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Tutorial sobre X e Y

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Tutorial sobre X e Y

Mensagem por GMBR em Qui 08 Maio 2008, 17:22

Tutorial sobre X e Y


Versão do Game Maker: Todas
Nível de Experiência: Básico

Descrição:

Você já viu em muitos tutoriais as pessoas falando de pontos x e y mas você nem sabe o que é?
Então nesse tutorial, você vai aprender!^^

Explicando...

O ponto x significa uma direção horizontal, e y vertical.

A Matéria

Em todo o que você for fazer no Game Maker, irá precisar usar as variáveis x e y, para fazer o seu personagem se mover, criar objetos na room, entre outros.

Por exemplo, se você for criar um jogo, terá que usar essas variáveis para quase tudo, para se movimentar e etc. Segue um exemplo simples de movimento:

Código:
Código:
if keyboard_check(vk_up) {y-=5} //Cima
if keyboard_check(vk_down) {y+=5} //Baixo
if keyboard_check(vk_left) {x-=5} //Esquerda
if keyboard_check(vk_right) {x+=5} //Direita


Quando você usa a variável x para se movimentar e colocar um número negativo, o objeto irá se movimentar para a esquerda, caso um número positivo, para a direita. Ou também a variável y, caso use um número negativo, irá se movimentar para cima, caso contrário,. para baixo.

Mas nem sempre as variáveis x e y são usadas para movimentar algo.

Por exemplo, caso você vá posicionar algo na room, como as vidas ou pontos, você pode usar estas variáveis. Ou para posicionar e "fixar" algo na room, você usa:

Código:
Código:
view_xview+valor
view_yview+valor


Mas se você pensa se X e Y só é usado para o que disse acima, está completamente enganado!

Por exemplo, se você for criar um tiro, de onde esse tiro irá sair? Depende da forma de como você fazer isso.
Se você simplesmente adicinar o seguinte código para criar uma bala:

Código:
Código:
instance_create(obj_player.x,obj_player.y,obj_bala) //Cria a bala nos pontos X e Y do player

A bala irá sair dos pés do player, para você fazer com a bala saia de outro lugar basta fazer isso:

Código:
Código:
instance_create(obj_player.x+valor,obj_player.y-valor,obj_bala)


Em obj_player.x+valor, está de qual ponto X a bala irá sair, mas é claro que você também pode colocar um número negativo, a mesma coisa com o obj_player.y+valor.

E agora, conseguiu aprender para que serve as variáveis X e Y?

Até mais!^^

Tutorial retirado do fórum Game Maker Point

GMBR

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