GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por Ralphed Ontem à(s) 18:28

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16


Introdução ao Draw

3 participantes

Ir para baixo

draw - Introdução ao Draw Empty Introdução ao Draw

Mensagem por fonetico Dom 21 Fev 2010, 17:48

Hoje comecei uma pequena lista de tutoriais que vão falar sobre o evento draw e seus códigos. Aqui, aprenderemos a fazer grandes feitos com o draw, inclusive a fazer desenhos.

Introdução ao Draw - O básico

O que você precisa saber para entender o que é falado nestas aulas:
- Saber o básico da interface do Game Maker, como por exemplo como criar um objeto.
- Saber adicionar códigos a eventos.

Sobre o evento draw...

Sempre que formos escrever algum código de draw, é necessário que ele esteja dentro do evento chamado draw, caso esse código seja colocado em outro evento, simplesmente não funcionará. É simples, é igual quando criamos variáveis, antes de uma variável ser modificada, é necessário que ela seja criada no evento create para depois ser alterada, a mesma coisa acontece com o draw, ele só pode ser criado no evento draw de um objeto. E mais uma coisinha, se um objeto tem um sprite, e nele for colocado um código draw, seu sprite será apagado. Como resolver isso veremos mais adiante.

Começando um código draw...

Como lido acima, primeiro é necessário criar um evento draw para depois começá-lo.
Todo código draw é começado assim:

draw_

E depois de colocarmos o draw_, colocamos o que queremos desenhar, por exemplo alguns códigos abaixo:

draw_set_color()
draw_point()
draw_rectangle()
draw_triangle()
...


E muito mais! No próprio GM, na aba draw há várias libs da maior parte dos comandos draw, ajudando um pouco mais ao usuário.

Modificando cores...

No draw é possível modificar a cor de qualquer coisa que tenhamos desenhado na tela, seja ele um texto, triângulo ou retangulo, qualquer coisa! E é fácil, para isso, usamos o código abaixo antes de escrever qualquer código de draw:

draw_set_color(cor)

Por padrão, se não for colocado esse comando, a cor dos elementos desenhados na tela será preta.

Na cor do comando acima você pode colocar por exemplo uma constant ou um valor hexadecimal de cores. Escreva c_ e o GM mostra todas as constants de cores disponíveis. Algumas delas:

c_red
c_yellow
c_white
c_green
c_black

E várias outras! Aqui um exemplo do comando acima modificando o draw para a cor vermelha:

draw_set_color(c_red)

E por hoje é só, no próximo tutorial vou ensinar o primeiro comando de draw, o mais básico, draw_point que desenha um ponto na tela.

Aguardem !!!


Última edição por souzalucasjose em Seg 22 Fev 2010, 18:22, editado 1 vez(es)
fonetico
fonetico

Data de inscrição : 05/10/2009
Reputação : 7
Número de Mensagens : 1830
Prêmios : draw - Introdução ao Draw Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

draw - Introdução ao Draw Empty Re: Introdução ao Draw

Mensagem por Henrique_GJ Dom 21 Fev 2010, 18:16

que bom! minha maior dificuldade é no DRAW, num sabia nem pra que servia esse evento tosco agora entendi que é pra por códigos... DRAW! espero que ensine logo a escrever variáveis na tela e customizar detelhes de char...
Henrique_GJ
Henrique_GJ

Data de inscrição : 30/12/2009
Reputação : 4
Número de Mensagens : 1344
Prêmios : draw - Introdução ao Draw Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Java
  • C ou C++


http://sitedosjogos.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

draw - Introdução ao Draw Empty Re: Introdução ao Draw

Mensagem por fonetico Dom 21 Fev 2010, 19:02

Isso vai ter com certeza nos meus próximo tutoriais do draw, pode esperar...

Vou postar um tutorial a cada dia xD
fonetico
fonetico

Data de inscrição : 05/10/2009
Reputação : 7
Número de Mensagens : 1830
Prêmios : draw - Introdução ao Draw Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

draw - Introdução ao Draw Empty Re: Introdução ao Draw

Mensagem por Mystery_boy_maker Dom 21 Fev 2010, 19:43

Bom tutorial, eu por exemplo nao entendo nada de programar o Draw com GML
só vo no drag drop mesmo espero que isso me ajude
Mystery_boy_maker
Mystery_boy_maker

Data de inscrição : 25/01/2010
Reputação : 16
Número de Mensagens : 908
Prêmios : draw - Introdução ao Draw Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://recursos-mania.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

draw - Introdução ao Draw Empty Re: Introdução ao Draw

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos