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[Resolvido]Usar sprites como fonte?
4 participantes
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[Resolvido]Usar sprites como fonte?
Olá pessoal da GMBR!
Queria perguntar para você se eu poderia usar sprites como fonte em meus projetos por exemplo, definir que essa sprite seja a letra "A" então toda vez que eu digitar a letra "A" ou aparecer a letra "A" ele mostre o sprite que eu escolhi.
O interessante é que quando se cria uma fonte, você pode escolher do que ela vai ser/mostrar, apenas normal, dígitos, letras e tudo, e assim que você seleciona uma delas os numero em cima trocam acho que cada numero seria o ID das letras não seria?
Enfim alguém pode me ajudar com isso?
Flw!
Queria perguntar para você se eu poderia usar sprites como fonte em meus projetos por exemplo, definir que essa sprite seja a letra "A" então toda vez que eu digitar a letra "A" ou aparecer a letra "A" ele mostre o sprite que eu escolhi.
O interessante é que quando se cria uma fonte, você pode escolher do que ela vai ser/mostrar, apenas normal, dígitos, letras e tudo, e assim que você seleciona uma delas os numero em cima trocam acho que cada numero seria o ID das letras não seria?
Enfim alguém pode me ajudar com isso?
Flw!
Última edição por gabrielsch em Sex 04 Nov 2011, 11:31, editado 1 vez(es)
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Re: [Resolvido]Usar sprites como fonte?
Existe uma função chamada font_add_sprite. Ela retorna a id de uma nova fonte, criada a partir de uma sprite, onde cada imagem dela será uma letra/tipo :
font_add_sprite(sprite, primeira letra, proporcional, separação)
sprite = sprite da qual a fonta será feita
primeira letra = primeira letra da fonte, ou seja, onde ela começa.
se minha sprite começa da letra 'a' (minuscula), colocaremos ord('a'), e por ai vai.
Também podemos fazer isso com números: ord('0')
proporcional = indica se a caixa de colisão das letras é proporcional ao seu tamanho (para organizar o texto na hora de digitar)
separação = intervalo em pixels entre uma letra e outra.
font_add_sprite(sprite, primeira letra, proporcional, separação)
sprite = sprite da qual a fonta será feita
primeira letra = primeira letra da fonte, ou seja, onde ela começa.
se minha sprite começa da letra 'a' (minuscula), colocaremos ord('a'), e por ai vai.
Também podemos fazer isso com números: ord('0')
proporcional = indica se a caixa de colisão das letras é proporcional ao seu tamanho (para organizar o texto na hora de digitar)
separação = intervalo em pixels entre uma letra e outra.
Re: [Resolvido]Usar sprites como fonte?
Vlw MatheusReis, funcionou perfeitamente aqui!
Antes de mais nada, eu vou mostrar como fiz para que quem não sabe ou não conseguiu faça direito.
Eu coloquei esse code no draw:
E para quem quiser, aqui esta o strip das letras que eu usei:
Flw!
Antes de mais nada, eu vou mostrar como fiz para que quem não sabe ou não conseguiu faça direito.
Eu coloquei esse code no draw:
- Código:
font=font_add_sprite(spr_font,ord('a'),1,2)
draw_set_font(font)
draw_set_color(c_white)
draw_text(0,0,'Teste de texto!')
E para quem quiser, aqui esta o strip das letras que eu usei:
Flw!
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Re: [Resolvido]Usar sprites como fonte?
Só complementando o que o MatheusReis disse, a ordem dos caracteres deve obedecer a tabela ASCII.
Vc pode obter a lista de caracteres através do mapa de caracteres do Windows.
Vc pode obter a lista de caracteres através do mapa de caracteres do Windows.
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Re: [Resolvido]Usar sprites como fonte?
Amigo, somente para complementar, você não precisa colocar no draw o ]font=font_add_sprite(spr_font,ord('a'),1,2) isso pode ser colocado no evento create, pois acaba lentificando o processo sem necessidade.gabrielsch escreveu:Vlw MatheusReis, funcionou perfeitamente aqui!
Antes de mais nada, eu vou mostrar como fiz para que quem não sabe ou não conseguiu faça direito.
Eu coloquei esse code no draw:
- Código:
font=font_add_sprite(spr_font,ord('a'),1,2)
draw_set_font(font)
draw_set_color(c_white)
draw_text(0,0,'Teste de texto!')
E para quem quiser, aqui esta o strip das letras que eu usei:
Flw!
Flws
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