GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» player não consegue andar
por lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33

» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22

» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31

» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23

» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49

» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58

» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36

» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36

» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33

» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51

» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28

» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18

» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08

» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10

» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16

» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40

» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01

» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45

» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34

» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28

» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48

» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54

» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14

» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50


fonte com sprites

+3
The Wizard
henriquebr
GameLoftMaker
7 participantes

Ir para baixo

fonte com sprites Empty fonte com sprites

Mensagem por GameLoftMaker Qui 22 Mar 2012, 20:54

ola gnt, eu gostaria d saber como eu faço com q as fontes sejam sprites, por exemplo: font A = spr_fontA (desenho da letra A) ?
GameLoftMaker
GameLoftMaker

Data de inscrição : 21/02/2012
Reputação : 1
Número de Mensagens : 70
Prêmios : fonte com sprites Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://www.arkadesgames.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

fonte com sprites Empty Re: fonte com sprites

Mensagem por henriquebr Qui 22 Mar 2012, 20:58

ue, e so vc desenhar as letras, acho que nao tem como trasnformar uma fonte em sprites O-O
henriquebr
henriquebr

Games Ranking : Nota D

Notas recebidas : D+B+D
Data de inscrição : 03/10/2011
Reputação : 1
Número de Mensagens : 421
Prêmios : fonte com sprites Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

fonte com sprites Empty Re: fonte com sprites

Mensagem por The Wizard Qui 22 Mar 2012, 21:04

Henrique,perdoe-me mas isso é extremamente possível,já vi um Tuto explicando como fazer,se faz uma sprite com todas as letras ,e a organiza de uma forma que a transforma em fonte,não sei como se faz,só sei que é possível
The Wizard
The Wizard

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B
Data de inscrição : 24/03/2010
Reputação : 17
Número de Mensagens : 1129
Prêmios : fonte com sprites Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

fonte com sprites Empty Re: fonte com sprites

Mensagem por MatheusReis Qui 22 Mar 2012, 21:10

Existe um comando no Game maker que cria uma nova fonte apartir de uma sprite (seus frames)

font_add_sprite( sprite , primeira letra , proporcional , separação);
*sprite > sprite a ser usada
*primeira letra > primeira letra (frame) da sprite
Se minha primeira letra for a letra A (maiúsculo mesmo)
substitua por ord('A')
*proporcional > Se as caixas de colisão dos frames são proporcionais à sua largura (true ou false).
*separação > separação extra em pixels entre as letras.

ex:
Adicionando uma fonte que começa no ponto de exclamação, proporcional e com separação extra valendo 3:
Código:
global.NOVA_FONTE=font_add_sprite(spr_fontenova,ord('!'),true,3)
Sempre que quizer usar a fonte, use o comando draw_set_font(global.NOVA_FONTE);

A ordem dos caracteres na fonte deve respeitar a lista de caracteres Unicode, que pode ser encontrada aqui, na primeira tabela (C0 Controls and Basic Latin). Geralmente, começamos uma fonte de sprite no ponto de exclamação, pois a partir daí estão os caracteres visíveis.

Espero ter ajudado. o/
MatheusReis
MatheusReis

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : B-A-A
Data de inscrição : 13/01/2010
Reputação : 31
Número de Mensagens : 1093
Prêmios : fonte com sprites Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 1 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Unity
  • Java
  • C#
  • Javascript


http://www.mathaeuz.deviantart.com

Ir para o topo Ir para baixo

fonte com sprites Empty Re: fonte com sprites

Mensagem por henriquebr Qui 22 Mar 2012, 21:11

hmm, mas tudo bem, nao precisava pedir desculpas, eu disse que ACHAVA que nao tinha como, fica diboas ;)
henriquebr
henriquebr

