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[Carlos - Tutorial] Personalizando Menu e Controlando com o Mouse.
2 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
[Carlos - Tutorial] Personalizando Menu e Controlando com o Mouse.
Nome: Personalizando Menu e Controlando com o Mouse.
Descrição: Ensina como personalizar um menu e controla-lo com o mouse.
Nível de dificuldade: Iniciante.
Requerimentos: Game Maker 8.
Antes de mais nada "Oi, Como vai você?", vou começar mais um tutorial onde explicarei como controlar um menu pelo mouse, e personaliza-lo com sprites e funções de desenho, onde no final iremos ter o seguinte resultado.
Então vamos deixar de papo e começar.
Antes de mais nada vamos colocar as variáveis que nos serão necessárias para criar nosso menu.
No menu que criei acima usei três sprites para as opções vocês poderão utilizar sprites ou então desenhar as opções na tela com a função draw_text, mas aqui nós não iremos utiliza-lá.
Como já criamos a seleção então primeiro vou ensinar como criar a personalização do menu, vamos lá.
Eu particularmente como já havia dito usei três sprites então o que eu fiz primeiramente desenhei essas sprites na room então vamos desenhar as nossas.
O porque disso é que o Game Maker executa seus códigos de acordo como eles foram escritos e como desenhamos nossa sprite antes do nosso retângulo ela ficará por trás do mesmo, para contornar isso e só inverter a ordem dos códigos, deixando-os assim.
O que iremos fazer é simples pois iremos fazer o seguinte: Caso o ponteiro do mouse esteja no eixo y entre uma certa posição ele irá selecionar uma certa opção, e como iremos definir essa posição do nosso mouse é simples pois ela será a altura do nosso retângulo desenhado, sendo assim temos as seguintes delimitações para o mouse.
- Para ele selecionar a primeira opção ele terá que está entre a posição (160, 200);
- Para ele selecionar a segunda opção ele terá que está entre a posição (200, 240);
- Para ele selecionar a terceira opção ele terá que está entre a posição (240, 280).
Como já sabemos as delimitações do mouse e só fazer nosso código.
Pronto Terminamos, caso você não tenha conseguido fazer pelo tutorial e só baixar a engine desse logo abaixo.
Pronto era isso que eu queria passar para o pessoal, espero que gostem e qualquer dúvida e só falar.
Descrição: Ensina como personalizar um menu e controla-lo com o mouse.
Nível de dificuldade: Iniciante.
Requerimentos: Game Maker 8.
Antes de mais nada "Oi, Como vai você?", vou começar mais um tutorial onde explicarei como controlar um menu pelo mouse, e personaliza-lo com sprites e funções de desenho, onde no final iremos ter o seguinte resultado.
Então vamos deixar de papo e começar.
Antes de mais nada vamos colocar as variáveis que nos serão necessárias para criar nosso menu.
- Código:
opc = 1; // Opção que estará selecionada ao começar o jogo.
men_opc = 3; // Número de Opções que terá nosso menu.
- Código:
// Controlando menu pelo 'Teclado'.
if (keyboard_check_pressed(vk_up)) then
{
opc -= 1;
}
if (keyboard_check_pressed(vk_down)) then
{
opc += 1;
}
if (opc > men_opc) then
{
opc = 1;
}
if (opc < 1) then
{
opc = men_opc;
}
if (keyboard_check_pressed(vk_enter)) then
{
if (opc = 1) then
{
show_message('Você iniciou o jogo.');
}
if (opc = 2) then
{
show_message('Você entrou no menu opções.');
}
if (opc = 3) then
{
show_message('Você optou por sair do jogo.');
}
}
No menu que criei acima usei três sprites para as opções vocês poderão utilizar sprites ou então desenhar as opções na tela com a função draw_text, mas aqui nós não iremos utiliza-lá.
Como já criamos a seleção então primeiro vou ensinar como criar a personalização do menu, vamos lá.
Eu particularmente como já havia dito usei três sprites então o que eu fiz primeiramente desenhei essas sprites na room então vamos desenhar as nossas.
- Código:
background_color = c_black; // Define a cor do background como sendo a cor preta.
draw_sprite(SprIniciar,0,16,165); // Desenha a sprite Iniciar na posição definida.
draw_sprite(SprOpcoes,0,16,205);// Desenha a sprite Opções na posição definida.
draw_sprite(SprSair,0,16,245);// Desenha a sprite Sair na posição definida.
