado , mas chega uma hora que fica 1117 , então acredito que este método não irá funcionar , e se for ficarei dias e dias fazendo isso com todos os leveis!
galavernaa
galavernaa

Data de inscrição : 20/12/2012
Reputação : 1
Número de Mensagens : 97
Prêmios : barra de vida - Barra de EXP Para Level Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

barra de vida - Barra de EXP Para Level Empty Re: Barra de EXP Para Level

Mensagem por KinKing Sáb 12 Jan 2013, 15:56

barra de vida - Barra de EXP Para Level Regra3amount

Amount:
Código:
(global.xpAtual*100)/global.xpMax


EDIT: Desculpa, me empolguei!
KinKing
KinKing

Data de inscrição : 29/05/2008
Reputação : 16
Número de Mensagens : 422
Prêmios : barra de vida - Barra de EXP Para Level Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://felipejoys.webnode.com

Ir para o topo Ir para baixo

barra de vida - Barra de EXP Para Level Empty Re: Barra de EXP Para Level

Mensagem por galavernaa Sáb 12 Jan 2013, 16:09

#KinKing
Resolvi , eu pedi ajuda para meu irmão e ele fez a mesma coisa que você só que com outras variaveis , obrigado! Podem trancar já o tópico obrigado!
galavernaa
galavernaa

Data de inscrição : 20/12/2012
Reputação : 1
Número de Mensagens : 97
Prêmios : barra de vida - Barra de EXP Para Level Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

barra de vida - Barra de EXP Para Level Empty Re: Barra de EXP Para Level

Mensagem por Gonçalves Sáb 12 Jan 2013, 16:13

VocÊ precisa de um algoritmo para dizer quanto de experiência precisa pra cada lvl, ou então fazer manualmente mesmo.

No meu jogo TownCraft, como os heróis têm apenas 10 lvl's, fiz manualmente:

Código:
xp_necessaria[0] = 20 // XP necessaria para ir pra lv 2
xp_necessaria[1] = 50 // XP necessaria para ir pra lv 3
xp_necessaria[2]= 80 // XP necessaria para ir pra lv 4
etc.

E por aí vai.

Já pro meu jogo Glanis, eu busquei na net e achei o algoritmo do Tibia de XP. Pra criar um algoritmo desses é um pouco complicado. Um exemplo:

Código:
xp_necessaria = 20+(lv*15)+(lvl*20)

Assim, no LV 1 ele precisará de 55 de XP.
No LV 2 ele precisará de 90 de XP.
No LV 3 ele precisará de 125 de XP.

Não é o melhor dos algoritmos, mas você pode inventar o seu. O do tibia (encontrei no site tibiabr.com):

Código:
xp_necessaria = (50/3)*(lv/3 - (lv*6)/2 + (lv*17) - 12)

Essa barra eu consegui fazer no Glanis, demorei a conseguir, a lógica é essa, ao iniciar:





Código:
xp_necessaria = algoritmo de xp // XP necessária para ir ao LV 2
xp = 0 // XP inicial

// Vars usadas pra desenhar a barra
xp2 = xp
xp3 = xp_necessaria

A barra se desenhar assim:

Código:
draw_healthbar(x-20,y-44,x+20,y-41,xp_porcentagem,c_black,c_lime,c_lime,0,1,1)

E esse xp_porcentagem, como achamos?

Código:
xp_porcentagem = (xp *100)/xp_necessaria

É um simples função matemática, que vai dar xp (exemplo 15) multiplicado por 100, dividido pela xp_necessaria (exemplo 60):

15*100 = 1500
1500/60 = 25

Encontrou que 15 é 25% de 60. Isso fará com que o máximo que a barra tenha como valor é 100.

E quando passar de LV, atualiza a XP necessaria ao aumentar a var LV:

Código:
lv += 1

xp2 = xp_necessaria // Essa var teria o valor 60 se fosse do caso acima

xp_necessaria = algoritmo de xp // Atualizando algoritmo

xp3 = xp_necessaria // Essa var teria o valor de xp necessaria já do novo lv

xp3 -= xp2 // Diferença entre os duas xp_necessaria, o que faria conseguirmos criar a barra sem bugs

Com o draw_healthbar dado acima, a barra ficaria cheia de bugs, então, agora você poderia substiuí-la por:

Código:
xp_porcentagem = (x2 *100)/x3

draw_healthbar(x-20,y-44,x+20,y-41,xp_porcentagem,c_black,c_lime,c_lime,0,1,1)

Acho que funcionaria, se não, só alguns ajustes e deve funcionar.

Até.


Última edição por Gonçalves em Sáb 12 Jan 2013, 16:17, editado 1 vez(es)
Gonçalves
Gonçalves

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B + A + C
Data de inscrição : 29/10/2010
Reputação : 79
Número de Mensagens : 1013
Prêmios : barra de vida - Barra de EXP Para Level Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 4 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

barra de vida - Barra de EXP Para Level Empty Re: Barra de EXP Para Level

Mensagem por theguitarmester Sáb 12 Jan 2013, 16:14

você pode Fazer Algo Assim:
Vou Fazer um Code que é só Você Colar no Draw para ver.


----------------Editado:
Está Aqui, APENAS COLOQUE NBO DRAW, E DIVIRTA-se!
Código:
///pode colocar isto no CREATE  <<<
if !variable_local_exists('level')
{level=1 expatual=0
explv[1]=0
explv[2]=60
explv[3]=67
explv[4]=74
explv[5]=82
explv[6]=-1    //coloque  esse code no último para Declara que está no Maximo.
}
//////---------                >>>

//CASO VOCÊ NÃO SAIBA FAZER, AQUI É COMO SE FAZ PORCENTAGEM
if level!=6{if explv[level+1]!=0 porcentagem=(100/explv[level+1])*expatual
else porcentagem=0 //a Checagem
}

if level!=6{
draw_set_color(0)
draw_rectangle(view_xview+10,view_yview+10,view_xview+110,view_yview+18,0)
draw_set_color(c_red)
 draw_rectangle(view_xview+10,view_yview+10,view_xview+10+porcentagem,view_yview+18,0)
}else draw_text(view_xview+10,view_yview+10,'Level Máximo')


draw_set_color(c_white)
if level!=6 draw_text(30,30,'LEVEL  '+string(level)+' Falta '+string(explv[level+1]-expatual)+' de Exp')
//Podia ter Feito Experiência direta, isto é, cada vez que chegasse no Nível, não zerava a Exp.


//Para Adicionar Exp
if level!=6
{expatual+=1

//Evoluir
if expatual>=explv[level+1]
{expatual=0 level+=1}

}
theguitarmester
theguitarmester

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : B + C
Data de inscrição : 28/02/2012
Reputação : 139
Número de Mensagens : 2211
Prêmios : barra de vida - Barra de EXP Para Level Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 4 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 2 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 1
Plataformas :
  • Unity


http://guitarmester.no.comunidades.net/index.php?pagina=19362978

Ir para o topo Ir para baixo

barra de vida - Barra de EXP Para Level Empty Re: Barra de EXP Para Level

Mensagem por galavernaa Dom 13 Jan 2013, 14:06

#theguitarmester
Obrigado por me mandar o código , mas eu já tinha feito! hehe mas de qualquer forma , Obrigado!
galavernaa
galavernaa

Data de inscrição : 20/12/2012
Reputação : 1
Número de Mensagens : 97
Prêmios : barra de vida - Barra de EXP Para Level Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

barra de vida - Barra de EXP Para Level Empty Re: Barra de EXP Para Level

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos