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[Resolvido]Problemas com sprites

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[Resolvido]Problemas com sprites Empty [Resolvido]Problemas com sprites

Mensagem por .:Allison:. Ter 17 Ago 2010, 20:37

Eu estou com um problema com as sprites, as sprites não param de se mecher quando eu aperto a tecla exemplo: qdo eu aperto espaço ele pula dando pirueta mais depois ele não para mais e mesma coisa se eu andar ele não para de reprodurir a sprite sem parar, eu to usando esse código no Step:

Código:
/****************************** GRAVIDADE ******************************/

if place_free(x,y+2){gravity=1}
else // Senão
gravity=0

// Limitar a velocidade vertical
if vspeed>12 {vspeed=12}


/***************************** MOVIMENTANDO *****************************/

// Direita
if keyboard_check(vk_right)
{
sprite_index = spr_direita
if place_free(x+5,y){x+=5}
}

//Esquerda
if keyboard_check(vk_left)
{
sprite_index = spr_esquerda
if place_free(x-5,y){x-=5}

}

//Pulo
if keyboard_check_pressed(vk_space)
{
sprite_index = spr_pulo
if !place_free(x,y+2){vspeed=-15}
}

Esse é o vídeo mostrando como fica !



Última edição por X-Games em Qui 19 Ago 2010, 15:28, editado 1 vez(es)
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[Resolvido]Problemas com sprites Empty Re: [Resolvido]Problemas com sprites

Mensagem por Luan Maia Ter 17 Ago 2010, 21:59

Coloca na colisão dele com o chão:
Código:

sprite_index = sprite dele parado;

Acho que é isso! xD

flw
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[Resolvido]Problemas com sprites Empty Re: [Resolvido]Problemas com sprites

Mensagem por Limalokão Ter 17 Ago 2010, 22:32

Amigo, vc vai mes desculpar, mas para um jogo de plataforma esse movimento esta "RUIM".

Usa esse:

Primeiro crie um sprite dele parado que será o spr_player_mask
ai no obj_player coloque o mask: spr_mask_player.

no create do player coloque assim:
Código:
image_speed=0.5; //É a velocidade da animação do nosso personagem. Aqui, você pode colocar o valor que desejar.
parado=true; //Variável para indicar se o personagem está parado ou não.
andando=false; //Variável para indicar se nosso personagem está andando ou não.
noar=false; //O valor dela vai indicar se o personagem está no ar ou não. Importante para a checagem dos sprites.
lado=0; //O lado para que o nosso personagem está virado. 1 seria virado para a direita e 0 para a esquerda.

No step:
Código:
if (place_free(x,y+1)) //Checa se 1 pixel abaixo está vazio, ou seja, não tem chão.
{gravity=0.5; noar=true;
//Coloca valor na gravidade e define a variável noar para true, ou seja, o personagem não está no chão.
} else
 //Se a expressão place_free for falsa, ou seja, tenha chão embaixo:
 {gravity=0; noar=false; //Gravidade se torna zero e a variável noar se torna false, ou seja, o personagem está no chão.
 }

//Definiões de pulo
if (keyboard_check_pressed(vk_up)) && ! (place_free(x,y+1)) //Checa se a tecla de direção cima foi pressionada e se NÃO tem um pixel livre abaixo.
{
vspeed=-8; noar=true; //Se for verdade, velocidade vertical se torna 5 negativo e a variávell noar se torna true, ou seja, o personagem NÃO está no chão.
}

if (vspeed>12) //Checa se a velocidadevertical do personagem possui um valor maior que 12.
vspeed=12; //Se tiver, o valor se torna 12. Isso serve para que o personagem não ultrapasse grandes velocidades verticais, podendo causar bugs no jogo.