- Código:
background_color = c_black; // Define a cor do background como sendo a cor preta.
draw_sprite(SprIniciar,0,16,165); // Desenha a sprite Iniciar na posição definida.
draw_sprite(SprOpcoes,0,16,205);// Desenha a sprite Opções na posição definida.
draw_sprite(SprSair,0,16,245);// Desenha a sprite Sair na posição definida.
switch(opc)
{
case 1: draw_rectangle_color(0,160,room_width,200,c_red,c_red,c_white,c_white,0); break;
case 2: draw_rectangle_color(0,200,room_width,240,c_red,c_red,c_white,c_white,0); break;
case 3: draw_rectangle_color(0,240,room_width,280,c_red,c_red,c_white,c_white,0); break;
}
O porque disso é que o Game Maker executa seus códigos de acordo como eles foram escritos e como desenhamos nossa sprite antes do nosso retângulo ela ficará por trás do mesmo, para contornar isso e só inverter a ordem dos códigos, deixando-os assim.
- Código:
switch(opc)
{
case 1: draw_rectangle_color(0,160,room_width,200,c_red,c_red,c_white,c_white,0); break;
case 2: draw_rectangle_color(0,200,room_width,240,c_red,c_red,c_white,c_white,0); break;
case 3: draw_rectangle_color(0,240,room_width,280,c_red,c_red,c_white,c_white,0); break;
}
background_color = c_black;
draw_sprite(SprIniciar,0,16,165);
draw_sprite(SprOpcoes,0,16,205);
draw_sprite(SprSair,0,16,245);
O que iremos fazer é simples pois iremos fazer o seguinte: Caso o ponteiro do mouse esteja no eixo y entre uma certa posição ele irá selecionar uma certa opção, e como iremos definir essa posição do nosso mouse é simples pois ela será a altura do nosso retângulo desenhado, sendo assim temos as seguintes delimitações para o mouse.
- Para ele selecionar a primeira opção ele terá que está entre a posição (160, 200);
- Para ele selecionar a segunda opção ele terá que está entre a posição (200, 240);
- Para ele selecionar a terceira opção ele terá que está entre a posição (240, 280).
Como já sabemos as delimitações do mouse e só fazer nosso código.
- Código:
// Controlando menu pelo 'Mouse'.
if (mouse_y <= 200 and mouse_y >= 160) then // Se a posição do mouse no eixo y for entre 200, 160;
{
opc = 1; // A var opc e igual a 1;
if (mouse_check_button_pressed(mb_left)) then // E se ele clicar com o botão esquerdo enquanto estiver nessa posição ele executará o Código abaixo.
{
show_message('Você iniciou o jogo.');
}
}
if (mouse_y <= 240 and mouse_y >= 200) then
{
opc = 2;
if (mouse_check_button_pressed(mb_left)) then
{
show_message('Você entrou no menu opções.');
}
}
if (mouse_y <= 280 and mouse_y >= 240) then
{
opc = 3;
if (mouse_check_button_pressed(mb_left)) then
{
show_message('Você optou por sair do jogo.');
}
}
Pronto Terminamos, caso você não tenha conseguido fazer pelo tutorial e só baixar a engine desse logo abaixo.
- Código:
http://www.4shared.com/file/nh7gbz5h/Menu_Personalizado.html
Carlos L.- Games Ranking :
Notas recebidas : C
Data de inscrição : 26/09/2010
Reputação : 8
Número de Mensagens : 271
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
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Re: [Carlos - Tutorial] Personalizando Menu e Controlando com o Mouse.
E ai Beleza ? Valeu PC siqueira , gostei do tutorial bem explicativo e didático, tinha funções aê que eu nem me lembrava que existia então não tenho mais o que dizer do seu tutorial, apenas que mandou bem!
Re: [Carlos - Tutorial] Personalizando Menu e Controlando com o Mouse.
Opa valeu até eu me esqueço de algumas funções de vez em quando.weslleyvieira escreveu:E ai Beleza ? Valeu PC siqueira , gostei do tutorial bem explicativo e didático, tinha funções aê que eu nem me lembrava que existia então não tenho mais o que dizer do seu tutorial, apenas que mandou bem!
Carlos L.- Games Ranking :
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Data de inscrição : 26/09/2010
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