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Manual de GML para Iniciantes
+3
Livsk
Carlos Mahnke
PedroX
7 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Manual de GML para Iniciantes
Esse guia serve para os que estão começando saberem por onde começar, pois há tantos tutoriais que os iniciantes ficam confusos. Abaixo há uma relação dos assuntos abordados.
Comentários
Instruções
Operadores
Variáveis
Funções
Scripts
Arrays
Comentários
São usados para comentar o seu código, facilitando a organização dele.
São ignorados pelo compilador.
Exemplo:
- Código:
/*
Aqui tenho um
comentário de várias linhas.
*/
if (dinheiro>0) //se eu tenho dinheiro (comentário de uma linha)
{compro balas} //eu compro balas (note a diferença entre os tipos de comentário)
Instruções de controle
As instruções são muito importantes para o jogo.
Por meio delas são definidas as condições para que algo aconteça.
Vamos ver cada uma delas.
Ir para o topo
Condicionais
Padrão:
- Código:
if (expressão) {
instrução
}
Essa instrução checa se uma expressão é verdadeira. Se for, executa uma instrução.
Exemplo:
- Código:
if (moedas==10){
compra refrigerante
}
- Código:
if (expressão){
instrução A
}else{
instrução B
}
Aprenda mais:
https://gmbr.forumeiros.com/t16893-game-maker-aula-8-as-declaracoes-if-e-else
https://gmbr.forumeiros.com/t5118-aula-4-introducao-em-gml-if
Padrão:
- Código:
switch (valor)
{
case 1: instrução; break;
case 2: instrução; break;
case 3: instrução; break;
default: instrução;
}
Essa instrução compara o valor com cada case, executando a instrução respectiva.
Se nenhuma comparação for correta, então a default é executada.
Ela é mais útil quando temos várias comparações a fazer.
Exemplo:
- Código:
switch(moedas)
{
case 10: compra 1 bala; break;
case 20: compra 2 balas; break;
case 30: compra 3 balas; break;
default: vai embora;
}
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Laços
Padrão:
- Código:
repeat(numero)
{instrução}
Repete numero vezes aquela instrução.
Exemplo:
- Código:
repeat(10)
{compra 1 bala}
- Código:
while(expressão)
{instrução}
Enquanto a expressão for verdadeira, ele executa aquela instrução.
Exemplo:
- Código:
while(dinheiro>0)
{compra balas}
- Código:
do
{
instrução
}
until (expressão)
Faz aquela instrução enquanto a expressão for verdadeira.
Exemplo:
- Código:
do {compra balas} until (dinheiro>0)
- Código:
for (a; b; c)
{instrução}
A instrução a é executada.Então a expressão b é testada.
Se for verdadeira, a instrução é executada. Depois c é executada.
Depois b é testada novamente. Esse laço continua até b ser falsa.
Exemplo:
- Código:
for(contando=1;contando<10;contando =1){
mostra a contagem de 1 a 10;
}
Padrão:
- Código:
with(objeto)
{instrução}
Manipula outras instâncias.
Quando você colocar other dentro da instrução, você irá se referir a instância atual (que tem o código).
Exemplo:
- Código:
with(inimigo)
{x=other.x}
Jumps
Padrão:
- Código:
break;
Pode ser usada em: for, while, repeat e switch.
Exemplo: Já mostrado.
Padrão:
- Código:
continue;
Padrão:
- Código:
exit;
Exemplo:
- Código:
if sem_dinheiro {exit}
Balas =1
Operadores
Não vamos focar muito nessa parte. Existem vários tutoriais sobre isso no fórum e na internet.
Os principais são:
- Código:
<, >, <=, >=, ==, !=, <>
- Código:
and ( pode usar && ), or ( pode usar || )
Exemplo:
- Código:
if (dinheiro >= 1){
tenho dinheiro
}
Variáveis
São 'células' guardadas na memória RAM.
Guardam valores de coisas que não seriam possiveis de serem usadas sem serem salvas.
Não podem ter caracteres como acentos, vírgulas, pontos, espaços etc.
Existem algumas variáveis já prontas, que logicamente podem ser alteradas, como:
x, y, room, speed, image_angle, direction, entre outras.
Você também pode criar suas variáveis, então não estranhe quando ver algo em português no código de alguém.
Locais: São variáveis que só podem ser manipuladas pelo objeto que a criou.
Globais: São variáveis que podem ser usadas por qualquer objeto no jogo.
Temporárias: São usadas somente no trecho de código que foram criadas.
Criando as variáveis:
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Locais:
Globais:variavel = valor;
- Código:
globalvar variavel;
variavel = valor;
- Código:
var variavel;
variavel = valor;
https://gmbr.forumeiros.com/t15113-tutorial-variaveis
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Funções
São usadas para diminuir o volume de código.
Do contrário, você teria que digitar o código dela (esses códigos não são mostrados) toda vez que precisasse.
