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[Resolvido] Path - sprite na direção que está indo?
+2
Eudes - Hyo
moisesBR
6 participantes
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Re: [Resolvido] Path - sprite na direção que está indo?
O mais simples possível:
https://dl.dropbox.com/u/66426730/exemplo.gmk
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Re: [Resolvido] Path - sprite na direção que está indo?
Valeu!
Edit:
Beleza! Estranho... eu tinha feito praticamente a mesma coisa ou algo parecido... mas naõ tinha funcionado(?) Vou descobrir onde errei. Obrigado.
saim. valeu e desculpe ter pedido duas coisas no mesmo tópico... devia ter criado um pra cada.
Só ficou a do sprite ou obj canhão seguir o tanque que ta seguindo o path. vou estudar mais a fundo.
Edit:
Beleza! Estranho... eu tinha feito praticamente a mesma coisa ou algo parecido... mas naõ tinha funcionado(?) Vou descobrir onde errei. Obrigado.
saim. valeu e desculpe ter pedido duas coisas no mesmo tópico... devia ter criado um pra cada.
Só ficou a do sprite ou obj canhão seguir o tanque que ta seguindo o path. vou estudar mais a fundo.
Re: [Resolvido] Path - sprite na direção que está indo?
Vivendo e aprendendo... Não lembro que situação me levou a acreditar que não existe relação entre paths e direction, mas refiz o teste e dou a mão à palmatória, o valor de direction realmente foi atualizado.cascavelo escreveu:testei e a direction muda sim.
Talvez eu tenha chegado nessa conclusão por causa da speed. Como eu sempre associei speed e direction, devo ter presumido que o fato dos paths não mudarem a speed (testei também, isso realmente não muda) implicava no fato deles não mudarem a direction. Obviamente, eu estava errado.
Bobagem, id's são a coisa mais simples do mundo. Você não tem dificuldade em entender o conceito de self, tem? Bom, o conceito de id é EXATAMENTE o mesmo conceito de self (embora o game maker trate os dois de forma diferente). É um número inteiro que o game maker atribui a cada instância, que pode ser usado para diferenciá-la das outras. Esse número é atribuído no momento da criação da instância, inclusive é retornado na função instance_create. Assim, você pode armazenar o valor da id numa variável e usá-lo depois, pra lidar com aquela instância específica. Foi isso que eu fiz naquele código acima (criatura = instance_create(x, y, nomeDoObjeto)). Quer VER a id? Acrescente no draw de algum objeto - de preferência um objeto com muitas instâncias na tela - "draw_text(x, y, string(id));".moisesBR escreveu:IDs... aiaiaiaiaiaiai isso ainda vou demorar entender
(...)
essa parada de IDs, ainda vão... me incomodar por um certo tempo.
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Re: [Resolvido] Path - sprite na direção que está indo?
É, a forma de mudar a velocidade é diferente, você pode programar velocidades diferentes para cada seguimento do path quando for defini-lo ou pode alterar pela função path_speed, estou enfrentando um problemão com paths no GMS, tem um monte bugs, quando faço uma alteração em um path já existente funciona numa boa, mas é só salvar o arquivo que bagunça tudo ao abrir novamente, inclusive a velocidade dos seguimentos.Como eu sempre associei speed e direction, devo ter presumido que o fato dos paths não mudarem a speed (testei também, isso realmente não muda)
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Re: [Resolvido] Path - sprite na direção que está indo?
Beleza! Saim por favor faz uma mini engine(exeprinhu pru burrin aki!) pf, pf, pf!
comessa IDs!
Só consegui entender esse de path direcions com a engine do cascavelo!
já tinha tentado tudo! Até o cod que o cascavelo tinha postado antes! Tô pasmo!
Saim seu conceito de path nao aceitar direcions deve ser dos antigos gms!!!
Conseguido isso darei por resolvido este tópico.
Objetivo alcançado: path direcions(engine do cascavelo)
Objetivo final: fazer com que cada instância de tanque, tenha seu canhao que apesar de estar fixados nos seus respectivos criadore(tanques) e acompanharem o trajeto dele, serão livres para se rotacionar conforme a direção determinada como na direção de algum inimigo.
