Aula 3 - Puzzle - Sokoban - Modo 2

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Qualidade Aula 3 - Puzzle - Sokoban - Modo 2

Mensagem por Kevin em Sab 07 Ago 2010, 19:16

Puzzle - Sokoban - Modo 2

MODO 2 Do Sokoban! Iremos Reutilizar a Engine do Modo 1, Encontrado aqui:

Aula 3 - Puzzle - Sokoban - Modo 1

Antes de Continuar Pesso que Façam à aula à cima, pois essa parte é apenas para dar um complemento ao jogo... uma coisa diferente.

Nessa Situação Farei um modo q o personagem do Sokoban Ande apenas Segurando o Botão, ao invés de ficar precionando toda hora :/...


Mais Sobre a Aula:

Nível de dificuldade: mediano.
Requerimentos:
Versão do GM: 6, 7 ou 8 - Pro ou Lite - testado inicialmente no GM 8 PRO

Inicializando a Aula

Estes Outros Modos de Complementação Serão Bem Básicas, Aqui ensinarei 2 Modos de como fazer o personagem andar ao ficar precionando o botão de direção, ao invés de ficar precionando várias Vezes, pois assim fica horrível jogar :/

SOKOBAN - MODO 2


Para Iniciar é EXPRESSAMENTE Recomendável que Leia e Faça a AULA 3 - PUZZLE - SOKOBAN - MODO 1, o Link está na Parte Superior do Post... Após ter feito a Aula Pode Vir à Essa para ter o complemento, Obviamente só se vc quiser ver esse Modo, pois não aprenderá muita coisa nova... apenas novos comandos para deixar o jogo melhor

Para Começar Direi Oq Usarei:

apenas o obj_player, apenas ele...

OK, Vamos à Ação

no STEP do obj_player vimos que adicionamos o movimento e a verificação se não havia mais o obj_ponto...
nós mexeremos denovo no STEP Happy... mais para adicionar coisa pouca... ou o outro modo q é adicionar uma coisa no CREATE do obj_player... deixarei em espoiler... qual o modo que vc quiser ver... vc dê uma olhada Happy então lá vai Very Happy

Modo Que Adiciona Mais Códigos ao STEP (mais complicado, mas apenas efetivo no player)

Spoiler:
NO STEP do obj_player

Bem... é bem simples, apenas adicione

sleep(200);

em cada botão direcional do Código Happy... e troque os keyboard_check_pressed por:

keyboard_check

de resto Não Precisa Mexer em NADA!!!

bem o código deve estar assim ao final disso:

Código:

if !instance_exists(obj_ponto){show_message("ACABOU OS PONTOS!! EBAAAA");room_goto_next();}
if keyboard_check(vk_right){x+=16;sprite_index=spr_direita;sleep(200);}
if keyboard_check(vk_down){y+=16;sprite_index=spr_baixo;sleep(200);}
if keyboard_check(vk_left){x-=16;sprite_index=spr_esquerda;sleep(200);}
if keyboard_check(vk_up){y-=16;sprite_index=spr_cima;sleep(200);}

EXPLICAÇÃO BÁSICA:

sleep faz o jogo "dormir" por um tempo de mileseconds (mil segundos + ou - issu); essa ação no código serve para ter um controle do player enquanto ele anda...


Modo Que Adiciona Código no CREATE (mais Fácil, mas é efetivo em toda a room)

Spoiler:
NO CREATE do obj_player

Bem... é bem simples, apenas adicione

room_speed=5;

e troque os keyboard_check_pressed por:

keyboard_check

de resto Não Precisa Mexer em NADA!!!

bem o código deve estar assim ao final disso:

CREATE:
Código:

room_speed=5;

STEP:
Código:

if !instance_exists(obj_ponto){show_message("ACABOU OS PONTOS!! EBAAAA");room_goto_next();}
if keyboard_check(vk_right){x+=16;sprite_index=spr_direita}
if keyboard_check(vk_down){y+=16;sprite_index=spr_baixo}
if keyboard_check(vk_left){x-=16;sprite_index=spr_esquerda}
if keyboard_check(vk_up){y-=16;sprite_index=spr_cima}

EXPLICAÇÃO BÁSICA:

room_speed faz a room Diminuir a Velocidade, assim falicitando o manuseio do player na room, é um pouco ruin... mais é um jeito bom de fazer Very Happy

__________________
PRONTO!!!!!

Esse é só um complemento da aula... agora deu para perceber + ou - como será as aulas e os modos neah? + ou -? mais vcs vão gostar quando chegar aulas de plataforma de RPG e luta Razz

Esse é apenas mais um modo de fazer o sokoban, ou melhor, mais um modo de deixar seu sokoban mais legal Razz...



