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Escora Ball

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Mensagem por theguitarmester em Sex 07 Set 2012, 11:22

Não entendi muito bem seu Ráciocínio ENDELAURO, isso não á faria ir diminuindo a Velocidade.

MoisesBR, a Função é a Friction, Vou Fazer Uns Testes á Usando.

ENDELAURO, Sobre o Mundo de gelo, Como assim? você só pode andar quando está parado, então não alteraria nada na jogabilidade. se alteraria me fale como me dê a idéia proposta explicando-a
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Mensagem por moisesBR em Sex 07 Set 2012, 11:43

Não sei se entendeu bem minha ideia:

Até o momento, ainda não entendi a do scora, só sei que é um puzzle, mas a movimentação me lembrava o filme tron! Se você assistiu o filme acho que entendeu, ou eu é sou bem esquisito mesmo no modo de ver as coisas.

Mas deixa pra lá, no momento minhas idéias para o scora parou no portal(kkkk), que a propósito, só aquele quadradinho verde esquisito com a palavra "passou", ficava sem graça! Nesse caso a ideia é uma animação de efeitos estilo buraco negro ou qualquer coisa.

Se estou comentando e dando palpites até mesmo sem sentido, é por que gostei mesmo!
(só use se prestarem mesmo!)

Tô travado na fase 15" Ô fase do cão! kkkkk
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Mensagem por theguitarmester em Sex 07 Set 2012, 12:06

Que Bom que você gostou do Jogo, e está tentando Melhora-lo ajudando. suas dicas não são sem sentido, elas são Contrutivas e Vou ver se Aplico algumas, vou trocar o Modo do 'PASSOU', mas o que eu poderia fazer:
deixar escrito 'PASSOU' e colocar um Efeito de pingo caindo nele, isto é, dando a impressão de Ondas, Assim:
Spoiler:
Escora Ball - Página 2 0000000001005_m
só que animado(não sei direito como fazer, mas tento aprender)

Vi pouco do Filme do TRON, queria o Vê-lo mas sempre que deu na ULBRATV eu via pouco, esava sem tempo. vi uma parte que eles estão correndo de moto, e vai criando uma Linha que não pode colidir senão é destruído(até fiz um Jogo Assim).
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Escora Ball - Página 2 Empty AVALIAÇÃO

Mensagem por cascavelo em Sab 08 Set 2012, 16:52

Gráficos: Estão muito simples, apresentam muito serrilhado, principalmente nos textos, o que se espera neste tipo de games são gráficos lisos do tipo vetorizados. As mensagens no início estão muito confusas não parecem ser um tutorial. Mas como o autor está preparando uma nova versão acho que tudo isto será resolvido nela.

Músicas e efeitos sonoros: Sem efeitos sonoros nas colisões, a música de fundo parece não combinar com o jogo, mas acho que é devido a ausência de outros sons, faltou um bom efeito sonoro na mudança de fases.

Controles: Simples como deve ser em um jogo destes, acho que o suporte a mouse é dispensável, o ideal é jogar no teclado mesmo.

Gameplay: No início o jogador não se sente muito empolgado com o game devido ao visual pobre, mas depois de passar umas 3 fases o game se torna mais desafiador, muito interessante e criativo os obstáculos que foram criados para formar o puzzle, joguei até a fase 14, uma pena não ter um save automático para que eu possa retornar a mesma fase se quiser jogar de novo.
O sistema com as argolas foi o que achei mais interessante, pois faz a fase parecer muito difícil e na verdade não é, deve ter dado bastante traballho elaborar os enigmas.

Programação: É um tipo de jogo simples de fazer, mas bem difícil de deixar interessante a ponto de prender o jogador, encontrei apenas dois bugs, são setas nas fases 7 e 9 que reiniciam a fase sem motivo.

Conclusão: É um bom quebra cabeça pra se passar o tempo, só falta melhorar a parte gráfica pra atrair mais jogadores e bolar algumas recompensas para os jogadores, depois de tanto trabalho bolando as fases o jogo deve ser aprimorado em sua apresentação com efeitos sonoros e visuais, com gráficos melhorados e sons envolventes muita gente vai jogar. A primeira coisa que atrai um jogador é o visual que ele vê nas fotos de divulgação, então capriche nisto.

Nota C,

Poderia ser um B mas tem que melhorar bastante a apresentação do game, quer chegar a um "A"? Então dê atenção ao que os jogados acham do jogo e continue sempre atualizando e melhorando o game, não abandone o projeto.

