Entrar
Últimos assuntos
» Retorno da GMBR!!!por theguitarmester Ter 19 Mar 2024, 22:38
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49
» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21
» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39
» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16
» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05
» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55
» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39
» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28
» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01
Criar instancias de acordo com o número?
5 participantes
Página 1 de 1
Criar instancias de acordo com o número?
Como criar instancias de acordo com um certo numero? Ex: Se o Sonic tiver 46 anéis e bater em um inimigo, cria-se 46 anéis em volta dele.
Re: Criar instancias de acordo com o número?
Bem,eu faria o seguinte... no código onde vc irá criar os objetos,eu faria isso:
- Código:
if variavel>0
{
instance_create(x,y, objeto )
variavel-=1
}
SIGILOSO- Games Ranking :
Notas recebidas : A+A+A+A+A+A+A
Data de inscrição : 06/06/2009
Reputação : 39
Número de Mensagens : 2267
Prêmios :
x 0 x 2 x 0
x 4 x 2 x 1
x 0 x 0 x 0
Re: Criar instancias de acordo com o número?
Vlw SIGILOSO! Vou testar, depois eu edito!
-----------
Não funcionou, ele cria somente 1 instancia... Mais alguem?
-----------
Não funcionou, ele cria somente 1 instancia... Mais alguem?
Re: Criar instancias de acordo com o número?
Esse código está num evento CREATE?
Se estiver,tente colocá-lo num evento STEP.
Se estiver,tente colocá-lo num evento STEP.
SIGILOSO- Games Ranking :
Notas recebidas : A+A+A+A+A+A+A
Data de inscrição : 06/06/2009
Reputação : 39
Número de Mensagens : 2267
Prêmios :
x 0 x 2 x 0
x 4 x 2 x 1
x 0 x 0 x 0
Re: Criar instancias de acordo com o número?
Está num evento de colisão, eu queria que TODAS instancias fossem criadas ao mesmo tempo, e como se trata de uma colisão, ele só é ativado enquanto está colidindo, entendeu?
Re: Criar instancias de acordo com o número?
Então faz isso:
No CREATE do objeto q vai criar os objetos,vc pôe:
No CREATE do objeto q vai criar os objetos,vc pôe:
- Código:
CRIAR=false
- Código:
if CRIAR=true
{
if variavel>0
{
instance_create(x,y, objeto )
variavel-=1
}
else
CRIAR=false
}
- Código:
CRIAR=true
SIGILOSO- Games Ranking :
Notas recebidas : A+A+A+A+A+A+A
Data de inscrição : 06/06/2009
Reputação : 39
Número de Mensagens : 2267
Prêmios :
x 0 x 2 x 0
x 4 x 2 x 1
x 0 x 0 x 0
Re: Criar instancias de acordo com o número?
Tem um jeito bem mais simples:
- Código:
for (i=0; i<variavel_aneis; i+=1)
{
with(instance_create(x,y,anel)) //Pode tirar o with se quiser desconsiderar
{ //////////////////////////////////// as linhas a baixo:
direction = random(360); //OPCIONAL
speed = random(6); //OPCIONAL
gravity = 0.4; //OPCIONAL
friction = 0.3; //OPCIONAL
}
}
Janx- Data de inscrição : 24/05/2008
Reputação : 14
Número de Mensagens : 2417
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 2 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Criar instancias de acordo com o número?
Esse é um loop for. Não expliquei, pois achei que você sabia como funcionava.
É assim:
for (condição)
{
//ação
}
Seria:
Enquanto condição for verdadeira:
{
Fazer isso
}
A condição é colocada da seguinte maneira:
(i = 0; i < 10; i+=1)
Inicia uma variavel com valor 0 (no caso, a variavel é i), e enquanto ela for menor que 10, executa o que estiver dentro das chaves. No fim de cada loop adiciona um na variavel i. Assim esse loop é executado 10 vezes.
Você pode fazer de outras formas tambem:
(i=10; i>0; i-=1)
(i=0; i>=-10; i-=1)
etc
Mas tem que tomar cuidado para não fazer um loop infinito! Isso iria travar o jogo.
Uma outra forma de fazer isso que você quer, é usar o loop repeat
Você usa ele assim:
repeat(variavel_aneis)
{instance_create(x,y,anel);}
Seria, repetir a ação um numero X de vezes.
É assim:
for (condição)
{
//ação
}
Seria:
Enquanto condição for verdadeira:
{
Fazer isso
}
A condição é colocada da seguinte maneira:
(i = 0; i < 10; i+=1)
Inicia uma variavel com valor 0 (no caso, a variavel é i), e enquanto ela for menor que 10, executa o que estiver dentro das chaves. No fim de cada loop adiciona um na variavel i. Assim esse loop é executado 10 vezes.
Você pode fazer de outras formas tambem:
(i=10; i>0; i-=1)
(i=0; i>=-10; i-=1)
etc
Mas tem que tomar cuidado para não fazer um loop infinito! Isso iria travar o jogo.
Uma outra forma de fazer isso que você quer, é usar o loop repeat
Você usa ele assim:
repeat(variavel_aneis)
{instance_create(x,y,anel);}
Seria, repetir a ação um numero X de vezes.
Janx- Data de inscrição : 24/05/2008
Reputação : 14
Número de Mensagens : 2417
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 2 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Criar instancias de acordo com o número?
Você pode cria-los como um circulo perfeito modificando algumas partes do exemplo do Janx.
- Código:
for (i=0; i<variavel_aneis; i+=1)
{
with(instance_create(x,y,anel)) //Pode tirar o with se quiser desconsiderar
{ //////////////////////////////////// as linhas a baixo:
direction = (360/other.variavel_aneis)*other.i; //OPCIONAL
speed = 6; //OPCIONAL
gravity = 0.4; //OPCIONAL
friction = 0.3; //OPCIONAL
}
}
Re: Criar instancias de acordo com o número?
Tah, mas que mal me pergunte... como você chegou nessa conclusão matemática?
direction = (360/other.variavel_aneis)*other.i
direction = (360/other.variavel_aneis)*other.i
DS Santos- Data de inscrição : 19/05/2010
Reputação : 2
Número de Mensagens : 98
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Criar instancias de acordo com o número?
Divido o valor maximo para o angulo que quero (360) pelo número total de objeto que quero criar e no final multiplico pelo número do objeto atual (i).
Por exemplo:
Quero que 8 objetos sejam criados.
360/8 = 45
45 é o angulo exato entre cada um deles.
No loop for o i representa o numero do objeto atual, então:
obj0: 45*0 = 0;
obj1: 45*1 = 45;
obj2: 45*2 = 80;
obj3: 45*3 = 135;
obj4: 45*4 = 180;
obj5: 45*5 = 225;
obj6: 45*6 = 270;
obj7: 45*7 = 315;
Assim, as direções são definidas uniformemente 45° entre cada objeto.
Por exemplo:
Quero que 8 objetos sejam criados.
360/8 = 45
45 é o angulo exato entre cada um deles.
No loop for o i representa o numero do objeto atual, então:
obj0: 45*0 = 0;
obj1: 45*1 = 45;
obj2: 45*2 = 80;
obj3: 45*3 = 135;
obj4: 45*4 = 180;
obj5: 45*5 = 225;
obj6: 45*6 = 270;
obj7: 45*7 = 315;
Assim, as direções são definidas uniformemente 45° entre cada objeto.
Re: Criar instancias de acordo com o número?
Ah, legal, até que não é muito complicado.
DS Santos- Data de inscrição : 19/05/2010
Reputação : 2
Número de Mensagens : 98
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|