Tutorial para Noob

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Tutorial para Noob

Mensagem por ARR em Qua 28 Jul 2010, 16:31

Olá pessoal, estou precisando da ajudinha de vocês, comecei agora a mexer no Game Maker 8, e tentei achar alguns tutoriais, mas pouquíssimos me serviram, não entendo nada de script, ainda nem sei fazer meu personagem pular, porque todos que achei eram e script, meu conhecimento é quase zero. Preciso de um tutorial bem explicado, porque todos até agora quase não os entendi. Se alguém tiver um tutorial bom que possa me indicar, porque a coisa tá feia pra mim. nervoso
Outra coisa , estou com dificuldade em fazer uma animação do meu personagem em agaixar, a animação tem 6 frames, mas eles ficam repetindo-se, tem alguma maneira de passar a animação mas para no ultimo frame??!!

Obrigado a todos pela ajuda!! abraço


Última edição por ARR em Qui 29 Jul 2010, 11:31, editado 1 vez(es)

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Re: Tutorial para Noob

Mensagem por Soul Game Maker em Qua 28 Jul 2010, 19:11

Há aulas três que eu recomendo a qualquer iniciante!
Inclusive pra mim =p:
Aulas de Game Maker para iniciantes por Reddragon, Aulas por CPinheiro e Aulas de Game Maker por Alex FC.

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Re: Tutorial para Noob

Mensagem por makgamer em Qua 28 Jul 2010, 19:24

para adicionar códigos:

para fazer parar no ultimo frame cria uma variavel que ira parar os frames usando o image index... se n intendeu fala que eu te explico melhor!

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Re: Tutorial para Noob

Mensagem por ARR em Qui 29 Jul 2010, 12:19

makgamer escreveu:para adicionar códigos:

para fazer parar no ultimo frame cria uma variavel que ira parar os frames usando o image index... se n intendeu fala que eu te explico melhor!

Pois é acho que vou precisar da sua ajuda sim, não sei nem por onde começar!! Rolling Eyes
Mas seria melhor, por exemplo, se vc souber, como faço por exemplo: Minha animação de pulo ele e o ryu dando um salto mortal para frente, sendo que na animação original tem 8 frames, e os dois últimos frames 7 e 8 deveria ficar repetindo, ficaria assim:
frame 1 - frame 2 -frame 3 -frame 4 -frame 5 frame 6 - [frame 7 - frame 8 - frame 7 - frame 8 - ....] o frame 7 e 8 ficaria repetindo até o ryu cair no chão!


Também tem a posição de agachado, que preciso que sai do frame1 e para no frame 2 e não fique se repetindo como no gif!


obrigado pela ajuda!


Última edição por ARR em Qui 29 Jul 2010, 12:58, editado 3 vez(es)

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Re: Tutorial para Noob

Mensagem por GuguBerlandia em Qui 29 Jul 2010, 12:26

Massa xD

Editado por souzalucasjose: Você já foi avisado que aqui não podem ser feitos posts sem nexo pois desorganizam a comunidade. Segundo meus cálculos, já é a quarta vez que fez isso, portanto:
-25% da barra de warning

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Re: Tutorial para Noob

Mensagem por Suadao em Qui 29 Jul 2010, 12:52

Vá até o FAQ e desça até os Tópicos que você deve visitar, lá existem várias aulas para iniciantes, flw?

Valew! flw

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Re: Tutorial para Noob

Mensagem por Soul Game Maker em Qui 29 Jul 2010, 13:21

Olha cara, eu não o melhor para te dá conselhos sobre... mas tentarei.
Bom, vamos começar pelas variaveis:


No event Create, adicione um execute code, nele as variaveis:
Código:

direita = true
andando = false
abaixado = false //e os mais que quizer
pe_no_chao = false
image_speed = 0.25 //ou o que preferir

Afora add um evento step e nele um execute code:
Código:

//movimento
if (keyboard_check(vk_right) and abaixado){//verifica se a seta direita foi apertada e não está abaixado
    hspeed = 5;direita = true;andando = true //permite executar direita e andando
}else{// se não foi
    if (keyboard_check(vk_left) and abaixado = false){ //verifica se a seta esquerda foi apertada e não esta abaixado
        hspeed = -5;direita = false ;andando = true // cancela direita e faz o oposto
    }else{// se não foi
        hspeed = 0;andando = false // parado
    }
}

