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CQ#10 - tema e regras

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CQ#10 - tema e regras Empty CQ#10 - tema e regras

Mensagem por saim Sáb 14 Jan 2012, 23:54

CQ#10 - tema e regras Logo-cq10c
Duração
~15/01/2012 a 29/01/2012~
O concurso tem início no instante dessa postagem.
Os jogos deverão ser entregues até a meia-noite do dia 29/01/2012 para o dia 30/01/2012.



Tema e descrição
Nesse concurso, apenas o mouse será usado para controlar os jogos.
Não há restrição do estilo ou tema. Apesar do nome, qualquer estilo será aceito, desde que o jogo se encaixe nas regras.

Será permitido usar o botão esquerdo, o botão direito, o botão central e o scroll (aquela rodinha que também é o botão central).
Nenhum botão do teclado, joystick ou qualquer outra forma de entrada de informação, além do mouse, deverá ser possibilitada ao jogador.
Isso obriga o desenvolvedor a eliminar a opção de fechar o jogo usando "esc", mostrar a janela de informações usando "F1" mudar para o modo de tela cheia usando "F4", usar "F5" e "F6" para salvar/carregar um jogo ou "F9" para pegar um snapshot. Todas essas alternativas devem estar deabilitadas (elas podem facilmente ser acessadas em "global Game Settings-Other").

Regras gerais:
- Só será permitido participar com projetos feitos no Game Maker 7, 8 e 8.1;
Edit: Como foi discutido, versões anteriores também serão aceitas, desde que a equipe avaliadora tenha recursos para visualizar o editável. Além das versões já citadas, a equipe dispõe, também, da versão 4.3. Caso algum arquivo feito em versão diferente dessas venha a apresentar problemas, o desenvolvedor será contactado via MP e, se o problema não for sanado 24 horas após esse contato, o jogo será desclassificado.
- Não é permitido participar com mais de 1 projeto;
- Projetos postados no fórum antes do início deste CQ serão desclassificados;
- Não é permitido participar em equipes;
- É permitido utilizar DLLs, extensões e fontes externas;
- É permitido participar com projetos do tipo ‘demo jogável'. Caso seja um jogo baseado em fases, ele deverá apresentar pelo menos 3.

Obs: diferente dos últimos concursos, não será obrigatória a postagem do jogo na galeria de projetos completos. A avaliação com nota no perfil, entretanto, só será feita mediante postagem na galeria e está desvinculada do concurso, isso se faz necessário, pois como na galeria de jogos completos temos as avaliações, os de concursos quinzenais podem não estar completos, e ter uma avaliação baixa prejudicando o usuário.

Será desclassificado o participante que:
- Permitir qualquer entrada de comandos de alguma forma que não seja o mouse;
- Usar uma versão do Game Maker diferente daquelas previstas;
- Participar em equipe;
- Entregar o jogo fora do prazo limite;
- Não entregar o arquivo editável junto com o executável;
- Participar com um projeto postado anteriormente no fórum;
- Participar com mais de 1 projeto;
- Usar temas racistas, preconceituosos e/ou pornográficos;
- Não enviar os recursos externos do jogo (DLL, extensões e fontes) ou o arquivo editável;
- Participar com projetos do tipo ‘beta’;
- Não atribuir os devidos créditos (dentro do jogo) aos autores de DLLs, Scripts, Engines, Sprites/Backgrounds/Tiles, Sons/Músicas etc.

Note que Demo é diferente de Beta, demo significa ‘Demonstração’ e beta ‘Versão de Teste’, demo jogável é uma versão do jogo completo, mas com restrições, só que ao mesmo tempo permite ao jogador conhecer o estilo, personagens, cenários etc.

Entrega dos jogos
Os jogos deverão ser entregues via MP para um dos organizadores, que são saim, Joton, CRP-Max e Markituh.
O jogo pode ser postado COMPLETO (executável, editável e recursos externos) aqui nesse tópico, que será considerado como entregue.

Avaliação

Os quesitos de avaliação deste CQ são:

Programação (30 pontos)
Desenvolvimento da engine principal do jogo e demais recursos, ausência de bugs

Jogabilidade (30 pontos)
Facilidade do jogador ao usar os comandos, prazer ao jogar.

Criatividade (20 Pontos)
Uso da característica do concurso a favor do jogo, habilidade em inovar.

Gráficos e efeitos sonoros (20 Pontos)
Adequação dos gráficos, sons e músicas (se houverem) ao estilo do jogo. Preenchimento das expectativas do jogador.
Efeitos gráficos e sonoros serão incluídos nessa categoria.

Dúvidas já previstas

Posso arrastar objetos na tela?
Sim. Qualquer ação que use apenas o mouse é permitida, não importa qual botão é apertado, por quanto tempo ele é apertado nem se ele é sequer apertado.

Meu mouse tem 5 botões. Posso usar todos eles?
Não. Apenas os três botões, de mouses comuns, além do giro do scroll serão permitidos.

Existe tamanho definido de room ou de tela?
Não.