COMENTE SOBRE A AULA E DEIXE SEU COMENTÁRIO SE GOSTOU OU NÃO
FALE OQ VC ACHA QUE DEVE MELHORAR
RECLAME, DE SUGESTÃO É SEU DIREITO surpreso2

Bem Essa Foi o modo2 de Sokoban

Mais deu para aprender mais um pouquinho Happy.. neah?

AGRADEÇO PELA COLABORAÇÃO DE TODOS

Té + Pessoal

Espero que Gostem Dessa Novidade dos Modos

(SEM ENGINE DA AULA - POR VC TER Q LER A AULA PARA ENTENDER MAIS, E PRECISAR DA ENGINE DO MODO ANTERIOR PARA QUE POSSA FAZER ESSE MODO, e ter 2 jeitos mostrados de como fazer a "mesma" coisa) zangado


Última edição por Kevin em Qua 27 Out 2010, 14:53, editado 1 vez(es)

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Qualidade Re: Aula 3 - Puzzle - Sokoban - Modo 2

Mensagem por Dancity em Seg 09 Ago 2010, 14:08

Ae kevin. Dei uma lida rápida. E vim dar uma bronquinha. De todos os tutos que vc fez esse ficou o mais confuso. Ficou bem direto rápido e resiumido. Mas me perdi nas palavras aí as vezes. Tá bom? Sim ;D Mas dá pra melhorar também. E isso é só uma pequena melhorazinha do jogo, porém faz diferença. Mas no começo eu achei que era uma recontrução do primeiro tuto.

Éh isso. Não posso ficar apoiando sempre néah.
Bye oO yes

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Qualidade Re: Aula 3 - Puzzle - Sokoban - Modo 2

Mensagem por Suadao em Seg 09 Ago 2010, 14:50

A aula está boa, mas como nosso amigo acima disse... Está meio confusa e resumida demais, acho que iniciantes principalmente irão se perder um pouco... Está muito boa a aula, além de eu achar que as outras ficaram mais, digamos, caprichada. Então é isso, e continue assim!

Valew! flw

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Qualidade Re: Aula 3 - Puzzle - Sokoban - Modo 2

Mensagem por Kevin em Seg 09 Ago 2010, 22:13

Dancity escreveu:Ae kevin. Dei uma lida rápida. E vim dar uma bronquinha. De todos os tutos que vc fez esse ficou o mais confuso. Ficou bem direto rápido e resiumido. Mas me perdi nas palavras aí as vezes. Tá bom? Sim ;D Mas dá pra melhorar também. E isso é só uma pequena melhorazinha do jogo, porém faz diferença. Mas no começo eu achei que era uma recontrução do primeiro tuto.

Éh isso. Não posso ficar apoiando sempre néah.
Bye oO yes

OPA!!! BLZ... Esta Um Pouco Complicada e Bem Resumida, Pois eu reutilizei a Engine e Modo 1 anterior.. bem... se não fizer o modo 1 do sokoban, não entenderá muito mesmo... e esses outros modos de complementação é recomendado que tenha uma noção básica do GM :/... para que não se confunda e se perca :/

o apoio sempre, não é valido às vezes, por conter apenas partes positivas, é necessário apontar pontos negativos também, para que aja um aprendizado e um melhor manuzeio de seus "artificios" cada vez melhor.

VLW Happy

yes

Suadao escreveu:A aula está boa, mas como nosso amigo acima disse... Está meio confusa e resumida demais, acho que iniciantes principalmente irão se perder um pouco... Está muito boa a aula, além de eu achar que as outras ficaram mais, digamos, caprichada. Então é isso, e continue assim!

Valew! flw

VLW pelo apoio Suadão Very Happy

complicada pois expliquei uma boa parte na aula passada, esse modo é apenas para adicionar um recurso à mais no jogo :/
li... tentei melhorar... MASS... "Não" deu... ficou desorganizado por causa do SPOILER :/...

mais é um meio de organizar melhor...


Só é recomendado mesmo ler os 1ºs Modos das Aulas... os outros não precisa, pois são só complementos, com mais explicações apenas os modos 1...

bem... no decorrer das aulas vcs vão descobrir mais... mais tentarei explicar mais nas próximas aulas Happy

VLW por comentarem

FLWs

:vlw:

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