GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Retorno da GMBR!!!
por theguitarmester Ter 19 Mar 2024, 22:38

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16

» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05

» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55

» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39

» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28

» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01


Tutorial sobre X e Y

Ir para baixo

Tutorial sobre X e Y Empty Tutorial sobre X e Y

Mensagem por GMBR Qui 08 maio 2008, 17:22

Tutorial sobre X e Y


Versão do Game Maker: Todas
Nível de Experiência: Básico

Descrição:

Você já viu em muitos tutoriais as pessoas falando de pontos x e y mas você nem sabe o que é?
Então nesse tutorial, você vai aprender!^^

Explicando...

O ponto x significa uma direção horizontal, e y vertical.

A Matéria

Em todo o que você for fazer no Game Maker, irá precisar usar as variáveis x e y, para fazer o seu personagem se mover, criar objetos na room, entre outros.

Por exemplo, se você for criar um jogo, terá que usar essas variáveis para quase tudo, para se movimentar e etc. Segue um exemplo simples de movimento:

Código:
Código:
if keyboard_check(vk_up) {y-=5} //Cima
if keyboard_check(vk_down) {y+=5} //Baixo
if keyboard_check(vk_left) {x-=5} //Esquerda
if keyboard_check(vk_right) {x+=5} //Direita


Quando você usa a variável x para se movimentar e colocar um número negativo, o objeto irá se movimentar para a esquerda, caso um número positivo, para a direita. Ou também a variável y, caso use um número negativo, irá se movimentar para cima, caso contrário,. para baixo.

Mas nem sempre as variáveis x e y são usadas para movimentar algo.

Por exemplo, caso você vá posicionar algo na room, como as vidas ou pontos, você pode usar estas variáveis. Ou para posicionar e "fixar" algo na room, você usa:

Código:
Código:
view_xview+valor
view_yview+valor


Mas se você pensa se X e Y só é usado para o que disse acima, está completamente enganado!

Por exemplo, se você for criar um tiro, de onde esse tiro irá sair? Depende da forma de como você fazer isso.
Se você simplesmente adicinar o seguinte código para criar uma bala:

Código:
Código:
instance_create(obj_player.x,obj_player.y,obj_bala) //Cria a bala nos pontos X e Y do player

A bala irá sair dos pés do player, para você fazer com a bala saia de outro lugar basta fazer isso:

Código:
Código:
instance_create(obj_player.x+valor,obj_player.y-valor,obj_bala)


Em obj_player.x+valor, está de qual ponto X a bala irá sair, mas é claro que você também pode colocar um número negativo, a mesma coisa com o obj_player.y+valor.

E agora, conseguiu aprender para que serve as variáveis X e Y?

Até mais!^^

Tutorial retirado do fórum Game Maker Point
avatar
GMBR

Data de inscrição : 26/02/2008
Reputação : 6
Número de Mensagens : 352
Prêmios : Tutorial sobre X e Y Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

https://gmbr.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos