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gart30, Willy

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Caixa de texto e botão para verificar

em Ter 20 Jul 2010, 09:48
Fala pessoal beleza?
É o seguinte, eu quero fazer uma caixa de texto e um botão para verificar se nessa caixa foi digitado o valor/string correto.
Por exemplo:
Eu faço um objeto normal com uma conta "2 + 2 =" e na frente coloco uma caixa de texto para o usuário digitar o resultado, e depois disso crio um botão para clicar e verificar, se ele digitou 4 vai para a próxima room, senão exibe uma mensagem de que está incorreto. Isso é possível? ..e o mesmo serviria para strings, exemplo: "A letra que vem depois do A é:" caixa de texto, e teria que digitar o B.
Acho que ser mais claro que isso num da, hehehe.
Obrigado desde ja!
ps. Ah, estou começando agora no game maker, então peço que sejam bem claros!
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Re: Caixa de texto e botão para verificar

em Ter 20 Jul 2010, 10:17
Você pode usar caixas de texto em janelas que é o método mais fácil.

Tenta assim:

{

Pergunta := get_string("A letra que vem depois do A é:", "") ;

if (Pergunta == "B") || (Pergunta == "b") {


show_message("Resposta correta!") ;

}

else {

show_message("Resposta incorreta!") ;

room_goto(nome_da_room) ;

}

}
Para utilizar números nas respostas substitua a parte em negrito por:


Código:
Pergunta := get_integer("A soma de 2 + 2 é igual a:", 0) ;

if (Pergunta == 4) {

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Re: Caixa de texto e botão para verificar

em Ter 20 Jul 2010, 10:41
Cainã valeuuu!!
É praticamente isso que eu quero..
Agora me tire outra duvida, tem como eu "editar" isso?..tipo, colocar la em cima a pergunta bem grande, e no meio da tela a letra e uma caxinha de texto do lado pra ser digitado a letra...e no canto de baixo colocar o botão de ok...é que preciso que fique bem interativo sabe, num quero que seja "seco" ..hehee..valeuu ae pela ajuda![left]
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Re: Caixa de texto e botão para verificar

em Ter 20 Jul 2010, 15:27
@RafaelBola escreveu:Cainã valeuuu!!
É praticamente isso que eu quero..
Agora me tire outra duvida, tem como eu "editar" isso?..tipo, colocar la em cima a pergunta bem grande, e no meio da tela a letra e uma caxinha de texto do lado pra ser digitado a letra...e no canto de baixo colocar o botão de ok...é que preciso que fique bem interativo sabe, num quero que seja "seco" ..hehee..valeuu ae pela ajuda![left]

Pelas caixas de mensagem é meio difícil, para isso você precisaria criar uma caixa de texto direto no jogo, o que é mais complicado. Estou com pressa (sem internet) então não posso responder detalhadamente mas tenta procurar algum tutorial ou esperar alguma resposta mais complexa.
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Re: Caixa de texto e botão para verificar

em Qua 21 Jul 2010, 08:31
Cainã intendi..
Mas assim, outra dúvida. E se eu quiser fazer apenas textos simples? ..por exemplo, colocar la no topo a pergunta (sem o usuario precisar digitar nada, apenas um texto para ler mesmo..) dai no meio da tela colocar a letra (sem usuario digitar nada também) ..porque dai eu criaria um objeto, ou até mesmo na própria letra, com uma ação para só passar pra próxima room se "tal" tecla fosse pressionada. Fico meio confuso...hehehe. mas enfim, se não intenderam falem que eu explico melhor
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Re: Caixa de texto e botão para verificar

em Qui 22 Jul 2010, 08:54
Fala galera, aproveitando o tópico aqui, quero tirar outra dúvida
Deem uma olhada nessa imagem: http://img814.imageshack.us/img814/8011/imagemnx.jpg
por que os sprites/objetos ficam com esse "borrado" em volta?
ja fiz no photoshop com fundo transparente, ja fiz no paint...e nada...sempre com esse mesmo borrado..
alguém pode me ajudar??...ahh e se tiverem resposta pra minha pergunta anterior também ficaria grato!
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Re: Caixa de texto e botão para verificar

em Qui 22 Jul 2010, 14:22
Você pode deixar com cor o fundo, ai depois de adicionar no GM entre em Edit Sprite, depois na aba "Images" entre em "Erase Color" (acho que é isso, estou sem GM aqui onde estou).
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Re: Caixa de texto e botão para verificar

em Ter 27 Jul 2010, 00:19
Iae galera, ninguém sabe se é possível fazer isso que to querendo!
ja tentei uma infinidade de coisas e num consegui nada muito parecido...
mas não entendo muito...
enfim, se alguém souber de algo, por favor me ajudem!
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Re: Caixa de texto e botão para verificar

em Ter 27 Jul 2010, 09:57
Este tutorial é sobre jogos online, mas se souber usar pode ajudar muito.

Ao invés de usar
Código:
global.login == ""

você pode usar

Código:
global.login == "string"
sendo string igual ao que você quizer.

Espero que lhe sirva...
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Re: Caixa de texto e botão para verificar

em Ter 27 Jul 2010, 11:14
RAFAEL BOLA
vc aplicou a transparência no fundo branco.

ontopic.
vc quer por mais de uma caixa de texto?
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