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Tutorial para Noob
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Soul Game Maker
ARR
6 participantes
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Tutorial para Noob
Olá pessoal, estou precisando da ajudinha de vocês, comecei agora a mexer no Game Maker 8, e tentei achar alguns tutoriais, mas pouquíssimos me serviram, não entendo nada de script, ainda nem sei fazer meu personagem pular, porque todos que achei eram e script, meu conhecimento é quase zero. Preciso de um tutorial bem explicado, porque todos até agora quase não os entendi. Se alguém tiver um tutorial bom que possa me indicar, porque a coisa tá feia pra mim.
Outra coisa , estou com dificuldade em fazer uma animação do meu personagem em agaixar, a animação tem 6 frames, mas eles ficam repetindo-se, tem alguma maneira de passar a animação mas para no ultimo frame??!!
Obrigado a todos pela ajuda!!
Outra coisa , estou com dificuldade em fazer uma animação do meu personagem em agaixar, a animação tem 6 frames, mas eles ficam repetindo-se, tem alguma maneira de passar a animação mas para no ultimo frame??!!
Obrigado a todos pela ajuda!!
Última edição por ARR em Qui 29 Jul 2010, 11:31, editado 1 vez(es)
ARR- Data de inscrição : 27/07/2010
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Re: Tutorial para Noob
Há aulas três que eu recomendo a qualquer iniciante!
Inclusive pra mim =p:
Aulas de Game Maker para iniciantes por Reddragon, Aulas por CPinheiro e Aulas de Game Maker por Alex FC.
Inclusive pra mim =p:
Aulas de Game Maker para iniciantes por Reddragon, Aulas por CPinheiro e Aulas de Game Maker por Alex FC.
Soul Game Maker- Data de inscrição : 25/07/2010
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Re: Tutorial para Noob
para adicionar códigos:
para fazer parar no ultimo frame cria uma variavel que ira parar os frames usando o image index... se n intendeu fala que eu te explico melhor!
para fazer parar no ultimo frame cria uma variavel que ira parar os frames usando o image index... se n intendeu fala que eu te explico melhor!
makgamer- Games Ranking :
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Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 2.0
- Unity
- Java
- C#
- Javascript
- RPG Maker
- C ou C++
- Outros
Re: Tutorial para Noob
makgamer escreveu:para adicionar códigos:
para fazer parar no ultimo frame cria uma variavel que ira parar os frames usando o image index... se n intendeu fala que eu te explico melhor!
Pois é acho que vou precisar da sua ajuda sim, não sei nem por onde começar!!
Mas seria melhor, por exemplo, se vc souber, como faço por exemplo: Minha animação de pulo ele e o ryu dando um salto mortal para frente, sendo que na animação original tem 8 frames, e os dois últimos frames 7 e 8 deveria ficar repetindo, ficaria assim:
frame 1 - frame 2 -frame 3 -frame 4 -frame 5 frame 6 - [frame 7 - frame 8 - frame 7 - frame 8 - ....] o frame 7 e 8 ficaria repetindo até o ryu cair no chão!
Também tem a posição de agachado, que preciso que sai do frame1 e para no frame 2 e não fique se repetindo como no gif!
obrigado pela ajuda!
Última edição por ARR em Qui 29 Jul 2010, 12:58, editado 3 vez(es)
ARR- Data de inscrição : 27/07/2010
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Re: Tutorial para Noob
Massa xD
Editado por souzalucasjose: Você já foi avisado que aqui não podem ser feitos posts sem nexo pois desorganizam a comunidade. Segundo meus cálculos, já é a quarta vez que fez isso, portanto:
-25% da barra de warning
Editado por souzalucasjose: Você já foi avisado que aqui não podem ser feitos posts sem nexo pois desorganizam a comunidade. Segundo meus cálculos, já é a quarta vez que fez isso, portanto:
-25% da barra de warning
GuguBerlandia- Data de inscrição : 26/07/2010
Reputação : 0
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Re: Tutorial para Noob
Vá até o FAQ e desça até os Tópicos que você deve visitar, lá existem várias aulas para iniciantes, flw?
Valew!
Valew!
Re: Tutorial para Noob
Olha cara, eu não o melhor para te dá conselhos sobre... mas tentarei.
Bom, vamos começar pelas variaveis:
No event Create, adicione um execute code, nele as variaveis:
Agora crie um evento de colisão com o objeto chao com o objeto player e coloque esse code:
Depois é so fazer uma room e add a personagem e o chão.
Han... Se tiver algo errado me corrijam por favor, sou novatíssimo também!
Agora para fazer parar no último, não sei se é certo, por isso não colquei, mas creio que você terá que colocar tipo assim:
Add nas variaveis algo como abaixado_par
E depois nos movimentos keyboard_check (vk_down) and abaixado = true{
image_index = spr_abaixado_par
}
Não sei ao certo, mas arriscaria algo assim =p
Qualquer coisa me avise que eu tentarei fazer uma egene e te mando.
