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Criando inimigos estilo Mario
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GuiRPG
GMBR
6 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Criando inimigos estilo Mario
Criando inimigos estilo Mario
1º Inimigo Comum
Nosso primeiro inimigo, é aquele que fica andando de um lado para o outro, vamos dizer aquele movimento clássico.
Primeiro crie as sprites do inimigo, uma chamada "spr_inimigo_esquerda" e outra chamada "spr_inimigo_direita" (Sem aspas). Agora, crie um bloco chamado "obj_bloco_colisor" ou "obj_colisor" como quiser, nas propriedades do bloco desmarque a opção visible (para que ele não apareça no jogo).
Muito bem, já criamos as sprites do inimigo e o bloco, agora vamos criar um objeto para o inimigo, chame-o como quiser, crie um evento create e escreva os seguintes códigos:
Crie um evento Step e escreva o código:
Já estamos no final, crie um evento colision com o obj_colisor e escreva:
Logo depois:
Mas ele vai cair se eu não colocá-lo num bloco, então crie um bloco chamado obj_chão, esse bloco serve para o inimigo não cair, então crie um evento colision do inimigo com o obj_chão e escreva:
2º Inimigo Planta
Crie um inimigo planta e chame-o de "piranahplant" sem aspas, eu utilizei esse sprite:
http://img248.imageshack.us/my.php?image=inimigoft8cj7.gif
Agora crie um objeto para o inimigo e chame-o de piranahplant também. Crie um evento Create e escreva:
Crie um evento Alarm0 e escreva:
Agora Alarm1:
Evento Step:
Tutorial retirado do fórum BRMaker
1º Inimigo Comum
Nosso primeiro inimigo, é aquele que fica andando de um lado para o outro, vamos dizer aquele movimento clássico.
Primeiro crie as sprites do inimigo, uma chamada "spr_inimigo_esquerda" e outra chamada "spr_inimigo_direita" (Sem aspas). Agora, crie um bloco chamado "obj_bloco_colisor" ou "obj_colisor" como quiser, nas propriedades do bloco desmarque a opção visible (para que ele não apareça no jogo).
Muito bem, já criamos as sprites do inimigo e o bloco, agora vamos criar um objeto para o inimigo, chame-o como quiser, crie um evento create e escreva os seguintes códigos:
- Código:
var_penochao = true
var_parado = true
var_direita = true
var_velocidade = 4
- Código:
image_speed=0.55 // você também pode mudar a velocidade, a que te agrada melhor
Crie um evento Step e escreva o código:
- Código:
//AQUI VOCÊ DEFINE A GRAVIDADE
if place_free(x,y+1)
{
var_penochao = false
gravity = 0.75
}
else
{
var_penochao = true
gravity = 0
}
//LIMITAR VELOCIDADE DE QUEDA
if (vspeed > 10) {vspeed = 10}
Já estamos no final, crie um evento colision com o obj_colisor e escreva:
- Código:
if sprite_index=spr_inimigo_direita
{
sprite_index=spr_inimigo_esquerda;
}
else
{
sprite_index=spr_inimigo_direita;
}
Logo depois:
- Código:
hspeed*=-1;//isso inverte a velocidade ao bater no obj_colisor
Mas ele vai cair se eu não colocá-lo num bloco, então crie um bloco chamado obj_chão, esse bloco serve para o inimigo não cair, então crie um evento colision do inimigo com o obj_chão e escreva:
- Código:
move_contact_solid(direction,8)
vspeed = 0
2º Inimigo Planta
Crie um inimigo planta e chame-o de "piranahplant" sem aspas, eu utilizei esse sprite:
http://img248.imageshack.us/my.php?image=inimigoft8cj7.gif
- Código:
//game_init()
global.just_died=false
global.Is_Registered=gamemaker_registered
global.gamepad=false
global.outpipe="right"
global.stomp_tally=0
global.shell_tally=0
global.card1="blank"
global.card2="blank"
global.card3="blank"
global.current_world=1
global.lastlevel=noone;
Agora crie um objeto para o inimigo e chame-o de piranahplant também. Crie um evento Create e escreva:
- Código:
action="down"
image_speed=0.5
firehit=false
Crie um evento Alarm0 e escreva:
- Código:
if instance_find(Mario,0)
{
if instance_find(Mario,0)and (x-Mario.x >24 or x-Mario.x <-24) action="up"
else alarm[0]=30
}
else
action="up"
Agora Alarm1:
- Código:
action="down"
Evento Step:
- Código:
if firehit=true instance_destroy()
if action="stand"
{
}
if action="down"
{
if y!=ystart+100
y+=1
else
{
action="stand"
alarm[0]=60
}
}
if action="up"
{
if y=ystart {action="stand" alarm[1]=60}
else y-=1
}
Tutorial retirado do fórum BRMaker
Re: Criando inimigos estilo Mario
hey vcara vc e de ais mas ja e que etao bom no gml vc poderia me ensinar criar um mini joguinho do gta sois eu ja tenho os sprites vc poderia ?????
sou novato na cou mas ja manjo demais do programa kk
sou novato na cou mas ja manjo demais do programa kk
Re: Criando inimigos estilo Mario
Gente olha a data do post... Acho que o criador do forum nem tá mais aki na GMBR...
Dancity- Games Ranking :
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Data de inscrição : 11/01/2009
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Re: Criando inimigos estilo Mario
Bom, na verdade os dois estão floodando, evite este tipo de "chat" nos tópicos, apenas se for comentar sobre algo que influencie no crescimento do fórum.
Na hora que o nanos disse que floodar é proibido e está nas regras, já cometeu o mesmo erro, floodou junto com o outro, é o típico erro que deve ser evitado
Na hora que o nanos disse que floodar é proibido e está nas regras, já cometeu o mesmo erro, floodou junto com o outro, é o típico erro que deve ser evitado
Hélio- Data de inscrição : 02/06/2008
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Re: Criando inimigos estilo Mario
ou galera eu queria uma ajud"onaaaaaaaa" principalmente peço a vc nanos queriaq que algem pudesse me ajudar a criar um jogo do mario eu ja to com os sprites ja tenho ele movimentando para frente e tras so o pulo que ta dando errado vc pode me ajudar nanos ou alguem mas en tudo que eu precissar me add ai no msn alex-gatimm@hotmail.com e vamo conversar pra me ajudar kk????????
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