Games Ranking : Nota D

Notas recebidas : D+B+D
Data de inscrição : 03/10/2011
Reputação : 1
Número de Mensagens : 421
Prêmios : fonte com sprites Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

fonte com sprites Empty Re: fonte com sprites

Mensagem por Super Maker Qui 22 Mar 2012, 22:17

Você tem que saber a sequncia doscaracteres sendo que o primeiro tem que ser (!). Faz um strip de todos esses caracteres ja com os efeitos que você preferir e os chama assim:
Código:
fonte=font_add_sprite(spr_font,ord('!'),1,4);
draw_set_font(fonte);
draw_set_color(c_white);
draw_text(0,0,"Testando minha fonte personalizada");
Pronto, sua fonte ja pode ser usado nos seus jogos.
Super Maker
Super Maker

Data de inscrição : 09/07/2011
Reputação : 6
Número de Mensagens : 646
Prêmios : fonte com sprites Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

fonte com sprites Empty Re: fonte com sprites

Mensagem por saim Qui 22 Mar 2012, 23:48

Super Maker, tem duas informações aí que não batem com um teste que eu fiz (já tem um tempo, então eu posso estar enganado).

A primeira é que não existe nenhum caractere obrigatório pra começar. Se for uma fonte só pra escrever "GO", por exemplo, você pode começar no "G" e terminar no "O". Infelizmente, não tem como deixar de colocar as intermediárias.

A segunda é que você disse que usa uma strip. Não é bem assim. A sprite tem que ter uma letra em cada image_index.
Claro que você pode importar a sprite a partir de uma strip, mas aí é como fazer a sprite, não a fonte.

Já faz um tempo que eu cismei de entender como funciona isso. Essas são as informações que ficaram na minha cabeça, mas elas podem ter perdido a validade. Se eu estiver confundindo mais do que ajudando, peço desculpas.
saim
saim

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios : fonte com sprites Empty

Medalhas x 1 Tutoriais x 6 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 3

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

fonte com sprites Empty Re: fonte com sprites

Mensagem por Super Maker Sex 23 Mar 2012, 01:32

Saim, eu inicio com "!" por que é esse caractere que a máquina reconhece como inicial, se eu fizer de outro modo, meus textos não serão mostrados da forma que eu escreví.
Eu procuro deixar todos os caracteres, por que sei que no decorrer de um projeto, eu posso ter a ideia de escrever algo que contenha algum caractere em especial e pra não ter que refazer, eu deixo essa dica pra todos aqui.
Eu vou no mapa de caracteres, escolho a fonte desejada, faço o strip com o editor de imagens do GM, aplico alguns efeitos e pronto, só usar a fonte.
Esse é o modo que eu acho mais fácil pra fazer essa fonte.
Aqui um mini tuto pra quem não entendeu:
fonte com sprites 21341737
Até mais pessoal!
Super Maker
Super Maker

Data de inscrição : 09/07/2011
Reputação : 6
Número de Mensagens : 646
Prêmios : fonte com sprites Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

fonte com sprites Empty Re: fonte com sprites

Mensagem por saim Sex 23 Mar 2012, 09:27

Entendi.
Bom, isso é válido pro desenvolvimento do projeto, mas pro projeto finalizado, remover os caracteres que não serão usados diminui o peso do arquivo final (requer testes depois, pra não correr o risco de remover algum caractere importante). No caso do "GO", por exemplo, você reduz sua sprite de 94 caracteres pra 9. Se você definir o primeiro caractere da fonte como a primeira imagem da sprite, o texto aparece direitinho.

Refiz o velho teste aqui e parece que ainda tem mais uma pegadinha a ser levada em conta: A fonte é desenhada mesclada com a cor atual.
Quer dizer o seguinte, pra fonte aparecer do jeitinho que você quer, ela deve ser feita em branco ou tons de cinza e com fundo transparente. Se você quiser uma fonte colorida por definição, deve definir o draw_set_color pra branco - ou usar draw_text_color, mesclando com branco.
curiosidade:
saim
saim

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios : fonte com sprites Empty

Medalhas x 1 Tutoriais x 6 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 3

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

fonte com sprites Empty Re: fonte com sprites

Mensagem por Kabeção Sex 23 Mar 2012, 10:40

O legal é que você pode trocar os caracteres de símbolos que não usa nos texto por botões de gamepad, smyles e coisas do tipo para deixar mais customizado.

