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[TUTO VICACO] COMO E QUANDO USAR ALARMS

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Mensagem por victor_aco Dom 26 Jun 2011, 14:38

Nome: COMO E QUANDO USAR ALARMS
Descrição: Aprenda como usar alarms e quando eles vão ser úteis dentro do seu jogo.
Nível de dificuldade: iniciante
Requerimentos: Versão do GM 6/7/8 - Pro/Lite

ALARMS

O QUE SÃO?
Alarm é um evento que é executado depois de um tempo. Para entender melhor você pode compra-lo com uma bomba relógio que depois de um tempo programado pelo terrorista (você) ela explode (faz o que você quer).
Na versão 8.0 do GM você tem 12 alarms por objeto para usar e abusar, começando de 0 a 11.
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COMO USO ALARMS?
Para que os alarms funcionem primeiro você precisa pensar o tempo que vai demorar para ele acontecer e quando vai começar a contar este tempo. Por exemplo, se você quer que o alarm 0 execute depois de 10 segundos começando a contar quando o objeto foi criado, você deve colocar o código no create do objeto:
Código:
alarm[0]=10*room_speed;
Para quem não sabe, room_speed é igual a 1 segundo no jogo, então basta multiplicarmos os segundos que queremos pela room_speed.
Se você estiver usando outro alarm basta trocar o número que está entre os colchetes.

Nosso alarm já ta programado para acontecer depois de 10 segundos que o objeto foi criado, mas quando o tempo acaba ele ainda não faz nada, esse é o segundo passo para se usar um alarm. No nosso exemplo quando o tempo acabar o alarm vai criar um objeto qualquer e colocar o alarm a voltar acontecer depois de 15 segundos.
Para isso criamos o evento do alarm (Add Event > Alarm > 0 ):
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Dentro do evento vamos adicionar o seguinte código:
Código:
instance_create(x,y,obj_qualquer)
alarm[0]=15*room_speed;

DESATIVANDO UM ALARM
Para desativar um alarm basta setá-lo como -1. Ex:
Código:
alarm[0]=-1;

CUIDADO COM ALARMS EM EVENTOS QUE SE REPETEM (STEP, DRAW, ETC)
É preciso tomar cuidado em setar alarms em eventos que se repetem porque eles irão ficar setando o step a todo momento. Por exemplo:
No Step você coloca:
Código:
alarm[0]=10*room_speed
Quando o alarm[0] for diminuir, o step vai executar de novo e "falar" que ele é igual a 10*room_speed. Isso vai acontecer sempre fazendo com que o alarm nunca execute. Uma solução é colocar o cidgo dentro de um if, por exemplo:
Código:
if (contar_alarm==true)
{
alarm[0]=10*room_speed;
contar_alarm=false;
}
Quando o Step for executar de novo contar_alarm vai ser igual a false e o alarm não será setado.

QUANDO USO ALARMS?
Os alarms podem ser usados para várias coisas relacionadas a tempo dentro de um jogo. Eu irei explicar como usar o alarm para criar um relógio com contagem regressiva e como fazer ganhar uma vida de 30 em 30 segundos.
Para criar um relógio com minutos e segundos precisamos declarar a variável minutos no create:
Código:
minutos=5;//coloque os minutos que você quer que comece
Você deve estar se perguntando, e os segundos? Para os segundos vamos usar o próprio alarm. Para isso vamos setar o alarm[0] para disparar depois de 60 segundos. Para isso coloque depois do código acima:
Código:
alarm[0]=60*room_speed;

Adicione o evento alarm 0 e nele coloque o código:
Código:
minutos-=1;
alarm[0]=60*room_speed;//começa os segundos de novo

Agora só falta mostrar na tela, colocando no draw:
Código:
draw_text(x,y,string(minutos)+":"+string(floor(alarm[0]/room_speed)));



Para criar um sistema que ganha uma vida de 30 em 30 segundos colocamos no create:
Código:
alarm[1]=30*room_speed;
global.vidas=3;

Crie um evento alarm 1 e coloque nele:
Código:
global.vidas+=1;
alarm[1]=30*room_speed;

VÍDEO



CONCLUSÃO
Bom pessoal espero que vocês tenham aprendido com o tutorial e estou aberto a sugestões, criticas e dúvidas.


Última edição por victor_aco em Dom 24 Jul 2011, 01:14, editado 1 vez(es)
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Mensagem por rafasgb Dom 26 Jun 2011, 14:42

Perfeito!
Você soube cobrir todo a assunto dos alarms de uma forma clara e objetiva, sem enrolação e sem ser simples demais.
A parte mais importante com certeza foi explicar que quando você coloca um alarm em um step da vida ele nunca acontece.

Excelente material Smile
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Mensagem por LCS Dom 26 Jun 2011, 15:04

Muito bom tutorial victor, Vai ajudar bastante gente pois há varios tópicos de dúvidas sobre alarms e com o teu tutorial com certeza eles irão se achar.
Muito bom mesmo cara, essa de desativar o alarm eu não sabia xD

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Mensagem por PedroX Dom 26 Jun 2011, 22:54

Muito bom Victor.
Gosto dos seus tutoriais, pois são simples, objetivos e fáceis de entender.
A parte de desativar o alarm também foi bem lembrada.
Continue assim.

Até mais!

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Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

Aprenda a calcular a velocidade de suas animações


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Mensagem por victor_aco Dom 24 Jul 2011, 01:15

Vídeo adicionado ao tutorial. Resolvi o problema do mouse, agora só tenho que comprar um microfone novo =D
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Mensagem por Super Games Dom 24 Jul 2011, 08:52

Realmente um tutorial para aqueles que querem aprender sobre os Alarms, o tutorial está de parabéns, e foi bom ter adicionado um vídeo, facilitou eu ver o tutorial xD. Espero mais Tutoriaiss Vicaco.
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Mensagem por victor_aco Dom 24 Jul 2011, 12:07

Obrigado Super Games. Eu vou manter este padrão pros próximos tutoriais que virão, uma versão em texto e uma versão em vídeo, assim fica mais fácil das pessoas entenderem.
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Mensagem por GameMakerPortugal Qua 27 Jul 2011, 16:41

Octimo tutorial, espero que faça muitos mais. ;D
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