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CQ#10 - tema e regras
+36
TRFN
PedroX
Luiz A. Oliveira
Leon e Chris
Markituh
Pit Bull
vinians
Dancity
Need 90
luiz_eldorado
irlansn
Mannoroth
Lukbebalduke
GALAXY GAMES
Kabeção
Mundo Game Maker
Igor KinGamer
fonetico
Golpe Baixo
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Wanderlei Corrêa
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Tedi Ripper
Gonçalves
JV Justino
thundercats
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CRP-Max
KevinBandicoot
Thyago
MatheusReis
SIGILOSO
saim
40 participantes
GMBR :: Outros assuntos :: Concursos :: Concursos Quinzenais
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CQ#10 - tema e regras
Duração
~15/01/2012 a 29/01/2012~
Os jogos deverão ser entregues até a meia-noite do dia 29/01/2012 para o dia 30/01/2012.
Tema e descrição
Nesse concurso, apenas o mouse será usado para controlar os jogos.Não há restrição do estilo ou tema. Apesar do nome, qualquer estilo será aceito, desde que o jogo se encaixe nas regras.
Será permitido usar o botão esquerdo, o botão direito, o botão central e o scroll (aquela rodinha que também é o botão central).
Nenhum botão do teclado, joystick ou qualquer outra forma de entrada de informação, além do mouse, deverá ser possibilitada ao jogador.
Isso obriga o desenvolvedor a eliminar a opção de fechar o jogo usando "esc", mostrar a janela de informações usando "F1" mudar para o modo de tela cheia usando "F4", usar "F5" e "F6" para salvar/carregar um jogo ou "F9" para pegar um snapshot. Todas essas alternativas devem estar deabilitadas (elas podem facilmente ser acessadas em "global Game Settings-Other").
Regras gerais:
- Só será permitido participar com projetos feitos no Game Maker 7, 8 e 8.1;
Edit: Como foi discutido, versões anteriores também serão aceitas, desde que a equipe avaliadora tenha recursos para visualizar o editável. Além das versões já citadas, a equipe dispõe, também, da versão 4.3. Caso algum arquivo feito em versão diferente dessas venha a apresentar problemas, o desenvolvedor será contactado via MP e, se o problema não for sanado 24 horas após esse contato, o jogo será desclassificado.
- Não é permitido participar com mais de 1 projeto;
- Projetos postados no fórum antes do início deste CQ serão desclassificados;
- Não é permitido participar em equipes;
- É permitido utilizar DLLs, extensões e fontes externas;
- É permitido participar com projetos do tipo ‘demo jogável'. Caso seja um jogo baseado em fases, ele deverá apresentar pelo menos 3.
Obs: diferente dos últimos concursos, não será obrigatória a postagem do jogo na galeria de projetos completos. A avaliação com nota no perfil, entretanto, só será feita mediante postagem na galeria e está desvinculada do concurso, isso se faz necessário, pois como na galeria de jogos completos temos as avaliações, os de concursos quinzenais podem não estar completos, e ter uma avaliação baixa prejudicando o usuário.
Será desclassificado o participante que:
- Permitir qualquer entrada de comandos de alguma forma que não seja o mouse;
- Usar uma versão do Game Maker diferente daquelas previstas;
- Participar em equipe;
- Entregar o jogo fora do prazo limite;
- Não entregar o arquivo editável junto com o executável;
- Participar com um projeto postado anteriormente no fórum;
- Participar com mais de 1 projeto;
- Usar temas racistas, preconceituosos e/ou pornográficos;
- Não enviar os recursos externos do jogo (DLL, extensões e fontes) ou o arquivo editável;
- Participar com projetos do tipo ‘beta’;
- Não atribuir os devidos créditos (dentro do jogo) aos autores de DLLs, Scripts, Engines, Sprites/Backgrounds/Tiles, Sons/Músicas etc.
Note que Demo é diferente de Beta, demo significa ‘Demonstração’ e beta ‘Versão de Teste’, demo jogável é uma versão do jogo completo, mas com restrições, só que ao mesmo tempo permite ao jogador conhecer o estilo, personagens, cenários etc.
Entrega dos jogos
Os jogos deverão ser entregues via MP para um dos organizadores, que são saim, Joton, CRP-Max e Markituh.O jogo pode ser postado COMPLETO (executável, editável e recursos externos) aqui nesse tópico, que será considerado como entregue.
Avaliação
Os quesitos de avaliação deste CQ são:
Programação (30 pontos)
Desenvolvimento da engine principal do jogo e demais recursos, ausência de bugs
Jogabilidade (30 pontos)
Facilidade do jogador ao usar os comandos, prazer ao jogar.
Criatividade (20 Pontos)
Uso da característica do concurso a favor do jogo, habilidade em inovar.
Gráficos e efeitos sonoros (20 Pontos)
Adequação dos gráficos, sons e músicas (se houverem) ao estilo do jogo. Preenchimento das expectativas do jogador.
Efeitos gráficos e sonoros serão incluídos nessa categoria.
Dúvidas já previstas
Posso arrastar objetos na tela?
Sim. Qualquer ação que use apenas o mouse é permitida, não importa qual botão é apertado, por quanto tempo ele é apertado nem se ele é sequer apertado.
Meu mouse tem 5 botões. Posso usar todos eles?
Não. Apenas os três botões, de mouses comuns, além do giro do scroll serão permitidos.
Existe tamanho definido de room ou de tela?
Não.
Posso fazer um jogo de sonic?
Sim, mas perderá pontos em criatividade.
Posso usar uma engine (ou parte de uma engine) antiga?
Sim, desde que você saiba que um jogo não é uma engine. Lembre-se que o jogo deve ser original. Se for chegado num consenso, pela equipe avaliadora, que o jogo apresenta poucas diferenças de uma engine completa já conhecida, será considerado plágio, o jogo será desclassificado e as punições para plágio será aplicadas ao usuário.
Não sei desenhar, posso usar gráficos de algum site ou pedir pra alguém desenhar pra mim?
Usar gráficos de algum site, sim, desde que citada a fonte nos créditos. Pedir pra alguém desenhar caracteriza formação de equipe, o que é proibido pelas regras.
Caso hajam mais dúvidas, podem perguntar nesse tópico.
Mas poste somente duvidas sobre o concurso. Duvidas de como fazer, pergunte em perguntas e respostas. Postagens como "vou participar", "até que enfim", "to nessa..." Serão apagadas e consideradas flood.
- Algumas funções, variáveis built-in e eventos relacionadas ao uso do mouse:
- Variáveis
mouse_x: é a posição (x) do mouse na room
mouse_y: é a posição (y) do mouse na room
mouse_button: é o botão atualmente apertado. 0 = nenhum, 1 = mb_left, 2 = mb_right, 3 = mb_middle. Havendo mais de um botão apertado, a variável recebe o valor do último a ter sido apertado.
mouse_lastbutton: é o último botão apertado. 0 = nenhum (começo do jogo), 1 = botão esquerdo, 2 = botão direito, 3 = botão central
mb_any: é uma variável usada como argumento em funções. Corresponde a "qualquer botão".
mb_none: é uma variável usada como argumento em funções. Corresponde a "nenhum botão".