Tem dois utilitários que gostei bastante quando mexi com isso
http://sandbox.yoyogames.com/games/156692
http://sandbox.yoyogames.com/games/51141
Kabeção
Kabeção

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 08/06/2008
Reputação : 100
Número de Mensagens : 2314
Prêmios : fonte com sprites Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 7 Moedas x 0

Ouro x 3 Prata x 0 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://blackcapapps.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

fonte com sprites Empty Re: fonte com sprites

Mensagem por Super Maker Sex 23 Mar 2012, 20:32

Concordo com você Saim.
E como a fonte é criada por uma imagem, não tem como clicar em Character Ranger > All.
Se for pra usar todos os caracteres tem que ser por números, mas isso só se for usar caracteres especiais.
Exemplo:
Código:
chr(136) = ©
chr(137) = ª
chr(138) = «
chr(139) = ¬
chr(141) = ®
chr(143) = º
chr(154) = »
chr(160) =Á
chr(172) = Í
chr(178) = Ó
chr(179) = Ô
chr(191) = à
chr(192) = á
chr(200) = é
No draw ficaria:
Código:
draw_text(0,0,"A "+chr(192)+"gua "+chr(200) +" fundamental na vida dos seres vivos");
Fonte personalizada mesmo.
Falou!
Super Maker
Super Maker

Data de inscrição : 09/07/2011
Reputação : 6
Número de Mensagens : 646
Prêmios : fonte com sprites Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

fonte com sprites Empty Re: fonte com sprites

Mensagem por GameLoftMaker Sex 23 Mar 2012, 21:38

nenhuma da resposta de voçes pegou, acho que vcs entederam que eu queria uma var quando disse: fonte A=spr_fontA
GameLoftMaker
GameLoftMaker

Data de inscrição : 21/02/2012
Reputação : 1
Número de Mensagens : 70
Prêmios : fonte com sprites Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://www.arkadesgames.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

fonte com sprites Empty Re: fonte com sprites

Mensagem por Super Maker Sex 23 Mar 2012, 23:16

GameLoftMaker escreveu:nenhuma da resposta de voçes pegou, acho que vcs entederam que eu queria uma var quando disse: fonte A=spr_fontA
Nós entendemos sim amigo, só que nós te mostramos esses resultados, por que se você for fazer letra por letra em sprites separados vai te dar muito mais trabalho.

Quer tentar?
Então desenha algumas letras aí que formaria a palavra, fonte.
Desenha letra por letra em sprites diferentes as nomeie assim: spr_f, spr_o, spr_n, spr_t e spr_e.

No create: Action Create
Código:
f = spr_f;
o = spr_o;
n = spr_n;
t = spr_t;
e = spr_e;
Só esse create já da pra ver o problema

E no draw: Event Draw
Código:
draw_sprite(f,0,x,y);
draw_sprite(o,0,x+20,y);
draw_sprite(n,0,x+45,y);
draw_sprite(t,0,x+65,y);
draw_sprite(e,0,x+85,y);
Tudo isso de linha pra escrever uma só palavra? Ah, não!
fonte com sprites 75332502

Executando da pra ver que funcionou mesmo, mas repare no trabalhão que daria escrever as informações dos seus jogos dessa forma.

Agora, aproveita e baixa a engine que eu fiz pra você, ela ta com os carecteres completos e com efeito.
Link: sprite_font

Até mais!
Super Maker
Super Maker

Data de inscrição : 09/07/2011
Reputação : 6
Número de Mensagens : 646
Prêmios : fonte com sprites Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

fonte com sprites Empty Re: fonte com sprites

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos