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Over World ou OverWorld !!! Seleção e liberação de fases do Super Mario !

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Over World ou OverWorld  !!! Seleção e liberação de fases do Super Mario ! Empty Over World ou OverWorld !!! Seleção e liberação de fases do Super Mario !

Mensagem por Denis Lemos Sáb 28 Nov 2009, 18:21

Assunto: Como fazer as fases se abrirem e o Mario ir até a próxima fase !
Nivel: Intermediário !
Versão: GM7 PRO, deve rodar no Lite não sei todas as sua limitações de uso, mas creio que não usei nenhum script da versão PRO !

Este é um tutorial que será necessário saber o básico sobre a interface e alguns comandos do Game Maker !!!

Primeiramente, será necessário copiar essa imagem para usar como o mundo !

Link :http://www.gamemakerbrasil.com/exposicao-f18/desenho-de-um-mundo-para-jogo-do-mario-t4772.htm#37270

Após ter adiquirido a imagem, abra o Game Maker em um novo projeto, crie uma room e adicione a imagem como backgroud, vá na aba settings e redimencione o tamanho da room para o mesmo da imagem, se não me engano é 900w por 750h !

Sprites :
Será necessário ter duas sprites para esse tutorial, uma do mario ícone e outra do caminho se dezbloqueando !

[img]Over World ou OverWorld  !!! Seleção e liberação de fases do Super Mario ! Iconfrente[/img]

[img]Over World ou OverWorld  !!! Seleção e liberação de fases do Super Mario ! Caminho[/img]


Para conseguir fazer a sprite do caminho se abrindo é bem simples, basta abrir a background do Mundo e selecionar a parte do caminho que você deseja, copiar, ir em adicionar uma nova sprite e colar, então começar a pintar de pouco em pouco o caminho se abrindo !

objetos :
Agora será necessário criar três objetos:
um com o nome controle => ele controlará algumas variáveis
outro com nome de mario_icone => coloque a sprite do mario icone nele
outro com o nome de caminho => coloque nele a sprite do caminho se abrindo

OBJETO CONTROLE :
No EVENTO CREATE do objeto controle coloque o código:
Código:
globalvar fase2,cam1;
fase2=false
cam1=false
No EVENTO KEYBOARD PRESS SPACE coloque:
Código:
cam1=true
Esse código serve para dar início a animação do caminho se abrindo, em um jogo coloque-o para quando passar de fase, eu coloquei para apertar "space" para não ter que criar uma fase, assim fica mais fácil de explicar !


OBJETO CAMINHO :
No EVENTO CREATE do objeto caminho coloque o código:
Código:
image_speed=0

No EVENTO STEP coloque o código:
Código:
if cam1=true{image_speed=.1}
No EVENTO ANIMATION END coloque o código:
Código:
image_index=7
fase2=true
OBS: Na minha sprite do caminho, tem apenas 8 subimagens, por isso eu coloquei
para quando a animação terminar ficar na image_index=7, ou seja, na última !

Configurando a room:
Vá na room e mude o valor de snap_X para 4, e snap_Y para 4, para a grade faicar com os quadradinhos bem pequenos, para depois nós podermos pegar umas coordenadas com mais precisão !
E adicione o objeto controle em qualquer lugar, adicione o objeto caminho bem em cima do lugar de onde você copiou a sua sprite, e coloque o o mario no lugar onde você verá nas figuras abaixo, onde vai falar sobre os paths !!!

Paths:
Adicione um novo path bem em cima do trilho do caminho por onde o Mario vai cruzar, igual o da figura abaixo,dezmarcando a opição "closed" e não mude o nome !
[img]Over World ou OverWorld  !!! Seleção e liberação de fases do Super Mario ! Screenshot001l[/img]
Agora adicione outro path para quando quizermos voltar o caminho, fazendo-o agora ao contrário !
[img]Over World ou OverWorld  !!! Seleção e liberação de fases do Super Mario ! Screenshot002z[/img]

Agora crie outro path para o Mario ir para o lado, onde está o castelo !
[img]Over World ou OverWorld  !!! Seleção e liberação de fases do Super Mario ! Screenshot003jc[/img]

Agora crie o último path para ele voltar do castelo para a casinha do Yoshi !!!
[img]Over World ou OverWorld  !!! Seleção e liberação de fases do Super Mario ! Screenshot004a[/img]