mb_left: o botão esquerdo do mouse (pra ser usado como argumento de funções)
mb_right: o botão direito do mouse (pra ser usado como argumento de funções)
mb_middle: o botão central do mouse (pra ser usado como argumento de funções)
Eventos
ev_left_button: O botão esquerdo está apertado sobre a mask da instância
ev_right_button: O botão direito está apertado sobre a mask da instância
ev_middle_button: O botão central está apertado sobre a mask da instância
ev_no_button: Nenhum botão do mouse está apertado enquanto o mouse está sobre a mask da instância
ev_left_press: O botão esquerdo do mouse foi apertado sobre a mask da instância
ev_right_press: O botão direito do mouse foi apertado sobre a mask da instância
ev_middle_press: O botão central do mouse foi apertado sobre a mask da instância
ev_left_release: O botão esquerdo do mouse foi solto sobre a mask da instância
ev_right_release: O botão direito do mouse foi solto sobre a mask da instância
ev_middle_release: O botão central do mouse foi solto sobre a mask da instância
ev_mouse_enter: O cursor não estava sobre a instância e agora está (não é a mesma coisa que a instância mover-se para a posição do cursor)
ev_mouse_leave: O cursor estava sobre a instância e agora não está (não é a mesma coisa que a instância mover-se para fora da posição do cursor)
ev_mouse_wheel_up: O scroll foi girado pra cima
ev_mouse_wheel_down: O scroll foi girado pra baixo
ev_global_left_button: O botão esquerdo está apertado (com o mouse em qualquer lugar)
ev_global_right_button: O botão direito está apertado (com o mouse em qualquer lugar)
ev_global_middle_button: O botão central está apertado (com o mouse em qualquer lugar)
ev_global_left_press: O botão esquerdo foi apertado (com o mouse em qualquer lugar)
ev_global_right_press: O botão direito foi apertado (com o mouse em qualquer lugar)
ev_global_middle_press: O botão central foi apertado (com o mouse em qualquer lugar)
ev_global_left_release: O botão esquerdo foi solto (com o mouse em qualquer lugar)
ev_global_right_release: O botão direito foi solto (com o mouse em qualquer lugar)
ev_global_middle_release: O botão central foi solto (com o mouse em qualquer lugar)
Funções
mouse_check_button(button): Retorna true se o botão está apertado nesse momento
mouse_check_button_pressed(button): Retorna true se o botão foi apertado no último step
mouse_check_button_released(button): Retorna true se o botão foi solto no último step
mouse_wheel_up(): Retorna true se o scroll foi girado pra cima no último step
mouse_wheel_down(): Retorna true se o scroll foi girado pra baixo no último step
mouse_clear(button): Limpa o estado do botão. Isso significa que não vai mais gerar eventos de mouse até o jogador soltar o botão e apertá-lo de novo
mouse_wait(): Aguarda até que o jogador aperte algum botão
cursor_sprite: Indica o sprite usado pra representar o cursor. Por default, nenhum sprite é usado, ou seja, o valor é -1
display_mouse_get_x(): Retorna a posição (x) do mouse na tela
display_mouse_get_y(): Retorna a posição (y) do mouse na tela
display_mouse_set(x,y): Coloca o mouse na posição indicada, com relação à tela
window_mouse_get_x(): Retorna a posição (x) do mouse na janela do jogo
window_mouse_get_y(): Retorna a posição (y) do mouse na janela do jogo
window_mouse_set(x,y): Coloca o mouse na posição indicada, com relação à janela do jogo
window_view_mouse_get_x(id): Retorna a posição (x) do mouse com relação à view com índice "id"
window_view_mouse_get_y(id): Retorna a posição (y) do mouse com relação à view com índice "id"
window_view_mouse_set(id,x,y): Coloca o mouse na posição indicada, com relação à view com índice "id"
window_views_mouse_get_x(): Retorna a posição (x) do mouse com relação à view em que ele está
window_views_mouse_get_y(): Retorna a posição (y) do mouse com relação à view em que ele está
window_views_mouse_set(x,y): Coloca o mouse na posição indicada, com relação à view em que ele está
Update: Jogos entregues
Jogo | Data | Desenvolvedor |
Meme Shoot | 23/01/2012 | Adriel |
Morcegos vs. Fantasmas | 26/01/2012 | Guga games |
IPet | 26/01/2012 | RodrigoOak |
MOUSEkey! | 26/01/2012 | Golpe Baixo |
WoolWarv1 | 26/01/2012 | gabrielsch |
A Revolta dos robôs! | 27/01/2012 | irlansn |
jump_cat | 27/01/2012 | williammustaffa |
Roma | 28/01/2012 | pinpi |
Dino Clones | 28/01/2012 | mrbrum22 |
Dango Daikazoku 2 | 29/01/2012 | JV Justino |
Roma | 29/01/2012 | pinpi |
Sistema Dinamico | 29/01/2012 | Need 90 |
Alone in the Dead World | 29/01/2012 | Leon e Chris |
MAGNUS | 29/01/2012 | Lucas 5293 |
Copacabana | 29/01/2012 | cascavelo |
BOBO THE ROBOT | 29/01/2012 | Vinians |
ADVENTURE OF VICTOR | 29/01/2012 | livsk |
SPACE SURFERS | 29/01/2012 | Neutral |
29/01/2012 | henriquebr |
Última edição por saim em Seg 30 Jan 2012, 10:35, editado 12 vez(es)
saim- Games Ranking :
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Re: CQ#10 - tema e regras
Realmente, não esperava esse tema. Bem inusitado, hehe.
Bem simples, sem complicações, boa sorte para todos!
Bem simples, sem complicações, boa sorte para todos!
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Re: CQ#10 - tema e regras
O tema não deixou a desejar, o desafio dos controles é apenas mais um incentivo. Boa sorte a todos
Até dia 29.
Re: CQ#10 - tema e regras
.Muito bem ja posso começar então.
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Re: CQ#10 - tema e regras
HAHAHA. Também não esperava, mas devo admitir que fiquei animado.
Então... que o duelo comece XD
Boa Sorte a todos!
Então... que o duelo comece XD
Boa Sorte a todos!
Re: CQ#10 - tema e regras
Galera evitem postar comentários aqui, para isto usem o outro tópico.
Postem aqui somente duvidas sobre o concurso para não tirar o foco principal.
Grato!
Postem aqui somente duvidas sobre o concurso para não tirar o foco principal.
Grato!
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Re: CQ#10 - tema e regras
Será permitido apenas jogos? ou pode fazer um software?
É permitido criar um jogo 3D? se for, é obrigatório que o poteiro do mouse esteja a mostra sempre?
É permitido criar um jogo 3D? se for, é obrigatório que o poteiro do mouse esteja a mostra sempre?
Re: CQ#10 - tema e regras
poderá usar GM 8.0 pro?
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Re: CQ#10 - tema e regras
Os botões que podem ser usados são:
Esquerdo do mouse
Direito do mouse
Clicar com a rodinha
Pode usar a função de girar a rodinha?
Esquerdo do mouse
Direito do mouse
Clicar com a rodinha
Pode usar a função de girar a rodinha?
Re: CQ#10 - tema e regras
voltei só pra participar do concurso...
tenho uma dúvida.. pode participar com um jogo que tenha sido iniciado um pouco antes do concurso?
tenho uma dúvida.. pode participar com um jogo que tenha sido iniciado um pouco antes do concurso?
Re: CQ#10 - tema e regras
pelo jeito vai contar mais a criatividade, por que o tema é facil, so uma pergunta os 2 eixos do mouse x, y podem ser usador ?
Última edição por thundercats em Dom 15 Jan 2012, 00:12, editado 1 vez(es)
Re: CQ#10 - tema e regras
Gente, antes de sair perguntando, leiam e releiam o tópico, pois a maioria das dúvidas têm suas respostas no tópico ;)
Tema bem curioso, realmente nunca o imaginaria
Estou ansioso para ver que tipo de jogos irão aparecer nesse CQ Dou um tiro em quem fizer jogo de clicar na bolinha para ganhar pontos
Boa sorte a todos!
Tema bem curioso, realmente nunca o imaginaria
Estou ansioso para ver que tipo de jogos irão aparecer nesse CQ Dou um tiro em quem fizer jogo de clicar na bolinha para ganhar pontos
Boa sorte a todos!
JV Justino- Games Ranking :
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Re: CQ#10 - tema e regras
Se impedir que o ESC feche o jogo, também não dá para fechar clicando no X com o mouse.
Gonçalves- Games Ranking :
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Re: CQ#10 - tema e regras
hey, na minha opiniao, é idiota nao poder clicar esc, por exemplo:
O pedrinho ta se divertindo com um jogo do concurso, mas ele sabe que ta de castigo, ai ele percebe que sua mae esta se aproximando e clica em um botao no jogo escrito sair, ai aparece:
ai buga a vida né, pra mim, esc é a saida de emergencia, nao me importo em colocar, tipo, todo jogo possui essa tecla, nao é uma FUNÇÃO.. é uma saida ;D
espero que pensem na minha opiniao.
flw
O pedrinho ta se divertindo com um jogo do concurso, mas ele sabe que ta de castigo, ai ele percebe que sua mae esta se aproximando e clica em um botao no jogo escrito sair, ai aparece:
Tempo estimado para o encerramento do jogo:
5 min. e 17 segundos
5 min. e 17 segundos
ai buga a vida né, pra mim, esc é a saida de emergencia, nao me importo em colocar, tipo, todo jogo possui essa tecla, nao é uma FUNÇÃO.. é uma saida ;D
espero que pensem na minha opiniao.
flw
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Re: CQ#10 - tema e regras
Tem que mandar a executável e a editável?
