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Ajuda com Caixa.
4 participantes
Página 1 de 1
Ajuda com Caixa.
Salve manolos
No meu jogo de plataforma, quando o personagem colide com a caixa,ele muda de instance e a caixa vai pra a direita.
Quero que quando meu personagem pule em cima dela, ele fique em cima dela, e quando ele empurrar a caixa para o lado esquerdo, ela va para o lado esquerdo.
Faloost
No meu jogo de plataforma, quando o personagem colide com a caixa,ele muda de instance e a caixa vai pra a direita.
Quero que quando meu personagem pule em cima dela, ele fique em cima dela, e quando ele empurrar a caixa para o lado esquerdo, ela va para o lado esquerdo.
Faloost
pedr0bandeira- Data de inscrição : 26/06/2010
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Re: Ajuda com Caixa.
Bem só consigo responder a primeira pergunta!
no player coloque colision com a caixa e jump to position object caixa x=5
y=0 deu?
no player coloque colision com a caixa e jump to position object caixa x=5
y=0 deu?
freysun- Data de inscrição : 23/06/2010
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Re: Ajuda com Caixa.
Movido!
Eu nunca precisei de um código para movimentar objetos. No entanto, há uma lógica que tenho quase certeza que dará certo!
Então vamos lá!
No objeto da caixa, no seu evento de colisão com o player coloque:
if player.x < x //verifica se o player está à esquerda da caixa
{
if keyboard_check(vk_right) //verifica se tecla direita está pressionada
{
x+= 5; //move a caixa para a direita
}
}
//Agora vamo fazer ao contrário
if player.x > x //verifica se o player está à direita da caixa
{
if keyboard_check(vk_left) //vê se a tecla esquerda está pressionada
{
x-= 5 //move a caixa para a esquerda
}
}
Pronto! Com esse código a caixa só vai ser movida se o player estiver em algum dos lados da caixa.
Como eu disse, nunca precisei de um código assim, por isso, pode ter erros.
FLW
Eu nunca precisei de um código para movimentar objetos. No entanto, há uma lógica que tenho quase certeza que dará certo!
Então vamos lá!
No objeto da caixa, no seu evento de colisão com o player coloque:
if player.x < x //verifica se o player está à esquerda da caixa
{
if keyboard_check(vk_right) //verifica se tecla direita está pressionada
{
x+= 5; //move a caixa para a direita
}
}
//Agora vamo fazer ao contrário
if player.x > x //verifica se o player está à direita da caixa
{
if keyboard_check(vk_left) //vê se a tecla esquerda está pressionada
{
x-= 5 //move a caixa para a esquerda
}
}
Pronto! Com esse código a caixa só vai ser movida se o player estiver em algum dos lados da caixa.
Como eu disse, nunca precisei de um código assim, por isso, pode ter erros.
FLW
fonetico- Data de inscrição : 05/10/2009
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Re: Ajuda com Caixa.
No STEP do PLAYER coloque:
if place_meeting(x,y,caixa)
{
with (caixa)
{
if player.x < caixa.x then x+=5 ; sprite pra direita
if player.x > caixa.x then x-=5 ; sprite pra esquerda
}
}
//presumindo que ja tenhas os movimentos esquerda, direita e pulo do player, e tenha um code de gravidade que faça o player parar no chão e consequentemente em cima da caixa, vai dar certo.
OBS: as mudanças dos sprites não pode ser na colisao do jeito que tu fez, senão quando estiver em cima d caixa ou empurrando a caixa vão ser iguais.
if place_meeting(x,y,caixa)
{
with (caixa)
{
if player.x < caixa.x then x+=5 ; sprite pra direita
if player.x > caixa.x then x-=5 ; sprite pra esquerda
}
}
//presumindo que ja tenhas os movimentos esquerda, direita e pulo do player, e tenha um code de gravidade que faça o player parar no chão e consequentemente em cima da caixa, vai dar certo.
OBS: as mudanças dos sprites não pode ser na colisao do jeito que tu fez, senão quando estiver em cima d caixa ou empurrando a caixa vão ser iguais.
Da Galáxia- Data de inscrição : 14/01/2010
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Re: Ajuda com Caixa.
Valeu ai galera, mas nenhum funcionou ):
Faloost
Lembrando que:
- eu tenho um objeto do personagem empurrando a caixa;
- Fiz por D&D, e quando o personagem(normal) colide com a caixa, ele vira o obj personagem(empurrando) e a caixa move free 5px;
- No code do Da Galáxia, as caixas andam certinho conforme o lado que eu empurro, mas quando eu coloco as sprites, a caixa que vira a sprite do personagem;
- Quando o personagem pula em cima da caixa, ele passa direto e sai da room;
-Quero que de para subir na caixa tbm;
- eu tenho um objeto do personagem empurrando a caixa;
- Fiz por D&D, e quando o personagem(normal) colide com a caixa, ele vira o obj personagem(empurrando) e a caixa move free 5px;
- No code do Da Galáxia, as caixas andam certinho conforme o lado que eu empurro, mas quando eu coloco as sprites, a caixa que vira a sprite do personagem;
- Quando o personagem pula em cima da caixa, ele passa direto e sai da room;
-Quero que de para subir na caixa tbm;
Faloost
pedr0bandeira- Data de inscrição : 26/06/2010
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