Padrão:
- Código:
nome_da_funcao(arg1, arg2, arg3, ...);
- Código:
if (room=fase_fogo)
move_snap(32, 32);
Scripts
São funções criadas por você.
Você deve criar um, digitar o código e depois chamá-lo em algum evento.
Aqui só mostrarei como chamar.
Exemplo:
- Código:
inimigo_ataque(player, fogo);
Arrays
São uma forma de usar poucas variáveis.
Padrão:
- Código:
nome[indice]=valor; //uma dimensão (como uma lista)
- Código:
nome[indice,indice]=valor;//duas dimensões (como uma tabela)
Indice: não pode ser negativo e deve ser inteiro.
Você pode aprender mais sobre arrays aqui:
https://gmbr.forumeiros.com/t14235-tutorial-arrays
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Agradecimentos:
saim (variáveis e arrays)
Até mais!
Última edição por fredcobain em Sex 30 Ago 2013, 23:31, editado 13 vez(es) (Motivo da edição : Colocando âncoras)
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
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Re: Manual de GML para Iniciantes
Legal o manual. Uma sugestão seria usar aquelas âncoras HTML (não sei se está ativo no sistema) pra rolar a página pro tópico que poderia ser clicado num tipo de índice.
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Re: Manual de GML para Iniciantes
Isso só seria possivel se cada tópico estivesse em um post diferente.
Valeu. Gastei algumas horinhas, mas acho que vale a pena.
Até mais!
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Re: Manual de GML para Iniciantes
Acho que vc não compreendeu. Eu me refiro a uma "âncora" em HTML que é uma tag que possui uma contraparte que se comporta como um link mas ao ser clicada move a página (ou desce, mas sem sair da mesma) pro ponto em que está o marcador.
Veja no exemplo abaixo como ao clicar no falso link a página desce até onde eu defini:
Tópico tal
Texto do tópico selecionado
Veja no exemplo abaixo como ao clicar no falso link a página desce até onde eu defini:
Tópico tal
Texto do tópico selecionado
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Re: Manual de GML para Iniciantes
É, ficaria legal essas "âncoras" mesmo.
Outra sugestão seria fixar o tópico para não morrer tão facilmente, assim os iniciantes achariam mais fácil, que nem o índice de tutoriais, pois o conteúdo está muito bom.
Flws!
Outra sugestão seria fixar o tópico para não morrer tão facilmente, assim os iniciantes achariam mais fácil, que nem o índice de tutoriais, pois o conteúdo está muito bom.
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Re: Manual de GML para Iniciantes
Muito bom Pedro, gostei muito, explica muitas funções direitinho e com uma ótima organização! Parabéns, acho um tópico de grande ajuda.
Muito legal essas âncoras, eu já sabia pra que serviam, mas não sabia como utilizá-las, enfim, com essas Âncoras vai ficar mais organizado ainda.
Muito legal essas âncoras, eu já sabia pra que serviam, mas não sabia como utilizá-las, enfim, com essas Âncoras vai ficar mais organizado ainda.
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Re: Manual de GML para Iniciantes
Melhor que a organização (que já era ótima) é a tamanha comodidade de ter todos os assuntos a um clique do mouse!Dancity escreveu:Muito legal essas âncoras, eu já sabia pra que serviam, mas não sabia como utilizá-las, enfim, com essas Âncoras vai ficar mais organizado ainda.
Uma última sugestão, adicionar uma âncora levando novamente ao topo após cada assunto =]
Edit
Opa, parece que já tinham feito e eu não notei.
Última edição por Carlos Mahnke em Seg 31 Out 2011, 22:28, editado 1 vez(es)
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Re: Manual de GML para Iniciantes
Sugestão aceita. Agora o artigo tem âncoras.
Se alguém quiser complementar alguma parte do tópico, me enviem uma mp com o conteúdo que eu analiso e coloco. Nem precisa ser formatado. Coloco os créditos.
Até mais!
Se alguém quiser complementar alguma parte do tópico, me enviem uma mp com o conteúdo que eu analiso e coloco. Nem precisa ser formatado. Coloco os créditos.
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Re: Manual de GML para Iniciantes
Nosssa é disso que os novatos precisam, muito bem explicado e direto, quero também sugerir:
Você poderia colocar um "link de aprenda mais" na Funções, por ser mais complexo, acho que precisa de um link para o cara aprender mais sobre funções o/
Valewww
Você poderia colocar um "link de aprenda mais" na Funções, por ser mais complexo, acho que precisa de um link para o cara aprender mais sobre funções o/
Valewww
Re: Manual de GML para Iniciantes
Quem desejar que o seu tutorial seja adicionado ao Aprenda Mais de cada parte do tutorial, manda o link para mim.
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Re: Manual do iniciante
Bom Tutorial, vc só precisa ser mais específico as vezes
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