Entrar
Últimos assuntos
» player não consegue andarpor lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33
» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22
» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31
» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23
» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49
» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58
» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36
» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36
» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33
» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51
» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28
» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18
» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08
» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10
» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16
» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40
» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01
» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45
» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34
» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28
» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48
» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54
» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14
» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50
[Pixel Art] Aula de Introdução: Conhecendo o Paint
2 participantes
GMBR :: Projetos :: Assets & Recursos
Página 1 de 1
[Pixel Art] Aula de Introdução: Conhecendo o Paint
Aula de Introdução: Conhecendo o Paint
Nome: Aula de Introdução: Conhecendo o Paint
Autor: Ritton
Dificuldade: Iniciante
Ferramentas: MS Paint
Descrição: Conheça o Microsoft Paint e suas ferramentas.
Quando compramos um computador Windows, seja qual for sua versão, recebemos um pacote de diversos programas criados pela Microsoft. Dentre esses, você já deve ter ouvido e visto um chamado Microsoft Paint, um software cuja a função é fazer desenhos utilizando algumas ferramentas básicas.
Por causa de sua falta de ferramentas, o Paint é esquecido pelos softwares de última tecnologia repletos de recursos. Realmente, apesar de não ter diversas ferramentas, ele ás vezes pode não nos satisfazer. Mais ele sempre tem um espaço especial para uma arte digital, chamada Pixel Art.
O mesmo trabalha com Pixeis, elementos que se podem atribuir cores. O importante é saber que mesmo que não tenha grandes recursos, ele sempre poderá nos ajudar nessa arte. Então, como a vida nos propõe, devemos aprender para depois fazer. Para isso iremos conhecer a Interface do Paint, um programa que contém uma qualidade admirável.
A Interface do Microsoft Paint
Quando abrimos o Paint, temos uma tela com algumas ferramentas e um espaço branco que simula a folha de papel. O programa em si pode ser dividido em 3 partes:
1. Faixa de Edição: Nesse espaço se encontram todas as ferramentas disponíveis e necessárias para se trabalhar com Pixeis e edição dos trabalhos.
2. Ferramentas de Cores: Espaço onde se encontra um leque de cores que podem ser editadas, deixando desde as mais claras até as mais escuras.
3. Área de Desenho: Local aonde se realiza a criação dos trabalhos utilizando as ferramentas de cores e de edição.
Agora vamos conhecer para que serve cada ferramenta e como utilizá-las. No espaço dedicado as Ferramentas de Edição e Cores, vemos algumas opções. Vamos conhecê-las:
1. Área de Transferência: Podemos ter acesso a 3 opções: Colar uma Imagem, Recortá-la e Copiá-la.
2. Imagem: Ferramentas relacionadas a Imagem. Temos ao todo 4 opções: Seleção da Imagem ou parte da mesma em formato retangular ou livre; Cortar parte da imagem; Redimensionar seu valor em relação a altura e largura em Porcentagem ou Pixeis e distorcer a mesma; e Girar a imagem em graus e invertê-la horizontal e verticalmente.
3.Ferramentas: Neste local existem as ferramentas básicas de trabalho e elas são: Lápis para desenhar formas livres; Tinta para pintar um espaço determinado; Texto para inserir texto juntamente a imagem, Borracha para apagar Pixeis; Selecionador de Cores para conseguir uma determinada cor; e Lupa para dar zoom na imagem e Pincel.
4.Formas: Local destinado a ferramentas para a criação de formas geométricas. Nele temos as opções de desenhar linhas, curvas, figuras geométricas e formas já prontas. Também podemos definir seu tamanho em Pixeis.
5. Cores: Local destinado a ferramentas de cores. A paleta de cores padrões resumida é a disponível na interface, mas podem ser editadas através do Editor de Cores. No editor de cores, temos a seguinte janela:
1. Cores Básicas: A paleta de cores padrões do Paint se encontra nesta área. Selecionando uma cor, podemos editá-la através do Editor ao lado.
2. Cores Personalizada: Aqui se encontra um espaço para a montagem de sua paleta de cores personalizada, sendo você que decide as cores que a compõe.