OBJETO MARIO ICONE :
No EVENTO CREATE do mario icone coloque :
Código:
pode_ir_fase1=true
image_speed=.2
No EVENTO STEP do mario icone coloque :
Código:
// Ir para a fase 2 ou ir para a casa do Yoshi e ir automatico para próxima fase quando acabar a animação

if position_meeting(841,718,obj_mario_icon){// Se estiver posicinado na posição X,Y da room
  if keyboard_check_pressed(vk_right){ // se apertar para direita
    path_start(path2,2,0,true) //dará start ao path que faz ir para o castelo !
    }
  if keyboard_check_pressed(vk_up) && fase2=true{ // se apertar para cima e fase dois estiver liberada, ou seja a animação da sprite do caminho estiver terminada
        path_start(path0,2,0,true) // dará início ao começo do path para ir à próxima fase
    }
  //ir automático
  if fase2=true && pode_ir_fase1=true{ // quando a fase dois for liberada e a variável pode ir for verdadeira
    path_start(path0,2,0,true) // drá início ao path que faz ele caminhar para a próxima fase
    pode_ir_fase1=false // deixa a variável como falssa para só funcionar na primeira vez que passa de fase
    }
}
// voltar do castelo para a casinha do Yoshi
if position_meeting(868,740,obj_mario_icon){ // se estiver posicionado na posição tal da room
  if keyboard_check(vk_left){ // E se apertar para esquerda
    path_start(path3,2,0,true) // comaçará o path que faz voltar do castelo para a casa do Yoshi
  }
}
// voltar da segunda fase para a casa do Yoshi
if position_meeting(808,596,obj_mario_icon){
    if keyboard_check(vk_down){
      path_start(path1,2,0,true)
    }
}

OBS: Para descobrir as coordenadas X e Y da room é só passar o mouse na room , que bem à baixo é mostrado !

Qualquer dúvida ou erro que der me perguntem, que eu tentarei resolver !

Espero que gostem !!!

Para fazer passar a fase APERTE SPACE !!!!


Faça o DOWLOAD da engine de exemplo clicando aqui na frase, para um melhor entendimento !!!

Tchau !!! Over World ou OverWorld  !!! Seleção e liberação de fases do Super Mario ! Icon_santa


Última edição por Denis Lemos em Qua 27 Out 2010, 14:36, editado 1 vez(es)
Denis Lemos
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Mensagem por VerdiMare Sáb 28 Nov 2009, 18:48

Esse tuto fiko ótimo! bem explicado, depois eu baixo o
exemplo em engine e falo oq achei

eu nun tinha penssado em usar Path =\
kra fiko bem elaborado!

Até mais

Edit: editar em ingês XD ahauhauuahuah
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Mensagem por Gabreel Sáb 28 Nov 2009, 19:09

Tem um jeito que você configura a direção que o caminho vai..
E com ccurvas configura com alarm...
no ponto da fase ele fika speed 0

Mais nesse fika mais profissional Happy
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Mensagem por Suadao Sáb 28 Nov 2009, 19:43

Bem legal Smile
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Mensagem por Convidad Sáb 28 Nov 2009, 21:29

Fenomenal denis L.! Nota 10. Obrigado por postar o engine! [Z¬D]
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Mensagem por Denis Lemos Sáb 28 Nov 2009, 21:54

Valeu pelos elogios galera, fico feliz se ajudei em alguma coisa !!!

Hà eu estava esquecendo de dizer !!! Na engine de exemplo o Mario para meio do fora lugar e dá uma puladinha na hora de começar à andar, isso é porque eu fiz os paths com pressa, com medo de cair a net e eu perder o que já tinha feito do tutorial, para corrigir isso é só dar uma editada melhor nas linhas dos paths, deixando-os mais precisos com os locais das fases !!!

Tchau !!! Over World ou OverWorld  !!! Seleção e liberação de fases do Super Mario ! Icon_santa
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Mensagem por VerdiMare Dom 29 Nov 2009, 18:43

Não vi bug na engine não O.o
é eu gostei

Até mais
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Mensagem por xduardo Qui 21 Jan 2010, 11:54

thnx man Very Happy
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Mensagem por fonetico Qui 21 Jan 2010, 12:12

Muito massa sua engine, eu já tinha visto ela mas não tinha postado porque tem aquelas horas do dia que a gente fica um pouco preguiçosos entende?

Fora isso, está demais a sua engine, com tudo explicado... E é claro,o tutorial melhor ainda.

Aguardo mais tutoriais de sua autoria!
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Mensagem por Henrique_GJ Qui 21 Jan 2010, 17:13

eu faria de outra forma q prefiro mais
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Mensagem por juao230 Ter 27 Abr 2010, 22:02

Henrique_GJ escreveu:eu faria de outra forma q prefiro mais
Q outra forma?
@Topic:
Ficou bem legal, e o fato de vc ter postado uma engine para oq curiosos melhor ainda!
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