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CRP-Max

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Heroi, plataforma fantasma e objeto arremessado

em Qui 12 Ago 2010, 22:51
Pessoal seguinte, a plataforma fantasma (heroi pula por baixo) eu fiz baseado num engine do forum, "suadao engines".
O que importa, o heroi se comporta perfeitamente com a plataforma, pois ela so é solida quando o heroi esta em cima dela, se for por baixo ela nao é solida.

eis o engine dele :http://www.gamemakerbrasil.com/engines-f12/engine-de-plataforma-fantasma-t6437.htm?highlight=plataforma+fantasma

isso buga quando algo entra na historia, como um casco vermelho por exemplo arremessado. O casco vai correr na plataforma se o heroi estiver em cima dela tmb (solida). Se o heroi sair da plataforma ela deixa de ser solida e o casco cai dela.

Se a plataforma ficar solida caso o casco toque nela pode ocorrer do heroi precisar pular por baixo dela quando o casco estiver em cima e o heroi nao vai conseguir pq a plataforma esta solida em virtude do casco.

ou seja, é um paradiggma de 3 lados...

alguem tem ideia de como resolver isso?
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Re: Heroi, plataforma fantasma e objeto arremessado

em Sab 14 Ago 2010, 12:25
Não sei se entendi direito mas parece que você está alterando a propriedade solid do objeto conforme a situação. Se for isso vai dar problema sempre que ocorrer de 2 ou mais instancias estarem interagindo com ele.
Pra controlar isso faça um if no STEP que verifica se o objeto esta colidindo com a plataforma em situação de "queda", nesse caso ele deve poder andar em cima, do contrário, "salto", ele não irá colidir.
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Re: Heroi, plataforma fantasma e objeto arremessado

em Sab 14 Ago 2010, 12:30
Quando estava em meu projeto no estilo "Super Mario" também me deparei com isto... Acontece que não arranjei solução, o sistema faz com que a plataforma só fique sólido caso o player esteja acima da plataforma, aí fica difícil. Mas caso encontre solução eu te falo, blz?

Valew! flw
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Re: Heroi, plataforma fantasma e objeto arremessado

em Sab 14 Ago 2010, 18:36
Já sei! e se você fizesse assim:

Ponha o chao como não-sólido

Ponha no STEP de tudo que vá usar ela (no caso do seu exemplo, o player e o casco):
Código:
if distance_to_object(chao) <2 and self.y<chao.y //se estiver acima e perto o suficiente
{
gravity=0 //não cai
vspeed=0 // para imediatamente a queda, evita bugs
}
else //caso contrário
{
gravity=0.75 //cai
}

Não testei e nunca vi um código parecido, provavelmente funcinará (50% de chance, acho).
Se quiser faço uma engine
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