Algumas sugestões:
Como o gameplay já tá bom o negócio e melhorar a apresentação do game, pense no seguinte:
- Trocar os sprites das argolas para algo que lembre chaves, já que eles abrem uma parede e mostrar na tela quantas o jogados tem.
Ficaria até mais bacana se fossem bombas e o player mudasse cor quando tivesse bombas e ao encostar na parede ela explodisse.
- Aquelas paredes que permitem passar e depois fecham, tem que ser mais diferentes nos dois estados, acho que um alpha mais baixo na primeira ajudaria.
- As paredes vermelhas que fazem a bola voltar ao inicio poderia mostrar alguma animação, como uma mina que explodia a bola, poderia até emitir um bip que que ficava mais alto quando o player se aproximava antes de explodir, isto ia deixar o jogador bem apreensivo quando passasse próximo a elas.
- Nas paredes com setas você pode usar uma animação do tipo "bumper", assim: o sprite dá um pequena crescida pra mostrar que repeliu o player e emite um som pra mostrar isto.
- Acho que se você fizesse a opção por gráficos futuristas seu jogo ia fazer sucesso, abandone a ideia de paredes de tijolos, a idéia do MoisesBR de fazer um coisa meio Tron é bem mais legal, pois vai permitir incorporar vários elementos visuais no jogo, inclusive efeitos com partículas.
- Colocar pernas e braços na bola não vai ajudar muito no visual do game, sei que você já está fazendo isto, mas se o sprite do player fosse um átomo com elétrons girando ao redor por exemplo ia ficar mais tecnológico.
- Não se esqueça de fazer um save automático, na tela de apresentação coloque opções "novo jogo e continuar".
- E os sons, são muito importantes, se tiver dificuldade nisto peça ajuda.
- Se quiser aumentar o fator replay do game, para que as pessoas voltem a jogar as fases, coloque minigames dentro dos puzzles.
Exemplo: Cada fase tem 3 estrelas espalhadas que se forem coletadas dão um "Perfect" brilhante para o jogador ao final da fase. Ou podem ser letras formando alguma palavra relevante como o nome do jogo. Mas pra implementar isto você necessitaria de um seletor de fases mostrando o desenpenho anterior do jogador em cada uma delas pra que ele se sentisse tentado a tentar novamente pra conseguir o perfect.

Bem, isto são só idéias, se achar que pode aproveitar alguma vá em frente.


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Mensagem por theguitarmester em Dom 09 Set 2012, 11:53

- Não se esqueça de fazer um save automático, na tela de apresentação coloque opções "novo jogo e continuar".
Existe um SAVE no Jogo, 3 Salva e 4 Carrega.

Gostei da Avaliação, era mais ou Menos o que esperava.

Estou sem Tempo Agora Mas Depois do um Edit e Comento Mais.
__________________________________________________________20:42
Dicas São Sempre Bem Vindas, e Muitas postadas por vocês do Fórum(Especialmente Cascavelo e MoisesBR, me ajudam Muito), irei aplicar no jogo, e Mais as Minhas Idéias Que já Tive, de como um modo para 2 Jogadores(estou ainda pensando como desenvolver um modo , em que para passar das fases, é necessário um jogador cooperar com o Outro, e/ou um modo meio de competição), e o Modo Edrição/Criação.

Sobre Suas Dicas:
- Trocar os sprites das argolas para algo que lembre chaves, já que eles abrem uma parede e mostrar na tela quantas o jogados tem.
Pensei em Fazer Chaves, Mas Acho que Fica Muito 'Igual' á Outros Jogos, mas algo que lembre chave, poderia ser até, mas acho que este fator já está bom(Na Versão Pró, refiz todos os Sprite Inclusive a Argola, que agora é uma Esfera). mas ainda posso mudar caso acham que isso ficou Ruim.

- Aquelas paredes que permitem passar e depois fecham, tem que ser mais diferentes nos dois estados, acho que um alpha mais baixo na primeira ajudaria.
e Na versão 2.0 é mais parecido ainda, Isto é um Problema, estou ainda a Refazer(já refiz, e ficou parecido), mas quero deixar os objetos pararecidos, mas de um jeito que Claramente você percebe quando está passável ou não.

- As paredes vermelhas que fazem a bola voltar ao inicio poderia mostrar alguma animação, como uma mina que explodia a bola, poderia até emitir um bip que que ficava mais alto quando o player se aproximava antes de explodir, isto ia deixar o jogador bem apreensivo quando passasse próximo a elas.
é Uma Boa idéia, já redesenhei este Sprite, mas Como Disse Nada está fechado, e da idéia de Explodir, gostei. vou Perguntar a vocês qual seria melhor diante ao meu jogo: Um fogo/lava(atual, da versão 2.0/pro/alpha/deluxe e normal) que ao colidir você virese pó ou, queimase, ou Mina que ao Colidir você Explodisse. Sobre o som, Ficaria meio estranho talves, porque em muitas fases, há diversas Lavas/fogos(minas no caso), e todas elas emitindo som, ficaria uma barulhera, mas um som de Explosão ou de se Dissolvendo ficará bem legal(Ficará, porque eu irei fazer um dos dois).

