[resolvido]Tiro parado...???

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Resolvido [resolvido]Tiro parado...???

Mensagem por edsondiamantino em Qua 04 Ago 2010, 02:08

estou com um problema a ser resolvido...
já procurei em um monte de lugar mas não achei...

o meu personagem está atirando para o lado onde ele está virado...
porém a bala fica parada no mesmo lugar...

como faço para a bala seguir adiante no sentido horizontal...???

Valeu

edsondiamantino

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Resolvido Re: [resolvido]Tiro parado...???

Mensagem por Da Galáxia em Qua 04 Ago 2010, 02:20

no STEP do seu perssonagem,
na variavel que faz ele estar a direita ponha:
with(obj_bala) hspeed=10 //troque obj_bala, pelo nome que esta usando

na variavel que faz ele estar a esquerda ponha:
with(obj_bala) hspeed=-10

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Resolvido Re: [resolvido]Tiro parado...???

Mensagem por edsondiamantino em Qua 04 Ago 2010, 02:27

Cara até que deu certo... porém quando o personagem anda para direita as balas vão para a direita mas se eu viro para esquerda as mesmas balas que estavam indo para direita volta para esquerda...
deu pra entender...???


edsondiamantino

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Resolvido Re: [resolvido]Tiro parado...???

Mensagem por dungeon333 em Qua 04 Ago 2010, 03:37

with(instance_create(x,y,obj_bala)) { hspeed = 10 }
ou
with(instance_create(x,y,obj_bala)) { hspeed =- 10 }
isso no evento que cria a bala substitui por isso

dungeon333

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Resolvido Re: [resolvido]Tiro parado...???

Mensagem por BioTrust em Qua 04 Ago 2010, 07:37

É só adicionar um evento create na bala(terá que ter dois objetos balas, um pra bala de lado direito e outro pro esquerdo) e na aba Move arraste o primeiro ícone (o vermelho) e defina a direção (<= se for esquerda => se for direita). Pronto

BioTrust

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Resolvido Re: [resolvido]Tiro parado...???

Mensagem por fonetico em Qua 04 Ago 2010, 12:30

BioTrust escreveu:É só adicionar um evento create na bala(terá que ter dois objetos balas, um pra bala de lado direito e outro pro esquerdo) e na aba Move arraste o primeiro ícone (o vermelho) e defina a direção (<= se for esquerda => se for direita). Pronto

Mas se você quiser fazer isso em código, no evento create da bala coloque:

Código:
if obj_player.direita = true
motion_set(0,velocidade);//vai para direita
else
motion_set(180,velocidade); //vai para esquerda

Troque os nomes do objeto conforme o necessário.

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Resolvido Re: [resolvido]Tiro parado...???

Mensagem por edsondiamantino em Qua 04 Ago 2010, 12:42

eu tentei dessa forma porem deu um erro...


ERROR in
action number 1
of Create Event
for object obj_bala:

Error in code at line 4:
motion_set(180,velocidade);
^
at position 17: Unknown variable velocidade


edsondiamantino

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Resolvido Re: [resolvido]Tiro parado...???

Mensagem por guiagge em Qua 04 Ago 2010, 13:09

No "evento de atirar" (do objeto que atira) coloque o seguinte:
Código:
var tiro
{tiro=instance_create(x,y,obj_bala)}
with (tiro) {if obj_player.direita = true
motion_set(0,3);//vai para direita
else
motion_set(180,3); //vai para esquerda}

Assim ele só vai dar velocidade a instância especifica que for criada, por tanto cada tiro vai seguir sua própria direção.

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Resolvido Re: [resolvido]Tiro parado...???

Mensagem por Da Galáxia em Qua 04 Ago 2010, 13:33

Se preferir faça o seguinte:
APENAS NO OBJ PLAYER:
NO CREATE
var_tiro = true //para tempo de disparo do alarm
global.lado_dir = true //quando player dir bala vai p/ a dir
global.lado_esq = false //quando player esq, bala vai p/ a esq
//como a variavel é usada do player para a bala tem que ser global.

NO ALARM
var_tiro = true

NO STEP
//movimentos do player
if keyboard_check(vk_right) then
{x+=5 ; global.lado_dir = true ; global.lado_esq = false}
if keyboard_check(vk_left) then
{x-=5 ; global.lado_esq = true ; global.lado_dir = false}
//if keyboard_check(vk_down) then y+=5
//if keyboard_check(vk_up) then y-=5

//player criando e atirando bala conforme o lado.
if keyboard_check(vk_space) then
if var_tiro = true
{//begin code
with instance_create(x,y,obj_bala)//com a bala
{
if global.lado_dir = true then hspeed=20
if global.lado_esq = true then hspeed=-20
}
var_tiro = false
alarm[0]=20//alarm do disparo
}//end code

Eu fiz todo o movimento e criação do começo ao fim, pra vc melhor comprender, teste em um arquivo novo fora do teu jogo e vai entender, depois adequa ao seu jogo/engine. Diga se funcionou, vlw.

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Resolvido Re: [resolvido]Tiro parado...???

Mensagem por GuiEdu em Qua 04 Ago 2010, 14:05

edsondiamantino escreveu:eu tentei dessa forma porem deu um erro...


ERROR in
action number 1
of Create Event
for object obj_bala:

Error in code at line 4:
motion_set(180,velocidade);
^
at position 17: Unknown variable velocidade


É porque vc precisa colocar um valor para a velocidade, e não escrever 'velocidade' Exclamation
exemplo :
Código:
motion_set(180,20);//20 é a velocidade
;)

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Resolvido Re: [resolvido]Tiro parado...???

Mensagem por edsondiamantino em Qua 04 Ago 2010, 14:13

Valeu cara... era isso mesmo ...

Deu certinho.....

Obs:Todas as dicas foram de extrema utilidade.

Obrigado a todos pela atenção, agora posso dar continuidade no meu jogo...

Resolvido!

edsondiamantino

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