Ou seja a room tendo uns dez tanques, e cada um no seu path e em cima de cada um deles um canhão(mesmo objeto pra não ter que criar muitos) apontando pro inimigo. independente de cada um ou do tanque. na verdade seria com um membro!... Eu já vi algo assim mas nao lembro onde...
comessa IDs!
Só consegui entender esse de path direcions com a engine do cascavelo!
já tinha tentado tudo! Até o cod que o cascavelo tinha postado antes! Tô pasmo!
Saim seu conceito de path nao aceitar direcions deve ser dos antigos gms!!!
Conseguido isso darei por resolvido este tópico.
Objetivo alcançado: path direcions(engine do cascavelo)
Objetivo final: fazer com que cada instância de tanque, tenha seu canhao que apesar de estar fixados nos seus respectivos criadore(tanques) e acompanharem o trajeto dele, serão livres para se rotacionar conforme a direção determinada como na direção de algum inimigo.
Ou seja a room tendo uns dez tanques, e cada um no seu path e em cima de cada um deles um canhão(mesmo objeto pra não ter que criar muitos) apontando pro inimigo. independente de cada um ou do tanque. na verdade seria com um membro!... Eu já vi algo assim mas nao lembro onde...
Re: [Resolvido] Path - sprite na direção que está indo?
Tranquilo.
opção1 escreveu:Todos os códigos dessa opção ficam no tanque
create:step:
- Código:
meu_canhao = instance_create(x, y, obj_canhao); //cria o canhão e armazena a id na variável "meu_canhao"
tiro (apertar espaço, sei lá):
- Código:
//Faça a movimentação normalmente. Depois disso, adicione o seguinte:
meu_canhao . x = x; meu_canhao . y = y; //traz o canhão pra cá
meu_canhao . image_angle = point_direction(x, y, inimigo . x, inimigo . y);//mira
- Código:
with (instance_create(x, y, obj_tiro)){ //cria o tiro e já começa um code dentro da instância
image_angle = meu_canhao . image_angle;
direction = image_angle;
speed = 4;
}
opção2 escreveu:No tanque:
create:Ehm... você sabe que, dentro de um "with", a variável "other" significa "a instância que chamou a função", né?
- Código:
with(instance_create(x, y, obj_canhao)){//cria o canhão e já começa um code dentro da instância
meu_tanque = other . id; //podia ser só "other", mas vamos deixar bem explícito
}
Bom, ainda no tanque, você coloca os códigos de movimentação, normalmente. Acho que você vai querer usar o step pra isso, mas se não quiser, não importa. O tanque pode esquecer o resto do problema com essa abordagem.
Agora, os códigos a seguir se referem ao obj_canhao:
step:Note que eu defino a posição primeiro e a direção depois. É que a direção depende da posição.
- Código:
x = meu_tanque . x; y = meu_tanque . y; //pula pra junto do tanque que criou esse canhão daqui.
image_angle = point_direction(x, y, inimigo . x, inimigo . y);//mira
tiro (apertar espaço, sei lá):
- Código:
with (instance_create(x, y, obj_tiro)){ //cria o tiro e já começa um code dentro da instância
image_angle = other . image_angle; //"other" é o canhão
direction = image_angle;
speed = 4;
}
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Re: [Resolvido] Path - sprite na direção que está indo?
Beleza! Deu certo! Valeu! Voces são o talz... juntei a engine do cascavelo+ os codes do saim e saiu isso:
os tanques estão andando em path, e seus canhoes seguem em cima e mirando/atirando no inimigo que é o player heheheh
So demorei ententer as opções... foi na risca! Afinal não é apanhando que se aprende?
Aí: devo postar a gmk resultado ou so esse screen?(to de boa com o dropbox)
Pre mim tá:[Resolvido]!
os tanques estão andando em path, e seus canhoes seguem em cima e mirando/atirando no inimigo que é o player heheheh
So demorei ententer as opções... foi na risca! Afinal não é apanhando que se aprende?
Aí: devo postar a gmk resultado ou so esse screen?(to de boa com o dropbox)
Pre mim tá:[Resolvido]!
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