Posso fazer um jogo de sonic?
Sim, mas perderá pontos em criatividade.

Posso usar uma engine (ou parte de uma engine) antiga?
Sim, desde que você saiba que um jogo não é uma engine. Lembre-se que o jogo deve ser original. Se for chegado num consenso, pela equipe avaliadora, que o jogo apresenta poucas diferenças de uma engine completa já conhecida, será considerado plágio, o jogo será desclassificado e as punições para plágio será aplicadas ao usuário.

Não sei desenhar, posso usar gráficos de algum site ou pedir pra alguém desenhar pra mim?
Usar gráficos de algum site, sim, desde que citada a fonte nos créditos. Pedir pra alguém desenhar caracteriza formação de equipe, o que é proibido pelas regras.



Caso hajam mais dúvidas, podem perguntar nesse tópico.
Mas poste somente duvidas sobre o concurso. Duvidas de como fazer, pergunte em perguntas e respostas. Postagens como "vou participar", "até que enfim", "to nessa..." Serão apagadas e consideradas flood.

Algumas funções, variáveis built-in e eventos relacionadas ao uso do mouse:
CQ#10 - tema e regras Logo-cq10

Update: Jogos entregues
JogoDataDesenvolvedor
jump_cat21/01/2012williammustaffa
Morcegos vs. Fantasmas22/02/2012Guga games
Meme Shoot23/01/2012Adriel
Morcegos vs. Fantasmas26/01/2012Guga games
IPet26/01/2012RodrigoOak
MOUSEkey!26/01/2012Golpe Baixo
Sistema Dinamico26/01/2012Need 90
WoolWarv126/01/2012gabrielsch
A Revolta dos robôs!27/01/2012irlansn
Sistema Dinamico27/01/2012Need 90
jump_cat27/01/2012williammustaffa
MAGNUS28/01/2012Lucas 5293
Roma28/01/2012pinpi
Dino Clones28/01/2012mrbrum22
Dango Daikazoku 229/01/2012JV Justino
Roma29/01/2012pinpi
Sistema Dinamico29/01/2012Need 90
Alone in the Dead World29/01/2012Leon e Chris
MAGNUS29/01/2012Lucas 5293
Copacabana29/01/2012cascavelo
BOBO THE ROBOT29/01/2012Vinians
ADVENTURE OF VICTOR29/01/2012livsk
SPACE SURFERS29/01/2012Neutral
29/01/2012henriquebr
Obs: o Jogo do henriquebr eu ainda não baixei e, na mensagem, não havia o nome. Atualizarei assim que possível.


Última edição por saim em Seg 30 Jan 2012, 10:35, editado 12 vez(es)
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Mensagem por SIGILOSO Sáb 14 Jan 2012, 23:59

Realmente, não esperava esse tema. Bem inusitado, hehe.
Bem simples, sem complicações, boa sorte para todos!
afro
SIGILOSO
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Mensagem por MatheusReis Dom 15 Jan 2012, 00:00

Não pode sonic.... HAH VOU FAZER MARIO!!! BURLEI.
O tema não deixou a desejar, o desafio dos controles é apenas mais um incentivo. Boa sorte a todose meus pesames aos usuários com mouse de 5 botões.

Até dia 29.
MatheusReis
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Mensagem por Thyago Dom 15 Jan 2012, 00:00

.Muito bem ja posso começar então.
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Mensagem por KevinBandicoot Dom 15 Jan 2012, 00:01

HAHAHA. Também não esperava, mas devo admitir que fiquei animado.
Então... que o duelo comece XD


Boa Sorte a todos!
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Mensagem por CRP-Max Dom 15 Jan 2012, 00:02

Galera evitem postar comentários aqui, para isto usem o outro tópico.
Postem aqui somente duvidas sobre o concurso para não tirar o foco principal.
Grato!
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Mensagem por Mr.Brum Dom 15 Jan 2012, 00:02

Será permitido apenas jogos? ou pode fazer um software?
É permitido criar um jogo 3D? se for, é obrigatório que o poteiro do mouse esteja a mostra sempre?
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Mensagem por The Wizard Dom 15 Jan 2012, 00:04

poderá usar GM 8.0 pro?
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Mensagem por CLT Dom 15 Jan 2012, 00:06

Os botões que podem ser usados são:

Esquerdo do mouse

Direito do mouse

Clicar com a rodinha

Pode usar a função de girar a rodinha?
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Mensagem por Kevin Dom 15 Jan 2012, 00:10

voltei só pra participar do concurso...

tenho uma dúvida.. pode participar com um jogo que tenha sido iniciado um pouco antes do concurso?
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Mensagem por thundercats Dom 15 Jan 2012, 00:12

pelo jeito vai contar mais a criatividade, por que o tema é facil, so uma pergunta os 2 eixos do mouse x, y podem ser usador ?