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Re: CQ#10 - tema e regras
Eu concordo com o ripper. Remover comandos como o snapshot do F9 ou a saida do esc são completamente sem sentido. Não é nada que interfira na jogabilidade, então acho que pode ser remediado.
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Re: CQ#10 - tema e regras
@ mrbrum22
Apenas jogos, temos o critério de diversão, então jogo é a escolha lógica.
Pode ser 3D, desde que cumpra com a norma de não ter outra forma de controle alem do mouse, usar o ponteiro é opcional, pode ser outra sprite de sua escolha.
@ Guga games
Sim, mas não esqueça de que o envio do GMK faz parte das regras, blz?
@ Super Games
Sim, rodar a "bolinha" é usar o "scroll" do mouse o que é permitido.
@ Kevin
Não seria justo um jogo que começou antes dos outros, portanto somente jogos iniciados a partir de agora(mas se você não postou ainda como vamos saber?).
@ Gonçalves
Crie seu próprio botão de sair, se usar o mouse pode fazer o que você quiser, mas nada de comandos com teclas que não sejam as do mouse e permitidas no concurso.
@ thundercats
Sim, veja no final do tópico(no spoiler) os comandos básicos do mouse no GM.
@ Tedi Ripper
Desculpe mas não sera reconsiderado, o "esc" não sera permitido neste concurso, quanto a sair do jogo tenha em mente que isso é importante, você pode criar um botão de "exit" por exemplo.
@ Adriel
Sim, conforme o texto de regras.
@ Wanderlei Corrêa
Não tem nada a ver com a jogabilidade ou lógica, foque apenas em seguir uma regra, esse é o objetivo.
Última edição por CRP-Max em Dom 15 Jan 2012, 08:59, editado 2 vez(es)
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Re: CQ#10 - tema e regras
Pelo amor de qualquer coisa, leiam o tópico com atenção antes de postar perguntas!
Realmente se desativarmos o ESC não dará para sair clicando no [X] :| (pelo menos eu não consegui)
Existe algum método para corrigir esse problema?
Realmente se desativarmos o ESC não dará para sair clicando no [X] :| (pelo menos eu não consegui)
Existe algum método para corrigir esse problema?
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Re: CQ#10 - tema e regras
Que tal um botãozinho onde vc sai com um clique sobre ele?Realmente se desativarmos o ESC não dará para sair clicando no [X] (pelo menos eu não consegui)
Existe algum método para corrigir esse problema?
Re: CQ#10 - tema e regras
A função é game_end(). Use ela nos eventos adequados. A escolha de quais eventos são "adequados" fica por conta do desenvolvedor.JV Justino escreveu:Realmente se desativarmos o ESC não dará para sair clicando no [X] :| (pelo menos eu não consegui)
Existe algum método para corrigir esse problema?
Moçada, estou olhando o outro tópico e vi que estão dizendo que é possível abrir o editável de versões anteriores com o GM 8.0. E que o Merkituh tem a 4.3 (desculpe, Markituh, comi mosca mesmo).
Assim sendo, não vejo problemas em liberar essas versões. O objetivo da restrição realmente é possibilitar que os avaliadores tenham acesso.
Entretanto, fica a ressalva: usem outra versão por conta e risco. Se o editável não abrir por qualquer motivo vocês serão contactados e, sendo impossível resolver o problema em até 24 horas após o contato, o jogo estará desclassificado. O contato, se houver, pode acontecer em qualquer momento da avaliação, portanto estejam atentos.
Vou editar a postagem original.
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