- Nas paredes com setas você pode usar uma animação do tipo "bumper", assim: o sprite dá um pequena crescida pra mostrar que repeliu o player e emite um som pra mostrar isto.
não sei o que é Bumper(do dicionário 'Pára-choque', agora já sei!), mas entendi, pelo que você disse e pela tradução, é um efeito usado no jogo - [SEGA](pelo que lembro, há esse efeito).
eu Criei um Efeito em que ao colidir, ele troca de cor, fica em um tom meio amarelado, por alguns décimos, mas vou ver essa sua idéia, que me parece boa. mas como fazer isso no GM(sem usar novos desenhos) e ficar bacana? posso usar o Image_scale, aumentar e Diminuir por um curto tempo, mas será que ficaria legal? talves perderia a qualidade, mas vou testar.

- Acho que se você fizesse a opção por gráficos futuristas seu jogo ia fazer sucesso, abandone a ideia de paredes de tijolos, a idéia do MoisesBR de fazer um coisa meio Tron é bem mais legal, pois vai permitir incorporar vários elementos visuais no jogo, inclusive efeitos com partículas.
Gosto de Visuais mais Reais ou Antigos, visuais que incoporem a realidade, como floresta, neve, Montanha, mas meu jogo não usa muito isso. não sei como eu poderia fazer esse visual "Futurista" se vocês me Mostrarem um Pouco, posso testar no meu jogo, e talvez aplicá-lo


- Colocar pernas e braços na bola não vai ajudar muito no visual do game, sei que você já está fazendo isto, mas se o sprite do player fosse um átomo com elétrons girando ao redor por exemplo ia ficar mais tecnológico.
é uma boa idéa ele ser como um átomo, mas fujiria muito da minha idéia do jogo, mudaria todo o modo. mas penso que isto pode servir de idéia para algo como um 'Especial'.

- Não se esqueça de fazer um save automático, na tela de apresentação coloque opções "novo jogo e continuar".
Já existe um Save No jogo, Mas Não é Automático, 3 para Salvar 4 para Carregar. Na Nova Versão vou mudar o Modo do Salve, -ele é uma salve que eu mesmo construí, com um Code para evitar Trapaça(isto já nessa versão)-, mas o Modo em que se Carrega e Salva o Jogo, está Mesmo Deixando a desejar no jogo. tambem colocarei uma opcão para Salvar Automático.

- E os sons, são muito importantes, se tiver dificuldade nisto peça ajuda.
Sim, Tenho dificuldades em Fazer Sons Bons, Ainda Mais para esse tipo de jogo que fiz, mas acho que algumas Faixas ficaram Legais, a 1°(1° e 2° estágio)é rápidinha, mas acho que com um tempo ouvindo ela, ela fica legal.
mas Preciso de Ajuda Com os Sons.

- Se quiser aumentar o fator replay do game, para que as pessoas voltem a jogar as fases, coloque minigames dentro dos puzzles.
Vou Adiciona mais Objetivos do Jogo.

Exemplo: Cada fase tem 3 estrelas espalhadas que se forem coletadas dão um "Perfect" brilhante para o jogador ao final da fase. Ou podem ser letras formando alguma palavra relevante como o nome do jogo. Mas pra implementar isto você necessitaria de um seletor de fases mostrando o desenpenho anterior do jogador em cada uma delas pra que ele se sentisse tentado a tentar novamente pra conseguir o perfect.
Sim, Verei se Implanto Diversos Objetivos ao Jogo, e no final da fase, mostrar seus Feitos.

Bem, isto são só idéias, se achar que pode aproveitar alguma vá em frente.
Muitas Serão Aproveitadas.

--------------------
Agora Tenho Um Novo Ajudante(alem de cascavelo, que fez uma Tela para min ver(será usada na Demo, por enquanto)), o MoisesBR, ele irá me ajudar a Testar o Jogo, entre o que ele já me Ajuda.

Quem Mais Quizer Me Ajudar, é só Comentar.