Última edição por thundercats em Dom 15 Jan 2012, 00:12, editado 1 vez(es)
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Mensagem por JV Justino Dom 15 Jan 2012, 00:12

Gente, antes de sair perguntando, leiam e releiam o tópico, pois a maioria das dúvidas têm suas respostas no tópico ;)


Tema bem curioso, realmente nunca o imaginaria Very Happy

Estou ansioso para ver que tipo de jogos irão aparecer nesse CQ Razz Dou um tiro em quem fizer jogo de clicar na bolinha para ganhar pontos Twisted Evil

Boa sorte a todos!

flw
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Mensagem por Gonçalves Dom 15 Jan 2012, 00:17

Se impedir que o ESC feche o jogo, também não dá para fechar clicando no X com o mouse.
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Mensagem por Tedi Ripper Dom 15 Jan 2012, 00:26

hey, na minha opiniao, é idiota nao poder clicar esc, por exemplo:
O pedrinho ta se divertindo com um jogo do concurso, mas ele sabe que ta de castigo, ai ele percebe que sua mae esta se aproximando e clica em um botao no jogo escrito sair, ai aparece:
Tempo estimado para o encerramento do jogo:
5 min. e 17 segundos


ai buga a vida né, pra mim, esc é a saida de emergencia, nao me importo em colocar, tipo, todo jogo possui essa tecla, nao é uma FUNÇÃO.. é uma saida ;D

espero que pensem na minha opiniao.
flw
Tedi Ripper
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Mensagem por Adriel Dom 15 Jan 2012, 00:32

Tem que mandar a executável e a editável?
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Mensagem por Wanderlei Corrêa Dom 15 Jan 2012, 00:34

Eu concordo com o ripper. Remover comandos como o snapshot do F9 ou a saida do esc são completamente sem sentido. Não é nada que interfira na jogabilidade, então acho que pode ser remediado.
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Mensagem por CRP-Max Dom 15 Jan 2012, 00:38

@ mrbrum22
Apenas jogos, temos o critério de diversão, então jogo é a escolha lógica.
Pode ser 3D, desde que cumpra com a norma de não ter outra forma de controle alem do mouse, usar o ponteiro é opcional, pode ser outra sprite de sua escolha.

@ Guga games
Sim, mas não esqueça de que o envio do GMK faz parte das regras, blz?

@ Super Games
Sim, rodar a "bolinha" é usar o "scroll" do mouse o que é permitido.

@ Kevin
Não seria justo um jogo que começou antes dos outros, portanto somente jogos iniciados a partir de agora(mas se você não postou ainda como vamos saber?).

@ Gonçalves
Crie seu próprio botão de sair, se usar o mouse pode fazer o que você quiser, mas nada de comandos com teclas que não sejam as do mouse e permitidas no concurso.

@ thundercats
Sim, veja no final do tópico(no spoiler) os comandos básicos do mouse no GM.

@ Tedi Ripper
Desculpe mas não sera reconsiderado, o "esc" não sera permitido neste concurso, quanto a sair do jogo tenha em mente que isso é importante, você pode criar um botão de "exit" por exemplo.

@ Adriel
Sim, conforme o texto de regras.

@ Wanderlei Corrêa
Não tem nada a ver com a jogabilidade ou lógica, foque apenas em seguir uma regra, esse é o objetivo.


Última edição por CRP-Max em Dom 15 Jan 2012, 08:59, editado 2 vez(es)
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Mensagem por JV Justino Dom 15 Jan 2012, 00:43

Pelo amor de qualquer coisa, leiam o tópico com atenção antes de postar perguntas!


Realmente se desativarmos o ESC não dará para sair clicando no [X] :| (pelo menos eu não consegui)

Existe algum método para corrigir esse problema?

flw
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Mensagem por Mr.Brum Dom 15 Jan 2012, 01:18

Realmente se desativarmos o ESC não dará para sair clicando no [X] (pelo menos eu não consegui)

Existe algum método para corrigir esse problema?
Que tal um botãozinho onde vc sai com um clique sobre ele?
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Mensagem por saim Dom 15 Jan 2012, 01:55

JV Justino escreveu:Realmente se desativarmos o ESC não dará para sair clicando no [X] :| (pelo menos eu não consegui)

Existe algum método para corrigir esse problema?
A função é game_end(). Use ela nos eventos adequados. A escolha de quais eventos são "adequados" fica por conta do desenvolvedor.

Moçada, estou olhando o outro tópico e vi que estão dizendo que é possível abrir o editável de versões anteriores com o GM 8.0. E que o Merkituh tem a 4.3 (desculpe, Markituh, comi mosca mesmo).
Assim sendo, não vejo problemas em liberar essas versões. O objetivo da restrição realmente é possibilitar que os avaliadores tenham acesso.
Entretanto, fica a ressalva: usem outra versão por conta e risco. Se o editável não abrir por qualquer motivo vocês serão contactados e, sendo impossível resolver o problema em até 24 horas após o contato, o jogo estará desclassificado. O contato, se houver, pode acontecer em qualquer momento da avaliação, portanto estejam atentos.

Vou editar a postagem original.
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