3. Editor de Cores: Nesta área você pode definir a cor utilizando o cursor. As variedade totalizam as possíveis formações de cores que podem ser feitas.
4. Barra de Edição: A barra de edição fica ao lado direito do Editor. Na mesma é possível, através de uma cor selecionada, variar entre tonalidades claras à tonalidades escuros, atingindo diferentes resultados.
5.Área de Valores: Neste local são exibidos a cor e os valores que a mesma possui desde matiz, saturação e luminosidade até a exibição de valores relacionados aos três grupos de cores que o Píxeis compõem no monitor: Vermelho, Verde e Azul.
Na segunda aba, chamada “Exibir”, temos algumas opções extras como: Opções de Diminuir e Aumentar Zoom; Exibir Linhas de Grade, Régua e Barra de Status; e Mostrar a Imagem e Tela Inteira ou Miniatura.
Última edição por Ritton em Sáb 03 Mar 2012, 22:40, editado 2 vez(es)
Ritton- Games Ranking :
Notas recebidas : C
Reputação : 2
Número de Mensagens : 673
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Pixel Art] Aula de Introdução: Conhecendo o Paint
O tutorial me fez lembrar do meu primeiro computador, um Windows 95.
Nessa época não havia banda larga, então internet só de fim de semana, o que a gente podia fazer era jogar aqueles joguinhos bem simples mesmo, ou desenhar no MS Paint
Era um ótimo jeito de me divertir, mesmo eu não sabendo desenhar direito. Nessa época eu nem imaginava o que seria Pixel Art, então saia apenas uns rabiscos, formas geométricas, etc.
Às vezes eu olho nos CDs de Backup e encontro meus arquivos antigos, e vejo cada coisa que eu nem sei se dá vergonha, ou se dá saudade...
Estou ansioso para ver as aulas seguintes!
Nessa época não havia banda larga, então internet só de fim de semana, o que a gente podia fazer era jogar aqueles joguinhos bem simples mesmo, ou desenhar no MS Paint
Era um ótimo jeito de me divertir, mesmo eu não sabendo desenhar direito. Nessa época eu nem imaginava o que seria Pixel Art, então saia apenas uns rabiscos, formas geométricas, etc.
Às vezes eu olho nos CDs de Backup e encontro meus arquivos antigos, e vejo cada coisa que eu nem sei se dá vergonha, ou se dá saudade...
Estou ansioso para ver as aulas seguintes!
JV Justino- Games Ranking :
Notas recebidas : A+A
Reputação : 20
Número de Mensagens : 619
Prêmios :
x 0 x 13 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Pixel Art] Aula de Introdução: Conhecendo o Paint
Opa, muito obrigado pelo comentário. Eu devia ter postado essa aula antes da outra, mas como essa é apenas uma Introdução e não precisa ser seguida, eu pude colocá-la depois. A próxima aula é relacionado a uso de cores dependendo do ambiente e o que elas podem fazer.
Lembro do Windows 98 do meu pai. Eu tinha cinco anos e a unica coisa que eu gostava de fazer era desenhar no Paint e jogar aqueles joguinhos educativos. Nunca imaginei o que era um Pixel, nem sabia que eu iria conseguir desenvolver projetos. Game Maker? Para mim isso não existia em pensar que estava em sua quarta geração.
Nunca desvalorizei o Paint como muitos fazem. Sempre gostei de ter um programa simples e fácil para atender a todas as minhas necessidade. Bons tempos...
Obrigado pelo comentário!
Lembro do Windows 98 do meu pai. Eu tinha cinco anos e a unica coisa que eu gostava de fazer era desenhar no Paint e jogar aqueles joguinhos educativos. Nunca imaginei o que era um Pixel, nem sabia que eu iria conseguir desenvolver projetos. Game Maker? Para mim isso não existia em pensar que estava em sua quarta geração.
Nunca desvalorizei o Paint como muitos fazem. Sempre gostei de ter um programa simples e fácil para atender a todas as minhas necessidade. Bons tempos...
Obrigado pelo comentário!
Ritton- Games Ranking :
Notas recebidas : C
Reputação : 2
Número de Mensagens : 673
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
GMBR :: Projetos :: Assets & Recursos
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum