Criando seu primeiro jogo de plataforma - Parte 1

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Qualidade Criando seu primeiro jogo de plataforma - Parte 1

Mensagem por Convidad em Qui 08 Maio 2008, 17:15

Tutorial criado por Claudio Bruno
Tutorial retirado do fórum Game Maker Point

Criando seu primeiro jogo de plataforma - Parte 1

Versão do Game Maker: Todas
Nível de Experência: Básico

Descrição:
Na primeira parte da nossa matéria "Criando seu primeiro jogo de plataforma - Parte 1" vou explicar como criar um player básico de jogo de plataforma.

1º - Pegando o Material


Antes de começar a programar, junte todo o material. Que será:

Sprites:

spr_parado = sprite do personagem parado
spr_andando = sprite do personagem andando
spr_pula_cai = sprite do personagem pulando e caindo. Eu vou usar uma sprite para o pulo e a queda
spr_mascara = sprite da mascado do personagem. Para você fazer uma, peque a sprite do seu player parado, e faça um quadrado na parte em que o seu player está. Ex:



spr_bloco = sprite do bloco, onde o player irá pisar

Objetos:

obj_Player = o seu personagem, coloque a sprite spr_parado neste objeto
obj_Bloco = objeto onde o seu personagem irá pisar, coloque a sprite spr_bloco.

2º - Programando...

Vá no obj_Player, para começar-mos a programar:

Primeiro, vamos ter que criar as variáveis de estado:

Clique em Add Event e selecione o Create, e vá na aba code, clique e arraste a ação "Execute a piece of code":

Código:
image_speed=0.27; //velocidade da sprite
parado=true; //está parado
andando=false; //não está andando
nochao=true; //está no chão
direcao=0; //está virado para a direita
valocidade=4 //Velocidade

Agora, vamos definir outras coisas, como gravidade, consigurar variáveis,etc...

Vá novamente em Add Event e selecione o Step:

Código:
//INDICA A DIREÇÃO
if image_xscale=1 then {direcao=0} //DIREITA
if image_xscale=-1 then {direcao=1} //ESQUERDA

//INDICA SE ESTÁ PARADO
if parado=true then {sprite_index=spr_parado} //SE A VARIÁVEL PARADO FOR VERDADEIRA, MUDA PARA A SPRITE SPR_PARADO

//DEFINIÇÕES DE GRAVIDADE
if place_free(x,y+1)
{
gravity = 0.75
}
else
{
gravity = 0
}
   
//VELOCIDADE DE QUEDA
if (vspeed > 10) {vspeed = 10}

//PULO
if keyboard_check_pressed(vk_up) and nochao = true
{
nochao=false
vspeed=-16;
}
if keyboard_check_pressed(vk_up) and vspeed < 0 {vspeed /=2}

if nochao=false //SE A VARIÁVEL NOCHAO FOR FALSA. OU SEJA, SE NÃO ESTIVER NO CHÃO
{
sprite_index=spr_pula_cai //MUDA PARA A SPRITE SPR_PULA_CAI

Agora, vamos fazer o movimento do seu personagem:

Código:
f place_free(x-velocidade,y) x -= velocidade //Usei este código para não dar bug na colisão
parado=false //Não está parado
sprite_index=spr_andando //Muda para a sprite spr_andando
image_xscale=-1 //Muda a direção para a esquerda

Agora, selecione a opção Right:

Código:
if place_free(x+velocidade,y) x += velocidade //Usei este código para não dar bug na colisão
parado=false //Não está parado
sprite_index=spr_andando //Muda para a sprite spr_andando
image_xscale=1 //Muda a direção para a direita

Agora, faça como antes, só que na opção :

Código:
//CASO NÃO ESTEJA PRESSIONANDO NENHUMA TECLA, ELE FICA PARADO
parado=true

Bom, está quase tudo pronto, só falta a colisão com o bloco.
Então, vá no objeto obj_Bloco e marque a opção "Solid", e desmarque a "Visible".
Agora, volte para o obj_Player, e vá em Add Event e selecione a opção Collision, e depois clique no obj_Bloco:

Código:
//CONTATO SÓLIDO
move_contact_solid(direction,8)
vspeed=0
nochao=true //SE ESVITER COLIDINDO COM O BLOCO, A VARIÁVEL NOCHAO É VERDADEIRA

Agora, em "mask" coloque a sprite spr_mascara

Pronto, agora coloque os blocos, o personagem na room e teste!

Próxima parte: Criando Inimigos


Vlw, e espero que tenham gostado^^

Tutorial criado por Claudio Bruno
Tutorial retirado do fórum Game Maker Point

Convidad
Convidado


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Qualidade Re: Criando seu primeiro jogo de plataforma - Parte 1

Mensagem por _.anjinho._ em Qua 11 Jun 2008, 20:22

o game maker 7 não tem essa aba do code

e como eu faço?

_.anjinho._

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Qualidade Re: Criando seu primeiro jogo de plataforma - Parte 1

Mensagem por GMBR em Qua 11 Jun 2008, 20:40

Cara, leia as regras, não faça posts duplos...
E observe bem, não pode ficar fazendo pergunta sempre que não consegue algo, tenta mais uma vez, e fique mais atento as explicações que você consegue.

GMBR

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Qualidade Re: Criando seu primeiro jogo de plataforma - Parte 1

Mensagem por KinKing em Qua 11 Jun 2008, 22:09

Na verdade, o brendan quis dizer na aba "control."
E mask está na parte esquerda de baixo da janela do objeto.

KinKing

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Qualidade Re: Criando seu primeiro jogo de plataforma - Parte 1

Mensagem por SrSGames em Dom 15 Jun 2008, 17:22

Fiz tudo certinho e deu esse erro:

FATAL ERROR in
action number 1
of Step Event
for object obj_player:

COMPILATION ERROR in code action
Error in code at line 31:
sprite_index=spr_pula_cai //MUDA PARA A SPRITE SPR_PULA_CAI

at position 60: Symbol } expected.

SrSGames

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Qualidade Re: Criando seu primeiro jogo de plataforma - Parte 1

Mensagem por SrSGames em Dom 15 Jun 2008, 17:24

tô precisando de ajuda pra fazer um game de plataforma, tava contando com esse tuto mas ele tah errado Sad

SrSGames

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Qualidade Re: Criando seu primeiro jogo de plataforma - Parte 1

Mensagem por dumetal em Dom 15 Jun 2008, 17:25

Aonde está errado SrSGames?? Poste o erro que nós ajudamos...

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Qualidade Re: Criando seu primeiro jogo de plataforma - Parte 1

Mensagem por KinKing em Dom 15 Jun 2008, 18:55

Como o próprio erro diz, falta o } do final do if......

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Qualidade Re: Criando seu primeiro jogo de plataforma - Parte 1

Mensagem por GuiRPG em Dom 29 Jun 2008, 19:51

hehe, gostei do tutorial

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Qualidade Re: Criando seu primeiro jogo de plataforma - Parte 1

Mensagem por usuario1000 em Ter 22 Jul 2008, 11:29

ola, eu não entendi muito bem, eu li ali em cima mas num entendi...
eu copiei e colei la nos codes mas...
1. Eu procurei mas não achei o "mask"
e
2. eu clico na setinha verde pra começar e ele fala:
Error in code at line 1:
if place_free(x-velocidade,y) x -= velocidade //Usei este código para não dar bug na colisão

at position 17: Unknown variable velocidade

alguem me ajuda? What a Face cheers What a Face

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Qualidade Re: Criando seu primeiro jogo de plataforma - Parte 1

Mensagem por Janx em Ter 22 Jul 2008, 12:11

vc nao criou a variavel velocidade intao.
vai no objeto que da esse erro, no create event
poe um execute code e escreve:
velocidade = 4

Janx

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Qualidade Re: Criando seu primeiro jogo de plataforma - Parte 1

Mensagem por usuario1000 em Ter 22 Jul 2008, 12:32

ainda não consegui arrumar o erro do step...
e não achei o mask... to procurando a um tempão

usuario1000

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Qualidade Re: Criando seu primeiro jogo de plataforma - Parte 1

Mensagem por Janx em Ter 22 Jul 2008, 14:57

esse mask fika lah nakela parte onde vc escreve o nome do objeto. sabe nakela parte vai ter um lugar 'parent' e embaxo 'mask'

no lugar onde vc escolhe se o objeto é solido ou nao
dai lah que vc muda
=D

Janx

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Qualidade Re: Criando seu primeiro jogo de plataforma - Parte 1

Mensagem por usuario1000 em Ter 22 Jul 2008, 20:08

mas tem q ter a versão pro??
eu não tenho a versão pro

OBS: acho que estou meio cego pra não tar achando :|

lol!

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Qualidade Re: Criando seu primeiro jogo de plataforma - Parte 1

Mensagem por dumetal em Ter 22 Jul 2008, 20:57


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Qualidade Re: Criando seu primeiro jogo de plataforma - Parte 1

Mensagem por Janx em Ter 22 Jul 2008, 21:05

isso dai vc muda ali onde tah 'same as sprite' para alguma outra que vc quiser
=D

Janx

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Qualidade Re: Criando seu primeiro jogo de plataforma - Parte 1

Mensagem por tiago100 em Ter 29 Jul 2008, 10:49

sou novo aki!!

1 pergunta onde meto esses codigos?

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Qualidade Re: Criando seu primeiro jogo de plataforma - Parte 1

Mensagem por Janx em Ter 29 Jul 2008, 13:08

no 'execute code'
fika na aba control se nao me engano

Janx

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Qualidade Re: Criando seu primeiro jogo de plataforma - Parte 1

Mensagem por tiago100 em Qua 30 Jul 2008, 07:19

obrigado!!

agora tenho outra pergunta como vou entrar no que tinha guardado?

nao estou a ver nenhuma opçao para isso!

tiago100

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Qualidade Re: Criando seu primeiro jogo de plataforma - Parte 1

Mensagem por Janx em Qua 30 Jul 2008, 13:13

dentro do execute code?? editar oque tem nele?
clica duas veses ;D

Janx

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Qualidade Re: Criando seu primeiro jogo de plataforma - Parte 1

Mensagem por Froidz em Dom 03 Ago 2008, 23:31

Nossa, minha matéria fez tanto sucesso assim... xD
infelizmente não eh original minha...
peguei de uma engine quando eu ainda estava aprendendo à usar o gm... xD

mas, vlw mesmo assim por ter colocado os créditos =)

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Qualidade Re: Criando seu primeiro jogo de plataforma - Parte 1

Mensagem por r.afael em Dom 10 Ago 2008, 21:21

Ótimo tuto !

r.afael

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Qualidade Re: Criando seu primeiro jogo de plataforma - Parte 1

Mensagem por DragonDrebe em Seg 11 Ago 2008, 19:34

Nossa cara mask ta em baixo da quela parada q coloca para o objeto ficar solido...

DragonDrebe

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Qualidade Re: Criando seu primeiro jogo de plataforma - Parte 1

Mensagem por DragonDrebe em Seg 11 Ago 2008, 19:36

o meu ta dando um erro



___________________________________________
FATAL ERROR in
action number 1
of Step Event
for object Player:

COMPILATION ERROR in code action
Error in code at line 26:
sprite_index=spr_pula_cai

at position 26: Symbol } expected.
___________________________________________

DragonDrebe

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Qualidade Re: Criando seu primeiro jogo de plataforma - Parte 1

Mensagem por Phillipe em Seg 11 Ago 2008, 20:36

Bem legal o tutorial,é mais fácil de controlar as ações,e prático. Smile

Phillipe

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Qualidade Re: Criando seu primeiro jogo de plataforma - Parte 1

Mensagem por Guardiani em Seg 11 Ago 2008, 20:45

Estude a mensagem:

"Error in code at line 26:
sprite_index=spr_pula_cai

at position 26: Symbol } expected."

Provavelmente em alguma linha acima você colocou um:

Código:
if ***** {
...
...
sprite_index=spr_pula_cai
...

e esqueceu de fechar as chaves "}"

Guardiani

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Qualidade Re: Criando seu primeiro jogo de plataforma - Parte 1

Mensagem por JoaoAmigao em Seg 15 Set 2008, 19:44

Me ajuda :

___________________________________________
FATAL ERROR in
action number 1
of Step Event
for object spr_Player:

COMPILATION ERROR in code action
Error in code at line 31:
sprite_index=spr_pula_cai //MUDA PARA A SPRITE SPR_PULA_CAI

at position 60: Symbol } expected.


Obrigado



JoaoAmigao

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Qualidade Re: Criando seu primeiro jogo de plataforma - Parte 1

Mensagem por Janx em Seg 15 Set 2008, 19:51

você deve tar esquecendo de por um }
no final da açao.... da uma olhada ai

Janx

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Qualidade Re: Criando seu primeiro jogo de plataforma - Parte 1

Mensagem por JoaoAmigao em Seg 15 Set 2008, 20:07

Agora ta assim :

___________________________________________
FATAL ERROR in
action number 1
of Step Event
for object obj_Player:

COMPILATION ERROR in code action
Error in code at line 32:
{

at position 2: Symbol } expected.

Obrigado


JoaoAmigao

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Qualidade Re: Criando seu primeiro jogo de plataforma - Parte 1

Mensagem por Natch em Qui 18 Set 2008, 16:32

a mim ele deu-me esse erro...

ERROR in
action number 1
of Keyboard Event for <Right> Key
for object obj_Player:

Error in code at line 1:
if place_free(x+velocidade,y) x += velocidade //Usei este código para não dar bug na colisão

at position 17: Unknown variable velocidade

ALGUEM QUE CONSEGUIO PODIA COLOCAR O ENGINE? PARA O PESSOAL PODER VER QUAL O PROBLEMA....
_____________________________________________


Brevemente em www.studionatch.com

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Qualidade Re: Criando seu primeiro jogo de plataforma - Parte 1

Mensagem por Volstagg em Qui 18 Set 2008, 18:18

É porque o brendan cometeu um errinho. Ele criou a variável valocidade ao invés de velocidade.
Vá no evento Create e modifique que funcionará. ;)

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Qualidade Re: Criando seu primeiro jogo de plataforma - Parte 1

Mensagem por Natch em Qui 18 Set 2008, 19:05

Funcionou... Very Happy
obrigada VitinhoO

_____________________________________________


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Qualidade Re: Criando seu primeiro jogo de plataforma - Parte 1

Mensagem por Froidz em Qui 18 Set 2008, 19:18

na verdade, não foi o brendan, foi eu. O tutorial eh originalmente meu xD

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Qualidade Re: Criando seu primeiro jogo de plataforma - Parte 1

Mensagem por Volstagg em Qui 18 Set 2008, 20:31

Ah eh, desculpa, li meio por alto.

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Qualidade Re: Criando seu primeiro jogo de plataforma - Parte 1

Mensagem por Link de hyrule em Sab 20 Set 2008, 12:05

pessoal fiz tudo que vc mandaram e conssegui e fiz para esquerda e direita e deu tudo certo até que eu vi que para esquerda ele ia muito rapido e não pulava direito para direita ele ia muito devagar com regulo a velocidade e arrumar o pulo para esquerda tb?

Link de hyrule

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Qualidade Re: Criando seu primeiro jogo de plataforma - Parte 1

Mensagem por cabritox em Seg 29 Set 2008, 10:27

tem como criar um jogo de plataforma sem códigos?
é q eu num entendo muito sobre esses códigos Sad

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Qualidade Re: Criando seu primeiro jogo de plataforma - Parte 1

Mensagem por F. Nizzio em Seg 29 Set 2008, 12:37

cabritox escreveu:tem como criar um jogo de plataforma sem códigos?
é q eu num entendo muito sobre esses códigos Sad

tem sim... é bem simples!

se vc quiser eu fasso uma engine pra vc

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Qualidade Re: Criando seu primeiro jogo de plataforma - Parte 1

Mensagem por dani em Sab 04 Out 2008, 03:19

terminei esse tuto e o segundo.. mas reparei que quando troco a direção o meu personagem da um "salto".. procurei se não tinha alguma condição que fizesse ele "saltar" mas não achei.. acho que tem relação com o image_xscale

me corrijam se eu estiver errada e gostaria de saber se tem como ele não fazer esse "salto".

[EDIT]

acabei de testar criando os sprites invertidos e tirando esse image_xscale e está do jeito que eu queria... mas ter que fazer os sprites normais e invertidos da muito trabalho.. tem outro modo pra fazer com que não ocorra esse salto?

dani

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Qualidade Re: Criando seu primeiro jogo de plataforma - Parte 1

Mensagem por Janx em Sab 04 Out 2008, 10:04

Calma ai nao intendi O.o
vc quer que o personagem pule??? ou nao pule?? ou nao tem nada a ver?? XD

pra fazer as animaçoes sem ter que fazer pra direita e esquerda vc presisa o GM pro...

Janx

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Qualidade Re: Criando seu primeiro jogo de plataforma - Parte 1

Mensagem por Kabeção em Sab 04 Out 2008, 10:23

vc quer que o personagem pule??? ou nao pule?? ou nao tem nada a ver?? XD
Nada a ver. Happy

image_xscale so serve para inverter ou esticar a sprite, se estever -1 invertera normalmente.
Talvez seja algo haver com a sprite mesmo porque esse jeito sempre usei e sempre deu certo.

Se quizer postar umas imagens pra gente entender exatamente o que aconteceu ou a engine fique avontade. ;)

Kabeção

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Qualidade Re: Criando seu primeiro jogo de plataforma - Parte 1

Mensagem por dani em Sab 04 Out 2008, 10:55

err.. não sei como explicar xDD

tipo.. aqui estão duas imagens..



dei somente um clique no teclado pra virar.. mas ele não simplesmente vira.. é como se ele saltasse no eixo X

dani

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Qualidade Re: Criando seu primeiro jogo de plataforma - Parte 1

Mensagem por Janx em Sab 04 Out 2008, 11:33

aa intendi!!! vai no sprite dele para a esquerda e tenta mudar o ponto de origem...
ou intao, vc pode mudar em todos os sprites e colocar o ponto de origem no pe dele. (dai vc coloca no mesmo pé sempre!) ai nao da mais esse problema.
Eu sempre coloco o ponto de origem na cabeça em algum lugar fixo tipo o olho.
ai nao da esse problema!

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Qualidade Re: Criando seu primeiro jogo de plataforma - Parte 1

Mensagem por dani em Sab 04 Out 2008, 12:01

humm legal.. isso será bem mais util quando eu adicionar o objeto no room xD
brigada \o

dani

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Qualidade Re: Criando seu primeiro jogo de plataforma - Parte 1

Mensagem por yschmitzz em Dom 19 Out 2008, 23:39

Oi
pow muito bom mesmo o tutorial
vlw!
rodo 100%
mas to com uma duvida!
tava mexendo nas coisas pra ver se eu aprendia
e mexi na mask
ae deu um bug de nao andar +
ae achei estranho, pensei comigo "o que tem aver mask com os codigos"
entao fui procurando nos scrpits algo relacionado com a mask
e nao achei
queria saber poque isso acontece
porque quando fiz um joguinho 2d o personagem caminhava normalmente sem adicionar mask

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Qualidade Re: Criando seu primeiro jogo de plataforma - Parte 1

Mensagem por Trevor Belmont em Qua 16 Set 2009, 15:23

Desculpa estar ressucitando esse tópico mais... o que seria spr_bloco e onde consigo???

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Qualidade Re: Criando seu primeiro jogo de plataforma - Parte 1

Mensagem por Denis Lemos em Qua 16 Set 2009, 16:17

Desculpa estar ressucitando esse tópico mais... o que seria spr_bloco e onde consigo???
É o nome do sprite que seria o chão

O "SPR" que vem antes
significa abreviatura de "sprite" ,vc coloca antes do nome para não dar erro depois se vc criar um objeto com o mesmo nome da sprite
por exemplo:
Se eu tenho um objeto chamado 'carro' e uma sprite chamada 'carro' deve-se nomeá-las assim:

spr_carro => para a sprite
obj_carro => para o objeto

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Mensagem por Trevor Belmont em Qua 16 Set 2009, 16:31

Okay, isso ja consegui fazer sozinho, mais agora outra dúvida me asola!!!
Tipo quando vou dar TestPlay da esse erro aqui:

http://img195.imageshack.us/img195/5971/errornoscript.png

sei que tem alguma coisa a ver com "spr_pula_cai" mais oquê???

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Mensagem por Janx em Qua 16 Set 2009, 16:50

Pelo erro, você está esquecendo de fechar o bloco de codigo com o "}"

flwss

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Mensagem por Trevor Belmont em Qua 16 Set 2009, 17:29

Cara, e que eu não tenho experiência alguma neste maker (e nem nos outros a não ser no RPG Maker...)
Fiz o que você disse mais quando apertei pra frente (lado direito)....
olha só:

http://img11.imageshack.us/img11/4012/erronoright.png

Cara, sei que estou incomodando muito, mas eu nunca pensei que fosse tão dificil...


Última edição por Trevor Belmont em Qua 16 Set 2009, 17:31, editado 1 vez(es) (Razão : Errors of Portuguese: Corrected)

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Qualidade Re: Criando seu primeiro jogo de plataforma - Parte 1

Mensagem por Wallacy Sebastian em Qua 16 Set 2009, 17:38

Você já viu no evento create se tem a variável chamada velocidade?
Se não tiver coloque, e não esqueça de dar um valor a variável.
Nesse caso seria um número. Ex:
Código:
velocidade = "numero"
Pode ser qualquer número, só depende da velocidade que você quer.

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