if (keyboard_check(vk_left)) && ! (keyboard_check(vk_right)) && (place_free(x-3,y)) //Checa se a tecla de direção esquerda está sendo pressionada, se a tecla direita NÃO está sendo pressionada e se tem 3 pixels de espaço à esquerda.
{x-=3.5; lado=0; andando=true; parado=false; //Caso a expressão acima seja verdadeira, o personagem se move 3 pixels a esquerda, virá para a esquerda de acordo com a variável lado, a variável andando se torna true para indicar que o personagem está andando e a variável parado se torna false, ou seja, o personagem NÃO está parado.
}

if (keyboard_check(vk_right)) && ! (keyboard_check(vk_left)) && (place_free(x+3,y)) //Mesmo de cima, só que dessa vez, checamos se a tecla de direção direita está sendo pressionada, se a tecla de direção esquerda NÃO está sendo pressionada e se tem 3 pixels à direita livre.
{x+=3.5; lado=1; andando=true; parado=false; //A mesma coisa do evento anterior. A única coisa que muda é que aqui o personagem se move 3 pixels a direita e a variável lado se torna 1, ou seja, ele vira pra direita.
}

if ! (keyboard_check(vk_left)) && ! (keyboard_check(vk_right)) //Checa se a tecla direita e a tecla esquerda não estão sendo precionadas.
{andando=false; parado=true; //Caso seja verdade, a variável andando se torna false, ou seja, o personagem NÃO está andando. E a variável parado se torna true, ou seja, o personagem está parado.
}

//Sprites
if (noar==false) //Checa se o personagem está no ar.

{
if (andando=true) && (lado==1) //Checa se o personagem está andando e se ele está virado para a direita.
{
sprite_index=and_dir; //Se sim, a sprite dele se torna a sprite do personagem andando para a direita.
}
if (andando=true) && (lado==0) //Checa se o personagem está andando e se ele está virado para a esquerda.
{
sprite_index=and_esq; //Se sim, o sprite dele se torna a sprite do personagem andando para a esquerda.
}
if (andando==false) && (parado==true) && (lado==1) //Se o personagem não está andando, se o personagem está parado e está virado para a direita:
{
sprite_index=par_dir; //Se sim, a sprite dele se torna a sprite do personagem parado para a direita.
}
if (andando==false) && (parado==true) && (lado==0) //Se o personagem não está andando, está parado e está virado para a esquerda:
{
sprite_index=par_esq; //Se sim, a sprite dele se torna o sprite do personagem parado para a esquerda.
}
}
else //Caso o personagem NÃO esteja com os pés no chão:
{
if (vspeed>0) || (vspeed<0) && (lado==1) //Se ele está pulando ou caindo e está virado para a direita:
{
sprite_index=pulo_dir; //O sprite do personagem se torna o sprite dele pulando para a direita.
}
if (vspeed>0) || (vspeed<0) && (lado==0) //Se o personagem está pulando ou caindo e está virado para a esquerda:
{
sprite_index=pulo_esq; //O sprite do personagem se torna o sprute dele pulando para a esquerda.
}
}

na colisao dele com o chao coloque:
Código:
move_contact_solid(direction,12);
vspeed=0;

Ai, coloca os nomes de suas sprites! ((ARRUMA)) o nome delas.

concerteza esse não irá travar!
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[Resolvido]Problemas com sprites Empty Re: [Resolvido]Problemas com sprites

Mensagem por .:Allison:. Ter 17 Ago 2010, 22:38

Você resolvel o problema o pulo qdo ele colide com o chão ele para ! mais ainda esta reproduzindo a sprite de andar sem parar.
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[Resolvido]Problemas com sprites Empty Re: [Resolvido]Problemas com sprites

Mensagem por .:Allison:. Ter 17 Ago 2010, 22:53

Lima Loko brigadão você mim ajudou muito, muito mesmo ! agora eu sou seu fãn ! pow cara nunca pensei que alguem poderia mim ajudar tanto assim ! funcionou perfeitamente !
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[Resolvido]Problemas com sprites Empty Re: [Resolvido]Problemas com sprites

Mensagem por Limalokão Ter 17 Ago 2010, 23:44

Nussa cara! Denada, Estamos aqui para isso!

Cool

então ja que tenho alguém como fã, vou fazer uma assinatura Cool
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