Obs: Creditos ao tutoriais do RedDragon!
Bom, vamos começar pelas variaveis:
No event Create, adicione um execute code, nele as variaveis:
- Código:
direita = true
andando = false
abaixado = false //e os mais que quizer
pe_no_chao = false
image_speed = 0.25 //ou o que preferir
- Código:
//movimento
if (keyboard_check(vk_right) and abaixado){//verifica se a seta direita foi apertada e não está abaixado
hspeed = 5;direita = true;andando = true //permite executar direita e andando
}else{// se não foi
if (keyboard_check(vk_left) and abaixado = false){ //verifica se a seta esquerda foi apertada e não esta abaixado
hspeed = -5;direita = false ;andando = true // cancela direita e faz o oposto
}else{// se não foi
hspeed = 0;andando = false // parado
}
}
//abaixando
if keyboard_check(vk_down){//se for apertado para baixo
abaixado = true
}else{//se não for
abaixado = false
}
//pulando
if keyboard_check_pressed(vk_up) and pe_no_chao = true and abaixado = false{//se for apertado para cima
vspeed = -12
pe_no_chao = false
}
if keyboard_check_released(vk_up) and vspeed <= 0{//se for apertado para cima
vspeed /= 2 // corta velocidade pela metade se o botão for desapertado
}
- Código:
//animação dos movimentos
if direita = true {//se para direita
if pe_no_chao = false{//se estiver pulando
if vspeed <= 0{//se estiver subindo
sprite_index = spr_dir_pul_sub//sprite direita pulando subindo
}else{//se estiver caindo
sprite_index = spr_dir_pul_cai //sprite direita pulando caindo
}
}else{//se nao estiver pulando
if abaixado = true{//se estiver baixo
sprite_index = spr_dir_aba//sprite direita abaixada
}else{//se não estiver para baixo
if andando = true{//se estiver andando
sprite_index = spr_dir_and //sprite direita andando
}else{//se não estiver andando
sprite_index = spr_dir_par // sprite direita parado
}
}
}
}else{//se não estiver para direta (para esquerda)
if pe_no_chao = false{//se estiver pulando
if vspeed <= 0{//se estiver subindo
sprite_index = spr_esq_pul_sub //sprite esquerda pulando subindo
}else{//se estiver caindo
sprite_index = spr_esq_pul_cai //sprite esquerda pulando caindo
}
}else{//se nao estiver pulando
if abaixado = true{//se estiver baixo
sprite_index = spr_esq_aba // sprite esquerda abaixado
}else{//se não estiver para baixo
if andando = true{//se estiver andando
sprite_index = spr_esq_and // sprite esquerda andando
}else{//se não estiver andando
sprite_index = spr_esq_par // sprite esquerda parado
}
}
}
}
- Código:
gravidade(obj_player,0.75,pe_no_chao) // executa o script gravidade
- Código:
//DEFINIÇÕES DE GRAVIDADE
//#############################
if place_free(argument0.x,argument0.y)
{
argument0.argument2 = false
argument0.gravity = argument1
}
else
{
argument0.argument2 = true
argument0.gravity = 0
}
if (argument0.vspeed > 10) {argument0.vspeed = 10}
//#############################
Agora crie um evento de colisão com o objeto chao com o objeto player e coloque esse code:
- Código:
move_contact_solid(direction,10)
vspeed = 0
pe_no_chao = true
Depois é so fazer uma room e add a personagem e o chão.
Han... Se tiver algo errado me corrijam por favor, sou novatíssimo também!
Agora para fazer parar no último, não sei se é certo, por isso não colquei, mas creio que você terá que colocar tipo assim:
Add nas variaveis algo como abaixado_par
E depois nos movimentos keyboard_check (vk_down) and abaixado = true{
image_index = spr_abaixado_par
}
Não sei ao certo, mas arriscaria algo assim =p
Qualquer coisa me avise que eu tentarei fazer uma egene e te mando.
Obs: Creditos ao tutoriais do RedDragon!
Soul Game Maker- Data de inscrição : 25/07/2010
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Número de Mensagens : 20
Prêmios :
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Re: Tutorial para Noob
Quando você abre o lite, ele abre uma janela, nele há o site onde se realiza a compra.Como eu faço pra comprar a vesão pro ?
Você pode comprar também o CD de instaçação em alguns shopping's e galerias. Há sites brasileiros dedicados a venda deste tipo de "produto".
Lógico, há mais de uma maneira para se conseguir esse programa.
Espero ter ajudado.
Soul Game Maker- Data de inscrição : 25/07/2010
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