____________________________________22:12

deve ter dado bastante traballho elaborar os enigmas.
Não Tinha Percebido Que O jogo estava tão difícil algumas fases(ou não!), joguei-as e rejoguei-as muitas vezes, tentado as passar de outras Maneiras Indesejáveis(a uma fase, que pode ser passada de maneira muito fácil, e eu á deixei assim, mas somente uma).
Sobre os Enigmas, é algo que envolve,- Mesmo que você teja apenas setas e fogo para usar -, Um tempo para ser pensado e Revisado, as Vezes você faz uma fase com um modo Brilhante para passa, mas existe modos muitos mais fáceis de passar, para isto não acontecer, testo e retesto as fases(Bloco de fogo, é uma das soluções para evitar Facilidades, ou Modos de Passar Inesperados). mas ao colocar obstáculos impendindo outros caminhos, você tem que sr muito cuidadoso para não deixar o jogo Muito 'Robótico', isto é, você só ter uma escolha para fazer, tornando o difícil fácil. para fazer uma fase Bem Feita requer um Conhecimento de outros jogos tambem, é sempre bom você ter Algo para se Espelhar e Fazer algo novo. até jogos dos 1°Video Games, foram espelhados em Algo, na realidade(Acredito Eu).
Há Fases que olho e Penso "Que Belo Trabalho que eu Fiz" e outras "Que Porcaria que eu Fiz!", mas essa ""Que Belo Trabalho que eu Fiz"" Muitas vezes é a "Que Porcaria que eu Fiz!" apo´s diversos reparos, até porque todo jogo no seu início, é uma 'Porcaria'(não é jogável, cheio de erros, gráficos ruins...).
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Mensagem por ♣PsyMochi♣ em Dom 09 Set 2012, 20:43

Bem a jogabilidade esta bem pensado, consegui chegar até se não me engano a fase 13 onde tem que levar duas bolinhas ao mesmo tempo, e como eu vi que ninguém percebeu mas eu vi, que a bolinha se colidir atrás da seta, ele volta para o ponto inicial, não sei se chega a ser um bug isso, mas que disfarça bem e nem chega atrapalhar, mas só to deixando uma observação, o certo mesmo e quando ele colidir atrás da seta, continuar no mesmo local, a qualidade gráfica ta um pouco fraco, a explicações acho que ficou um tanto poluído a tela, acredito que você possa melhorar essa parte, adicionando uma caixa de texto ou algo que apareça ao colidir, e desapareça quando sai, acho que uns menus iria cair bem no jogo.
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Mensagem por theguitarmester em Dom 09 Set 2012, 23:29

e como eu vi que ninguém percebeu mas eu vi, que a bolinha se colidir atrás da seta, ele volta para o ponto inicial,
Já haviam falado isso, era que quando fiz, não consegui fazer ela passar reta se estivesse atras dela e o jogo trancava. depois consegui fazer mas só que iria alterar todas as fases já Feitas.

Do resto, Irei Arrumar na Próxima Versão.
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Mensagem por moisesBR em Seg 10 Set 2012, 01:40

fazer ela passar reta se estivesse atras dela e o jogo trancava. depois consegui fazer mas só que iria alterar todas as fases já Feitas.
Aí: Adicione
if room=room=fase7 //os codes que vão corrigir o problema!
O que quer dizer que se a room for a tal só nela vai acontecer deixando as inúmeras intactas!!
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Mensagem por theguitarmester em Qui 13 Set 2012, 12:59

moisesBR, como Podes Perceber, só 2/1 rooms aconteciam isso, as outras consegui evitar esse tipo de colisão, e na versão 2.0 retirei esse problema das fases que dava que é só uma, eu acho, mas o Cascavelo disse que acontecia e isto na fase 9, não vi isto.
A fase 9, a tela dela era diferente, era maior que as outras, Porque quando comecei a fazer o jogo, conforme mudava o estágio, maior ficaria a tela, mais depois desisti por alguns fatores. Editei a Fase a Deixando com o Mesmo Tamanho das outras(tamanho padrão do GM 640x480), e deixei seus Objetivos Iguais, até adicionarei mais.



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Mensagem por Mestre em Dom 16 Set 2012, 09:49

Jogos assim são muito divertidos (quando obviamente possuam um level design desafiador), curti os levels do seu jogo, passei as 5 primeiras tranquilamente, ai deu uma travada na 6 e 7, a 8 eu passei com 2 tentativas e fechei na 9 (porque não consegui passar.. hahahaha).

