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[resolvido] importando dados de arquivo de texto no GMS

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Mensagem por saim Seg 17 Dez 2012, 20:00

>não sei por onde começar a pergunta...<
Estou criando um jogo que, teoricamente, seria simplérrimo. O jogo é aquele joguinho de ligar pontos, mas ao invés de comprar uma revista cheia deles na banca, por R$1,99, resolvi que seria legal fazer uma versão eletrônica, com possibilidade infinita de inclusão de novos desenhos.
Aí, pra ter essa possibilidade de expansão infinita, achei legal criar uma pasta "imagens", onde colocar as novas imagens. O jogo se encarrega de verificar quais imagens existem.
Aí, pra que os pontos ligados não estejam em posições definidas pelo jogador DURANTE o jogo (ou seja, pra ter um "certo" e um "errado"), achei legal estabelecer um formato de arquivo que venha com as coordenadas de cada ponto, além do número de pontos. O programa se encarrega de verificar se existe o arquivo de coordenadas e se existe um arquivo de imagem associado (eles têm o mesmo nome).
Aí, de quebra, achei legal criar um ícone-miniatura pra cada imagem, pro jogador escolher qual ele quer. Botei isso numa janelinha de seleção e funciona como a função file_get_open_name (ou coisa do tipo, ela não está nem na lista de obsoletas do GMS). Beleza.
Isso tudo antes de eu ganhar o GMS. Então estava usando um bocado de funções obsoletas, como o execute_file, pra determinar as coordenadas. Até criei um arquivo que gerar o arquivo de coordenadas no formato bonitinho, pré-determinado.

Aí vem o GMS e suas funções obsoletas. E eu me deparo com o fato que não posso mais simplesmente executar um arquivo externo como se fosse um script. Ok, vamos em frente. Ainda posso ler arquivos de texto, ainda posso transformar strings em números reais, dá pra me adaptar.
Mas está dando erro, não sei porque. O erro é comprido, então vai num spoiler:
erro:

Ok, suponho que "unknown source line" seja o problema, mas o que isso quer dizer? E porque funciona no game genérico (ou seja, GM8.0)?
E olha só como eu sou prático: ainda vou postar aqui (em outro spoiler maior ainda) toda informação do objLoader! Já está meio comentado, mas posso responder perguntas. O erro acontece quando eu tento executar o evento User Defined 0 (que inseri porque o GMS não tem triggers...)
objLoader:
Num último spoiler, o script que lê as coordenadas e joga nas ds_lists. O tamanho das ds_lists vai ser o número de pontos de cada imagem:
carregaCoordenadas:


Última edição por saim em Qua 19 Dez 2012, 08:21, editado 1 vez(es)
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[resolvido] importando dados de arquivo de texto no GMS Empty Re: [resolvido] importando dados de arquivo de texto no GMS

Mensagem por All-x Seg 17 Dez 2012, 20:32

O erro é sobre a variável rmPlay você não a declarou em lugar algum. Pelo que vi ela armazena uma room.

Bom, é isso que consegui achar.

FLWS!
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[resolvido] importando dados de arquivo de texto no GMS Empty Re: [resolvido] importando dados de arquivo de texto no GMS

Mensagem por saim Seg 17 Dez 2012, 22:06

Puxa vida(1), é verdade!
Eu tinha mudado o jogo porque a room estava ficando "esticada", achei que criá-la via código resolveria. Fiz uma room "rmInicializa" que adiciona a rmPlay e vai pra rmLoad. Deu certo, depois de você me mostrar o erro. Eu tinha esquecido de falar pra rmInicializa ser a primeira do jogo.

Variable Get rmPlay. Beleza, vou me lembrar dessa linha da próxima vez que surgir um erro.

Mas isso não resolveu o problema da room esticada, como eu imaginei que resolveria... Posso continuar aqui ou devo abrir um novo tópico? A room é criada com a largura da imagem (+ espaço pra um botão de voltar) e altura da imagem. O código está no user_event do objLoader, acima.

(1)Não sabia que a palavra que coloquei antes de "puxa vida" era considerada palavrão...
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Mensagem por Kabeção Ter 18 Dez 2012, 12:15

saim escreveu:Puxa vida(1), é verdade!
Eu tinha mudado o jogo porque a room estava ficando "esticada", achei que criá-la via código resolveria.
Então, a view e a janela propriamente dita do jogo são coisas diferentes.
Você pode encarar a view como uma surface que é esticada até atingir o tamanho da tela.

Por conveniência o GMS automaticamente define o tamanho da janela de acordo com a primeira room. Mudar as configurações da view depois de inicializado o jogo não vai mudar a janela.
Você pode fazer isso manualmente com window_set_size.
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[resolvido] importando dados de arquivo de texto no GMS Empty Re: [resolvido] importando dados de arquivo de texto no GMS

Mensagem por saim Ter 18 Dez 2012, 13:25

Kabeção escreveu:Por conveniência o GMS automaticamente define o tamanho da janela de acordo com a primeira room.
Entendi. Achei que o room_set_width/height resolveria, já que no caso do GM8.0, resolve.
Beleza. window_set_size. Vou tentar e volto a postar (ou edito esse post).
Valeu!

...

Mas se room_width/height não serve pra definir o tamanho da janela... então não serve pra muita coisa, né?
Quer dizer, é um valor de referência, a gente já está acostumado a usar e tal, tem até o evento out_of_room... Mas fora isso, me parecem umas constantes meio insossas.
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Mensagem por Kapoty Ter 18 Dez 2012, 13:27

Saim, acho que é necessário sim, caso seu jogo use view, você pode definir o tamanho da room maior do que o da view...
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Mensagem por saim Qua 19 Dez 2012, 08:20

Sim, sim, isso eu já faço. O lance é que no GM8.0, a janela em que a room fica é dimensionada pro tamanho da room automaticamente. A diferença em questão é entre o tamanho do room e da janela, as views são outra história.
Mas depois eu pensei direitinho e realmente é útil ter limites da room independentes do tamanho da janela na tela. Bobagem minha não ver a diferença antes, agora que mudei de idéia fica até difícil ver a relação.

Ah, só pra encerrar o assunto, o window_set_size funcionou como um relógio! Tive que usar mais uma vez, por causa da volta à room de seleção, mas ficou lindo!

Tópico resolvido!

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