//abaixando
if keyboard_check(vk_down){//se for apertado para baixo
    abaixado = true
}else{//se não for
    abaixado = false
}
//pulando
if keyboard_check_pressed(vk_up) and pe_no_chao = true and abaixado = false{//se for apertado para cima
    vspeed = -12
    pe_no_chao = false
}
if keyboard_check_released(vk_up) and vspeed <= 0{//se for apertado para cima
    vspeed /= 2 // corta velocidade pela metade se o botão for desapertado
}
Agora add outro execute code:
Código:

//animação dos movimentos
if direita = true {//se para direita
    if pe_no_chao = false{//se estiver pulando
        if vspeed <= 0{//se estiver subindo
            sprite_index = spr_dir_pul_sub//sprite direita pulando subindo
        }else{//se estiver caindo
            sprite_index = spr_dir_pul_cai //sprite direita pulando caindo
        }
    }else{//se nao estiver pulando
        if abaixado = true{//se estiver baixo
            sprite_index = spr_dir_aba//sprite direita abaixada
        }else{//se não estiver para baixo
                if andando = true{//se estiver andando
                    sprite_index = spr_dir_and //sprite direita andando
                }else{//se não estiver andando
                    sprite_index = spr_dir_par // sprite direita parado
                }
            }
        }
}else{//se não estiver para direta (para esquerda)
    if pe_no_chao = false{//se estiver pulando
        if vspeed <= 0{//se estiver subindo
            sprite_index = spr_esq_pul_sub //sprite esquerda pulando subindo
        }else{//se estiver caindo
            sprite_index = spr_esq_pul_cai //sprite esquerda pulando caindo
        }
    }else{//se nao estiver pulando
        if abaixado = true{//se estiver baixo
            sprite_index = spr_esq_aba // sprite esquerda abaixado
        }else{//se não estiver para baixo
                if andando = true{//se estiver andando
                    sprite_index = spr_esq_and // sprite esquerda andando
                }else{//se não estiver andando
                    sprite_index = spr_esq_par // sprite esquerda parado
                }
            }
        }
    }
Add outro execute code:
Código:

gravidade(obj_player,0.75,pe_no_chao) // executa o script gravidade
Vá em script>create script e coloque o seguinte code:
Código:

//DEFINIÇÕES DE GRAVIDADE
//#############################
if place_free(argument0.x,argument0.y)
    {
    argument0.argument2 = false
    argument0.gravity = argument1
    }
else
    {
    argument0.argument2 = true
    argument0.gravity = 0
    }
if (argument0.vspeed > 10) {argument0.vspeed = 10}
//#############################
E o nomeie de gravidade.
Agora crie um evento de colisão com o objeto chao com o objeto player e coloque esse code:
Código:

move_contact_solid(direction,10)
vspeed = 0
pe_no_chao = true
Não esqueça de marcar solid no objeto chao.
Depois é so fazer uma room e add a personagem e o chão.
Han... Se tiver algo errado me corrijam por favor, sou novatíssimo também!

Agora para fazer parar no último, não sei se é certo, por isso não colquei, mas creio que você terá que colocar tipo assim:
Add nas variaveis algo como abaixado_par
E depois nos movimentos keyboard_check (vk_down) and abaixado = true{
image_index = spr_abaixado_par
}
Não sei ao certo, mas arriscaria algo assim =p
Qualquer coisa me avise que eu tentarei fazer uma egene e te mando.

Obs: Creditos ao tutoriais do RedDragon!

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Re: Tutorial para Noob

Mensagem por .:Allison:. em Qui 29 Jul 2010, 14:53

Como eu faço pra comprar a vesão pro ?

.:Allison:.

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Re: Tutorial para Noob

Mensagem por Soul Game Maker em Qui 29 Jul 2010, 15:06

Como eu faço pra comprar a vesão pro ?
Quando você abre o lite, ele abre uma janela, nele há o site onde se realiza a compra.
Você pode comprar também o CD de instaçação em alguns shopping's e galerias. Há sites brasileiros dedicados a venda deste tipo de "produto".
Lógico, há mais de uma maneira para se conseguir esse programa.
Espero ter ajudado.

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Re: Tutorial para Noob

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