Com relação ao gameplay não tenho o que dizer, ficou bacana como disse o cascavelo, está realmente de parabéns.. falta só um investimento na parte gráfica (acredito que todos concordam), uma dica seria você tematizar com algum tema (acredito que sinuca é o melhor nesse seu caso específico), com esse tema você pode colocar alguns elementos pra enriquecer o gameplay, como um copo (onde a bola só bate 1 vez e quebra), uma outra bola, que moda a posição no sentido contrário ao que bateu, o final poderia ser só um buraco.

Em resumo: gameplay > muito bom, gráficos > precisa melhorar
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Mensagem por theguitarmester em Dom 16 Set 2012, 13:37

Jogos assim são muito divertidos (quando obviamente possuam um level design desafiador), curti os levels do seu jogo, passei as 5 primeiras tranquilamente, ai deu uma travada na 6 e 7, a 8 eu passei com 2 tentativas e fechei na 9 (porque não consegui passar.. hahahaha).
Que Bom que Gostou, desenvolver fases em um Jogo desse estilo é bem Legal, mas fases boas é meio difícil. As 1° fases(do 1° e 2° cenário), são + para o Jogador aprender a como jogar e entender objetos básicos do jogo, Na fase 9 é que o Jogo Começa a ficar Desafiador, até há umas 3 fases antes desafiadora(4,5,7), mas são fáceis, e só usando 2 objetos(bloco solido e Setas). tente virá-lo/Vence-lo o jogo tem fases Bem Legais e quanto mais perto do Final há fases com 2 Bolinhas tendo assim usar a Habilidade.

falta só um investimento na parte gráfica (acredito que todos concordam)
Sim, Já estou Investindo na Próxima Versão.

(acredito que sinuca é o melhor nesse seu caso específico)
Acho que não, mudaria completamente o Estilo do Jogo, até porque sinuca é muito diferente dele.


Em resumo: gameplay > muito bom, gráficos > precisa melhorar
Pelo que percebo por diverswos comentários, o GAMEPLAY está bem bom, isto é para min, o principal, mas os gráficos está ruins, algo que é muito importante para a divulgação e para o Jogo ser mais atrativo mesmo.
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Mensagem por Nicholas.NK em Qua 03 Out 2012, 19:59

eu não consegui nem baixar mas deve ser maneiro.
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Mensagem por theguitarmester em Qui 30 Jul 2020, 00:17

Subindo novamente, pra histórico:

https://drive.google.com/drive/folders/1W2MDWpupQwvmzHGYPFgoh6MliuKodbk6?usp=sharing
Escora Ball - Página 2 Escora10
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Mensagem por moisesBR em Ter 04 Ago 2020, 10:52

Escora Ball - Página 2 Screen10

Ensinando um jovem amigo contei sobre nosso forum e sobre alguns games que marcaram.
Esse dp de mto custo consegui achar a versao para android alem de contar a historia, compartilhei e matei saudades.

Show de bola.

Uma coisa que gostei mto foi de ver que alguns posts como esse nao foram trancados.
E assim novos usuarios ou qq veterano noob igual eu... rever alguns conceitos e tirar duvidas nao resolvidas.
Parabens theguitarmester e aos demais adm que nao fecharam o topico.

A propósito, como disse antes, fechar tópicos acaba desanimando novos modos ou opinião e etc alem de matar foruns.

Por isso, parabéns.
Quanto a nós velhacos diria veteranos, mostremos as news children's o prazer de criar games.

Travei nessa fase.
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Mensagem por vinians em Ter 04 Ago 2020, 17:26

Que bom ver iteratividade novamente, é isso ai pessoal!

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Mensagem por theguitarmester em Qua 05 Ago 2020, 00:05

Bah, @MoisesBR, que honra! haha
Esse é o projeto meu que tenho mais apego, e te digo que ele vai ter mais versões, provavelmente ainda nesse ano eu faça uma esse ano e poste na Steam.

Tava vendo teu comentário e acabei vendo também umas mensagens anteriores, e vi essa avaliação do grande Cascavelo: https://gmbr.forumeiros.com/t23731p20-escora-ball#178400
Ele fez uma avaliação com bastante coisas com uma visão bem profissional. Na época dificilmente eu mudaria a ideia central ali do personagem e de algumas coisas hehe, mas hoje vejo que da pra extrair realmente muita coisa boa (mesmo ele tendo escrito isso em 2012).

Ah, essa fase é acho que 2/3 do jogo, depois acho que tem mais uns 2,3 cenários(cada um são 3,4 fases), pelo que lembro hehe
E hoje provavelmente vou me quebrar também pra passar das fases haha

@Vinians, poisé! to aqui também pra tentar ajudar a ter hehe, e também ajudar o pessoal a encarar jogos e pensar em algo mais comercial, é possível, e não está tão longe quanto parece as vezes.
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